INTRODUÇÃO À ASTRONOMIA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
AS ESTRELAS OS PLANETAS OS PLANETAS DO SISTEMA SOLAR
Advertisements

Uma pequena história... O Big Bang foi quem deu origem a expansão do universo a partir de seu estado inicial de alta compressão, numa explosão repentina,
Sistema Solar O Sistema Solar é o conjunto de planetas, satélites e outros fragmentos do espaço que orbitam o Sol. Mantêm-se em grupo pela força gravitacional.
O Sistema Solar.
Físico-Química Estrelas Sistema Solar Segredos dos planetas Galáxias
O que existe no Universo
Sistema Solar.
Sistema Solar.
Os astros.
SISTEMA SOLAR.
Ano de Escolaridade: Área disciplinar: Conteúdo:
Planetas Gasosos Denise Daniel Isabela P. Bruno Matheus
Sistema Solar Adaptação: Fernanda Gonçalves.
AS ESTRELAS OS PLANETAS
O SISTEMA SOLAR Prof. Leonardo Gama.
Realizado por: Hugo Tavares nº12 Paulo Pacheco nº19 Ruben Luz nº20
Modelo geocêntrico de Ptolomeu Modelo heliocêntrico de
OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA 2011
Os astros Prof. Marcelo.
Os corpos celestes do Universo
TERRA NO ESPAÇO 1. UNIVERSO
Aulas On-line ORIGEM DO UNIVERSO Ouse entender a VIDA
OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA 2011
Como evoluiu o conhecimento do Universo ao longo do tempo
TERRA NO ESPAÇO 1. UNIVERSO
Sistema Solar.
Professora Fernanda Landim
A TERRA NO UNIVERSO.
Terra: Nosso Planeta Azul
Os Astros O Sistema Solar.
PROFESSOR OSMAR WILLANS
Descubra dez curiosidades sobre o sol
INTRODUÇÃO À ASTRONOMIA
O Sistema Solar.
Ciências Físico-Químicas
5 Módulo Origem e Evolução do Universo.
Profa. Gabriela Soares Traversi
OS PLANETAS.
O SISTEMA SOLAR E A TERRA
O Espaço.
Colégio COC Imperatriz Ciências – 5ª Série Profa. Amanda Lira
Encare as perguntas e descubra se você conhece bem o Sistema Solar.
Professora: Marise Rabelo
Perguntas e respostas.
A mais antiga das ciências
O SISTEMA SOLAR.
REVISÃO – AVALIAÇÃO MENSAL DE CIÊNCIAS
UNIDADE 2 ASTRONOMIA.
Sistema Solar.
O que existe no Sistema Solar
Aula 02 Geografia Física Profª. Bruna B. dos Santos PET – HST/MTM
As Leis de Kepler Lei de Newton Gravitação Universal
Sistema Solar A Terra, a Lua e o Sol fazem parte do Sistema Solar.
Vamos viajar pelo Espaço!!!
Generalidades Faz parte da Via Láctea Estrela
Sistema Solar.
DESCOBRINDO O CÉU.
O Universo e o Sistema Solar
Capítulo3 Pág. 28 á 37 O UNIVERSO  Prof.º Fylipe Alves.
Aula de ciências 6º ano 1º bimestre
Sistema Solar 6º Ano.
ASTRONOMIA.
 Existem 3 ajudas: Ajuda do Manual Ajuda do Telemóvel Ajuda do Professor  Cada equipa pode utilizar as três ajudas
Sistema solar Júpiter Sol Saturno Mercúrio Úrano Vénus Neptuno Terra
Sistema Solar Júpiter Sol Saturno Mercúrio Úrano Vénus Neptuno Terra
As estrelas. Formação e evolução das estrelas Estrelas nascem em nuvens moleculares. Estrelas gastam 90% das suas vidas realizando a fusão nuclear do.
O SOL. O SOL OS PLANETAS MERCÚRIO Próximo ao Sol. Não apresenta atmosfera. Temperatura 400°C a – 100°C VÊNUS Atmosfera densa com gás carbônico. Presença.
A Terra, um Planeta muito especial
Um planeta muito especial.  Tudo o que existe e existirá na Terra e fora dela.  O conjunto de todos os corpos celestes e toda a matéria.
Transcrição da apresentação:

INTRODUÇÃO À ASTRONOMIA Colégio MV – 6 º ano Profª. Adriana Amorim 2011

O que é a Astronomia? É a ciência que estuda o universo, numa tentativa de perceber a sua estrutura e evolução.

Histórico É a ciência mais antiga. Os registros astronômicos mais antigos datam de aproximadamente 3000 a.C. e se devem aos chineses, babilônios, assírios e egípcios. O estudo do céu ajudou o ser humano a desenvolver calendários para exercerem suas atividades como: caça, agricultura, navegação, exploração terrestre, etc.

