Linguagem, comunicação e interação

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Introdução aos Estudos Linguísticos
Advertisements

PORTUGUÊS Instrumental CAPÍTULO 3
PORTUGUÊS Instrumental CAPÍTULO 8 COMUNICAÇÃO (COMUNICADO) E CONTRATO
PORTUGUÊS Instrumental CAPÍTULO 7 CIRCULAR E CARTA OFICIAL
Comunicação.
Linguagem e comunicação
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
LINGUAGEM COMUNICAÇÃO E INTERAÇÃO
Conceitos básicos da COMUNICAÇÃO HUMANA
VARIAÇÃO LINGUÍSTICA: o que é isso?
COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL
Cultura, Linguagem e Língua
Variedade Lingüística
Texto verbal, não verbal e sincrético
Uso e normas da língua Linguagem
COMUNICAÇÃO.
Relações intertextuais
Ocorre quando interagimos com outras pessoas utilizando a linguagem.
POR QUE É IMPORTANTE SABER GRAMÁTICA?
CONCEPÇÃO DE GRAMÁTICA
Linguagem verbal.
Leitura e interpretação de texto
REDAÇÃO DE DOCUMENTOS TÉCNICOS
LÍNGUA, LINGUAGEM E COMUNICAÇÃO
ANÁLISE TEXTUAL Aula 1: Língua, linguagem e variação linguística.
CULTURA: É o conjunto de atividades, de modos de agir, de costumes, de crenças, de tradições e de valores de um grupo, transmitidos por meio da linguagem.
Gramática da língua portuguesa
Linguagem e variação linguística
COMUNICAÇÃO Fornecimento ou troca de informações, de idéia ou de sentimento, através de: PALAVRAS SINAIS GESTOS.
MORFOLOGIA VERSUS SINTAXE
REVISÃO: LÍNGUA PORTUGUESA
Estrutura do documento:
ANÁLISE TEXTUAL Aula 2 – Adequação vocabular, variação linguística, texto e hipertexto Profª. Fábio Simas.
Existe falar certo e falar errado? (p. 68 e 69)
O que é a linguagem? Linguagem é a capacidade humana de articular conhecimentos e compartilhá-los socialmente. Todo e qualquer processo humano capaz de.
EDIÇÃO MULTIMÉDIA AULA 3 Discursos dos media Categorizações Faculdade de Ciências Humanas – 2012/2013.
COMUNICAÇÃO Tudo o que nos envolve estabelece connosco um diálogo, transmite-nos uma informação. Recebemos mensagens através dos gestos, das expressões.
LINGUAGEM O que é linguagem ? A linguagem é própria do ser humano ?
Comunicação.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SOCIAIS APLICADAS CURSO: BACHARELADO EM ARQUIVOLOGIA PRIMEIRO PERIODO DISCIPLINA : OFICINA.
ANÁLISE TEXTUAL ANÁLISE TEXTUAL PROF. ROBERTO PAES AULA 1.
VARIEDADES DE TEXTO E DE LINGUAGEM
ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO
Linguagens Artísticas
“Nem a distância nem o tempo poderá apagar o que sinto por você!!!”
Comunicação.
Variação Linguística: Dialetos, Registro e Normas Linguística
Linguagem é a representação do pensamento por meio de sinais que permitem a comunicação e a interação entre as pessoas.    -Linguagem verbal: é aquela.
Semântica e Pragmática – 1/2012 Prof. Sabine Mendes Moura, Dn.
Português Instrumental REVISÃO
Comunicação e Redação Empresarial
Conceitos Introdutórios
Linguística Aprofundamentos
Elementos básicos da linguagem
Mª João Rodrigues Linguagem e Comunicação. Mª João Rodrigues LÍNGUA E FALANTE Linguagem – é a capacidade humana de usar símbolos para representar o mundo.
HABILIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS
CEJA/CECIERJ Módulo 1 – Unidade 1. É o conjunto de conhecimentos de um povo, transmitidos através de gerações. Estes conhecimentos congregam arte, folclore,
DIMENSÕES FUNDAMENTAIS DO SER HUMANO
AULA SOBRE OS ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO
A Linguagem E seus termos.
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias - Arte
Introdução à semiótica / semiologia Prof. Marcel Matias.
A COMUNICAÇÃO FRENTE AOS DESAFIOS DA NEGOCIAÇÃO. MODELO UNIDIRECIONAL CONSIDERA QUE O PAPEL PRINCIPAL DA COMUNICAÇÃO É A TRANSMISSÃO DE MENSAGENS GERA.
O Falar do Sul.
Linguagem, comunicação e interação Prof. Dr. Alexandre Rosa dos Santos - CCAE-UFES Departamento de Engenharia Rural - ERU Programa de Pós-Graduação (Mestrado/Doutorado)
1 Linguagem, Códigos e suas Tecnologias AULA DIGITAL LÍNGUA PORTUGUESA 1.Língua e Linguagem AULA DIGITAL.
Língua e Linguagem Professora: Marlene Pires Martins.
Linguagem, comunicação
Transcrição da apresentação:

Linguagem, comunicação e interação PORTUGUÊS Instrumental CAPÍTULO 1  Linguagem,  comunicação e interação    PROF. ALEXANDRE ROSA DOS SANTOS Engenheiro Agrônomo - UFES Mestrado em Meteorologia Agrícola – UFV Doutorado em Engenharia Agrícola - UFV

