PARTE 1- POR QUE ESTUDAR A BÍBLIA?

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O Desenvolvimento da Fé em Crianças de 6 a 9 anos
Advertisements

Batismo no Espírito Santo (parte V)
Filosofia e Ética Prof. Rafael Lima
Parábolas de Jesus.
Dois modos de ler a Bíblia.
A a ordem dos slides pode ser alterada de acordo com sua preferência.
Como obter decisões para Jesus e levar pessoas ao batismo? Unicamente os métodos de Cristo trarão verdadeiro êxito no aproximar-se do povo. O Salvador.
Um vocabulário para a interpretação
O ESTUDO INDUTIVO.
INAF Só 26% da população tem domínio pleno das habilidades
Interpretação dos gêneros bíblicos
Clique para passar os slides
05/08/2007 a 10/08/2007 2º encontro. 05/08/2007 a 10/08/2007 2º encontro INTRODUÇÃO A Bíblia não é um livro de estudos como tantos outros... A BIBLIA.
CURSO PRÁTICO DE CONSOLIDAÇÃO 12 LIÇÕES
Como se faz um trabalho escolar?
Pr. Marcelo Augusto de Carvalho
Teacher Marilisa Lichtenberg English
Compreender que histórias e ilustrações são frequentemente o meio pelo qual a verdade é comunicada. Perceber que Jesus era popular junto dos Seus.
DISCERNINDO A VONTADE DE DEUS
União dos Escoteiros do Brasil
MÉTODOS DE ESTUDO BÍBLICO
CONHECENDO A BÍBLIA Baseado no material das classes 1 a 4
UMA BOA PARCERIA PARA TRANSFORMAR E ABENÇOAR A SUA VIDA
Leitura de Textos Científicos
Criatividade e anúncio em tempos de rede
Conhecendo a Visão de Deus para sua Vida © Copyright 2010 – International Leadership Institute. All Rights Reserved.
METODOLOGIA CIENTÍFICA
Teste sua Memória. Veja se você é um gênio!
Interpretando as Escrituras Sagradas
Como interpretar a Bíblia?
"A quem tem sede eu darei gratuitamente de beber da fonte da água viva
A habitual dependência diária de Deus é o fundamento da fidelidade e do sucesso na vida. Esse sentimento estimula o desejo de orar e ler a Bíblia.
12 DIAS DE BENÇÃO PARA UM ANO DE EDIFICAÇÃO
Pesquisa do Vaticano – abril/2008 EUA, Inglaterra, Holanda, França, Alemanha, Itália, Espanha, Polônia e Rússia. "Os evangelhos são parte da Bíblia?“;
MÉTODOS DE ESTUDO BÍBLICO.
Interpretando as Escrituras Sagradas
Interpretando as Escrituras Sagradas
Neemias 1 Como cumprir a vontade de Deus?
O Pai guia: “Os passos do homem são dirigidos pelo SENHOR; como, pois, entenderá o homem o seu caminho?” Provérbios 20:24.
Estudo para reunião de célula
NOVA EBD LIÇÃO 22.
O Coração de um Líder.
LER PARA ENTENDER Tenha em mente que quando você lê filosofia, você está tentando entender um pensamento. É diferente de ler um jornal, no qual você quer.
MÉTODOS DE ESTUDOS BÍBLICOS
Textos bíblicos sobre as Origens
16 Pois toda a Escritura Sagrada é inspirada por Deus e é útil para ensinar a verdade, condenar o erro, corrigir as faltas e ensinar a maneira certa de.
A PRIMEIRA VINDA DE JESUS
As Quatro Grandes Comissões
O QUE JÁ FOI VISTO: NOVO NASCIMENTO BATISMO CEIA IGREJA
PLANO DE LEITURA DA BÍBLIA. PLANO DE LEITURA DA BÍBLIA.
 A Bíblia inteira nos foi dada por inspiração de Deus, e é útil para nos ensinar o que é verdadeiro, e para nos fazer compreender o que está errado em.
NOVA EBD LIÇÃO 18.
NO ESFORÇO DE COMPREENDERMOS A REALIDADE
Princípios de organização do reino
DICAS PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO
Leitura Estiloja.com.
Feliz Sábado!. Feliz Sábado! “Este é o dia que fez o SENHOR; regozijemo-nos, e alegremo-nos nele. Salmos: MISSÃO DA ESCOLA BÍBLICA.
Os pilares da educação, segundo a UNESCO (Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura)
O Primeiro Mandamento Texto Bíblico: Êxodo 20:3 “Não terás outros deuses diante de mim”
MÉTODOS DE ESTUDO BÍBLICO
A Paz do Senhor! Estamos no 4º trimestre de 2015 e o tema da revista é Maturidade Espiritual, tendo o Pastor José Fernandes Correia Noleto, Presidente.
SEJA UMA AGENTE PARA TRANSFORMAR REALIDADES “Tendo, pois, Davi servido ao propósito de Deus em sua geração, adormeceu, foi sepultado com os seus antepassados.
COMUNICANDO A VERDADE Comunicando a Verdade Março/2015
13 de fevereiro de Santifique o coração Bem-aventurados os puros de coração, pois verão a Deus. (Mt 5:8)
MÉTODOS DE ESTUDOS BÍBLICOS Sem. Juan Pablo Juica H.
O terapeuta deve planejar contingências que fortaleçam a correspondência entre dizer, isto é, “relatar”ou “descrever”comportamentos na sessão, fazer, ou.
Salmo de Davi escrito quando os moradores de Zife, à traição, foram contar a Saul que Davi estava escondido em sua terra. SALMO,
As linguagens da Internet: O Hipertexto. Reflexão Clicar nos links facilitou ou complicou sua caminhada para compreender o que é um hipertexto? Você se.
A Igreja Adventista do Sétimo Dia acredita que a sua missão é pregar o evangelho eterno a cada nação, tribo, língua e povo.
Conceituação Cognitiva
Transcrição da apresentação:

VIVENDO NA PALAVRA Howard e William Hendricks ÍNDICE PARTE 1 Porque estudar a Bíblia..........................................................................................................................pg 1,2,3 PARTE 2 Observando o Texto...............................................................................................................................pg 4 Dez passos para exercer uma boa leitura do texto..................................................................................pg 5 Trabalhe com um parágrafo...................................................................................................................pg 6 Seis coisas para se preocupar que o ajudará na compreensão do texto...................................................pg 7 Considerações finais..............................................................................................................................pg 8 PARTE 3 Interpretando o texto.............................................................................................................................pg 9 Cinco chaves para a interpretação do texto............................................................................................pg 10 Aplicando o ensinamento do texto.........................................................................................................pg 11

PARTE 1- POR QUE ESTUDAR A BÍBLIA? ALGUMAS PESSOAS NÃO ESTUDAM A BÍBLIA PORQUÊ? DIZEM QUE A BÍBLIA NÃO TEM RELEVÂNCIA PRÁTICA DIZEM NÃO TER CONHECIMENTO TÉCNICO PARA O ESTUDO DIZEM SER LEIGOS, INCAPACITADOS PARA O ESTUDO DIZEM NÃO TER TEMPO PARA O ESTUDO DIZEM NÃO ACREDITAR NA BÍBLIA DIZEM QUE A O ESTUDO DA BÍBLIA NÃO É ALGO INTERESSANTE 1 TREZ RAZÕES FUNDAMENTAIS EM DEFESA DO ESTUDO DA BÍBLIA ESTUDAR A BÍBLIA É FUNDAMENTAL PARA O CRESCIMENTO ESTUDAR A BÍBLIA É FUNDAMENTAL PARA A MATURIDADE ESPIRITUAL ESTUDAR A BÍBLIA É FUNDAMENTAL À EFICÁCIA ESPIRITUAL 2

PARTE 1- POR QUE ESTUDAR A BÍBLIA? O LIVRO ”VIVENDO NA PALAVRA” PODE AJUDA-LO A ESTUDAR A BÍBLIA AJUDA-LO A ENCONTRAR UM PROCESSO SIMPLES E EFICÁZ PARA O ESTUDO DA BÍBLIA AJUDA-LO A ADQUIRIR CONFIANÇA E HABILIDADE NO ESTUDO DA BÍBLIA AJUDA-LO A EXPERIMENTAR A ALEGRIA EM DESCOBRIR PESSOALENTE AS VERDADES BIBLICAS AJUDA-LO A APROFUNDAR SEU RELACIONAMENTO COM DEUS 3 CUSTOS A EMPREGAR NO ESTUDO DA BÍBLIA ESFORÇO PESSOAL ABERTURA PARA OUVIR A DEUS ABERTURA À MUDANÇA DECISÃO À ESTUDAR

