Sérgio Haddad.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Políticas públicas pela diversidade. fundamentos legais Constituição de 1988 emenda nº 48, de 2005: Plano Nacional de Cultura.
Advertisements

O PNE na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração. Temário CONAE 2014.
Educação Aprendizagens de Jovens e Adultos ao Longo da Vida
Assessora Regional Segurança no Trânsito Dezembro 2006 Recomendações para um trânsito seguro Eugênia Maria Silveira Rodrigues, MD, PhD
Que EJA temos e queremos?
CÁTEDRA DA UNESCO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
II Curso de Extensão em Gestão Social de Políticas Educacionais em EJA
A pesquisa em temas da EJA na Argentina nas últimas décadas
III SEMINÁRIO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE EDUCADORES EM EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS PORTO ALEGRE 26 A 28 DE MAIO DE 2010 Painel: A formação do educador de.
I Encontro Regional de Educação de Jovens e Adultos da Região Centro-Oeste - Ereja 19 a 21 de junho de 2011 Campo Grande-MS.
Encontro Regional da América Latina de Educação em Prisões
Fóruns de EJA do Brasil. Espaços de construção coletiva - Fóruns de EJA em 2008 Região Sudeste no X ENEJA 27 Fóruns estaduais e distrital de EJA. Locais.
CONFINTEA VI – Desdobramentos e impactos pós-CONFINTEA Timothy D
Objetivos: Promover o diálogo e a avaliação das políticas de educação e aprendizagem de jovens e adultos; Definir as principais diretrizes da educação.
VIII ENEJA VIII ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
IV Encontro dos Coordenadores dos Fóruns de eja/mt 22 e 23/04
Visão latino-americana do processo ISO 26000
Capacitação de Comitês de Educação em Direitos Humanos 30 e 31 de agosto 01 e 02 de setembro.
UNGASS United Nations General Assembly Special Session on HIV and AIDS
CAMS Comissão Nacional de Articulação com Movimentos Sociais
Responsável: Gerson Fernando Unidade: UIV
Processo para Elaboração do Relatório UNGASS 2010 Reunião da CAMS Brasília, 14/08/2009.
COOPERAÇÃO INTERNACIONAL – GRANDES EIXOS
1 Maio 2007 Processo de Elaboração PPA e PLOA 2008.
XX Reunião Annual do Faubai
RUMO A SOLUÇÕES PARA ÁGUA
O papel da ABNT/CEE RS no desenvolvimento da ISO
BVS – Homeopatia Brasil Comitê Consultivo/Executivo BVS-Ho. AMHB - APH – FEMHPR - AMHMG Representado por Rosângela Fidelis Brambilla 09 de Maio/2008.
Mobilização em redes Fundação da Campanha Nacional pelo Direito à Educação e da Campanha Global pela Educação (1999); Semana de Ação Mundial pela Educação.
METODOLOGIA NA ESCOLA CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO.
Quem é de Luta... Avança!!! ABEPSS RELATÓRIO da GESTÃO
PLANO DECENAL DE EDUCAÇÃO
ORDEM MUNDIAL 1945 O mundo em 1945 Com a aproximação do final da Segunda Guerra Mundial, uma nova ordem internacional se delineava. No primeiro semestre.
Talentos para Inovação
Educação básica de qualidade: acesso e permanência na garantia de educação para todos PROEJA.
Conferência de Joanesburgo
 Citar os antecedentes históricos da Secretaria especial dos Direitos Humanos;  Apresentar sua estrutura administrativa e atuação por meio do Programa.
Por Leandro Kechner e Renata Araujo
IMAGENS DO TIBETE. IMAGENS DO TIBETE REVOLUÇÃO DA CORÉIA.
Histórico do FBES Sebastiana Almire de Jesus – FEES-MS
1º ENCONTRO DA REGIÃO NORDESTE DE FARMACÊUTICOS NO CONTROLE SOCIAL DA SAÚDE O Controle Social na Saúde e o Farmacêutico.
CNM Internacional CNM INTERNACIONAL Abril / 2006 – Nova diretoria da CNM decide ampliar a atuação na área internacional. Maio / 2006 – CNM apóia o evento.
Plano Nacional de Trabalho Decente - PNTD
Elza Marina da Silva Moretto Coordenadora FEE/SC
COOPERAÇÃO BRASIL-CANADÁ Intercâmbio de conhecimento para a promoção de equidade de gênero Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica Brasil,
REGIMENTO DA 15ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE
Lycia Lima – Banco Mundial. 2 3  Os artigos que compõe este livro foram apresentados na Quinta Conferência Anual da Rede realizada em Bogotá, Colômbia,
III Encontro Nacional EAD da Rede de Escolas de Governo Rio de Janeiro, 27 de outubro de 2010 “Redes Colaborativas: Compartilhamento para Construção de.
Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial
Prof.º Fylipe Alves Minikovski
História. CONFINTEA Conferência Internacional sobre Educação de Pessoas Adultas da UNESCO.
LIÇÕES APRENDIDAS ANTES E DEPOIS DE CONFINTEA VI E FISC– BELEM 2009
1. VI Fórum UNGASS – AIDS Brasil 20 e 21 de maio de 2010 Recife - PE 2.
G-20.
AGENDA DE DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL INTEGRADO DE ALFABETIZAÇÃO E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS I SEMINÁRIO DE MOBILIZAÇÃO.
IV Encontro de Coordenadores do FPDEJA Articuladoras: Keila Alves de Souza Ivana Bognar.
Ministério da Educação Ministério do Meio Ambiente Programa Juventude e Meio Ambiente São Cristóvão, 10 de março de 2010.
Economia Social e Solidária Inovação social no mundo do trabalho de 27 a 31 de julho de 2015, Joanesburgo, África do Sul.
BREVE HISTÓRICO DA ORGANIZAÇÃO
A nova regionalização do mundo
Fórum da Região Sudeste Ciclo de Debates em VISA - Desafios e Tendências.
26/10/2015 Tema:  Estrutura das Políticas Públicas em escala Mundial  Políticas de desenvolvimento do turismo no contextos da OMT, da UE e do Mercosul.
Secretária de Educação Continuada, Alfabetização, diversidade e Inclusão – SECADI Conferência Internacional de Educação de Adultos – CONFINTEA- CONFINTEA.
1 Cooperação técnica SEDEC e PNUD: Fortalecimento da Cultura de Gestão de Riscos de Desastres no Brasil (BRA/12/017) Setembro 2013.
Educação em Direitos Humanos. PNEDH e compromisso do Estado Compromisso do Estado brasileiro com a garantia dos DH construção histórica de especialistas.
Objetivo: Avaliar o progresso da Década da Segurança no Trânsito 2011 a 2020 e reforçar o compromisso dos governos e instituições com o tema. Segunda.
Instruções básicas para elaborar um Plano de Ação FORMAÇÃO SINDICAL SOBRE ORGANIZAÇÃO E AÇÃO SINDICAL A9 – Países Lusófonos da América e África 28.
ICLEI 2012 CONGRESSO MUNDIAL2012 ICLEI é a sigla de “International Council for Local Environmental Initiatives”, associação democrática e internacional.
Capítulo 4- Desenvolvimento e Subdesenvolvimento
Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social - CDES Encontro EUROsociAL para a formação de membros das Secretarias de Conselhos Econômicos e Sociais.
Transcrição da apresentação:

Sérgio Haddad

CONFINTEA VI - Brasil Conferência da UNESCO, organizada a cada 12 anos, desde 1949. Do francês: CONF-INT-EA - Conférence Internationale de Éducation des Adultes. É um encontro internacional inter-governamental. CONFINTEA VI: 25-29 de maio de 2009, no norte ou nordeste do BR.

CONFINTEA VI _ Histórico CONFINTEA I – 1949 – Elsinore, Dinamarca Contexto: logo depois da segunda guerra, da declaração universal dos direitos humanos e da criação da Unesco – reconciliação e paz Temas: Educação de Adultos e entendimento internacional cooperação necessária para desenvolver EDA Participação: menos de 30 estados membros + ONGs. Aproximadamente 100 participantes CONFINTEA II – 1960 – Montreal, Canadá Contexto: rápido crescimento econômico Temas: Papel do estado na EDA EDA como uma oportunidade remedial, como parte do sistema educacional Participação: em torno de 50 estados membros + ONGs. Aproximadamente 200 participantes

CONFINTEA VI _ Histórico CONFINTEA III – 1972 – Tóquio, Japão Contexto: rápido crescimento econômico, pós-independência para muitos países, especialmente da África. Temas: EDA e alfabetização; EDA, mídia, cultura; Aprendizagem ao Longo da Vida Participação: 80 estados membros e ONGs 400 participantes (Influência de Paulo Freire) Presença de Cuba – considerada uma conferência progressista. Roby Kidd funda ICAE (International Council Adult Education)

CONFINTEA VI _ Histórico CONFINTEA IV – 1985 – Paris, França Contexto: crise econômica, contenção nos orçamentos públicos 1976 Recomendações sobre a EDA da UNESCO (Nairobi) Temas: EDA e Aprendizagem ao Longo da Vida Declaração sobre o direito a aprender Papel de estados e ONGs – documentos normativos sobre o direito do adulto aprender Novas tecnologias da informação Participação: mais que 100 estados membros + ONGs. Aproximadamente 800 participantes ICAE cria um ‘caucus’ de ONGs paralelo à Confintea e recebe apoio dos governos da China, Canadá, países Nordicos, Índia, Liga Arabe para a adoção da Declaração (aliança entre ONGs e governos progressistas).