Gestos, desenhos, movimentos, símbolos, palavras, silêncio… O ser humano dispõe de diferentes linguagens para se comunicar com o mundo e com as pessoas. No entanto, parece que a palavra tem sido o instrumento preferido para ojetivar seu pensamento, interagir com o outro e se fazer compreender. A gramática precisa apanhar todos os dias para saber quem é que manda. (Luis Fernando Verissimo) As palavras, afinal, vivem na boca do povo. E são faladíssimas. (Luis Fernando Verissimo) Éa fala que faz evoluir a língua (Ferdinand de Saussure)

Qual a definição de gramática? Estudo de uma língua examinada como “sistema de meios de expressão” (Saussure, 1922, 185). Mais estritamente é o estudo dos fonemas, ou Morfologia, e dos processos de estruturação doSintagma. Ao lado dessa gramática propriamente dita, chamada descritiva, porque se propõe a fazer a descrição da língua, há a tradicional gramática normativa, apresentação do que estabelece numa língua dada a sua disciplina gramatical; é neste sentido que se diz de álguém – que fala ou escreve sem gramática. […] (J. Mattoso Câmara Jr: Dicionário de Linguística e Gramática. 13. ed. Petrópolis: Vozes, 1997. p. 130)

Na realidade, toda palavra comporta duas faces Na realidade, toda palavra comporta duas faces. Ela é determinada tanto pelo fato de que procede de alguém, como pelo fato de que se dirige para alguém. Ela constitui justamente o produto da interação do locutor e do ouvinte. Toda palavra serve de expressão a um em relação ao outro. Através da palavra, defino-me em relação ao outro, isto é, em última análise, em relação à coletividade. A palavra é uma espécie de ponte lançada entre mim e os outros. Se ela se apoia sobre mim numa extremidade, na outra apoia-se sobre meu interiocutor. A palavra é o território comum do locutor e do interiocutor. (Mikahil Bakhtin, Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec, 1979. p. 99.)

LÍNGUA Esta língua é como um elástico que espicharam pelo mundo. No início era tensa, de tão clássica. Com o tempo, se foi amaciando, foi-se tornando romântica, incorporando os termos nativos e amolecendo nas folhas de bananeira as expressões mais sisudas. Um elástico que já não se pode mais trocar, de tão gasto; nem se arrebenta mais, de tão forte. Um elástico assim como é a vida que nunca volta ao ponto de partida. (Gilberto Mendonça Teles. Falavra. Lisboa: Dinalivro, 1989. p. 95-6.)

Quando ocorre a COMUNICAÇÃO? A comunicação ocorre quando interagimos com outras pessoas utilizando linguagem. Qual a definição de LINGUAGEM? A linguagem é um processo comunicativo pelo qual as pessoas interagem entre si. LINGUAGEM VERBAL: a unidade básica é a palavra (falada ou escrita). LINGUAGEM NÃO VERBAIS: a música, a dança, a mímica, a pintura, a fotografia, a escultura, etc., que possuem outros tipos de unidade – o gesto, o movimento, a imagem, tec. LINGUAGENS MISTAS: histórias em quadrinhos, o cinema, o teatro e os programas de TV, que podem reunir diferentes linguagens como o desenho, a palavra, o figurino, a música, o cenário, etc. LINGUAGEM DIGITAL: valendo-se da combinação de números, permite armazenar e transmitir informações em meios eletrônicos.

Qual a definição de INTERIOCUTORES? Interiocutores são as pessoas que participam do processo de interação por meio da linguagem. O CÓDIGO O código é um conjunto de sinais convencionados socialmente para a construção e a transmissão de mensagens. Exemplo: códigos na rua, no trânsito, em rodoviárias, aeroportos, etc.

A LÍNGUA VARIEDADES LINGUÍSTICAS Língua é um código formado por signos (palavras) e leis combinatórias por meio do qual as pessoas se comunicam e interagem entre si. VARIEDADES LINGUÍSTICAS Vairiedades linguísticas são as variações que uma língua apresenta, de acordo com as condições sociais, culturais, regionais e históricas em que é utilizadas. Variedades padrão, língua padrão ou norma culta: utilizada na maior parte dos livros, jornais e revistas, em alguns programas de televisão, nos livros científicos e didáticos, e é ensinada na escola. Variedades não padrão ou língua não padrão: são todas as variedades linguisticas diferentes da padrão. Exemplo: gíria, jargão de grupos ou profissões (a linguagem dos policiais, dos jogadores de futebol, dos sufistas, etc.).

VARIAÇÕES LINGUÍSTICA: OS DIALETOS E OS REGISTROS REGISTROS: ocorrem de acordo com o grau de formalismo existente na situação: com o modo de expressão. DIALETOS: são variedades originadas das diferenças de região ou território, de idade, de sexo, de classes ou grupos sociais e da própria evolução histórica da língua. Exemplos: bua: grão de areca(para mascar) malus: folha de betel, uma planta trepadeira (para mascar) tuaka: aguardente local

GÍRIA GÍRIAS CURIOSAS DOS FANKEIROS Gíria é uma das variedades que uma língua pode apresentar. Quase sempre é criada por um grupo social, como dos fãs de rap, de funk, de heavy metal, o dos sufistas, dos skatistas, tec. GÍRIAS CURIOSAS DOS FANKEIROS alemão turma rival, que está do lado oposto bonde grupo de fankeiros cão mentira, calotes filezinho, mel, uva menina bonita MC mestre-de-cerimônias dos bailes funk

CUIDADO COM AS PROMOÇÕES COMERCIAIS ABAIXO FIM!