REPÚBLICA VELHA (1889-1930).

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Não se constrói uma reputação com base no que ainda será feito.
Advertisements

A ERA VARGAS 1930 – 1945.
República do Café - I.
BRASIL - REPÚBLICA A REPÚBLICA VELHA.
MÓDULO 07- A 1ª REPÚBLICA( )
1 - Diferentes projetos republicanos:
República do Café III Aula 19.
A REPÚBLICA VELHA OU REPÚBLICA DO (CAFÉ COM LEITE)
República Velha.
ESCOLA ESTADUAL BRAZ SINIGÁGLIA
A República Velha Brasileira ( )
República das Oligarquias
1 - Diferentes projetos republicanos:
REPÚBLICA VELHA ( ) Agentes participantes do projeto republicano  líderes militares, cafeicultores, profissionais liberais, componentes da classe.
BRASIL: REPÚBLICA VELHA (1889 à 1930). REPÚBLICA VELHA A República velha é dividida em duas fases: República das Espadas República Oligárquica.
BRASIL: REPÚBLICA VELHA (1889 à 1930). REPÚBLICA VELHA A República velha é dividida em duas fases: República das Espadas República Oligárquica.
Conflitos no Paraná Revolução Federalista 1893 a 1895 E
3.4 Conflitos sociais: Movimentos Messiânicos: Líderes religiosos.
MÓDULO 10 – REPÚBLICA VELHA(I)
República Oligárquica (1894 – 1930):
Banditismo Social ou Cangaço (NE 1890 – 1940):
REPÚBLICA VELHA REPÚBLICA DAS OLIGARQUIAS
REPÚBLICA DE FAZENDEIROS
Revoltas na República Velha
Movimentos sociais na República Velha
2 - A república no Brasil.
A PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA
Periodização Governo Provisório
REPÚBLICA OLIGÁRQUICA OligArquiA A palavra oligarquia indica, em primeiro lugar, uma forma de governo. O termo vem do grego e significa o governo de poucos.
Aulas 4, 5 e 6 de 8 aulas República no Brasil
Movimentos Sociais na Primeira República
GERAL E DO BRASIL 2.ª edição José Alves de Freitas Neto
A Guerra de Canudos, revolução de Canudos ou insurreição de Canudos foi um movimento político-religioso brasileiro que durou de 1893 a 1897, ocorrida na.
REVOLTAS E MOVIMENTOS SOCIAIS
BRASIL REPÚBLICA A Queda da Monarquia Fatores: A Questão Religiosa
PROCLAMDA A REPÚBLICA EM XV DE NOVEMBRO DE 1889
REPÚBLICA BRASILEIRA PERÍODO PROVISÓRIO.
MOVIMENTOS SOCIAIS NA REPÚBLICA VELHA
Professor Bruno Barreira
3.4 Conflitos sociais: Movimentos Messiânicos: Líderes religiosos.
MOVIMENTOS DE RESISTÊNCIA
Aula Multimídia.
Professor Bruno Barreira
TEXTO 1: A história da formação do pensamento sociológico brasileiro
3.4 Conflitos sociais: Movimentos Messiânicos: Líderes religiosos.
República :Revoltas Populares
República Oligárquica
História Prof. Carlos GEO Grupo SEB
História Prof. Carlos GEO Grupo SEB.
REPÚBLICA VELHA.
Os conflitos Sociais na República Velha
Revisão P3 História Revisão P3 História Professor Bruno Barreira.
Proclamação da República (15/11/1889)
Revoltas rurais na República Velha
O BRASIL ANTES DA SEMANA DE ARTE MODERNA.
. REPÚBLICA DO CAFÉ COM LEITE.
República Velha
15 de Novembro de 1889 Mal. Deodoro da Fonseca: Ocupação do Quartel-General do Rio de Janeiro Deposição do Gabinete Imperial (Ministros: Ouro Preto – chefe.
O Fim do Segundo Reinado
1 - Diferentes projetos republicanos:
CAUSAS DA CRISE DO IMPÉRIO 3/1/
RETRATOS DO BRASIL REPUBLICANO (Confeitaria Colombo, fundada em 1894 no Rio de Janeiro)(Cortiço no Rio de Janeiro, início do século XX) “ORDEM E PROGRESSO”
Retratos do Brasil Republicano
LITERATURA. PRÉ-MODERNISMO 1902 – 1922 BRASIL CONTEXTO HISTÓRICO FINAL DO SÉC. XIX INÍCIO DO SÉC. XX.
REPÚBLICA VELHA ( ).
Brasil: fim da República Oligárquica Professora Vanessa Martins.
REVOLTAS RURAIS E URBANAS
REPÚBLICA: Sistema de governo, em que o supremo poder é exercido por tempo limitado, por um ou mais indivíduos eleitos pelo povo.
Movimentos Messiânicos: Líderes religiosos.
Transcrição da apresentação:

REPÚBLICA VELHA (1889-1930)

O Movimento republicano se dividia entre: Os Militares, que defendiam uma república militar, com governo forte e centralizado. Os Cafeicultores, desejavam uma República Liberal, um governo mínimo e economia livre. A Classe Média, chamados de radicais, defendiam a democracia popular.

A República Velha se divide em: República da Espada (1889-1894), onde o poder ficou nas mãos de dois presidentes militares. Neste período foi aprovada a primeira Constituição republicana (1891).Esta determinava: Federalismo- os Estados e municípios passaram a ter autonomia.

O voto seria limitado aos homens, maiores de 21 anos, alfabetizados e não militares. A igualdade perante a Lei. A separação da Igreja em relação ao Estado. O voto seria aberto. Haveria eleições para os cargos executivos.

República Oligárquica, república dos Coroneis, República do café com leite (1894-1930).Características: -Domínio político dos fazendeiros. -Política dos Governadores. -Voto do cabresto. -Fraudes eleitorais. -Nepotismo.

A criação do imaginário republicano:

Uma economia agrícola de exportação

MOVIMENTOS SOCIAS DA REPÚBLICA VELHA: A Guerra de Canudos: Local: Sertão nordestino. Período: 1893-1897. Líder: Beato Antonio Conselheiro. Motivos: Religiosidade e abandono. Comunidade de Belo Monte ou Canudos. Desejavam o seu fim: Igreja Católica, Coroneis e Governo.

-A imprensa caracterizava o movimento como formado por fanáticos religiosos, marginais, assassinos e monarquistas. -Várias expedições militares foram realizadas até a destruição de Canudos. -O livro, “Os Sertões”, de Euclides da Cunha narra o massacre de Canudos.

O Contestado Local: Fronteira de SC e PR ( Região do Contestado). Líder: Beato José Maria. Motivo: Expulsão dos colonos de suas terras, para a construção de uma ferrovia. Resultado: Tropas do Governo destruiram o movimento (1911).

O Cangaço Bandos armados que utilizavam a violência como forma de sobrevivência. Local: Nordeste brasileiro. O Bando mais conhecido foi o de Virgulino Ferreira da Silva, o “ Lampião”. O Cangaço desapareceu, após muita repressão policial, em 1930.

A Revolta da Vacina : Rio de Janeiro (1904). Contexto: Processo de urbanização e modernização da cidade do RJ. Personagens: Oswaldo Cruz, Pereira Passos e o Povo do Rio de Janeiro. Motivo: A obrigatoriedade da Vacina contra a varíola. Local Após muitos conflitos a Revolta chegou ao fim com a forte repressão das forças militares.

A Revolta da Chibata Local: Rio de janeiro (1910) Motivo: Os marinheiros exigiam o fim dos castigos corporais (Chibatada), melhores condições de vida e trabalho. Líder: João Cândido ( O Almirante Negro) A revolta: após tomarem os navios, ameaçaram bombardear a cidade do RJ. Resultado: O governo atendeu as reivindicações, mas puniu severamente os participantes.

O Tenentismo Reivindicações: Fim do poder oligárquico, da corrupção, do analfabetismo, diminuição dos gastos do Governo, proteção às riquezas nacionais e industrialização. Mobilização dos Tenentes brasileiros na década de 20 do século 20. Principais mobilizações: A Coluna Prestes e a revolta dos Dezoito do Forte de Copacabana.

O Movimento Operário Brasileiro na década de 20. Motivo: Falta de uma legislação trabalhista, péssimas condições de trabalho , os baixos salários e exploração do trabalho infantil. Ideologias: Anarquismo ( defendiam o fim da burguesia e do Estado, dos partidos políticos e da exploração capitalista).Socialismo, diferenciava-se do anarquismo, pois defendiam o Estado, partidos políticos e eleições. Atuação: realizaram greves, foi criado o PCB , mobilizaram a classe operária na defesa de seus direitos. Patrões e Governo uniram-se na repressão ao movimento.