PARTE 1- POR QUE ESTUDAR A BÍBLIA? REVENDO O PROCESSO DE ESTUDO BÍBLICO MÉTODO PARA ESTUDO BÍBLICO 4 OBSERVAR OS FATOS BÍBLICOS INTERPRETAR O TEXTO APLICAR DO TEXTO OBSERVAR TERMOS CHAVES OBSERVAR ESTRUTURA GRAMATICAL OBSERVAR FORMA LITERÁRIA OBSERVAR CONTEXTO HISTÓRICO FAZENDO PERGUNTAS CHAVES OBTENDO RESPOSTA NO TEXTO INTEGRANDO PERGUNTAS E RESPOSTAS APLICANDO O TEXTO NA MINHA VIDA APLICANDO O TEXTO NA VIDA DAS PESSOAS

PARTE 2- OBSERVANDO O TEXTO O VALOR DA OBERVAÇÃO 1 O SALMISTA DAVA VALOR PARA A OBSERVAÇÃO DE LEI DE DEUS (SALMO 119;118) COMEÇANDO COM UM VERSÍCULO O DEVER DE APREBDER A LER OBSERVE OS TERMOS LER BEM EM POUCO TEMPO OBSERVAR MAIS O TEXTO FAZ DA PESSOA UM ESTUDANTE MELHOR DA BÍBLIA A OBSERVAÇÃO DO TEXTO É ALGO A SER DESENVOLVIDO, E NÃO UM TALENTO EXCLUSIVIVO DE ALGUMAS PESSOAS IDENTIFIQUE AS PESSOAS DO TEXTO OBSERVE AS RELAÇÃO DE CAUSA E EFEITO DO TEXTO COMEÇE A DEFINIR OS TERMOS IDENTIFIQUE O LUGAR GEOGRÁFICO DO CONTEXTO SISTEMATIZE O ENSINAMENTO DO VERSÍCULO COM TODA A BÍBLIA REAPRENDER A LER COMO DA PRIMEIRA VEZ LER COM PAIXÃO E INTERRESSE

PARTE 2- DEZ PASSOS PARA EXERCER UMA BOA LEITURA DO TEXTO LER COM ATENÇÃO 2 LER REPEDIDAMENTE LER PACIENTEMENTE LER SELETIVAMENTE LER COM ORAÇÃO LER IMAGINATIVAMENTE LER MEDITATIVAMENTE LER COM PROPÓSITO LER AQUISITIVAMENTE LER TELESCOPIAMENTE A LEITURA ATENTA NÃO PERMITE QUE DETALHES IMPORTANTES SEJAM NEGLIGENCIADOS A LEITURA REPETIDA AJUDA INCUTIR AS VERDADES DO TEXTO EM NOSSAS MENTES A LEITURA COM PACIÊNCIA AJUDA-NOS A MERGULHAR NO TEXTO BÍBLICO ESPECIFIQUE NO TEXTO: AS PESSOAS, O LUGAR, O TEMPO E O PROPÓSITO DO TEXTO ESTEJA SEMPRE EM ESPIRITO DE ORAÇÃO DURANTE A LEITURA DO TEXTO CRIE MECANISMOS PESSOAIS PARA SE AUTOINCENTIVAR A LEITURA BÍBLICA REFLITA NO TEXTO QUE VOCÊ ESTÁ LENDO. APLIQUE-O NA SUA VIDA PESSOAL. VERIFIQUE OS ACIDENTES GRAMATICAIS E LITERAIS DO TEXTO COM AFINCO LEIA A BÍBLIA NÃO SÓ PARA RECEBER INFORMAÇÃO, MAS PARA RETER INFORMAÇÃO LEIA A BÍBLIA ASSOCIANDO UMA VISÃO DAS PARTES À LUZ DO TODO.