Stonehenge, Inglaterra Em outras partes do mundo, evidências de conhecimentos astronômicos muito antigos foram deixadas na forma de monumentos, como Stonehenge, na Inglaterra, que data de 3000 a 1500 a.C. Stonehenge, Inglaterra

Quanto a luminosidade, os corpos podem ser: Objetos luminosos: também denominados fonte de luz primária, é aquele que emite luz própria. Objetos iluminados: também denominados fonte de luz secundária, é aquele que depende de uma fonte de luz primária para ser observado, ou seja, não emite luz própria.

Corpos luminosos

Corpos iluminados

Instrumentos de observação do céu - Durante muitos anos o principal instrumento utilizado pelo ser humano foi o seu próprio olho, o que limitou o detalhamento das observações.

- Em 1608, o neerlandês Lippershey inventou um instrumento chamado telescópio, para fins militares.

- Em 1609, o astrônomo italiano Galileu Galilei (1564-1642), aperfeiçoou este instrumento e descobriu uma nova utilidade: a observação de astros celestes.

Atualmente, depois de muito desenvolvimento tecnológico, o telescópio passou por muitas modificações e hoje encontramos até mesmo no espaço, enviando imagens de regiões situadas a distâncias inimagináveis.

TELESCOPIO HUBBLE IMAGEM DE UMA NEBULOSA

Como a atmosfera terrestre funciona como um vidro embaçado, impedindo uma nítida imagem dos objetos celestes, é necessário montar os telescópios em lugares mais altos como montanhas, ou em desertos, pois a poluição atmosférica nestes ambientes é mínima. Outra maneira de solucionar este problema foi lançar no espaço telescópios espaciais, como o Hubble.

TELESCÓPIO JAMES WEBB, SUCESSOR DO HUBBLE.

SUPERNOVA: explosão estelar que forma corpos celestes brilhantes.

SONDA VOYAGER: Foi a primeira a ir além do Sistema Solar

pense e responda pág. 25

Ano-luz Quando uma tempestade se aproxima e há relâmpagos, primeiramente, vemos a luz do raio e, segundo depois mais tarde, ouvimos o som do trovão. Pergunta: se os dois ocorrem no mesmo instante, porque percebemos os dois em tempos diferentes?

A velocidade do som é 340 m/s. ( Em 1 s percorre 340m). A velocidade da luz é 300.000.000 m/s ( Em 1 s percorre 300 milhões de metros). PORTANTO: a velocidade da luz é muito maior que a velocidade do som, por isso percebemos primeiro a luz e depois o som do relâmpago.

ENTÃO: Um ano-luz é a distância que a luz percorre em um ano no vácuo. Como as distâncias entre os objetos celestes são gigantescas, utiliza-se o ano-luz como unidade de tempo. Um ano-luz equivale a aproximadamente 10 trilhões de quilômetros.

AS ESTRELAS

São bolas de gás formadas basicamente pela queima dos gases hidrogênio e hélio em uma temperatura muito alta. Elas nascem, crescem e morrem e sua idade pode ser determinada pela sua cor – quanto mais próximas da cor vermelha, mais velhas. Seu brilho depende da quantidade de luz que ela consegue emitir, e por meio dele, os astrônomos conseguem calcular a que distância se encontram da Terra.

Quando vemos uma estrela brilhar no céu, podemos estar diante de algo que não exista mais. As cores das estrelas podem determinar a temperatura de sua superfície. Amarelo claro: aprox. 6.000ºC ( Sol) Avermelhado: aprox. 3.000ºC Branca ou Azul: aprox. 10.000ºC

GALÁXIAS

São conjuntos de estrelas e outros elementos astronômicos como nebulosas, gases e poeiras. Organizam-se em grupos ou aglomerados e podem se apresentar em três tipos de formas: Elípticas Espiral Irregular

ESPIRAL

ELIPTICA

IRREGULAR

Nossa galáxia é a Via Láctea (nome dado pelos antigos gregos). Tem mais de 400 bilhões de estrelas, todas girando. Em sua porção mais brilhante, encontramos uma maior concentração de estrelas. Possui uma forma espiral, com 100 mil anos-luz de diâmetro. (Isso significa que para irmos de um ponto à outro, levaríamos até 100 mil anos viajando à velocidade da luz.

VIA LÁCTEA

Em um dos braços da Via Láctea, encontramos o Sistema Solar. Há 80 anos, conhecíamos apenas uma galáxia além da nossa, a Andrômeda; agora já são mais de 100 bilhões delas.

