Termometria Aula 03.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Adaptado da Porto Editora por Marília Peres
Advertisements

COLÉGIO MILITAR de FORTALEZA
- 4 - A Segunda Lei Conceitos.
TERMOMETRIA.
Química dos Biocombustíveis
Professor: José Queiroz
Termologia.
Capítulo 2 Energia em Processos Térmicos:
W Compressão do gás Expansão do gás
Universidade Federal Rural
TERMODINÂMICA Estuda as propriedades macroscópicas dos sistemas materiais e suas relações, mediantes uma descrição que considera as diferentes formas de.
A entropia de um sistema isolado aumenta numa mudança espontânea 1a Lei da Termodinâmica A energia total do Universo, com ou sem transformações,
Aula 05 Calor e Trabalho.
COLÉGIO MILITAR de FORTALEZA
COLÉGIO MILITAR de FORTALEZA
Propriedades Básicas dos Fluidos
TERMOLOGIA Revisão e cont.
TM Termodinâmica.
TERMODINÂMICA.
Capitulo 02 – Primeira Lei
-2- A PRIEMEIRA LEI OS CONCEITOS.
Aula 9° ANO Professor : Diego
Termodinâmica Sistema e Vizinhança
Temperatura Calor 1º. Lei da Termodinâmica
2. A ENERGIA NO AQUECIMENTO / ARREFECIMENTO DE SISTEMAS
Termodinâmica.
Calorimetria É a parte da Termologia que estuda a quantidade de calor recebida ou perdida por um corpo.
Termodinâmica.
FQU 01 Existem fenômenos naturalmente considerados como expontâneos gás expande naturalmente até ocupar todo o volume Corpo aquecido tende a resfriar até.
TMA 01 As Relações de Maxwell Matemática: Se e somente se,
Variação de Entropia em Processos Reversíveis
Espontaneidade de Reação G, H e S Prof. AMARÍLIO
CALORIMETRIA.
Marcos Germano Degenhardt
2ª lei da TERMODINÂMICA Módulo 03 Física 01 Pág. 20.
Termodinâmica.
Termometria Termodinâmica
Aula 11 Formas Integrais das Leis Fundamentais
Termodinâmica.
Termodinâmica - Aula 2 2. Termodinâmica
Primeira Lei da Termodinâmica
Capítulo 20 Aula 1 Entropia e a segunda lei da termodinâmica
Introdução à Termodinâmica.
Capítulo 2 Energia em Processos Térmicos:
Calorimetria Termodinâmica
TERMOLOGIA.
TERMOLOGIA.
SEGUNDA LEI DA TERMODINÂMICA
1. Sistema - porção definida do espaço.
TERMOMETRIA.
Introdução à Máquinas Térmicas Curso Técnico Mecânico – Modulo IV
Capítulo 4 Máquinas Térmicas, Entropia e
Seminário de Química Termoquímica
Segunda Lei da Termodinâmica
Capítulo 4 Máquinas Térmicas, Entropia e
TERMODINÂMICA.
TERMOMETRIA, CALORIMETRIA E TERMODINÂMICA – Aula 7
Unidade Um Do Sol ao Aquecimento
ENTROPIA Processos Reversíveis e Irreversíveis Entropia
CICLOS TERMODINÂMICOS
TERMOMETRIA, CALORIMETRIA E TERMODINÂMICA – Aula 6
Universidade Federal Rural
TERMOLOGIA Prof. Samuel Degtiar.
Superintensivo Professor John Disciplina Física E.
TERMOLOGIA Professor John Disciplina Física E.
Calor, Primeira Lei da Termodinâmica e Transformações Gasosas
Prof. Dr. Evandro Rodrigo Dário INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA IFSC – Campus Joinville - SC Disciplina : Fenômenos de transporte Introdução à Termodinâmica.
Como funciona um motor?.
Termologia O que vem a ser termologia? O que ela estuda? Termologia é a parte da física que estuda o calor, ou seja, ela estuda as manifestações dos tipos.
I Revisão de Física Termodinâmica Prof: Marcos Rogério
Transcrição da apresentação:

Termometria Aula 03

Objetivos da Termodinâmica A Termodinâmica estuda as propriedades macroscópicas dos sistemas materiais e suas relações, mediantes uma descrição que considera as diferentes formas de manifestação e interconversão de Energia.

Estado Termodinâmico O estado de um sistema é definido pela sua descrição completa e inequívoca baseada na enumeração de suas propriedades macroscópicas. Quando um sistema está em equilíbrio suas propriedades termodinâmicas não variam com o tempo, diz-se que ele está em um determinado Estado. O estado de qualquer sistema pode ser descrito por algumas variáveis termodinâmicas. Quanto mais complexo o sistema, maior o número de variáveis.

Sistema Termodinâmico CONCEITOS FUNDAMENTAIS Sistema Termodinâmico A parte do universo que está sob consideração. Qualquer coisa em questão é chamado de Sistema. Uma classificação útil dos sistema termodinâmicos é baseada na natureza da Fronteira e as grandezas que fluem através dele, como matéria, energia, trabalho, calor e entropia. Tudo que se situa fora do sistema termodinâmico é chamado MEIO ou VIZINHANÇA.

