O Cristianismo E.B. 2/3 do Couto Mineiro Disciplina: E.M.R.C.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SEITAS E HERESIAS À Luz da Bíblia Aula 3.
Advertisements

EPIFANIA Sentido Teológico... “Vimos sua estrela no Oriente e viemos
Cristianismo.
ENTENDENDO O FENÔMENO RELIGIOSO
Educação Moral e Religiosa Católica “EMRC”
07: Introdução ao Credo Apostólico
Anunciação O Anjo e Maria.
A Eucaristia, sacramento de nossa salvação realizada por Cristo na cruz, é também um sacrifício de louvor em ação de graças pela obra da criação. No sacrifício.
DOMINGO DA ASCENSÃO DO SENHOR
Vimos uma Estrela.
O judaísmo é considerado a primeira religião monoteísta a aparecer na história. Tem como crença principal a existência de apenas um Deus, o criador de.
O ANO LITÚRGICO..
Somos Um Grupo Com JESUS quando
Islamismo, Judaísmo e Cristianismo
As Religiões Abraâmicas
Rainha dos Apóstolos.
Deus é Comunidade de Amor
E DEIXAR CAMINHAR SOZINHO...
“Eu Creio” - “Nós Cremos”
Anunciação do Anjo à Virgem Maria
Santíssima Trindade.
DEUS CRISTO HOMEM IGREJA EXÉQUIAS
A eucaristia Começar.
Frutos da Redenção A vontade salvífica universal de Deus centra-se em
Cedo ou tarde, toda pessoa que raciocina ficará curiosa em saber para onde irá depois da morte e onde passará a eternidade.
TEMPO LITURGICO. TEMPO LITURGICO Ano litúrgico ou calendário litúrgico é o ciclo das celebrações litúrgicas durante o ano da igreja cristã que determina.
Ser Quem Quer Quem Quer Ser Quem Quer Ser w Existem 3 ajudas:
Profissão de fé São Bruno Profissão de fé No dia 6 de outubro de 1101, São Bruno, o Patriarca dos Cartuxos, viu já perto o seu encontro definitivo.
A FUNÇÃO DO CULTO A DEUS:
Ecumenismo e confissões cristãs.
ECUMENISMO FORMAÇÃO DE COORDENADORES CONCEITO
CONSOLIDAR PARA GANHAR PROJETO PROJETO. OBJETIVO s Ganhar 100 homens convertidos e consolidados até Dezembro de 2009 e futuramente a cidade de Fortaleza.
REFORMA PROTESTANTE As rupturas da cristandade que ocorreram no século XVI são genericamente chamadas de “Reforma protestante”. Eram denominados “protestantes”
LIGAR O SOM E DEIXAR CAMINHAR SOZINHO...
ORGANIZAÇÕES RELIGIOSAS Docente: Wilma B. Borges de Macedo 2011
MÉTODO NA CATEQUESE VER ILUMINAR AGIR CELEBRAR REVER.
TESTEMUNHAS DE JEOVÁ.
Tudo o que o Pai possui é meu. O Espírito Santo receberá
As Religiões Abraâmicas
21º DOMINGO DO TEMPO COMUM 26 de agosto de 2012
CREDO DE ATANÁSIO (Séculos IV e V)
TEXTOS BÍBLICOS I - LEITURA - At 1,1-11 SALMO 46 (47) II -LEITURA - Ef 1,17-23 EVANGELHO - MC 16,15-20.
MISSÃO DA ESCOLA BÍBLICA.
MISSÃO DA ESCOLA BÍBLICA.
Credo: É o Pilar e a Casa da Nossa Fé
LIÇÃO 3 NÃO TERÁS OUTROS DEUSES
Olhando para o Céu Ascensão.
16 Pois toda a Escritura Sagrada é inspirada por Deus e é útil para ensinar a verdade, condenar o erro, corrigir as faltas e ensinar a maneira certa de.
O juízo final ESTUDO 6. O juízo final ESTUDO 6.
1 1 Creio no Espírito Santo. 2 O Espírito, dom do Pai e do Filho 1. O Espírito revelado na história Toda a história desenvolve-se sob o sopro do Espírito.
A Igreja celebra nos próximos dias duas grandes festas: ASCENSÃO e PENTECOSTES. As Leituras bíblicas refletem sobre os dois fatos: - A Ascensão: com.
BÍBLIA ACESSÍVEL A TODOS COMENTÁRIOS BÍBLICOS CATECISMOS.
DEUS É TRIUNO PAI,FILHO E ESPIRITO SANTO
LIÇÃO 8 - O RELACIONAMENTO COM PESSOAS DE UMA FÉ DIFERENTE
Escatologia Prof. Márcio Ruben. A imortalidade da alma  Duas teorias:  Materialista: reconhece o corpo e desconhece a alma.  Espiritualista: reconhece.
LIÇÃO 2 SINAIS QUE ANTECEDEM A VOLTA DE CRISTO
CATEQUESE COM ADULTO.
O CAMPO DA RELIGIÃO Prof. Helder Salvador. É só com a filosofia moderna que se começa tratar a religião, e com isto também a fé cristã, filosoficamente,
Deus CRIADOR Origem Princípio------INFINITO Nós CRIATURAS FINITAS.
O que é a Quaresma?.
Credo.
Introdução à Carta SUA APRESENTAÇÃO PESSOAL Primeira credencial: “Servo de Jesus Cristo”. (1.1). Servo, do grego “doulos” significa escravo. Pertencer.
7º Ano de Catequese Projeto + Paróquia de Vandoma.
Trabalho no âmbito da disciplina de Moral. Antigo testamento1 Trabalho realizado por Novo testamento2 Textos deuteracónicos Deuteracónicos Novo testamento3.
A ressurreição e a ascensão de Cristo ao céu 15 ALTDORFER, Albrecht A ressurreição de Cristo c Kunsthistorisches Museum, Viena.
E vi outro anjo voar pelo meio do céu, e tinha o evangelho eterno, para o proclamar aos que habitam sobre a terra, e a toda a nação, e tribo, e língua,
Entender Ajudar Colaborar Ser presente Dar presente Perdoar Superar Doar-se Fazer feliz Gostar Respeitar Dedicar Ser fiel Dar atenção Compreender.
Organização interna da Bíblia
Transcrição da apresentação:

O Cristianismo E.B. 2/3 do Couto Mineiro Disciplina: E.M.R.C. Prof.: José António Oliveira Trabalho realizado por: Márcio Silva e Ricardo Martins 8ºB O Cristianismo

Índice - Introdução; - O Cristianismo; - Cristianismo (Algumas imagens); - Monoteísmo; - Jesus; - A Salvação; - A vida depois da morte; - A Igreja; - Calendário litúrgico e festividades; - Conclusão.

Introdução O professor de E.M.R.C no âmbito da sua disciplina, sugeriu para num trabalho abordarmos o tema “ O Cristianismo ” .

O Cristianismo Cristianismo (do grego Xριστός, "Cristo") é uma religião monoteísta centrada na vida e nos ensinamentos de Jesus de Nazaré, tais como são apresentados no Novo Testamento. A fé cristã acredita essencialmente em Jesus como o Cristo, Filho de Deus, Salvador e Senhor. Os seguidores do cristianismo, conhecidos como cristãos, acreditam que Jesus seja o Messias profetizado na Bíblia Hebraica (a parte das escrituras comum tanto ao cristianismo quanto ao judaísmo). A teologia cristã ortodoxa alega que Jesus teria sofrido, morrido e ressuscitado para abrir o caminho para o céu aos humanos. Os cristãos acreditam que Jesus teria ascendido aos céus, e a maior parte das denominações ensina que Jesus irá retornar para julgar todos os seres humanos, vivos e mortos, e conceder a imortalidade aos seus seguidores.

Monoteísmo Monoteísmo O cristianismo herdou do judaísmo a crença na existência de um único Deus. Um dos atributos mais importantes de Deus, referido várias vezes ao longo do Novo Testamento, é o amor: Deus ama todas as pessoas e estas podem estabelecer uma relação pessoal com ele através da oração. A maioria das denominações cristãs professa crer na Santíssima Trindade, isto é, que Deus é um ser eterno que existe como três pessoas eternas, distintas e indivisíveis: o Pai, o Filho e o Espírito Santo. A doutrina das denominações cristãs difere do monoteísmo judaico visto que no judaísmo não existem três pessoas da Divindade, há apenas um único.

Jesus Jesus Jesus Os cristãos reconhecem a importância dos ensinamentos morais de Jesus, entre os quais salientam o amor a Deus e o amor ao próximo, e consideram a sua vida como um exemplo a seguir. O cristianismo reconhece Jesus como o Filho de Deus que veio à Terra libertar os seres humanos do pecado através da sua morte na cruz e da sua ressurreição. Para a maioria dos cristãos, Jesus é completamente divino e completamente humano. Há no entanto, uma recorrente discussão sobre a divindade de Jesus. Aqueles que questionam a divindade de Cristo argumentam que ele jamais teria afirmado isso expressamente. Os que defendem a divindade de Cristo, por sua vez, valem-se de versículos que, através da postura de Jesus e dentro do próprio contexto cultural judaico da época, deixariam clara sua condição divina. Jesus

A salvação O cristianismo acredita que a fé em Jesus Cristo proporciona aos seres humanos a salvação e a vida eterna, mas vale lembrar que biblicamente, as obras não são capazes de dar a uma pessoa a Vida Eterna, a única maneira de alcançar a Salvação é dando crédito à obra da cruz realizada pelo que os cristãos acreditam ser o filho de Deus, a saber Jesus Cristo.

A Igreja O cristianismo acredita na Igreja (ekklesia), palavra de origem grega que significa "assembléia", entendida como a comunidade de todos os cristãos e como corpo místico de Cristo presente na Terra e sua continuidade. As principais igrejas ligadas ao cristianismo são: a Igreja Católica, as Igrejas Protestantes e a Igreja Ortodoxa.

A vida depois da Morte A visão de determinadas religiões cristãs sobre a vida depois da morte envolve, de uma maneira geral, a crença no céu e no inferno. A Igreja Católica considera que para além destas duas realidades existe o purgatório, um estado de purificação onde ficam as almas que morreram em estado de graça, mas que cometeram pecados

Calendário litúrgico e festividades Advento: período constituído pelas quatro semanas antes do Natal, entendidas como época de preparação para a celebração do nascimento de Jesus Cristo; Natal: celebração do nascimento de Jesus; Epifania: para os católicos, celebra a adoração de Jesus Cristo pelos Reis Magos, enquanto que para os cristãos ortodoxos o seu baptismo. Acontece doze dias após o Natal; Sexta-feira Santa: morte de Jesus, Domingo de Páscoa: ressurreição de Jesus; Ascensão: ascensão de Jesus ao céu. Acontece quarenta dias após o Domingo de Páscoa; Pentecostes: celebração do aparecimento do Espírito Santo aos cristãos. Ocorre cinquenta dias após o Domingo de Páscoa.

Conclusão Com a realização deste trabalho pretendemos adquirir mais informação. Foi um trabalho interessante, onde descobrimos a história do Cristianismo e adquirimos novos conhecimentos em relação ao tema. 