CONSTELAÇÕES

Constelação = Latim constellatio = “reunião de estrelas ou astros”. Para quem olha a olho nu, as estrelas parecem estar reunidas bem perto umas das outras, porém as distâncias que as separam são imensas. Os antigos nomeavam as constelações de acordo com as figuras que se formavam através da linhas imaginárias que eram traçadas entre elas, caracterizando sua época.

A maioria delas se restringe à imagem de animais, caçadores, objetos, deuses, etc.

Em 137 d.C., 48 constelações foram catalogadas pelo astrônomo egípcio Cláudio Ptolomeu (87-151), inspirado em histórias e mitologias. Atualmente, existem mais 40 constelações catalogadas, definidas na época das grandes navegações, totalizando 88 constelações.

O SISTEMA SOLAR

Movimentos giratórios – redemoinhos aglomerando partículas Explosão de um estrela Nuvem de gás e poeira Movimentos giratórios – redemoinhos aglomerando partículas No centro do disco a temperatura atinge 500.000ºC Formação do sistema solar

Os corpos que giravam na borda desse disco deram origem aos planetas e os restante das partículas deram origem aos asteróides e cometas. O Sol acabou sendo o astro principal e sendo o foco de atração, reuniu em torno de si vários corpos, como planetas, asteróides, cometas, etc.

O SOL No Universo, comparado a algumas estrelas ou sóis, o nosso Sol é considerado uma estrela adolescente, de tamanho médio. A distância entre a Terra e o Sol é de 150 milhões de km, embora seja a estrela mais próxima da Terra.

Essa distância é que permite uma temperatura suportável para os seres vivos. Toda energia dos Sol é produzida em seu centro, uma região chamada de núcleo. Estima-se que o sol viva por mais 5 bilhões de anos. A luz do Sol leva 8 minutos para chegar até a Terra.

Corresponde a 99% da massa do sistema solar. Formado há cerca de 4,6 bilhões de anos, é composto quase inteiramente por gases -90% de hidrogênio e 9,9% de hélio. A temperatura em sua superfície é de 5.700 ºC, e, em seu interior, pode chegar a vários milhões de graus.

NOÇÕES HISTÓRICAS SOBRE O SISTEMA SOLAR GEOCENTRISMO: Defendida no séc. II por Ptolomeu (87-151 d.C) e aceita até o século XVI. Essa teoria afirmava que a Terra era o centro do Universo, e que os outros astros, inclusive o Sol, girava em torno dela.

geocentrismo

HELIOCENTRISMO: Foi defendida por Nicolau Copérnico (1473-1543). Em sua teoria o Sol era o centro do Universo, com planetas orbitando ao seu redor. Por apresentar algumas falhas esta teoria foi corrigida por Johannes Kleper (1571-1630). Mais tarde, verificou-se que nenhum dos dois modelos poderia ser aceito porque, o Sol é centro apenas do Sistema Solar e não do Universo todo.

CONHECENDO OS PLANETAS

sol Netuno Urano Saturno Plutão Planeta anão Júpiter Marte Terra Mercúrio Vênus

MERCÚRIO MENOR PLANETA MAIS PRÓXIMO DO SOL (58 MILHÕES DE KM) O SEU LADO VOLTADO PARA O SOL É MUITO QUENTE (430ºC) E O LADO QUE FICA NA SOMBRA É MUITO FRIO (-170ºC) SUA SUPERFÍCIE É CONSTITUÍDA DE ROCHAS E METAIS NÃO EXISTE QUALQUER POSSIBILIDADE DE VIDA NESTE PLANETA DA FORMA COMO CONHECEMOS DEMORA 87 DIAS PARA GIRAR EM TORNO DO SOL E O SEU DIA CORRESPONDE A 59 DIAS TERRESTRE

VÊNUS É O VIZINHO MAIS PRÓXIMO E UM POUCO MENOR QUE A TERRA É CONHECIDO COMO ESTRELA- D’alva. SUA SUPERFÍCIE APRESENTA TEMPERATURA DE 460ºC, PRESSÃO ATMOSFÉRICA 100X MAIOR E VENTOS COM VELOCIDADES DE 320 km/h. É MAIS QUENTE QUE MERCÚRIO UM ANO EM VÊNUS -244 DIAS E 17 HORAS UM DIA - 243 DIAS. ELE GIRA AO CONTRÁRIO DOS OUTROS PLANETAS

TERRA VOCÊ CONHECE ESTE PLANETA?É O PLANETA ONDE MORAMOS ¾ DA SUPERFÍCIE SÃO COBERTOS DE ÁGUA 78% DA ATMOSFERA FORMADA POR NITROGÊNIO- COR AZUL O MOVIMENTO AO REDOR DO SOL LEVA 365 DIAS E SEIS HORAS E UM DIA TEM 24 HORAS DURANTE ESTE ANO APRENDEREMOS MUITO MAIS SOBRE O SOLO, A ÁGUA, O AR E OS HABITANTES DO NOSSO PLANETA TERRA Em relação ao Sol é o primeiro planeta que apresenta um satélite natural: a Lua

