Vírus.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Vírus.
Advertisements

Segurança de Dados e Informação
Prof. Carlos Roberto das Virgens
Segurança na Internet ou Intranet
APRESENTAÇÃO DO ARTIGO COMUNICAÇÃO E PROFISSÃO
Vírus de Computador Bernardo Henz, Diego João Cargnin, Eduardo Speroni, Guilherme Schardong, Lamarck Heinsch, Vinícius Trindade.
SEGURANÇA E AUDITORIA DE SISTEMAS
Autarquia Educacional do Vale do São Francisco – AEVSF Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas de Petrolina – FACAPE Curso de Ciências da Computação.
Conceitos Básicos de Computação O ABC da Computação.
Curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática
Atividade de Informática - My Drivers -
Aula 12:Segurança na rede.
Códigos Maliciosos <Nome> <Instituição> < >
Segurança Prof. Esp. Valdeci Ançanello.
Segurança na Internet e
COMPUTAÇÃO Vírus Digital Definição Conseqüências Como minimizar riscos.
Aurélio V. Schuelter Ameaças Virtuais Aurélio V. Schuelter
PROTEÇÃO DO COMPUTADOR
Segurança na Web SSL - Secure Socket Level TLS - Transport Layer Security SET – Secure Electronic Transaction.
My Drivers Bruna Helena Silva, n°05 Gabrielle Prado, n°15 Legacy.
Vírus Todos os s mostrados nessa apresentação são reais e foram recebidos, qualquer pessoa que possua um endereço eletrônico está sujeita a receber.
Desenvolvimento Tecnológico Só há duas maneiras de viver a vida: a primeira é vivê-la como se os milagres não existissem. A segunda é vivê-la como se tudo.
AULA 14 -Principais formas de ameaças em sistemas computacionais
Prof.: Guilherme Guimarães
Correio Eletrónico.
Segurança Em Microinformática 17 e 19/05/2005 Por: Carlos Alberto Seixas.
O que é o .
Keylogger. Keylogger Keylogger Estado de zumbi.
Aula 8 – Segurança em Redes de Computadores
Malwares Malicious software.
My drivers.
Criado por: Sérgio Salazar
Invasão de Privacidade
Códigos Maliciosos Prof. Gláucya Carreiro Boechat
VIRUS E ANTIVIRUS? O que são? Tipos de vírus? Tipos de antívirus?
Na Internet Segurança.
Professor: Márcio Amador
Prof. Daniel Gomes Soares Adaptação: Juarez Vinícius Miglioli
NOVA FORMA DE ACESSO AO SISTEMA COMPREV PLATAFORMA WEB
O que são vírus e como se podem combater.
AQUI ESTÁ SUA NOVA CONQUISTA
1. Conceitos de Segurança
Processos.
Segurança da Informação
Segurança de dados Palestrante: Pablo Marques. Sumário O que é segurança? Quem é responsável pela segurança? Engenharia Social Formas de ataque Como se.
1.2 – Tipos de Ataques Cavalo de Tróia; Backdoors; Spoofing; Sniffing;
Segurança Online Entenda e aprenda a driblar os perigos de compartilhar informações pessoais online.
A Internet, hoje. Transações financeiras  Consulta de saldos, transferências…
Antivírus Ana Rodrigues Tárlei Botelho Gama Antivírus O que é antivírus? O antivírus são softwares projectados para detectar, neutralizar e eliminar.
Backup DE DADOS DO USUÁRIO. Cópia de segurança dos dados no computador, alguns fáceis e outros trabalhosos, de acordo com a quantidade de dados. Utilizado.
1 Vírus de Computador FANAP - Internet – Navegação Sérgio Salazar.
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “Júlio de Mesquita Filho” Faculdade de Filosofia e Ciências – Campus de Marília Universidade Aberta à Terceira Idade Segurança.
VÍRUS.
Segurança Online e Offline
Capítulo 8 Programas Maliciosos.
Segurança na Internet ou Intranet Etapas essenciais para atingir “alguma” segurança Professor: Olidio Noa Mandlate
18/04/2017 MODULO: Sistemas Operacional Aula 09 –Vírus e Antivírus
TRABALHO SOBRE VÍRUS DE COMPUTADOR
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “Júlio de Mesquita Filho” UNATI - Marília Segurança na Web Aula 09.
Ana DUARTE nº1 Ana marques nº2 8ºB
FIREWALL.
Serviços de rede e internet Jackson Eduardo da Silva.
Correio eletrônico O Webmail é uma ferramenta que possibilita o acesso ao correio eletrônico a partir de qualquer ponto da internet, utilizando-se apenas.
Noções básicas sobre segurança e computação segura
Módulo I – Softwares: Vírus de Computadores Parte II Prof.: Rogério Morais.
Módulo I – Softwares: Vírus de Computadores Prof.: Rogério Morais.
NOME: LARA e LAUREN DISCIPLINA: INFORMÁTICA PROFESSORA: REGIANE
Comunicação mediada pelo computador: correio eletrônico Objetivos: - Identificar procedimentos de segurança na web: antivírus - Criar conta de num.
V ÍRUS & S PYWARE A NTIVÍRUS & A NTISPYWARE. V ÍRUS Em informática, um vírus de computador é um software malicioso desenvolvido por programadores que,
Transcrição da apresentação:

Vírus

O que são: Atualmente, os vírus de computador representam um dos maiores problemas para os usuários. São pequenos programas criados para causar algum dano ao computador infectado, seja apagando dados, roubando informações ou de qualquer forma que altere o funcionamento normal da máquina. Recebem o nome de vírus por serem semelhantes aos vírus biológicos na característica que possuem de infectar e multiplicar-se em busca de outro hospedeiro. Os primeiros vírus foram escritos através de linguagens como Assembly e C. Hoje em dia, podem ser criados de maneira muito mais fácil, inclusive, serem desenvolvidos por scripts e funções de macro de determinados programas.

