A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DOENÇAS VIRAIS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DOENÇAS VIRAIS."— Transcrição da apresentação:

1 DOENÇAS VIRAIS

2 Vírus (do latim virus, "veneno" ou "toxina") são pequenos agentes infecciosos que apresentam genoma constituído de uma ou várias moléculas de ácido nucléico (DNA ou RNA),

3 Por não apresentarem a maquinaria metabólica que as células vivas possuem para gerar energia bioquímica e utilizá-la, os vírus são considerados parasitas intracelulares obrigatórios, pois dependem de suas células hospedeiras para se reproduzirem. Fora do ambiente intracelular os vírus são inertes, ou seja, não reagem com outras substâncias. Porém, a capacidade reprodutiva dos vírus é assombrosa: um único vírus é capaz de produzir, em poucas horas, milhões de novos indivíduos

4 Como parasitas, os vírus provocam muitas doenças nos seres vivos
Como parasitas, os vírus provocam muitas doenças nos seres vivos. Ao invadirem as células de um indivíduo, eles prejudicam o funcionamento normal dessas células e, conseqüentemente, provocam doenças.

5 Quando os vírus se reproduzem no interior de uma célula viva o material genético viral pode sofrer mutações e gerar grandes variedades a partir de um único tipo desses seres: um exemplo são as dezenas de diferentes tipos de vírus da gripe humana, gerados por mutações. Sendo que essas mutações dificultam as ações dos antivirais, devido esses serem específicos a cada tipo de vírus.

6 GRIPE A gripe é uma doença infecciosa aguda que afeta aves e mamíferos. É causada pelo Vírus ARN ( vírus influenza). O nome influenza vem da língua italiana, e significa "influência". Em humanos, os sintomas mais comuns da doença são calafrios e febre, dor de garganta, dores musculares, dores de cabeça, tosse, fadiga e mal estar.

7 Tipicamente, a gripe é transmitida por mamíferos infectados por meio do ar por tosses ou espirros, criando partículas contendo o vírus, e por aves infectadas por meio de suas fezes. Pode também ser transmitida pela saliva, secreções nasais, fezes e sangue. Infecções também ocorrem por meio de contato com estes fluidos corporais ou com superfícies contaminadas.

8 VACINAÇÃO A vacinação é eficaz porque, em até 75% das situações, evita o aparecimento da gripe e, em 98% dos casos, diminui a gravidade da doença. No entanto, não dá proteção em longo prazo porque o vírus muda constantemente – pequenas mutações – com novas estirpes e variantes a emergirem, pelo que as pessoas não conseguem desenvolver imunidade específica às estirpes individuais que vão aparecendo.

9 Medidas gerais de higiene pessoal:
Cobrir a boca e o nariz quando se tosse ou espirra Lavar frequentemente as mãos Evitar o contacto com outras pessoas quando se têm sintomas de Gripe Manter as superfícies, os objectos de trabalho e os brinquedos limpos Promover o arejamento dos espaços

10 ALGUNS TIPOS DE VIRUS

11 COMPONENTES EDUARDO VENDRUSCOLO VAGNER KALFCA GEAN FANTIN
DANIEL FERRARI


Carregar ppt "DOENÇAS VIRAIS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google