PARTE 2- TRABALHE COM UM PARÁGRAFO 3 As palavras de Neemias, filho de Hacalias No mês de quisleu No ano vigésimo Na cidadela de Susã Veio Hanani...então lhe perguntei Pelos judeus E sobre Jerusalém Disseram-me: os restantes...em grande miséria e desprezo Os muros de Jerusalém...derribados E as suas portas...queimadas a fogo Tendo eu ouvido estas palavras, assentei-me e Chorei Lamentei Jejuando orando QUANDO ? QUE ANO ? QUE LUGAR ? POVO ENVOLVIDO LUGAR ENVOLVIDO SITUAÇÃO DO POVO LUGAR ESPECÍFICO ENVOLVIDO REAÇÃO DE NEEMIAS Um outro passo importante para o estudo da bíblia é começar o seu estudo por um parágrafo. Trabalhe parágrafo por parágrafo observando os termos do texto como no exemplo abaixo: A oração de Neemias. (Ne 1:4-11)

PARTE 2- SEIS COISAS PARA SE PROCURAR QUE O AJUDARÁ NA COMPREENÇÃO DO TEXTO COISAS QUE SÃO ENFATIZADAS 4 COISAS QUE SÃO REPETIDAS COISAS QUE SÃO RELACIONADAS COISAS QUE SÃO SEMELHANTES COISAS QUE SÃO DIFERENTES COISAS QUE SÃO DA VIDA REAL VERIFIQUE QUANTO ESPAÇO (LINHAS ESCRITAS) O AUTOR DO LIVRO USOU PARA APRESENTAR DETERMINADO ASSUNTO VERIFIQUE QUAIS ELEMENTOS NO TEXTO SÃO REPETIDOS: TERMOS, EXPRESSÕES, ORAÇÕES, PERSONAGENS INCIDENTES, CIRCUSTÂNCIAS E PADRÕES. DENTRO DO TEXTO PROCURE POR COISAS QUE ESTÃO RELACIONADAS: “PERGUNTAS E RESPOSTAS”, “CAUSAS E EFEITOS”. EXEMPLO: PRUCURE POR SÍMILES (TÃO, COMO, IGUAL, ASSIM COMO, ETC.) EXEMPLO: PROCURE POR COISAS QUE SE CONTRASTAM ATRAVÉS DOS TERMOS ( MAS, PORÉM, ENTRETANTO, ETC.) PROCURE NO TEXTO POR COISAS QUE SE APLICAM A SUA VIDA PRÁTICA ATUAL.

PARTE 2- CONSIDERAÇÕES FINAIS CONSIDERE O QUADRO GERAL 5 COMECE COM UMA VISÃO GERAL. LEI A O TEXTO E OBTENHA O SEU ENSINAMENTO CENTRAL RESUMA SUAS OBSERVAÇÕES FATOS SÃO IRRELEVANTES ATÉ QUE ... ESCREVA EM SEU DIAGRAMA APENAS AQUILO QUE É FUNDAMENTAL EM SEU ESTUDO, PARA QUE, COM UMA RÁPIDA OBSERVAÇÃO VOCÊ RETENHA O CONTEÚDO DO DIAGRAMA OBSERVE ATENTAMENTE OS FATOS, NUNCA ACHANDO QUE SÃO IRRELEVANTES ATÉ QUE VOCÊ TENHA CERTEZA DISSO MEDIANTE O ESTUDO EXAUSTIVO DOS FATOS INSERIDOS NO TEXTO

PARTE 3- INTERPRETANDO O TEXTO O VALOR DA INTERPRETAÇÃO 1 A INTERPRETAÇÃO DO TEXTO COMESSA QUANDO VOCÊ ENTENDE O QUE LE. MANUSEIE COM CUIDADO ! VEFIFIQUE OS GÊNEREOS LITERÁRIOS DO TEXTO NÃO LEIA DESATENTAMENTE O TEXTO É UMA EXPOSIÇÃO ? INTERPRETAR O TEXTO SIGNIFICA ENTENDER O TEXTO DO PONTO DE VISTA DO AUTOR DO PRÓPRIO TEXTO A INTERPRETAÇÃO É IMPORTANTE, PORQUE O TEXTO FOI ESCRITO EM UM CONTEXTO DIFERENTE DO NOSSO NÃO CONTRADIGA O TEXTO LEIA COM OBJETIVIDADE, E NÃO COM SUBJETIVIDADE NÃO DISTORÇA O ENSINAMENTO DO TEXTO TRATE OS ENSINAMENTOS DA BÍBLIA COMO ABSOLUTOS, E NÃO COM RELATIVISMO NÃO JULGUE SABER O ENSINAMENTO DO TEXTO APENAS COM UM ESTUDO SUPERFICIAL DO MESMO O TEXTO É UMA NARRATIVA BIOGRÁFICA ? O TEXTO É UMA PARÁBOLA ? O TEXTO É UMA POESIA ? O TEXTO É UM PROVÉRBIO ? O TEXTO É UMA PROFECIA ?

