COMUNICAÇÃO A arte de falar bem

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Como Preparar Seminários
Advertisements

Dedique dois minutos da sua vida para esta leitura, ... é muito linda!
PROSPERIDADE.
Desenvolvimento Pessoal
Treinamento para Casais
" Conquistar a felicidade "
Feito por em Cinco Características dos Bem-Sucedidos (texto extraído do livro Socorro, Tenho medo de Vencer,
VENDAS II Método de Vendas A Super Ponte.
DESENVOLVIMENTO PSICOLÓGICO
Curso de Preparação de Palestrantes Espíritas
Atualidades Entrevista de emprego.
A VENDA PROFISSIONAL Maurício Papa 1.
Acorde para Vencer!.
Palavras que os pais nunca devem dizer aos filhos
É EXATAMENTE 13:16.
O poder da escolha é uma capacidade dada por Deus.
VOCÊ É UM SUCESSO Zíbia Gasparetto.
Dedique dois minutos da sua vida para esta leitura, ... é muito linda!
Ligue as colunas do computador e concentre-se
Quando um “Tema” se torna em um “LEMA”. Quando um “Tema” se torna em um “LEMA”
Fotos: TUDO BRANCO Texto: FELICIDADE.
O próprio Deus nos chama à liderança.
Do Outro Lado da Cerca Letícia Thompson.
Oficina de Oratória Falar e Falar.
Treinamento: Atendimento, vendas e fechamento.
SÓ NÃO ERRA QUEM NÃO FAZ SÓ NÃO ERRA QUEM NÃO FAZ
Síntese Comunicar Componentes da comunicação Formas de comunicação Expressão Oral Dicção Expressão Corporal Gestos Linguagem corporal Linguagem facial.
RELACIONAMENTOS E NEGOCIAÇÕES
AGORA SÃO 14:10 HRS/MIN.
Verbo Língua Portuguesa.
Caro aluno, Estas orientações foram elaboradas para auxiliar você em seu processo de tornar-se um aluno na modalidade a distância.
Momentos Mágicos Daniel Bruno.
Acorde para Vencer!
“sou rotaractiano” Qual o MEU papel?.
AGORA SÃO 16:13 HRS/MIN.
Crenças VISIOVITA para um Planejamento de Vida
Oratória.
Preparar, Apontar... Ivan Horvath Codas. Texto Completo X Anotações A Leitura Vantagens das Anotações: Naturalidade Fluidez Ênfase.
Orientação Especial Março/2011.
EVANGELISMO PÚBLICO.
Conflito e Negociação Objetivo: Compreender a maneira pela qual diferentes fatores influenciam as relações interpessoais e como administrar os conflitos.
“Como conquistar um trabalho: Parte II”
 A Bíblia inteira nos foi dada por inspiração de Deus, e é útil para nos ensinar o que é verdadeiro, e para nos fazer compreender o que está errado em.
As 12 perguntas mais frequentes numa entrevista de emprego
Um repórter perguntou à Cora Coralina
NÓS, OS AGNÓSTICOS LIVRO ALCOÓLICOS ANÔNIMOS - CAPÍTULOS 4.
“O Caminho para o Futuro”
Técnicas para Apresentação de Seminários
O Hoje!!! Ligue o som.
ESCOLA MISSIONÁRIA MÓDULO I.
VOCÊ É QUEM ESTABELECE OS LIMITES DA SUA VIDA!
Fotos: TUDO BRANCO Texto: FELICIDADE.
By Búzios Slides ORQUIDEAS & PENSAMENTOS Automático.
MARKETING PESSOAL E TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO
1 VOCÊ E A SUA ATITUDE ALEGRE TRISTE.
Ser feliz é tudo Luzia.
VOCÊ JÁ REPAROU QUE ÀS VEZES ALGUMA COISA QUE VOCÊ ESTÁ QUERENDO SIMPLESMENTE APARECE OU CHEGA SEM MAIS NEM MENOS POR MEIO DE UM TELEFONEMA...OU UM ENCONTRO.
Boa Leitura! INVISTA EM SEU CRESCIMENTO E SUCESSO Obrigada
 O Papa Francisco deu 15 conselhos bem simples que podem ajudar a viver a quaresma:
ORATÓRIA.
O terapeuta deve planejar contingências que fortaleçam a correspondência entre dizer, isto é, “relatar”ou “descrever”comportamentos na sessão, fazer, ou.
Pensando e vivendo como servo. Quem quiser ser o maior entao que sirva !!!
SONHOS X ATITUDE SONHOS = ATITUDE = REALIZAÇÃO
Dicas para Aumentar seu Poder de Persuasão:. Caros(as) Alunos(as): Apresento a seguir as dez dicas para ajudar você a aumentar seu poder de persuasão.
A Construção da Leitura e da Escrita. DICAS PARA MELHOR FALAR EM PÚBLICO.
15 Atitudes que levarão Você ao TOPO!
Transcrição da apresentação:

COMUNICAÇÃO A arte de falar bem Manuela M. Rodriguez

É assim que se fala

COMUNICAÇÃO VERBAL SEM ESSA HABILIDADE VOCÊ NÃO SE VALORIZA

Você será uma pessoa mais eficiente e mais feliz COMUNICAÇÃO VERBAL FALANDO MELHOR Você será uma pessoa mais eficiente e mais feliz

COMUNICAÇÃO VERBAL O domínio do idioma é, hoje, elemento de primeira necessidade, seja na vida pessoal ou profissional. DEIXE SUA MARCA Comece a se policiar no falar. Seja um profissional disputado nos novos tempos que já chegaram.