DURANTE MUITO TEMPO PENSOU NA POSSIBILIDADE DE VIDA NESTE PLANETA A ATMOSFERA DE MARTE É COMPOSTA DE 95% DE GÁS CARBÔNICO APRESENTA GRANDE QUANTIDADE ÓXIDO DE FERRO NA SUPERFÍCIE POSSUI GRANDES PLANÍCIES E MONTANHAS (MONTE OLIMPO) SUAS TEMPERATURAS OSCILAM ENTRE MÁXIMAS DE 30ºC E MÍNIMAS DE – 90ºC ENTRE MARTE E JUPITER HÁ PRESENÇA DE UM CINTURÃO DE ROCHAS METÁLICAS MARTE POSSUI DUAS PEQUENAS LUAS: FOBOS E DEIMOS

JÚPITER É O MAIOR PLANETA (CABEM 1400 TERRA) SUA ATMOSFERA É COMPOSTA DE HIDROGÊNIO E HÉLIO APRESENTA FAIXAS COLORIDAS DISPOSTAS PARALAMENTE EM RELAÇÃO AO SEU EQUADOR. APRESENTAM DIFERENTES MOVIMENTOS E TEMPERATURAS UM ANO CORRESPONDE A 12 ANOS TERRESTRES, E UM DIA CORREPONDE A 10 HORAS. A TEMPERTURA MÉDIA É DE – 121ºC JÚPITER

APRESENTA POUCA LUMINOSIDADE E ENCONTRA-SE NUMA REGIÃO EXTREMAMENTE FRIA SEGUNDO MAIOR PLANETA, MUITO PARECIDO COM JÚPITER SUA TEMPERATURA MÉDIA GIRA EM TORNO DE – 125ºC APRESENTA EM SUA VOLTA UM CONJUNTO DE SETE ANÉIS FORMADOS POR GELO, POEIRA E ROCHAS (VISIVEIS COM LUNETAS) UM ANO CORRESPONDE A 30 ANOS TERRESTRES E UM DIA CORRESPONDE A 10 HORAS EM SEU REDOR ORBITAM 31 SÁTELITES SATURNO

O PRIMEIRO PLANETA DESCOBERTO NA ERA MODERNA ACREDITA-SE QUE SUA COZ AZUL-ESVERDEADA SE DÁ ATRAVÉS DA ABSORÇÃO DA LUZ VERMELHA PELO SEU NUCLEO UM ANO CORRESPONDE A 84 ANOS TERRESTRES E UM DIA CORRESPONDE A 17 HORAS URANO

NETUNO MUITO SIMILAR A URANO SUPERFICIE FORMADA POR ROCHAS E GELOS FOI DESCOBERTO E, 1846, ATRAVÉS DE DEDUÇÃO MATEMÁTICA. SUA ATMOSFERA APRESENTA HIDROGÊNIO, HÉLIO E METANO A TEMPERATURA ESTÁ ENTRE – 193ºC E – 153ºC UM ANO CORRESPONDE A 64 ANOS TERRESTRES E UM DIA CORRESPONDE A 16 HORAS. NETUNO

A PARTIR DE DO DIA 24 DE AGOSTO DE 2006, PLUTÃO DEIXA DE SER CLASSIFICADO COMO PLANETA DO SISTEMA SOLAR E PASSA DESIGNADO COMO PLANETA ANÃO

ALGUNS CORPOS CELESTES

ASTERÓIDES É um nome de origem grega que significa “similar a estrelas”. São fragmentos que não conseguiram formar um planeta e trilhões deles percorrem nosso Sistema Solar a uma velocidade muito grande. Seu tamanho pode variar e o maior já observado tem um diâmetro de 974 km.

COMETAS São corpos compostos por matéria sólida como grãos de poeira e gelo. Em sua trajetória, se estende além do Sistema Solar. Quando se aproxima do sol, forma-se uma nuvem de gás e poeira ao seu redor e com o seu movimento e a ação dos ventos que dá origem a cauda.

Cometa Halley

METEOROIDE: são fragmentos de cometas ou asteróides que se encontram fora da atmosfera terrestre. METEORO: quando o meteoróide entra na atmosfera terrestre, deixando um rastro luminoso. (estrela cadente). A maioria se desintegra antes de atingir a superfície da Terra. METEORITO: é um resto de meteoro que atinge a superfície da Terra.

Até a próxima!!!!