Transmissão de Calor.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CALORIMETRIA Calorimetria.
Advertisements

COLÉGIO MILITAR de FORTALEZA
RADIAÇÃO TÉRMICA.
Aula de Física Junho de TRANSMISSÃO EM QUE A ENERGIA TÉRMICA SE PROPAGA POR MEIO DA AGITAÇÃO MOLECULAR.
Energia transferida entre dois sistemas, a diferentes temperaturas.
Transferências de energia
Seminário de Física O EFEITO ESTUFA.
DILATAÇÃO TÉRMICA.
PORQUE OS CORPOS, EM GERAL, SE DILATAM AO SEREM AQUECIDOS? Quando esquentamos alguma substância estamos aumentando a agitação de suas moléculas, e isso.
Tópico 7: Transferência de Calor por Radiação
COLÉGIO MILITAR de FORTALEZA
MINISTÉRIO da DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO D E C Ex - DEPA COLÉGIO MILITAR de FORTALEZA.
TERMOLOGIA Revisão e cont.
PROPAGAÇÃO DO CALOR.
PROBLEMAS AMBIENTAIS.
Prof. Regis Guimarães Colégio Planeta Transmissão do Calor.
Transmissão de Calor Definição de Calor: Calor é energia térmica em trânsito motivada por uma diferença de temperatura, sendo sempre transferida do meio.
Colégio Franciscano Santíssima Trindade Aula: Transmissão de Calor
Calor e TEMPERATURA.
Transmissão de Calor.
REVISÃO 2º ANO FÍSICA Professor: Demetrius
Física Termologia Propagação do Calor Prof. Rodrigo Lins.
2. A ENERGIA NO AQUECIMENTO / ARREFECIMENTO DE SISTEMAS
Calorimetria É a parte da Termologia que estuda a quantidade de calor recebida ou perdida por um corpo.
TERMOLOGIA IVAN SANTOS. CONCEITOS FUNDAMENTAIS Temperatura: Medida da agitação molecular. Calor: Energia térmica em trânsito. Equilíbrio térmico: temperaturas.
TRANSFERÊNCIA DE CALOR AULA 3
Propagação de Calor.
Termologia – Temperatura e Calor.
Alunos: Bruno Kurtz Julyana Schneider Rafael Motta EM-123
Mecanismos de transferência de calor
Emissão e absorção de radiação
Física Térmica INSTITUTO FEDERAL SUL-RIO-GRANDENSE
Efeito Estufa.
Propagação do Calor Prof.: Eduardo Kilder.
Propagação(transmissão) do calor
Termologia Professor John Disciplina Física E.
TERMOLOGIA.
Calorimetria AV1 – 4° BIMESTRE
Prof. Christian de Pinho Ramos
Caderno 2 Capítulo Dilatações
Transmissão de calor Tipos de Cobertura Índices de Conforto Térmico
FÍSICA TÉRMICA.
Física Termologia Propagação do Calor Prof. Rodrigo Lins.
CONVECÇÃO E RADIAÇÃO DE CALOR FENÔMENOS DE TRANSPORTES II.
PROPAGAÇÃO (TRANSMISSÃO) DE CALOR
DISCIPLINA: FÍSICA 1 PROFESSOR: DEMETRIUS SÉRIE: 2º ANO
Questionamentos iniciais:
Qualidade do Ar POLUIÇÃO: Acúmulo de substâncias que causam alterações no ar, ocasionando prejuízos ao local e a saúde humana. POLUENTES: Todas substância.
PROPAGAÇÃO DO CALOR.
Qualidade do Ar POLUIÇÃO: Acúmulo de substâncias que causam alterações no ar, ocasionando prejuízos ao local e a saúde humana. POLUENTES: Todas substância.
Calor e temperatura Calor: É uma forma de energia térmica em trânsito, ou seja, está sempre se transferindo de um corpo com maior temperatura para um corpo.
CALOR Transferência de energia
Revisão Exame Nacional do Ensino Médio 2015
DISCIPLINA: FÍSICA PROFESSOR: DEMETRIUS LEÃO SÉRIE: 8ª
TERMOLOGIA Prof. Samuel Degtiar.
SUMÁRIO: Mecanismos de transferência de energia por calor em sólidos e fluidos: condução e convecção. Condutividade térmica. Bons e maus condutores.
Superintensivo Professor John Disciplina Física E.
Termologia Professor John Disciplina Física E.
Calor, Primeira Lei da Termodinâmica e Transformações Gasosas
Ondas Onda é uma perturbação que se propaga no espaço ou em qualquer outro meio. Uma onda transfere energia de um ponto para outro, mas nunca transfere.
h h2h2h2h2 h h1h1h1h1  1111  2222.
UNIVERSIDADE FEDERAL TECNOLÓGICA DO PARANÁ DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA LABORTÓRIO DE MECÂNICA DOS FLUIDOS UNIVERSIDADE FEDERAL TECNOLÓGICA DO PARANÁ.
MECANISMOS DE TRANSFERÊNCIA DE ENERGIA EM FORMA DE CALOR
7.3 – Dilatação Térmica Site:
FENÔMENOS DE TRANSPORTE II TRANSFERÊNCIA DE CALOR: CONCEITOS GERAIS Prof. Dr. Félix Monteiro Pereira.
Temperatura e Dilatação Cap. 19 Lilian R. Rios 03/05/16 03/05/16.
Transmissão de Calor FÍSICA TERMOLOGIA. Condução Térmica Definição: Definição: Propagação de calor em que a energia térmica é transmitida de partícula.
Transmissão de calor. Transmissão de Calor Definição de Calor: Calor é energia térmica em trânsito motivada por uma diferença de temperatura, sendo sempre.
Há três processos de transmissão de calor: Condução Térmica Convecção Térmica Irradiação Térmica.
Transmissão de Calor FÍSICA TERMOLOGIA. Condução Térmica Definição: Definição: Propagação de calor em que a energia térmica é transmitida de partícula.
Transcrição da apresentação:

Transmissão de Calor

Condução Térmica Definição: Propagação de calor em que a energia térmica é transmitida de partícula para partícula, mediante as colisões e alterações das agitações térmicas; ressalta-se que não há transporte das partículas; há somente transmissão de energia térmica.