CONFINTEA VI _ Histórico CONFINTEA V – 1997 – Hamburgo, Alemanha Contexto: Conferências Internacionais da década de ‘90 Temas: Aprendizagem de Adultos: como direito, ferramenta, prazer e responsabilidade compartilhada Aprendizagem de adultos e participação ativa em todas as dimensões do desenvolvimento sustentável com eqüidade Papel da Alfabetização: equidade e reconhecimento das diferenças Participação: mais de 150 estados membros + 500 ONGs. Em torno de 1.300 participantes Papel da UIL Liderança do ICAE; ONGs participam plenamente (sem direito a voto) Aliança com governos ‘progressistas’ Contribuição do movimento de mulheres (REPEM e GEO) Mobilização que atravesa fronteiras temáticas e de ação.

CONFINTEA _ Histórico CONFINTEA + 6 - 2003 – Bangkok, Tailândia Contexto: as conferências pós 5 e pós 10 anos Fórum Social Mundial em 2002 e 2003 Temas: chamada de responsabilização para os estados membros implementar a Agenda de Hamburgo + chamada para CONFINTEA VI em 2009 Participação: ONGs. Estados membros não enviaram delegações de alto perfil. ONGs chegam organizadas na Conferência (ex. Relatório do ICAE) Processos de aprendizagem: necessidade de advocacia para EDA em nível local e global em diferentes espaços dentro da UNESCO

CONFINTEA VI _ Brasil CONFINTEA VI – 2009 Abril de 2007_ Diretor-Geral do Conselho Executivo da UNESCO: confirmação formal da decisão de que a CONFINTEA VI se realizará no Brasil em maio de 2009 É A PRIMEIRA CONFINTEA A SER ORGANIZADA NO SUL. AMÉRICA LATINA Contexto: Governos progressistas na América Latina Pós Conferências (Distância entre acordos e práticas) Contexto das agendas internacionais de educação e desenvolvimento (EFA, MDGs, UNLD, LIFE e DESD) Fóruns Mundiais Sociais e mobilizações mundiais

CONFINTEA VI _ Coordenação O Instituto para a Aprendizagem ao Longo da Vida da UNESCO - “UIL” coordena os preparativos necessários à CONFINTEA VI, em cooperação com membros da UNESCO (sede e escritórios regionais) e do país sede. Composição do Grupo Consultivo que auxiliará a UIL, representantes (do/a): Estados Membros da UNESCO; Organismos da ONU; Agências de desenvolvimento; Órgãos intergovernamentais; ONGs internacionais ou regionais; Instituições acadêmicas; Brasil UNESCO (Sede, Oficinas Regionais e a UIL).

CONFINTEA VI _ Finalidade Objetivos da CONFINTEA VI: Avançar no reconhecimento da aprendizagem ao longo da vida como um direito humano, na qual a alfabetização é o alicerce; Destacar o papel crucial da aprendizagem e educação de adultos para alcançar as atuais agendas internacionais de educação e desenvolvimento (EFA, MDGs, UNLD, LIFE e DESD); e Renovar o impulso e compromisso políticos e desenvolver as ferramentas para implementação para que movamos da retórica para ação.

CONFINTEA VI _ Processo 1a) Relatórios nacionais: preparados pelo Estado Membro, sob a coordenação das Comissões Nacionais da UNESCO, a partir de questionários e indicadores solicitados. Propósito: (i) servir de base para as discussões nas conferências regionais e possibilitar o planejamento das consultas regionais; (ii) informar a consulta global; (iii) possibilitar a produção de um documento de trabalho para a CONFINTEA, além de informar o sistema de dados da UIL. 1b) Relatório Global sobre Educação de Adulto e educação continuada (GRALE): documento de referência, advocacy e responsabilização.

CONFINTEA VI _ Processo 2) Encontros Regionais e Relatórios Regionais: preparados e organizados em cooperação com o escritório regional da UNESCO e com o Estado Membro que hospedar o encontro para: harmonizar o estado da arte das políticas educativas regionais; destacar os desafios colocados à educação de adultos naquela região. Estão previstas 5 conferências regionais: Ásia e Pacífico: Outubro de 2008, na Korea do Sul. África: Julho ou Agosto de 2008, no Kenia. América Latina: de 23 a 26 de Setembro, no México (essa conferência ocorrerá simultaneamente com o Encontro Global de Alfabetização para a América Latina). Europa: Dezembro de 2008, na Hungria Estados Árabes: Janeiro de 2009, o local ainda será determinado.

CONFINTEA VI Desafios Como aproveitar da oportunidade da realização da CONFINTEA no Brasil para criar mobilização na defesa e implementação da EDA como um Direito Humano? Como tratar o tema da educação ao longo da vida na perspectiva dos interesses populares? Como influir com o “olhar do sul” em processos mundiais? Como incorporar os atores sociais na defesa dos seus direitos? Como aproveitar desta oportunidade para implementar um sistema nacional de EDA com qualidade?