COMO FALAR MELHOR Seja você mesmo. O maior patrimônio que temos na comunicação é a NATURALIDADE.

COMO FALAR MELHOR EVITE MODISMOS “- Quem gostaria” “- Então” “- Com certeza” “- A coisa” “- A nível de”

COMO FALAR MELHOR EVITE GÍRIAS “- Rolou” “- Tipo assim” “- Tá manero”

COMO FALAR MELHOR EVITE GERÚNDIOS “- Estar providenciando” “- Estar enviando”

COMO FALAR MELHOR EVITE ESTRANGEIRISMO “- Full Time” “- Coffee Break” “- Cash”

COMO FALAR MELHOR Fale com boa intensidade e pronuncie bem as palavras. Não omita a pronuncia dos “S”, “R” e dos “I” intermediários. Primero Precisá Janero Comê Faze Vamo Tercero Trazê Oia Falá Vencê

COMO FALAR MELHOR Fale com boa intensidade e pronuncie bem as palavras. Não omita a pronuncia dos “S”, “R” e dos “I” intermediários. Frases: Maria vamo comê e depois vamo fazê compras? Pro que você precisá eu tô as ordens. Se tá bem? Me espera, que eu vou tá te ligando assim que eu chegá em casa

COMO FALAR MELHOR Fale com boa velocidade. Tenha um vocabulário adequado, isento de termos pobres e vulgares. Cuidado com o vocabulário técnico ou profissional.

CUIDE DA GRAMÁTICA E ORTOGRAFIA Você será avaliado pela maneira como constrói as frases, conjuga os verbos, faz as concordâncias etc. Um erro gramatical poderá atrapalhar uma apresentação e até mesmo destruir sua imagem.

Semblante sempre descontraído, se possível sorridente TENHA POSTURA CORRETA Naturalidade do gesto Posição das pernas Movimento das mãos Posição da cabeça Semblante sempre descontraído, se possível sorridente

COMPLETE AS FRASES NÃO OMITA AS PALAVRAS “Caso verídico” Memorando do Gerente de Relações Humanas para as mulheres de uma grande empresa.   “Recomendamos a todas as mulheres da empresa que ao solicitar XEROX, verbalmente ou por escrito, o façam com frases completas”.

COMPLETE AS FRASES NÃO OMITA AS PALAVRAS Algumas solicitações:   “Zeca, hoje eu tenho que ser a primeira porque estou mais necessitada”. “Toninho, tira o mais rápido possível, porque o gerente também vai querer”. “Alex, será que dá pra entrar no meio sem que ninguém perceba e tirar uma rapidinha”.

CRIATIVIDADE Ser criativo é mais importante que ser bem informado, porque se houver informação, mas não criatividade, não se saberá o que fazer com a informação. COM CRIATIVIDADE É POSSÍVEL OBTER A INFORMAÇÃO.

ENTUSIASMO E BOM HUMOR RIR É O MELHOR REMÉDIO Jesus afirma no livro dos milagres: “A vida é uma brincadeira, DESAPEGUE-SE. Tudo passa, bom ou ruim. Nada é tão definitivo que justifique essa rigidez e serenidade. Descubra o entusiasmo da vida, seja capaz de transformar as coisas e fazê-las acontecer. Lembre-se que não há porta fechada para quem abre um sorriso.” RIR É O MELHOR REMÉDIO

SABER OUVIR OUVIR (40%) FALAR (35%) LER (16%) ESCREVER (9%) O bom comunicador deve saber ouvir. Estudos mostram que a habilidade mais usada na comunicação é: OUVIR (40%) FALAR (35%) LER (16%) ESCREVER (9%) “As grandes pessoas monopolizam a arte de escutar. As pequenas a arte de falar.” (David Schwartz)

A ARTE DE ESCUTAR “É através da arte de escutar que seu espírito se enche de fé e devoção e que você se torna capaz de cultivar a alegria interior e o equilíbrio da mente. A arte de escutar lhe permite alcançar sabedoria, superando toda a ignorância”. Dalai Lama

COMUNICAÇÃO x PESQUISA Pesquisa é uma palavra mágica, não se canse de pesquisar, perguntar e se capacitar. Leia muito. Faça da sua vida um aprendizado contínuo.

COMUNICAÇÃO x MUDANÇAS Esteja disponível. Se adapte às novas situações. Resistência às mudanças Comprometimento com o sucesso profissional. É preciso estar atento às exigências do mercado, para tornar-se um profissional de sucesso.