Condução

Condutores Térmicos São aqueles que possuem elevado coeficiente de condutibilidade térmica. Ou seja, são materiais que conduzem calor com facilidade. Ex.: Os metais são excelentes condutores.

Isolantes Térmicos Ao contrário dos condutores, os isolantes conduzem muito pouco calor e possuem um coeficiente de condutibilidade baixo. Ex.: O ar, a neve

Equação de Fluxo de Calor Φ= Q = K • A(θ1 – θ2 ) ΔT L Φ: Fluxo de calor (Cal/s) Q: Quantidade de Calor (Cal) ΔT: Intervalo de Tempo K: Coeficiente de condutibilidade (cal/s • cm • ºC) A: Seção transversal de área Θ: Temperaturas nas extremidades L: Comprimento do objeto

Convecção Térmica Definição: A convecção térmica é um processo de transmissão em que a energia térmica é propagada mediante o transporte de matéria, havendo portanto, deslocamento de partículas; logo, a convecção é um fenômeno que só se processa em meios fluidos, ou seja, em líquidos e gases.

Inversão térmica O fenômeno da inversão térmica consiste no seguinte: o ar situado próximo à superfície, que em condições normais é mais quente que o ar situado bem acima da superfície, torna-se mais frio que o das camadas atmosféricas elevadas. Como o ar frio é mais pesado que o ar quente, ele impede que o ar quente, localizado acima dele, desça. Assim, não se formam correntes de ar ascendentes na atmosfera. Os resíduos poluidores vão então se concentrando próximo da superfície. As inversões térmicas são também provocadas pela penetração de uma frente fria, que sempre vem por baixo da frente quente.                                            <>

Radiação Energia carregada pelas ondas eletromagnéticas Luz, microondas, ondas de rádio, raios X O Comprimento da onda está associado a frequencia da vibração.

Radiação

Garrafa Térmica Serve para evitar a condução, a convecção e a radiação. Isto é feito da seguinte maneira: A condução e a convecção são evitadas através de uma região de ar rarefeito (o ideal seria vácuo) entre as paredes duplas internas. A radiação é evitada através do espelhamento de suas paredes, tanto internamente quanto externamente. Assim, tenta-se evitar que a energia térmica transite do interior da mesma para o meio externo e vice-versa.

Estufa de Plantas A luz solar (energia radiante) atravessa as paredes transparentes de vidro e é absorvida por diversos corpos. Posteriormente, esse energia é emitida na forma de raios infravermelhos que não atravessam o vidro (o vidro é um material opaco para os raios infravermelhos). Dessa maneira, o ambiente interno mantém-se aquecido. O mesmo acontece com os coletores de energia solar.

Efeito Estufa O efeito estufa acontece devido a retenção de calor na Terra, um dos principais motivos é a emissão de CO2 que não deixa a radiação sair do planeta.

Dilatação Térmica

PORQUE OS CORPOS, EM GERAL, SE DILATAM AO SEREM AQUECIDOS? Quando esquentamos alguma substância estamos aumentando a agitação de suas moléculas, e isso faz com que elas se afastem umas das outras, aumentando logicamente o espaço entre elas.  Para uma molécula é mais fácil, quando esta está vibrando com mais intensidade, afastar-se das suas vizinhas do que aproximar-se delas.  Isso acontece por causa da maneira como as forças moleculares agem no interior da matéria.

DILATAÇÃO LINEAR L0 ΔL=L-L0 L

α é o coeficiente de dilatação linear

material símbolo   Alumínio Al 25,5.10-6 Ferro Fe 9,07.10-6 Antimônio Sb 12.10-6 Níquel Ni 12,79.10-6 Prata Ag 18,8.10-6 Ouro Au 14,3.10-6 Grafite C 7,86.10-6 Platina Pt 8,99.10-6 Diamante 1,18.10-6 Chumbo Pb 29,4.10-6 Cobre Cu 16,8.10-6 Zinco Zn 26,28.10-6

DILATAÇÃO SUPERFICIAL

DILATAÇÃO VOLUMÉTRICA

DILATAÇÃO DOS LÍQUIDOS Aos estudarmos a dilatação dos líquidos, devemos considerar algumas situações: Só é possível a dilatação volumétrica, pois o líquido está contido em um recipiente. Em geral os líquidos se dilatam mais que os sólidos. Ao aquecer o líquido, estaremos também aquecendo o recipiente que vai dilatar juntamente com o líquido.

DILATAÇÃO ANÔMALA DA ÁGUA Quando aquecemos a água de 00C a 40c, o seu volume diminui, se contraindo. A partir de 40C a água volta a ter um comportamento normal, ou seja, ao ser aquecida ela se dilata.