PROPOSTA DE AULA sustentabilidade

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
REDUZIR REUTILIZAR RECICLAR.
Advertisements

AS TECNOLOGIAS DISPONÍVEIS NA ESCOLA
Como funciona uma pilha
CENTRO TECNOLÓGICO DA ULBRA
Sequência Didática ESCOLA PADRE CÍCERO DE CASTRO Tema: Pré-História: Período Paleolítico, Neolítico e Idade dos Metais.
WEBQUESTS O que é uma Webquest? Uma Webquest é uma “aventura na net”
WebQuest.
Laboratório de Informática Links 1º Semestre 2010 > PUCPR > BSI Bruno C. de Paula.
ELABORAÇÃO DE PROJETOS PROINFO INTEGRADO III
ESCOLA ESTADUAL ANGELINA JAIME TEBET PROJETO - MEIO AMBIENTE CUIDAR DO MEIO AMBIENTE E DEVER DE TODOS PROF: ANA CLAUDIA DE O. GIROTO.
RECURSOS DE INFORMÁTICA NO ENSINO DA GEOMETRIA PLANA (5ª à 8ª SÉRIE)
RELATO DE EXPERIÊNCIAS
RELATO DE EXPERIÊNCIAS
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
ESCOLA ESTADUAL: REYNALDO MASSI CURIOSIDADES DO CORPO HUMANO
“PROPOSTA DE ATIVIDADE, ESBOÇO INICIAL”
Educação Ambiental - GPEEA
Projeto: Parâmetros para a Educação Básica do Estado de Pernambuco
Trabalho de Educação Física
Aplicando novas ferramentas
LIXO NEM SEMPRE É LIXO.
APRESENTAÇÃO LINHAS GERAIS Sempre que nos lembramos de uma imagem associada ao planeta Terra, logo vem a mente aquele azul predominante. Embora três quartos.
Meu Malvado Favorito.
LIXO QUE É UM LUXO Grasiela Johann - Para alunos 6° ano
CRONOGRAMA 8h15: Enquete: Mascote Galo
Oficina de Matemática, Música e Jornal em sala de aula Prof. Paulo Guimarães 12 6.
A Matemática da cesta básica
Contaminação do lixo no solo
A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO AMBIENTAL: O EXEMPLO DO LIXO
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL - UFRGS CURSO DE PEDAGOGIA
PROFESSORA: SUZANA AMORIM
Mapeamento Colaborativo e Participativo nas Bacias Hidrográficas
O BRASIL QUE TEMOS E O BRASIL QUE QUEREMOS
Introdução Introdução Introdução Tarefa Processo Recursos Avaliação Conclusão Créditos ReferênciasTarefaProcessoRecursosAvaliaçãoConclusãoCréditos Referências.
“Estamos passando por um processo de transformação social que não tem mais volta; hoje, temos uma nova forma de trocarmos saberes e de desenvolver conhecimento.
Prof. Me. Marina Cardoso de Oliveira
Sugestão de Atividade:
Nossas atitudes constroem um mundo melhor!
Apesar das Diferenças Somos Todos Iguais
A descoberta dos Animais
Profa. Reane Franco Goulart
CURSO SEGURANÇA NA INTERNET PARA CRIANÇAS.
PLANO TRABALHO DOCENTE ALGUMAS ORIENTAÇÕES. IMPORTÂNCIA DO PTD Organização Sequência Efetivar o Currículo expresso no PPP Efetivar a Proposta Pedagógica.
Trabalhando em sala de aula
Projeto E.E. E.F.M. OLÍVIA SARAIVA MAIA
Sugestão de Atividade:
EJA ENSINO MÉDIO – ENSINO À DISTÂNCIA
A Matemática da cesta básica
Cap. 7: Psicologia e ética na computação.
Curso de Licenciatura em Pedagogia Projeto Interdisciplinar –
Planejamento de Aula Aula de Ciências Professora Viviane C. Bertoldo
Brincadeiras de ontem e hoje
DOCUMENTO PARA “PROJETO DESTAQUE”.
Atividades trabalhadas no LIED da Escola Municipal Francisco Silveira
O MUNDO MÁGICO DA LEITURA
ESPAÇO E FORMA Proposta de atividade como produto do Portal do Professor Cursista: ROSANGELA ROSA Ativ. 3.5 – módulo III.
ATIVIDADE PEDAGÓGICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
TÍTULO INTRODUÇÃO TAREFA PROCESSO RECURSOS AVALIAÇÃO
O LIXO E A RECICLAGEM A PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE E A RECICLAGEM – O QUE VOCÊ TEM A VER COM ISSO? 2º ano.
Memoriais e o fortalecimento das identidades
Escola de Ensino Fundamental Lions Clube Companheiro Oscar Maluche
Mariza Mendes / Silene Kuin 1. Biblioteca universal Possui informações com as mais diversas abordagens Necessidade de tratamento das informações Mariza.
Curso: ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS Disciplina: INFORMÁTICA E SOCIEDADE – Docente: YURI BASTOS WANDERLEY Trabalho coletivo sobre organizações.
Capitalismo e suas influências
Proposta de aula Nome: Danielle P. Silveira Moreira.
GOMES SOBRINHO, T. R. Curso de Design Centro de Ensino Superior do Amapá Curso de Design Design e Meio Ambiente Prof. Msc. Themístocles Raphael Gomes Sobrinho.
Nome da cursista: Maria Irene Volanin
Proposta de aula Aluna: Danielle P. Silveira Moreira
Como utilizar materiais descartáveis em favor da educação?
PITÁGORAS DE SAMOS.
Transcrição da apresentação:

PROPOSTA DE AULA sustentabilidade Aline Seemman Bruna Gomes Daniela Casaril PROPOSTA DE AULA sustentabilidade

CONTEÚDO O que será trabalhado na aula? TEMA GERADOR: Sustentabilidade: Reduzir, Reutilizar e Reciclar: ações para a sustentabilidade. FOCO: Reutilização de sucata.

PÚBLICO ALVO Para quem se destina a proposta de aula? Qual a idade do público alvo? . Alunos do 3º Ano do Ensino Fundamental De 8 a 9 anos.

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS Qual a finalidade desta aula? Reduzir, Reutilizar e Reciclar, conhecidos como os 3 Rs da sustentabilidade, são práticas que tem como objetivo amenizar os efeitos do consumo no Meio Ambiente. Com elas, podemos favorecer o desenvolvimento sustentável (desenvolvimento econômico com respeito e proteção ao meio ambiente). O objetivo principal é a conscientização dos alunos sobre sustentabilidade e uma motivação para que os alunos também queiram adotar a essas práticas. Como o foco da aula será a reutilização, os alunos pesquisarão sobre a reutilização de sucata, quais brinquedos pode-se fazer com ela e terão a oportunidade de criá-los em aula, com materiais reutilizáveis que eles mesmo trarão de casa.

Recursos utilizados Quais os softwares, sites, ferramentas, recursos que serão utilizados ? Exibição do vídeo educacional construído pelo grupo: Brinquedos de Sucata. Com computador, caixas de som e projetor. Pesquisa na internet (sites de busca). No laboratório de informática. Sucata, tesoura, cola branca e cola quente (com auxílio da professora).

Desenvolvimento Como será o desenvolvimento da aula? 1º Momento: Uma semana antes da aula, pedir que os alunos guardem sucatas e tragam para a aula do dia “X”; 2º Momento: A professora explica o que é sustentabilidade e fala sobre as três práticas: Reduzir, Reutilizar e Reciclar (com foco na reutilização, pois é o que será proposto em atividade posterior). 3º Momento: A professora fala sobre o tempo de decomposição do lixo na natureza. 4º Momento: Exibição do vídeo educacional: Brinquedos de Sucata.

5º Momento: Os alunos irão até o laboratório de informática e farão uma pesquisa sobre os brinquedos que podem ser criados com sucata. Cada aluno deverá escolher um brinquedo para fazer posteriormente em aula. 6º Momento: Os alunos deverão construir o brinquedo de sucata escolhido na pesquisa, com os materiais descartáveis (sucata) que lhes foi pedido para trazer de casa.

Referências Sustentabilidade e os 3 Rs - http://www.suapesquisa.com/ecologiasaude/reduzir_reutilizar_reci clar.htm O que é reutilização - http://pt.wikipedia.org/wiki/Reutiliza%C3%A7%C3%A3o Tempo de decomposição do lixo na natureza – http://www.estudoemfocosaude.com/site/index.php?option=com_c ontent&view=article&id=86:tempo-de-decomposicao-do-lixo-na- natureza&catid=136:meio-ambiente&Itemid=43 Vídeo Educacional criado pelo grupo - http://www.youtube.com/watch?v=Uzgw2W8ec_I&feature=youtu. be Imagem 1 – Menina na cozinha - https://www.facebook.com/photo.php?fbid=613155302042807&set =a.234352326589775.64530.186782124680129&type=1&theater