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A COMUNICAÇÃO FRENTE AOS DESAFIOS DA NEGOCIAÇÃO. MODELO UNIDIRECIONAL CONSIDERA QUE O PAPEL PRINCIPAL DA COMUNICAÇÃO É A TRANSMISSÃO DE MENSAGENS GERA.

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1 A COMUNICAÇÃO FRENTE AOS DESAFIOS DA NEGOCIAÇÃO

2 MODELO UNIDIRECIONAL CONSIDERA QUE O PAPEL PRINCIPAL DA COMUNICAÇÃO É A TRANSMISSÃO DE MENSAGENS GERA MONÓLOGOS (UMA PESSOA FALA - MUITAS PESSOAS ESCUTAM) POSSUI UMA ORDEM HIERÁRQUICA E EXCLUDENTE PRIVILEGIA QUEM EMITE A INFORMAÇÃO (QUEM EMITE TEM MAIS PODER) NÃO CONSIDERA OS DIFERENTES PONTOS DE VISTA, NEM AS RAZÕES DE QUEM AS RECEBE. HÁ POUCO OU NENHUM ESPAÇO PARA INTEREÇÃO

3 M ODELO U NIDIRECIONAL Emisor Receptor Mensaje Contexto Código Canal Retorno (Feedback)

4 MODELO DE COMUNICAÇÃO PARTICIPATIVA Comunicação como um processo de diálogo, onde os interlocutores se colocam como iguais, tendo como características: A horizontalidade. Não há emissores nem receptores, mas sim interlocutores em igualdade de condições (todos sabemos algo e temos algo a dizer) A inclusão. É um processo que convida a participar, especialmente àqueles setores que tradicionalmente estão à margem do processo decisório. A integralidade. Como diálogo entre pessoas, considera as dimensões subjetivas, a história e os valores do grupo, sempre em uma relação de respeito. Parte da premissa que todos devem ser protagonistas dos processos de comunicação, apropiando-se tanto das mensagens como dos meios e utilizam a informação para dar sentido a suas prácticas.

5 MODELO DE COMUNICAÇÃO PARTICIPATIVA Interlocutor / interlocutora Diálogo Código / Canal Contexto

6 OS ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO O propósito: Se comunica sempre com uma intenção: distrair, informar, motivar, convencer, persuadir, negociar. Se trata do Para quê? Os personagens da comunicação: interlocutoras e interlocutores que constróem o processo comunicativo através da emissão e recepção de mensagens e sinais ou através do diálogo. Quem? Pessoa ou pessoas que transmitem a mensagem. Para quem? Pessoa ou conjunto que recebe a mensagem.

7 OS ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO O diálogo: se constrói através das sucessivas mensagens que são trocadas, entendendo-as como o conjunto dos conteúdos que se transmite. Responde a pergunta: O Quê? O canal: É a via pela qual circula a mensagem: a palavra, a letra, a imagem, os gestos, a música, etc. Responde a pergunta: Através de que? O código: constitui o conjunto de signos, sinais e regras que se utilizam para transmitir a mensagem. Deve ser conhecido por todas as pessoas que participam do processo comunicativo. Isto permite que todos possam decodificá-los e comprenderem a informação. Responde a pergunta: Como? O contexto: É a circunstância em que se produz o ato da comunicação e que ajuda ou dificulta a comprenssão da mensagem. Responde a pregunta: Em que situação?

8 OS TIPOS DE COMUNICAÇÃO Podemos estabelecer diferentes tipos de comunicação em função das pessoas que participam, dos canais e códigos empregados e do grau de formalização dos processos: Em função das pessoas que participam podemos distinguir entre: comunicação interpersonal, a que se produz entre as pessoas ou grupos muito reduzidos. comunicação coletiva, se produz entre uma pessoa e um grupo, o entre dois grupos de pessoas. comunicação de massas, é o que circula, majoritariamente, através dos grandes meios de comunicação. É impessoal.

9 OS TIPOS DE COMUNICAÇÃO Em função do canal e código empregado, há pelo menos quatro tipos de comunicação: comunicação verbal ou diálogo : representa uma conversação entre duas partes e tem como código a fala. Caracteriza-se pela reciprocidade. comunicação escrita : utiliza os signos da linguagem humana como meio para comunicar: um boletim do sindicato, uma ata de reunião, uma carta, etc. Caracteriza-se como uma comunicação indireta mediatizada pelo recurso da escrita. comunicação não verbal : este tipo de comunicação inclui formas de comunicação que se transmitem através de expressões faciais, do contato visual, gestos, posturas ou da linguagem corporal. Neste tipo de comunicação estão presentes os elementos não verbais denominados “para-linguagens”, ou seja diz respeito a qualidade da voz, a entonação, ao stress, a emoção e ao estilo de falar. comunicação visual : este tipo de comunicação privilegia principalmente imagens que incluem signos, tipografia, ilustrações, desenhos, gráficos, cores e recursos eletrônicos. Esta forma de comunicação reflete uma concepção de que uma mensagem visual tem um maior poder de informar, educar e convencer uma ou mais pessoas.

10 OS TIPOS DE COMUNICAÇÃO Em relação ao grau de formalização: A comunicação Institucional, que se realiza através das estruturas próprias da organização e segue um conjunto de regras e procedimentos em conformidade com as suas concepções. A comunicação informal, que se realiza sem obedecer qualquer tipo de procedimento ou regra. Ocorre de forma espontânea entre as pessoas, para além da comunicação institucional. No caso das Organizações Sindicais, recomenda-se considerar os dois tipos de comunicação, pois dependendo do contexto e da ação a ser desenvolvida, os processos comunicativos informais podem ser mais potentes que os formais e podem ter uma influência significativa nas relações.


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