Vírus.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Influenza A H1N1 Como se prevenir!
Advertisements

ESCOLA ESTADUAL ANGELINA JAIME TEBET
DSTS (DOENÇAS SEXUALMENTETRANSMISSÍVEIS)
Prof. Waldemar Ernani Martins
O que é a sida? A SIDA é provocada pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (VIH), que penetra no organismo por contacto com uma pessoa infectada. A transmissão.
O que é a SIDA ? A SIDA é provocada pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV), que penetra no organismo por contacto com uma pessoa infectada.
Vírus: Os únicos seres acelulares
Prof. Thiago Moraes Lima
GRIPE. GRIPE Coriza e/ou nariz entupido A gripe é uma doença respiratória causada pelo vírus da gripe. Gripe e resfriado (em inglês) não são a mesma.
Vírus, um grupo à parte..
VÍRUS.
Bethina Hanke Luana Ledermann Rafaella Ghisleni
E.E Camilo Bonfim Rubéola
HERPES.
OS VÍRUS Características Gerais:
TUBERCULOSE.
Influenza A H1N1 Enfermeira Miria T. Cargnin
Vírus: Seres sem organização celular
Rubéola e Sarampo Camapuã/MS Março/2013
DOENÇAS VIRAIS.
VIROLOGIA HUMANA Professor: Bruno Aleixo Venturi.
Estrutura Classificação Reprodução Doenças
PLANO DE INTERVENÇÃO Gripe A (H1N1)
O que é Influenza A(H1N1)?.
VÍRUS (SEM REINO).
VÍRUS e VIROSES David Zanetti.
GRIPE A.
GRIPE Causador: variedades do Influenzavirus (RNA envelopado) Transmissão: gotículas de secreções espalhadas pelo ar Local: trato respiratório Sintomas:
TUBERCULOSE O que é? Processo de disseminação da tuberculose
GRIPE. GRIPE Coriza e/ou nariz entupido A gripe é uma doença respiratória causada pelo vírus da gripe. Gripe e resfriado (em inglês) não são a mesma.
Cuidado com a GRIPE!.
ESCOLA MONTEIRO LOBATO
REVISÃO – AVALIAÇÃO MENSAL DE CIÊNCIAS AVALIAÇÃO 7º ANO – 1° BIMESTRE
Doenças de pele.
Virologia Virologia é o estudo dos vírus e suas propriedades. Essencialmente, os vírus são “ácido nucleico envolvido por um pacote proteico”, inertes no.
Doenças Infecto-Contagiosas Gonorreia Herpes Genital
VIH/SIDA.
Sistema Linfático Conjunto de vasos cuja principal função é coletar a linfa, um líquido presente entre as células dos tecidos, e levá-la de volta à circulação.
Acelulares; Bem menores que as bactérias; São vistos apenas ao microscópio eletrônico; Formados por uma capsula de proteína envolvendo o material genético.
VARICELA Vitória Albuquerque Residente pediatria HRAS/SES/SES/DF
O QUE É A GRIPE A. O novo vírus da Gripe A(H1N1)v, que apareceu recentemente, é um novo subtipo de vírus que afecta os seres humanos.
DOENÇAS CAUSADAS POR VÍRUS
DOENÇAS CAUSADAS POR BACTÉRIAS
Caxumba.
( Ser ou não ser vivo, eis a questão)
GRIPE = INFLUENZA.
Principais Infecções Bacterianas
Aspecto Epidemiológico
Gripe influenza tipo A (H1N1)
Ciclo lisogênico e ciclo lítico
VIVÊNCIA PROFISSIONAL
Caxumba, Sarampo e Rubéola
Gripe Suína Influenza A (H1N1)..
Gripe São três os tipos deste vírus: A, B e C.
SIDASIDA Rafaela Pereira 6ºA N10. SIDA A SIDA é provocada pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (VIH), que penetra no organismo por contacto com uma pessoa.
Biologia Cap. 05 – Doenças humanas causadas por vírus II
VÍRUS WGG.
Características gerais
Vacinação.
Grandes epidemias: um passado presente
COLÉGIO SÃO JOSÉ 2º ANO - EM BIOLOGIA PROFESSORA VANESCA 2016.
V ÍRUS. Agregação excepcionalmente complexa de elementos químicos ou um microrganismo excepcionalmente simples?
Febre Amarela e Herpes Alunos: Eduardo, Mariane, Patrick, Junior.
Doenças que podem ser evitadas pelo simples hábito de lavar as mãos
7º ano- Ciências Professora Vanesca- 2016
Nº 285 Segunda-feira PREVENÇÃO Nº 94 Terça-feira PREVENÇÃO Nº 95 Quarta-feira PREVENÇÃO Treinamento Diário Produção e Segurança (semana 23/11 a 28/11/15)
Vírus Aula 1 Professora Natália.
GRIPE A(H1N1). GRIPE A O que é o novo vírus da Gripe A(H1N1)? É um novo subtipo de vírus que afecta os seres humanos; Contém genes das variantes humana,
Transcrição da apresentação:

Vírus

Conceito Vírus é uma partícula basicamente protéica que pode infectar organismos vivos. http://pt.wikipedia.org/wiki/V%C3%ADrus A palavra vírus é originária do latim e significa toxina ou veneno. http://www.suapesquisa.com/cienciastecnologia/virus.htm

Formas

Infecção

Lise da célula – rompimento da célula totalmente infectada por vírus.

Doenças causadas por Vírus

Varíola A varíola é uma doença infecto-contagiosa provocada pelo vírus Orthopoxvírus variolae, um dos maiores vírus que afeta o ser humano. Foi conhecido quando uma múmia de 1550-1307 a.C. apresentava vestígios do vírus. Ao entrar no organismo humano, o vírus se hospeda em uma determinada célula, onde fabrica suas proteínas e multiplica-se no citoplasma da mesma. O sistema imunitário do organismo reage contra o vírus destruindo as células antes que o vírus se multiple, porém o sistema imunitário não consegue bloquear completamente a multiplicação do vírus, pois a proteína que produz faz com que o mesmo fique resistente aos anticorpos.

Caxumba É doença altamente contagiante, de transmissão preferentemente respiratória,. Os vírus se propagam por contato direto, gotículas aéreas (espirro ou tosse), objetos contaminados por saliva

Sarampo O sarampo é uma doença viral, infecto-contagiosa e atinge com mais severidade populações de baixo nível sócio-econômico. O contágio acontece através de secreções respiratórias. Os indivíduos expostos podem adquirir as infecções através de gotículas veiculadas por tosse ou espirro, por via aérea, podendo as partículas virais permanecerem por tempo relativamente longo no meio ambiente. A transmissão inicia-se antes do aparecimento da doença e perdura até o 4º dia após o aparecimento da erupção. Antes da existência da vacina, o sarampo era considerado uma doença incurável. O período de incubação, geralmente, é de 8 a 12 dias.

Catapora Uma doença altamente contagiosa provocada por um vírus. Com nome científico de varicela, costuma atingir principalmente as crianças. Em geral, é benigna e costuma incomodar principalmente pelas manchas vermelhas e pela coceira intensa.

Herpes HSV são dois vírus da família dos Herpesvirus. HSV1 e HSV2 são muito semelhantes, mas apresentam algumas diferenças significativas. O HSV1 tem características que o levam a ser particularmente infeccioso e virulento para as células da boca. O HSV2 tem características de maior virulência e infecciosidade para a região genital. No entanto, o HSV1 também pode causar herpes genital e o HSV2 herpes bucal.

Rubéola A rubéola ocorre apenas uma vez na vida e o único hospedeiro do vírus é o ser humano. Os sintomas são semelhantes aos da gripe: febre, dor de cabeça, dor ao engolir, dores nas articulações e nos músculos, pele seca, congestão nasal, espirros, manchas na pele e aumento dos gânglios linfáticos (ínguas). A rubéola apresenta alta contagiosidade. Durante a gestação, em casos de mães infectadas, pode correr risco de má-formação no feto, principalmente durante os três primeiros meses de gestação, abortos e natimortos.