Servidor de s e Protocolo SMTP

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Correio Eletrônico Introdução.
Advertisements

Bruno Rafael de Oliveira Rodrigues
Administração e Projeto de Redes
Redes I Os Protocolos Prof. Dr. Amine BERQIA
Configuração de um servidor FTP
Curso Técnico de Informática
Configuração de servidores SMTP e POP3
Servidor de s e Protocolo SMTP
Conceitos Relacionados a Internet
Prof. Evandro Cantú, Dr. Eng. REDES DE COMPUTADORES.
Interação Cliente Servidor
Internet: conceitos básicos
Arquitetura. Transferência de Arquivos – FTP Transferência de arquivos em sistemas remotos Utiliza o protocolo FTP sobre uma conexão TCP Estabelece conexão.
Professor Roberto Amaral – Serviços de Redes
Visão Geral de Protocolos
TCP/IP básico e outros protocolos
TCP/IP CAMADA DE APLICAÇÃO SERVIÇOS
PROF. RONI MARCIO FAIS SERVIÇOS DE INTERNET PROF. RONI MARCIO FAIS
REDES DE COMPUTADORES II
Funcionalidades e Protocolos da Camada de Aplicação
Modelo de referência OSI
Aula 9 - Camada de aplicação
Redes de Computadores Camada de Aplicação.
Servidor de SMTP POP3.
Camada de sessão, apresentação e aplicação
Redes Aula 7 Professor: Marcelo Maia.
REDES DE COMPUTADORES Prof. Deivson
O que é o .
Funcionalidade e Protocolos da Camada de Aplicação
Protocolo SMTP e POP O que é SMTP?
Redes de Comunicação – Módulo 3
FEUPDEECRedes de Computadores, 4º Ano de EEC, ramo de ACI POP3 (Post Office Protocol - Version 3) Abril, 98Isidro Vila Verde 1 Introdução.
Informática Instrumental
Camada de Transporte prof. Eduardo.
Enviando e recebendo mensagens através dos protocolos SMTP e POP3 João Gilberto Magalhães.
Universidade do Vale do Rio dos Sinos - São Leopoldo -
2 © 2005 by Pearson Education  2.1 Princípios de aplicações de rede  2.2 Web e HTTP  2.3 FTP  2.4 Correio eletrônico  SMTP, POP3, IMAP  2.5.
COMUNICAÇÃO DE DADOS LESI 2012’13 Post Office Protocol 3 POP3.
Redes e Sistemas Internet FTP e
Faculdade de Tecnologia SENAI de Desenvolvimento Gerencial
Segurança e Auditoria de Sistemas
ICORI Instalação e configuração de computadores em redes locais e Internet Pedro Amaro –
Davidson Rodrigo Boccardo
IIS Web Server.
X.400 Liane Tarouco. Sistemas de mensagens Sistemas e serviços de tratamento de mensagens habilitam os usuários a trocar mensagens na base do armazena-e-envia.
© 2010 Pearson Prentice Hall. Todos os direitos reservados.slide 1 SIP: Session Initiation Protocol [RFC 3261] Visão a longo prazo do SIP: r todas as ligações.
REDES DE COMPUTADORES CONCEITOS E TÓPICOS RELACIONADOS A REDES DE COMPUTADORES ________________________________________________ Redes – Prof. Roni Márcio.
MODELO DE REFERÊNCIA TCP/IP
7 © 2005 by Pearson Education SIP  Session Initiation Protocol  Desenvolvido pelo IETF Visão de longo prazo do SIP  Todas chamadas telefônicas.
Redes de comunicação A Internet e a Web
Infra-Estrutura de Comunicação (IF678)
Projeto Supervisionado no Desenvolvimento de Aplicações Profissionais na Web Introdução a Aplicações Web.
Camada de Aplicação Bruno Silvério Costa.
Administração e Projeto de Redes
Infra-Estrutura de Comunicação (IF678) Aula Prática 01 – CIn/UFPE Anália Lima Bruno Gentilini Eduardo Souza Ivan França.
Redes de computadores: Aplicações Prof. Dr. Amine BERQIA
SEMINÁRIO REDES DE COMPUTADORES A PRESENTAÇÃO: PROTOCOLOS DA WEB
Webmail É é o serviço de correio eletrônico da internet. Através dele, podemos trocar mensagens e arquivos pela rede mundial Prof: Carlos Muniz
Redes de Computadores Camada de Aplicação.
Introdução à plataforma Web (internet) e protocolos de comunicação
Protocolos de Comunicação e Passagem de Mensagens
FTPS E SFTP. FTPS e SFTP são dois protocolos distintos que trabalham em portas de comunicação diferentes e oferecem o compartilhamento remoto de arquivos.
Capítulo 2 Redes de computadores e a Internet Camada de aplicação Prof. Gustavo Wagner.
Alessandro D. R. Fazenda
Redes de Computadores e Aplicações – Camada de aplicação IGOR ALVES.
UNIVERSIDAD NACIONAL ECOLOGICA – UNE NOMBRE: Lucinéia Ignacio Cuevas COD: GRUPO: 6to A.
Capítulo 2 Redes de computadores e a Internet Camada de aplicação Prof. Gustavo Wagner.
Curso Superior em Redes de Computadores SMTP Prof. Sales Filho.
Administração e serviços de redes
Transcrição da apresentação:

Servidor de E-mails e Protocolo SMTP Campus Cachoeiro Curso Técnico em Informática Servidor de E-mails e Protocolo SMTP Professor: João Paulo de Brito Gonçalves Disciplina: Serviços de Redes

Definições Servidor de Mensagens Um servidor de mensagens é responsável pela recepção e envio de mensagens. Dentro deste processo há vários mecanismos utilizados pelo servidor antes da mensagem chegar até o destinatário. Atualmente na Internet um dos grandes responsáveis por seu imenso tráfego, sem dúvida, é o e-mail. Tal como o correio normal, o e-mail é um meio de comunicação assíncrono, as pessoas enviam e recebem mensagens quando for conveniente para elas. O Simple Mail Transfer Protocol (SMTP) é o protocolo de transporte de mensagens utilizado em redes TCP/IP. Um servidor de mensagens oferece outros serviços além de transporte, este deve prover serviços como fornecer apelidos para usuários e fazer roteamento de mensagens.

caixa de correio do usuário Correio Eletrônico caixa de correio do usuário fila de mensagens de saída Três grandes componentes: agentes de usuário (UA) servidores de correio simple mail transfer protocol: SMTP Agente de Usuário a.k.a. “leitor de correio” compor, editar, ler mensagens de correio p.ex., Eudora, Outlook, elm, Netscape Messenger mensagens de saída e chegando são armazenadas no servidor servidor de correio agente de usuário SMTP agente de usuário

Correio Eletrônico: servidores de correio caixa de correio contém mensagens de chegada (ainda não lidas) p/ usuário fila de mensagens contém mensagens de saída (a serem enviadas) protocolo SMTP entre servidores de correio para transferir mensagens de correio cliente: servidor de correio que envia “servidor”: servidor de correio que recebe servidor de correio agente de usuário SMTP

Correio Eletrônico: SMTP [RFC 2821] usa TCP para a transferência confiável de msgs do correio do cliente ao servidor, porta 25 transferência direta: servidor remetente ao servidor receptor três fases da transferência handshaking (cumprimento) transferência das mensagens encerramento interação comando/resposta comandos: texto ASCII resposta: código e frase de status

Cenário: Alice envia uma msg para Bob 1) Alice usa o UA para compor uma mensagem “para” bob@someschool.edu 2) O UA de Alice envia a mensagem para o seu servidor de correio; a mensagem é colocada na fila de mensagens 3) O lado cliente do SMTP abre uma conexão TCP com o servidor de correio de Bob 4) O cliente SMTP envia a mensagem de Alice através da conexão TCP 5) O servidor de correio de Bob coloca a mensagem na caixa de entrada de Bob 6) Bob chama o seu UA para ler a mensagem mail server user agent 1 mail server user agent 2 3 6 4 5

Definições MUA – do inglês Mail User Agent, é tipicamente o programa de correio eletrônico do usuário, ou seja, o cliente de e-mail como por exemplo Outlook Express. MTA – do inglês Mail Transport Agent, é o elemento que se encarrega de transportar o e-mail de um servidor SMTP para outro, ou seja, usualmente é o servidor de e-mails. MDA – do inglês Mail Delivery Agent, é o elemento que recebe a mensagem do MTA e a entrega na caixa postal definitiva do usuário. DNS - é uma das partes principais da infra-estrutura da Internet, permitindo a localização rápida de máquinas e serviços

Definições POP3 – do inglês Post Office Protocol, é um dos protocolos que permite a um usuário acessar as mensagens contidas na sua caixa postal no servidor.

Definições

Fluxo de uma mensagem O cliente de e-mail do usuário (MUA) envia a mensagem para o MTA configurado, normalmente o servidor de correio eletrônico da empresa, usando o protocolo SMTP. O MTA, tendo aceito a responsabilidade de entregar a mensagem para seu destinatário, começa a tarefa de descobrir para onde a mensagem deve ser enviada. O servidor vai então consultar o servidor DNS pedindo o registro MX do domínio do e-mail do destinatário. A resposta é um endereço IP, que é para quem o MTA vai entregar a mensagem.