CONCEITOS FUNDAMENTAIS Sistema Fechado É o sistema termodinâmico no qual não há fluxo de massa através das fronteiras que definem o sistema. não existe qualquer interação entre o sistema termodinâmico e a sua vizinhança. Ou seja, através das fronteiras não ocorre fluxo de calor, massa, trabalho etc.

CONCEITOS FUNDAMENTAIS Sistema Aberto É o sistema termodinâmico no qual há fluxo de calor, massa ou trabalho através das fronteiras que definem o sistema.

CONCEITOS FUNDAMENTAIS CALOR Energia que se transfere de um corpo para outro, quando entre eles existir uma diferença de temperatura, até atingir o Equilíbrio Térmico (temperaturas iguais).

TEMPERATURA CONCEITOS FUNDAMENTAIS Medida do grau de agitação das moléculas

LEI ZERO DA TERMODINÂMICA EQUILÍBRIO TÉRMICO Dois corpos que estão em equilíbrio térmico com um terceiro corpo estão em equilíbrio térmico entre si. a b c Enquanto houver transferência de calor as propriedades de b e de c modificam-se.

CONSTRUÇÃO DE UMA ESCALA QUALQUER X Y X1 X2 Y1 Y2

Escalas Termométricas

Propriedades Termodinâmicas Propriedade Extensiva Chamamos de propriedade extensiva àquela que depende do tamanho (extensão) do sistema ou volume de controle. Assim, se subdividirmos um sistema em várias partes (reais ou imaginárias) e se o valor de uma dada propriedade for igual à soma das propriedades das partes, esta é uma variável extensiva. Por exemplo: Volume, Massa, etc.

Propriedades Termodinâmicas Propriedade Intensiva Ao contrário da propriedade extensiva, a propriedade intensiva, independe do tamanho do sistema. Exemplo: Temperatura, Pressão etc.

Propriedades Termodinâmicas Propriedade Específica Uma propriedade específica de uma dada substância é obtida dividindo-se uma propriedade extensiva pela massa da respectiva substância contida no sistema. Uma propriedade específica é também uma propriedade intensiva do sistema. Exemplo de propriedade específica: onde: M é a massa do sistema, V o respectivo volume e U é a energia interna total do sistema.

Mudança de Estado de um Sistema Termodinâmico Quando qualquer propriedade do sistema é alterada, por exemplo; Pressão, Temperatura, Massa, Volume, etc. dizemos que houve uma mudança de estado no sistema termodinâmico.

Processos Termodinâmicos O caminho definido pela sucessão de estados através dos quais o sistema passa é chamado processo. Reversível: H2O(s)  H2O(l) Irreversível: Mesmo que o sistema retorne ao estado inicial é impossível fazer com que o meio ambiente retorne às condições de partida.

Processos Termodinâmicos Processo Isobárico (pressão constante) Processo Isotérmico (temperatura constante) Processo Isocórico ou Iisométrico (volume constante) Processo Isoentálpico (entalpia constante) Processo Isoentrópico (entropia constante) Processo Adiabático (sem transferência de calor)

Ciclo Termodinâmico Quando um sistema (substância), em um dado estado inicial, passa por certo número de mudança de estados ou processos e finalmente retorna ao estado inicial, o sistema executa um ciclo termodinâmico. Deve ser feita uma distinção entre ciclo Termodinâmico, descrito acima, e um ciclo mecânico. Um motor de combustão interna de quatro tempos executa um ciclo mecânico a cada duas rotações. Entretanto o fluido de trabalho não percorreu um ciclo termodinâmico dentro do motor, uma vez que o ar e o combustível são queimados e transformados nos produtos de combustão, que são descarregados para a atmosfera.

Conservação da Energia A energia em um sistema pode manifestar-se sob diferentes formas como calor e trabalho. A energia pode ser inter convertida de uma forma para outra, mas a quantidade total de energia do universo, isto é, sistema mais meio externo, conserva-se. A ENERGIA INTERNA DE UM SISTEMA ISOLADO É CONSTANTE

Conservação da Energia Variação na energia interna do sistema Calor trocado pelo sistema Trabalho realizado pelo sistema

Transferência de Calor Transferência de energia devida a uma diferença de temperatura entre o sistema e as vizinhanças (Q). UNIDADE: [J] = kg.m2s-2

Transferência de Trabalho É uma transferência de energia que pode causar um movimento contra uma força que se opõe a esse movimento (W). UNIDADE: [J] = kg.m2s-2

Processos de Transferência sistema W Fornece energia W < 0 Retira W > 0 q calor q > 0 q < 0

Tipos de Trabalho trabalho Força motriz mecânico Força física (N) Eixo deferencial Torque (N) hidráulico Pressão (Pa) elétrico Voltagem (V) químico Concentração (molL-1)

Trabalho Mecânico Unidade de calor: 1 caloria = 1cal = calor necessário para elevar a temperatura de um grama de água em um grau Celsius (de 14,0ºC a 15,0ºC). 1cal = 4,18J

Processos Termodinâmicos