Como Agem: Antigamente os vírus usavam disquetes para contaminar. Porém, hoje eles são capazes de atingir milhares de computadores em poucos minutos. Isso tudo graças à internet. O método de propagação mais comum é o uso de e-mails, onde tenta-se convencer o internauta a clicar no arquivo em anexo. E é nesse anexo que se encontra o vírus. Muitos usuários costumam identificar e-mails de vírus, mas os criadores podem usar artifícios inéditos que não poupam nem o usuário mais experiente. Ainda, há os vírus que exploram falhas de programação de determinados softwares . Algumas falhas são tão graves que podem permitir a contaminação sem que o usuário perceba. Outros vírus se propagam através do compartilhamento de recursos, como softwares que permitem o compartilhamento de arquivos entre internautas ou usuários de uma mesma rede.

Tipos de Vírus: Trojans Cavalos-de-tróia são um tipo de praga digital que, basicamente, permitem acesso remoto ao computador infectado. Esse tipo de vírus pode ter outras funcionalidades, como captura de dados do usuário e execução de instruções presentes em scripts. Entre tais instruções, podem haver ordens para apagar arquivos, destruir aplicativos, entre outros. Quando um cavalo-de-tróia permite acesso ao computador, passa a utilizar portas TCP e de alguma maneira informa ao seu criador a disponibilidade daquele computador. Ainda, a praga pode se conectar a servidores e executar instruções que estejam disponíveis no momento do acesso.

Tipos de Vírus: Boot Virus Os vírus de boot se fixam num setor onde se encontra o código que o micro executa automaticamente quando é ligado ou é “resetado”. Desta forma, os vírus são carregados e executados toda vez que ocorrer um boot. Após terem sido carregados, eles carregam o código de boot original, o qual foi deslocado pelo vírus para outra localidade. Características: São todos escritos em linguagem Assembly; Somente programadores especializados são capazes de criá-los; Seu número não aumenta rapidamente por serem difíceis de criar; São criados para atuar em determinados ambientes, mas podem causar estragos em qualquer sistema.

Tipos de Vírus: File Virus Os vírus de arquivo se fixam em arquivos de programas executáveis de modo que, quando estes programas infectados são chamados para execução, o código do vírus é executado primeiro. Após o carregamento e execução do vírus, ele carrega e executa o programa por ele infectado. Características: São, geralmente, escritos em linguagem Assembly, mas podem ser criados também em linguagens de alto nível, como C; Seu número é maior e aumenta mais rapidamente que o dos vírus de boot pela facilidade de criação utilizando-se linguagens de alto nível; São plataforma-dependentes, ou seja, só atuam no ambiente para o qual foram criados.

Worm Os worms (vermes) podem ser interpretados como um tipo de vírus mais inteligente que os demais. A principal diferença entre eles está na fora de propagação. Os worms podem se propagar rapidamente para outros computadores, seja pela internet, seja por meio de uma rede local. Geralmente, a contaminação ocorre de maneira discreta e o usuário só nota o problema quando o computador apresenta alguma anormalidade. O que faz dos worms inteligentes é a gama de possibilidades de propagação. Ele pode capturar endereços de e-mail em arquivos do usuário, usar de SMTP (sistema de envio de e-mail) próprios ou qualquer outro meio que permita a contaminação de computadores (normalmente milhares) em pouco tempo.

Spywares, Keyloggers e Hijackers Apesar de não serem vírus, esses 3 nomes podem representar perigo: Spywares são programas que ficam espionando as atividades dos internautas ou capturam informações sobre eles. Os spywares podem vir embutidos em softwares desconhecidos ou serem baixados automaticamente quando o internauta visita sites de conteúdo duvidoso. Keyloggers são pequenos aplicativos que podem vir embutidos em vírus, spywares ou softwares suspeitos, destinados a capturar tudo o que é digitado no teclado. O objetivo principal, nestes casos é capturar senhas. Hijackers são programas ou scripts que “seqüestram” navegadores de internet (principalmente o IE). Assim ele é capaz de alterar a página inicial do browser e impede o usuário de mudá-la, exibe propagandas em pop-ups ou janelas novas, instala barras de ferramentas no navegador e podem impedir o acesso a determinados sites (como sites de software anti-vírus).

-Perguntas- É possível o computador ser infectado através de programas de bate-papo como ICQ e MSN? É possível que esse tipo de infecção ocorra caso o programa em questão possua uma vulnerabilidade que possa ser explorada por algum vírus. Neste caso, é extremamente recomendável manter atualizado o software anti-vírus e as correções de segurança do sistema operacional. O computador pode ser infectado apenas por abrir uma mensagem de e-mail? Alguns vírus possuem a característica de se ativar logo após serem recebidos pelo gerenciador de e-mails. Então, sempre que possível, opte por efetuar a leitura de e-mails pelo web-mail de seu provedor e manter o gerenciador de e-mail sempre atualizado com as correções de segurança. De alguma forma os vírus podem danificar o hardware da máquina? A princípio, vírus apagam ou modificam dados lógicos dentro da máquina. O vírus W95.CIH (Chernobyl) ataca informações na BIOS de um computador, mas fisicamente ele permanece intacto. (...)

-Antivírus- Existe uma variedade enorme de softwares antivírus no mercado. Independente de qual você usa, mantenha-o sempre atualizado, isso porque surgem vírus novos todos os dias e seu antivírus precisa saber da existência deles para poder proteger seu sistema operacional. A maioria dos softwares antivírus possui serviços de atualização automática.