Fluxo de uma mensagem Tendo descoberto o endereço IP do MTA responsável pelo domínio do e-mail, o servidor de e-mail vai estabelecer uma conexão com este servidor e usar novamente o protocolo SMTP para tentar entregar a mensagem. Ela sendo aceita no destino, termina a tarefa de nosso servidor: a mensagem está entregue. O usuário ao chegar na sua máquina, inicia seu programa de correio eletrônico (MUA) e consulta sua caixa postal no servidor usando o protocolo POP3. Ele será avisado de que há uma mensagem nova e ela será baixada para sua máquina, onde será lida. Com isso, a comunicação é concluída.

O protocolo SMTP

Formato de uma mensagem SMTP: protocolo para trocar msgs de correio RFC 822: padrão para formato de mensagem de texto: linhas de cabeçalho, p.ex., To: From: Subject: diferentes dos comandos de smtp! corpo a “mensagem”, somente de caracteres ASCII cabeçalho linha em branco corpo

Protocolos de acesso ao correio agente de usuário SMTP SMTP POP3 ou IMAP agente de usuário servidor de correio do remetente servidor de correio do receptor SMTP: entrega/armazenamento no servidor do receptor protocolo de acesso ao correio: recupera do servidor POP: Post Office Protocol [RFC 1939] autorização (agente  servidor) e transferência IMAP: Internet Mail Access Protocol [RFC 1730] mais comandos (mais complexo) manuseio de msgs armazenadas no servidor HTTP: Hotmail , Yahoo! Mail, Webmail, etc.

POP3 (mais) e IMAP Mais sobre o POP3 O exemplo anterior usa o modo “download e delete”. Bob não pode reler as mensagens se mudar de cliente “Download-e-mantenha”: copia as mensagens em clientes diferentes POP3 não mantém estado entre conexões IMAP Mantém todas as mensagens num único lugar: o servidor Permite ao usuário organizar as mensagens em pastas O IMAP mantém o estado do usuário entre sessões: nomes das pastas e mapeamentos entre as IDs das mensagens e o nome da pasta

Protocolo POP3 O Post Office Protocol versão 3, ou POP3, pode ser usado pelos usuários remotos para realizar a transferência de suas correspondências eletrônicas do sistema sem abrir uma sessão telnet, por exemplo. Então, o protocolo POP é utilizado quando se deseja buscar uma mensagem que está no servidor. A priori, qualquer um pode mandar e-mail para qualquer um, no caso da recepção de e-mail é diferente. Quando o usuário acessa o servidor POP que utiliza geralmente da porta 110, o mesmo deve fornecer seu login e sua senha.

Protocolo POP3

Protocolo POP3 O protocolo POP3 também usa o protocolo da camada de transporte TCP e seu funcionamento passa por três fases básicas: Autorização – o agente de usuário envia um nome de usuário e uma senha(às claras) para autenticar o usuário. Transação - o servidor recupera as mensagens do usuário autenticado, e é também nesta fase que o agente de usuário pode marcar mensagens que devem ser apagadas, remover estas marcas e obter estatísticas de correio. Atualização – A terceira fase, de atualização, ocorre após o cliente ter dado o comando quit, que encerra a sessão POP3. Neste momento, o servidor apaga as mensagens que foram marcadas.

Protocolo POP3 A fase de autorização tem dois comandos principais. User <username> e pass <password>. Para ilustrar estes dois comandos, é possível se logar em um servidor POP usando a porta 110 e emitir os dois comandos de um usuário válido do sistema. Para listar as mensagens disponíveis em sua caixa de entrada, deve-se usar o comando list e para visualizar cada uma das mensagens deve-se usar o comando retr <numero_mensagem>.

fase de transação, cliente: Protocolo POP3 S: +OK POP3 server ready C: user ana S: +OK C: pass faminta S: +OK user successfully logged on fase de autorização comandos do cliente: user: declara nome pass: senha servidor responde +OK -ERR fase de transação, cliente: list: lista números das msgs retr: recupera msg por número dele: apaga msg quit C: list S: 1 498 S: 2 912 S: . C: retr 1 S: <message 1 contents> C: dele 1 C: retr 2 C: dele 2 C: quit S: +OK POP3 server signing off

Protocolo IMAP O IMAP é similar ao POP no sentido de que ambos os protocolos permitem que usuários remotos acessem seus correios eletrônicos. Ele escuta na porta TCP 143. A diferença é que o IMAP permite que os usuários mantenham pastas de correio no seu sistema, em vez de fazer a transferência de todas as suas mensagens para suas próprias máquinas. A diferença do IMAP em relação ao POP é a possibilidade de manipulação das mensagens no próprio servidor. Você pode criar pastas e organizar suas mensagens nelas, fazer buscas nas mensagens, ver somente os cabeçalhos, etc. O IMAP possui muito mais recursos que o POP3 mas é consequentemente muito mais complexo.

Protocolo IMAP

Pacotes a serem instalados Postfix ( Servidor SMTP) dovecot-pop3d (servidor de e-mail tanto com suporte a pop3 quanto a imap, no caso, o pacote inclui suporte a pop3)