A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CURSO SEGURANÇA NA INTERNET PARA CRIANÇAS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CURSO SEGURANÇA NA INTERNET PARA CRIANÇAS."— Transcrição da apresentação:

1 CURSO SEGURANÇA NA INTERNET PARA CRIANÇAS

2 DADOS DO CURSO O que o aluno poderá aprender com esta aula
Utilizar internet com responsabilidade; Saber os possíveis perigos que podem encontrar ao acessar a internet; Duração das atividades 3 a 4 dias.

3 Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
O professor deverá ter trabalhado noções básicas da história da internet. Por que ela foi inventada? Com que finalidades o homem utiliza a internet? Solicitar aos alunos que pesquisem em casa, com ajuda de familiares, quais seriam as situações de risco, quando se está navegando na internet. Registrar por escrito.

4 ESTRATÉGIAS E RECURSOS
 Aula interativa; Sala de vídeo;  Utilização do laboratório de Informática; Motivação.

5 Questionamentos Quem tem computador com acesso à internet em casa?
Quem acessa ou já acessou internet? Seus pais os autorizam a utilizar a internet?  Quanto tempo em média vocês utilizam internet por dia? Para que vocês utilizam a internet?

6 PROBLEMATIZAÇÃO Por meio de debate ou “roda da conversa”
Solicitar aos alunos que leiam a atividade de pesquisa feita com a ajuda dos pais. Explicar aos alunos que podemos fazer uso da internet, sem prejudicar outras pessoas e nem nos prejudicar.

7 De que Maneira? O professor poderá apresentar algumas situações em que o uso da internet pode ser prejudicial. É importante dar espaço aos alunos, para que eles possam colaborar, sugerindo situações de risco, além das que foram citadas pelo professor.

8 A Internet pode se prejudicial quando:
Usadas sem limites ou quando substitui todas as outras atividades de lazer; Acessadas por pessoas mal intencionadas; Circula e dissemina informações falsas sobre as pessoas; Propaga diferentes tipos de vírus por meio de arquivos para downloads; Divulga sites ilegais com conteúdos impróprios para crianças.

9 INSTRUMENTALIZAÇÃO A instrumentalização é o caminho pelo qual o conteúdo sistematizado é posto à disposição dos alunos para que o assimilem e o recriem e, ao incorporá-lo, transformem-no em instrumento de construção pessoal e profissional.

10 Sugestões Apresentar para os alunos pequenas histórias que retratam situações de uso irresponsável da internet; Exibir slides das histórias em quadrinhos aos alunos sem o final da história; Solicitar aos alunos que escolham uma história e criem um final para ela.

11 Ao final da atividade, os alunos de modo oral, comentam os finais criados para a história escolhida;
Somente após as exemplificações, o professor exibe como as histórias realmente terminam. (sugerimos utilizar projetor multimídia);

12

13 Solicitar, após a realização de todas as atividades, que os alunos registrem por escrito ao menos 5 dicas de segurança na internet. Construir de forma coletiva um regulamento para o uso do laboratório de informática, contendo dicas de segurança para os alunos.

14

15 BENEFÍCIOS Poder falar com os amigos a qualquer hora, e quando quiser;
Conhecer pessoas novas com os mesmos interesses; Fazer pesquisas para trabalhos escolares, e obter informações que quiser; Partilhar e discutir informações e conhecimentos com outras pessoas; Pode jogar, ouvir músicas e ver filmes.

16 RISCOS Vírus no computador; Enganos na internet; Informações falsas;
Spam-lixo eletrônico; Conteúdos ilegais; Sites impróprios.

17 DICAS PARA OS PROFESSORES ENSINAREM AOS ALUNOS
Não abrir um desconhecido, ou fazer download de um programa desconhecido (pode ter vírus); Cuidado com as novas amizades conquistadas na internet (pois a propaganda pode ser enganosa);

18 Nem tudo que ler na internet é verdadeiro: é preciso ter atenção com as pesquisas feitas na internet, e verificar sempre as fontes; Cuidado com conteúdos ilegais: Incentivo a violência, pedofilia, bullying, fotografias e vídeos impróprios; Incentivar os pais a verificarem os sites onde seus filhos estão navegando. E, se acharem algum indício de irregularidade, acionar as autoridades competentes.

19 AVALIAÇÃO Sugerimos que o professor construa, a partir dos conteúdos trabalhados, uma avaliação contendo questões verdadeiras e falsas relativas ao uso responsável da internet. Após respondidas e passadas pela correção do professor, as perguntas poderão ser corrigidas com toda a turma de modo oral, de modo que o professor possa ressaltar os erros mais comuns encontrados.

20 CONCLUSÃO O acesso à Internet é muito importante e positivo. É necessária uma atitude positiva em relação à Internet. Não podemos privar as crianças e os jovens, devemos garantir que todos tenham acesso à Internet. São muitos os benefícios que eles obtêm da Internet. Cada vez mais, as novas tecnologias são importantes no nosso dia a dia e essenciais para a vivência e o futuro das crianças e jovens de hoje. A grande maioria das pessoas que usam a Internet tem experiências positivas. No entanto, tal como em qualquer situação – viajar, cozinhar ou ir à escola – existem alguns riscos. O mundo da Internet, tal como o resto da sociedade compreende um leque vasto de pessoas. A Internet é mesmo um reflexo da sociedade, há coisas boas, mas também há coisas más, há gente boa e gente má, gente que atua de má fé, com vontade de insultar, contestar, ofender, explorar, extorquir, … por tudo isso, sempre que as crianças e os jovens navegam pela Internet há que ter em conta todos os riscos a que se expõem.

21 REFERÊNCIAS http://www.youtube.com/watch?v=CR_9dlJrY3Y&feature=related
internet

22 Deile Donizete Eliane Cirilo Paula Freitas Lindalva B. Moura
Grupo Deile Donizete Eliane Cirilo Paula Freitas Lindalva B. Moura


Carregar ppt "CURSO SEGURANÇA NA INTERNET PARA CRIANÇAS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google