COMUNICAÇÃO x MUDANÇAS Na escola da vida, muitas vezes é preciso desaprender o que se sabe e buscar novas alternativas.

COMUNICAÇÃO x CAMPO PROFISSIONAL Diferença entre emprego e desemprego. Dificuldade com o idioma: Nunca foi tão notada e apreciada como atualmente. Uma empresa que não se comunica é como uma banda de jazz sem instrumentos: a música não acontece.

COMUNICAÇÃO x GLOBALIZAÇÃO Globalize-se. Estude idiomas. Esteja sempre atualizado. Oportunidades nunca foram tão abundantes. COMUNIQUE-SE. QUEM FALA BEM DEMONSTRA RACIOCÍNIO LÓGICO E CLAREZA DE IDÉIAS.

A ARTE DE FALAR EM PÚBLICO COMO PLANEJAR UMA BOA APRESENTAÇÃO Tenha em mente que ela deve ir ao encontro do interesse dos ouvintes.  Desenvolva o assunto de forma clara e lógica. Atinja os objetivos propostos.

ROTEIRO PARA ORIENTAÇÃO Escolha o assunto. Fale sobre um tema atual e que você goste. Determine os objetivos. Conheça os ouvintes. Verifique o local e as circunstâncias da apresentação. Faça a pesquisa e a escolha das informações.

OBJETIVOS IMPORTANTES PARA UMA APRESENTAÇÃO Informar. Persuadir e motivar. Entreter. Promover-se.

RECURSOS Recursos que poderão ajudar o orador a conquistar ouvintes indiferentes: Frase com informação que provoque impacto; Fato bem humorado; História com narrativa interessante; Levantamento de uma reflexão; Apresentação da utilidade, das vantagens e dos benefícios do assunto.

INTRODUÇÕES Introduções que devem ser evitadas: Contar piadas; Fazer perguntas quando não desejar respostas; Pedir desculpas ao auditório; Tomar partido sobre assuntos polêmicos ou controvertidos; Começar com palavras inconsistentes; Usar chavões ou frases feitas; Outras introduções desaconselháveis.

FINALIZE COM ARTE Predisponha sua mente para o sucesso. Deixe-se absorver pelo tema. Afaste sua atenção dos estímulos negativos. Induza confiança em si próprio. Procure oportunidades para falar em público. Aja confiantemente. Mantenha na sua frente a certeza de recompensa. Boa sorte.

MEDO DE FALAR EM PÚBLICO A principal causa de você ter medo de falar em público é simplesmente o fato de que você não está acostumado a falar em público. Converse sobre seus medos, assim eles perdem poder. 90% das coisas que mais tememos não acontecem. 10% das que acontecem não são tão ruins como pareciam.

NÃO TENHA MEDO Por que se deixar levar por esse negativismo infundado? Tenha uma atitude positiva – imagine que fará uma apresentação de sucesso. “O medo é o filho bastardo da ignorância e da incerteza”. (Robson)

LEMBRETES IMPORTANTES Sua fala influencia outras pessoas, e através dessa influência você vende, negocia, persuade, envolve, impressiona, cativa e conquista. Nossa vida depende, em grande parte, da maneira como nos comunicamos com o mundo. Nosso sucesso e nosso fracasso estão relacionados com a comunicação. Lembre-se, o mundo mudou, exige resultados, e você tem que mostrá-los através de uma boa comunicação. Inove para uma necessidade presente, e não para uma possibilidade futura. COMUNIQUE-SE. Nunca foi tão necessário ser talentoso, habilidoso, competente, criativo e inteligente para se manter vivo de verdade.

LEMBRETES IMPORTANTES As pessoas têm que se comunicar com o coração, com entusiasmo e espírito de equipe, celebrando e repartindo suas conquistas, por pequenas que sejam. Pesquisas indicam que, 70% dos problemas nas organizações são causados pela deficiência na comunicação. Pense que, com confiança, pensamento positivo e a informação transformada em conhecimento, bom senso e preparo, cada um inventa seu próprio caminho. Sonhar não custa nada . . . Sonhe alto e almeje o triunfo. Sonhar pequeno ou grande dá o mesmo trabalho, sonhe enorme. ACREDITE EM VOCÊ . COMUNIQUE-SE. Acredite com tal força em sua capacidade de realizar e vencer e faça tudo com paixão. O sucesso é fruto da constância de propósito. Seja persistente naquilo que acredita.

LEMBRETES IMPORTANTES “Somos o que fazemos, mas somos, principalmente, o que fazemos para mudar o que somos”. (Eduardo Galeano)

FAÇA TUDO PARA MANTER-SE ESCOLA DA VIDA LIÇÃO DE CASA  FAÇA TUDO PARA MANTER-SE MATRICULADO O MAIOR TEMPO POSSÍVEL. SUCESSO

MANUELA M. RODRIGUEZ Profª. COMUNICAÇÃO   ATUALIZAÇÃO DE REDAÇÃO COMERCIAL ESPANHOL (Empresas – Escolas – Eventos - Particulares) E-mail: manuela.rubem@terra.com.br Site: www.geocities.com/manuelamrodriguez