1 Mineração de Dados - Trabalho Final junho/julho de 2008 Selecionar um arquivo de dados entre os sugeridos no repósitório UCI (http://archive.ics.uci.edu/ml/)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
NICSA Formulário de Requerimento de Dados de Emissões de Gases de Efeito Estufa Instruções para preencher o formulário.
Advertisements

Gerenciamento do escopo
Administração de Sistemas de Informação
Disciplina: Modelagem de Negócios
NICSA Formulário de Requerimento de Dados de Emissões de Gases de Efeito Estufa Instruções para preencher o formulário.
INTELIGÊNGIA COMPUTACIONAL
Mineração de Dados: caso da editora E-papers
Contratos de Operação.
Uma das tarefas descritivas da
1 MD - junho/2008 Identificação do problema Ao final dessa etapa espera-se ter: Definição da área Definição do problema Definição dos dados.
HAC MD -junho/ Noções de algoritmos e estudo de casos das principais tarefas de Mineração de dados.
Exercício 1 Rodar o algoritmo de classificação J4.8 do Weka variando:
A PPLYING D ATA M INING T ECHNIQUES TO S EMI -A UTOMATICALLY D ISCOVER G UIDELINES FOR M ETAMODELS {andreza, franklin, patricia,
Gerenciamento de Configuração
Dicas para a realização do Trabalho1
Mineração de Dados ou Descoberta de conhecimento em BDs
Informática Industrial
Reconhecimento de Padrões Teoria da Decisão Bayesiana David Menotti, Ph.D. Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) Programa.
Mineração de Dados Introdução.
Jacques Robin, Francisco Carvalho, Flávia Barros
Weka Coleção de algoritmos de aprendizado de máquina implementado em Java Tanto é API como aplicativo!!! Open source software Framework para o desenvolvimento.
KDD + IA Técnicas de IA em Descoberta de Conhecimento em Bancos de Dados set/2002.
Curso de Pós-Graduação em CC / SI
Descoberta de Conhecimento em Base de Imagens Mamográficas
Jackson D. N. Mourão Pietrângelo V. Ferronato
Paulo J Azevedo Departamento de Informática
INF 1771 – Inteligência Artificial
INF 1771 – Inteligência Artificial
Fernando Berlitz Weinmann Laboratório Porto Alegre, RS
II. M o d e l o s d e C o n h e c i m e n t o
INF 1771 – Inteligência Artificial Aula 19 – Bibliotecas e Ferramentas para Aprendizado de Máquina Edirlei Soares de Lima.
Data Mining como ferramenta de Gestão
Aula Prática Classificação
Classificação. Classificação: Atribuição a uma classe (rótulo de um atributo categórico). Classifica dados (constrói um modelo) baseado em um conjunto.
Projeto MONITORAMA CMD-TD – Automação para a Tomada de Decisão
1 Descoberta de Conhecimento em Bases de Dados por Algoritmos Genéticos Prof. Marco Aurélio C. Pacheco.
Sistema Recomendador para Comércio Eletrônico
Extensible Stylesheet Language (XSL) Renata Pontin de Mattos Fortes SCE-225 Hipermídia 2°Semestre 2003.
A Hybrid Method for Robust Car Plate Character Recognition.
TRABALHO 4 FABIO BONAMIN.
ENGENHARIA DE SOFTWARE - REQUISITOS
Mini testes A apresentar na aula da semana a seguir à data descrito em cada teste. As respostas não devem exceder mais do que duas páginas A4.
iColabora Solução web para gestão de processos de negócios
INFERÊNCIAS SOBRE OS PERFIS DE VESTIBULANDOS DOS CURSOS DE ENGENHARIA DO CEFET-MG UTILIZANDO A FERRAMENTA WEKA DE DATAMINING Aluna: Lúcia Salomé de Aguilar.
Sistemas Inteligentes
Aprendizado de Máquina - Introdução
Data Mining: Conceitos e Técnicas
DIEGO RICARDO DE ARAUJO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO INSTITUTO DE CIÊNCIA EXATAS UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA Seleção de Características.
IA - Prof. Paulemir Campos
1 Gerenciamento da Informação O que é gerenciamento? O que é gerenciamento? Como uma idéia geral, gerenciamento, gestão ou administração é a atividade.
Marcus Sampaio DSC/UFCG. Marcus Sampaio DSC/UFCG Etapas do Processo.
Projeto Melhorias de Adquirência Portfólio de Projetos 2012/13
Orientador: Prof. Msc. Silvio César Cazella Um protótipo de aplicação para recomendação de produtos baseado no interesse e comportamento de consumo do.
WEKA Jacques Robin João Batista Marcelino Pereira junho/2001.
Dados abertos interligados
Marcus Sampaio DSC/UFCG. Marcus Sampaio DSC/UFCG O Problema Dados –Um banco de transações de compra –Cada transação é um conjunto de ítens comprados Encontrar.
24/4/2015IA - Prof. Paulemir Campos1 WEKA UPE – Caruaru – Sistemas de Informação Disciplina: Inteligência Artificial Prof.: Paulemir G. Campos.
Mineração de Dados: Introdução
Laboratório 5 Regras. Bases Utilize a base que se encontra no diretório de dados do weka: wheather.nominal.arff Gere regras usando diferentes classificadores.
Software Weka Waikato 2004, Witten & Frank 2000.
HAC 1 MD - junho/2008 Tecnologias de suporte à Mineração de Dados Gerenciamento de dados Data Warehouse OLAP Arquiteturas Visualização Sistemas de Suporte.
Marcus Sampaio DSC/UFCG. Marcus Sampaio DSC/UFCG CEAPE-PB Centro de Apoio aos Pequenos EMPREENDIMENTOS – CEAPE-PB, com sede na Cidade de Campina Grande.
Universidade Federal do Paraná Mineração de Dados e Aprendizado de Máquinas. Aurora Trinidad Ramírez Pozo.
Copyright © 2006 Qualiti. Todos os direitos reservados. Projetar Classes.
Estatística Descritiva
DATA MINING: Conceitos e Principais Técnicas Seminário da disciplina IN940 - Banco de Dados Estudante: João Sedraz Professores: Ana Carolina | Fernando.
Sistemas de Informação Inteligentes Aula 1 Nadilma Nunes
Department of Computer Science, University of Waikato, New Zealand Eibe Frank WEKA: Ferramenta para Aprendizado de Máquina O Explorer Classificação e Regressão.
Sistemas de Informação Inteligentes Aula 1 Nadilma Nunes
Curso: Pós Graduação - Docência do Ensino Superior Disciplina: Política e Sociedade na Perspectiva Interdisciplinar Professora: Luiza Olívia Lacerda Ramos.
Transcrição da apresentação:

1 Mineração de Dados - Trabalho Final junho/julho de 2008 Selecionar um arquivo de dados entre os sugeridos no repósitório UCI ( e aplicar as tarefas de Mineração de dados, usando a ferramento WEKA ( de acordo com as recomendações a seguir. Arquivos sugeridos: Forest Fires, Car evaluation, Credit Approval, Mushruoom

Aplicar as três etapas principais da mineração de dados :pré-processamento, extração de padrões e pós-processamento, conforme a necessidade, dependendo das características do arquivo de dados. Pré-processamento: –eliminar exemplos com dados ausentes, discretizar os atributos, transformar valores (se for necessário), etc... –transformar para o formato arff

Extração de Padrões: –aplicar o algoritmo Apriori, definindo os parâmetros para obter 10 regras –aplicar um algoritmo de classificação ou regressão, conforme as características do conjunto de dados Pós-processamento: –explicar o significado das 3 melhores regras obtidas pelo Apriori –analisar o resultado do algoritmo de classificação ou regressão, com padrões do tipo: carros do ano xx e fabricante yy tem consumo abaixo de zz.

Entregar um relatório contendo: Introdução – breve descrição do que são regras de associação e como funciona o algoritmo Apriori Pré-processamento – operações realizadas nos dados, como eliminação de exemplos com dados ausentes e discretização Descrição dos dados – descrição da forma final dos dados, incluindo descrição dos atributos, valores discretizados, número de instâncias Resultados – apresentar para cada uma dos algoritmos, os parâmetros utilizados, como por exemplo, o valor de suporte mínimo, a confiança mínima, o número de ciclos. Apresentar os resultados pedidos acima no item pós-processamento.

A avaliação será feita com base nos resultados encontrados e no relatório final (50%). Data de entrega: 29/08/2008