O Envelhecimento do Sistema Nervoso Central

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Sistema Neuro-hormonal Sistema Nervoso
Advertisements

Tecido Muscular.
SISTEMA NERVOSO / POTENCIAL DE REPOUSO E POTENCIAL DE AÇÃO
S S I S T E M A N E R V o o o.
Profa. Cristiane UNIDADE DIDÁTICA III Assunto 2 Caracterizar o neurônio; Identificar as partes de um neurônio; Relacionar as funções doneurônio;
Sistema Nervoso Função: integrar todas as mensagens que são recebidas pelo corpo e coordenar as funções ou ações do corpo. Divide-se em Sistema Nervoso.
Sistema Nervoso.
Sistema Nervoso.
SISTEMA NERVOSO.
A comunicação entre Neurônios
SISTEMA NERVOSO.
SISTEMA NERVOSO Células do Tec. Nervoso Morfologia do Neurônio
A Teoria de Gagné a aprendizagem é uma mudança de estado interior que se manifesta através da mudança de comportamento e na persistência dessa mudança.
SISTEMA NERVOSO.
TECIDO NERVOSO TECIDO NERVOSO anabeatriz3.
O SISTEMA NERVOSO Centro de controle.
SISTEMA NERVOSO.
Sistema Nervoso CIÊNCIAS 2011
 RACIOCÍNIO FISIOLÓGICO APLICADO
Sistema Nervoso Biologia Tema: Sistema Nervoso.
O Organismo Humano… …em Equilíbrio
Edilene , Carol e Ana Laura
Os Sentidos Percepção e sensações.
SISTEMA NERVOSO.
SISTEMA NERVOSO.
Centro de comando corporal
Professor: Gurgel Filho
Fisiologia Humana Sistema Nervoso.
Sistema Nervoso.
SESC Santo Amaro “Estimulando a Memória na internet”
Edilene , Janaina e Ana Laura
Memória e Envelhecimento
CÉREBRO Elementos estruturais e funcionais do sistema nervoso humano.
Coordenação do organismo Sistema neuro - hormonal
Movimentos voluntários e atos reflexos
SISTEMA NERVOSO.
A Teoria de Gagné a aprendizagem é uma mudança de estado interior que se manifesta através da mudança de comportamento e na persistência dessa mudança.
SISTEMA NERVOSO.
DIVISÃO SISTEMA NERVOSO CENTRAL CENTRAL : ENCÉFALO E MEDULA ESPINHAL
Sistema nervoso.
Como se denomina a alteração brusca na carga elétrica das superfícies interna e externa da membrana plasmática, causada por um estímulo de natureza.
Neurônios e células da glia
SISTEMA NERVOSO.
Sistema Nervoso.
Sensação Aula 1.
NEURÔNIOS NEURÔNIO AMIELÍNICO NEURÔNIO MIELÍNICO.
Aula 5: Receptores Sensoriais
Sistema Nervoso.
SISTEMA NERVOSO PERIFÉRICO
CARACTERÍSTICAS GERAIS
Correção dever de casa º ano – Ciências Naturais Profª Nahya Paola Souza.
INTRODUÇÃO AO SISTEMA SENSORIAL
Colégio Maria Imaculada
SISTEMA NERVOSO.
Sistema Nervoso.
SISTEMA NERVOSO.
SISTEMA NERVOSO INTRODUÇÃO.
Nome: Arthur Caetano, Mathias Ozorio e Vitor Pires;
Tecido Nervoso.
Sistema Nervoso.
SISTEMA NERVOSO Fisiologia Humana Curso de Nutrição
Tronco e Medula Profa. Mirelle Saes
Plasticidade Neuronal
Capacidades Físicas Coordenativas
Tecido Nervoso.
Sistema Nervoso.
Sistema Nervoso Professora Fabiana Silva. Característica Capta e Recebe Estímulos Elabora a Informação Emiti a Resposta.
Sistema Nervoso. Sistema Nervoso Células NEURÔNIOS IMPULSO NERVOSO SALTATÓRIO FORMADA PELOS OLIGODENTRÓCITOS – SISTEMA NERVOSO CENTRAL (SNC) FORMADA.
Sistema Nervoso BALA 2011.
Transcrição da apresentação:

O Envelhecimento do Sistema Nervoso Central

INTRODUÇÃO A sobrevivência dos SERES depende da sua capacidade de responder a desafios (de outros SERES e do ambiente). Podem produzir tais respostas somente quando a informação é analisada, organizada e transmitida rapidamente pelo corpo. Assim, como coordenador da atividade dos organismos, o sistema nervoso realiza três funções gerais: sensitiva, integradora e motora. São quatro os elementos de operação do sistema motor: os efetuadores, que realizam os movimentos; os ordenadores, responsáveis pelo comando dos efetuadores, os planejadores, responsáveis pelas seqüências de comandos que produzem os movimentos voluntários complexos e os controladores, que zelam pela execução correta dos comandos motores.

Atividade Nervosa Superior : (1) um sistema de organização da informação perceptual, (2) a rememoração da aprendizagem anterior, (3) os mecanismos córtico-subcorticais que sustentam o pensamento e (4) a capacidade de tratar duas ou mais informações ou eventos simultaneamente. Funções cerebrais superiores: praxia, gnosia, linguagem, atenção, memória e funções executivas.

PRAXIA Capacidade de executar movimentos aprendidos, simples ou complexos.

GNOSIA Conhecimento obtido por meio da elaboração de experiências sensoriais.

LINGUAGEM E FALA Código de sons e gráficos que geram comunicação social entre os seres humanos

ATENÇÃO Focalização dos canais sensoriais e cognitivos: Atenção Sensorial Atenção Cognitiva

MEMÓRIA Registro das experiências novas e recordação das passadas, ou seja, capacidade de incorporar, armazenar e evocar informações. 1. Aprendizagem = recepção e registro 2. Armazenar = codificar 3. Recordação Memória imediata; memória operacional e memória a longo prazo; 1. Declarativa (nomes, fatos e acontecimentos) 2. Episódica (episódios específicos) 3. Semântica ( acontecimentos gerais) Memória não declarativa – procedimentos motores

ENVELHECIMENTO Após os 30 anos há uma queda do SNC Com o envelhecimento perde-se a massa celular nervosa = atrofia = redução do peso em 10%; Fluxo sanguíneo cerebral diminui cerca de 15 a 20%, ocorre uma dilatação dos ventrículos; Diminui o número de neurônios, especialmente na área do hipocampo; Forma-se placa senil; Há um comprometimento dos neurotransmissores, Lentidão da velocidade da condução nervosa.

EFEITOS DAS ALTERAÇÕES Lentidão de percepção, memória e raciocínio; Sentidos afetados; Reflexão podem diminuir ou sumirem; Diminuição da mobilidade e segurança, Problemas com delírio, demência e perda severa de memória.

Sistema Nervoso e Atividade Física O ser humano, na sua preocupação com o corpo, tem de estar alerta para o fato de que saúde e longevidade devem vir acompanhadas de qualidade de vida, tanto no presente como no futuro.

Pense em apanhar uma bola. Fácil Pense em apanhar uma bola. Fácil? Pode parecer, mas para desempenhar este movimento tão simples o cérebro tem que realizar tarefas muito complexas. Para nós parece trivial, mas vejamos qual o plano que tem de ser executado pelo cérebro - A bola é leve ou pesada? De que direção vem a bola e qual a sua velocidade? Ação de coordenação – Como é que coordenamos automaticamente os membros para apanhar a bola e qual a posição mais vantajosa? Execução - O braço movimenta-se para o local exato e os dedos da mão apertam no tempo certo?

No extremo inferior da hierarquia, na medula espinhal, centenas de neurônios especializados, os neurônios motores, aumentam a sua frequencia de disparo. Os axônios destes neurônios projetam-se até aos músculos onde estimulam fibras musculares contráteis. As ramificações terminais dos axônios de cada neurônio motor formam junções neuromusculares especializadas, com um número limitado de fibras musculares. Cada potencial de ação gerado num neurônio motor induz a libertação de neurotransmissores dos terminais nervosos e gera um potencial de ação correspondente nas fibras musculares. Este processo leva à libertação de íons Ca2+ de reservatórios intracelulares, localizados no interior de cada fibra muscular, que por sua vez induz a contração das fibras musculares, produzindo força e movimento.