PARTE 3- CINCO CHAVES PARA A INTERPRETAÇÃO DO TEXTO 2 CONTEÚDO PROCURAR O CONTEÚDO DO ENSINAMENTO DO TEXTO NOS AJUDARÁ A DAR O PRIMEIRO PASSO NA INTERPRETAÇÃO DO MESMO CONTEXTO É IMPRESCINDÍVEL NA INTERPRETAÇÃO DO TEXTO, PROCURARMOS O SEU CONTEXTO LITERÁRIO, HISTÓRICO, CULTURAL, GEOGRÁFICO E TEOLÓGICO COMPARAÇÃO COMPARE O ENSINAMENTO DO TEXTO COM OUTROS TEXTOS BÍBLICOS CULTURA OBSERVE O ENSINAMENTO DO TEXTO DENTRO DA VISÃO CULTURAL NA QUAL O TEXTO ESTÁ INSERIDO CONSULTA CONSULTE MATERIAIS DE INTERPRETAÇÃO BÍBLICA: DICIONÁRIOS, COMENTÁRIOS BÍBLICOS, ETC

PARTE 3- APLICANDO O ENSINAMENTO DO TEXTO O VALOR DA APICAÇÃO 4 PASSOS NA APLICAÇÃO 9 PERGUNTAS A FAZER EM TODO O TEMPO O PRINCÍPIO DA COISA O PROCESSO DE MUDANÇA DE VIDA 3 SUGESTÕES PARA SE INICIAR NÃO SUBS-TITUA A APLICAÇÃO PELA INTERPRE-TAÇÃO SAIBA A EXATA INTERPRE-TAÇÃO DO TEXTO HÁ UM EXEMPLO A SEGUIR ? APLIQUE O ENSINA-MENTO DO TEXTO NA SUA VIDA COMPREENDA O PRINCÍPIO INCUTIDO NO ENSINAMENTO DO TEXTO E O RELACIONE COM TODA A ESCRITURA LEMBRE-SE QUE VOCÊ DEVE DECIDIR MUDAR. SEM DECISÃO NÃO HÁ MUDANÇA COMECE UM PROGRAMA DE ESTUDO BÍBLICO PESSOAL HÁ UM PECADO A SE EVITAR ? HÁ UMA PROMESSA A SE REIVINDICAR ? NÃO SUBS-TITUA UMA MUDANÇA SUBSTÂNCI-AL POR UMA SUPERFI-CIAL RELACIONE O ENSINA-MENTO DO TEXTO COM SUA VIDA ASSOCIE A APLICAÇÃO DO TEXTO EM SEU CONTEXTO, PARA O NOSSO CONTEXTO FORME UM GRUPO PEQUENO DE ESTUDO BÍBLICO HÁ UMA ORAÇÃO A SE REPETIR ? RACIONALIZE COMO DEVE PROCEDER PARA MUDAR. CRIE UM PLANO ESTRATÉGICO PARA EXECUTAR A MUDANÇA OS PRINCÍPIOS DEVEM INDICAR A AÇÃO QUE DEVEMOS TOMAR MEDIANTE O QUE APRENDEMOS HÁ UM MANDAMENTO HÁ OBEDECER ? NÃO SUBS-TITUA ARRE-PENDIMEN-TO POR RACIONALI-ZAÇÃO MEDITE NO ENSINA-MENTO DO TEXTO HÁ UMA CONDIÇÃO A SE ENTENDER ? COMPARTI-LHE SEUS RESULTA-DOS COM OUTRAS PESSOAS HÁ UM VERSÍCULO A SE MEMORIZAR ? ASSOCIE A APLICAÇÃO DO TEXTO EM SUA CULTURA PARA A NOSSA CULTURA NÃO SUBS-TITUA VONTA DE MUDAR POR EMOÇÃO PRATIQUE O ENSINA-MENTO DO TEXTO NA SUA VIDA HÁ UM ERRO A SE NOTAR ? OS PRINCÍPIOS DEVEM SER RELEVANTES PARA OS DIA DE HOJE VÁ ATÉ O FIM. PERSEVERE NO PROCESSO DE MUDANÇA. HÁ UM DESAFIO A SE ENFRENTAR ?