Origens 31 DE JUNHO DE 1603 25 DE JUNHO DE 2003 Realização: Apoio: Consulado de Portugal em Fortaleza Beneficência Portuguesa Dous de Fevereiro.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A Implantação da República
Advertisements

Fortaleza, 14 de Maio de Parceria: Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Ceará (UFC); Banco do Nordeste do Brasil; Fundação Cearense.
ERA UMA VEZ….
História e Geografia de Portugal
António Spínola.
25 de Abril de 1974.
Revolução Francesa.
NAPOLEÃO O GRANDE Lucas n° 13 Hugo n° 06 Profª. Joelma.
Golpe Militar de 1964 A crise política se arrastava desde a renúncia de Jânio Quadros em O vice de Jânio era João Goulart, que assumiu a presidência.
A descolonização da África
O 25 de Abril explicado aos mais pequenos…
O 25 de Abril de 1974 Vamos apresentar as causas que levaram ao 25 de Abril de 1974 e mais alguma informação sobre a “Revolução dos Cravos”.
CRAVOS 25 DE ABRIL DE DE ABRIL DE 2003 Realização: Apoio: Consulado de Portugal em Fortaleza Beneficência Portuguesa Dous de Fevereiro.
Ceará/Portugal 400 anos 1º Passo Fortaleza, 05 de dezembro de 2002.
Fortaleza (CE) – 19/08/2011 Apresentação. Data: 09, 10 e 11 de novembro de 2011 Local: Sede do Banco do Nordeste – Fortaleza (CE) Público-alvo: Representantes.
Curso EFA – Secundário Profissional Técnico/a de Secretariado Ano Lectivo 2009/10 O Protocolo nas visitas Oficiais.
O 25 de Abril.
OTELO SARAIVA DE CARVALHO
A CONSTRUÇÃO DO REGIME DEMOCRÁTICO EM PORTUGAL
PROTOCOLO E RITUAL LEONÍSTICO.
SEJAM BEM-VINDOS AO.
DITADURA MILITAR (1964 – 1985) HISTÓRIA ROSA MÁRCIA SIMONÁGIO GRANA.
‘‘A Emboscada’’ Anos 60 Grupo ‘‘Os cotas’’
Programação 2014.
à Instauração da Ditadura Militar
PRINCIPAIS RAZÕES DO DESCONTENTAMENTO DOS MILITARES E DO POVO → A guerra colonial continuava sem solução. → Muitos militares morriam ou ficavam feridos,
Antes da chegada dos europeus ao atual Ceará, viviam nessa região índios Tupis (Tabajaras e Potiguares) e Cariris. Há relatos de historiadores de que,
Plano de Actividades GINÁSTICA 2011/2012
INDEPENDÊNCIA DE ANGOLA
Área de Integração Democracia e cidadania
TERRORISMO NUNCA MAIS ! Nov 2003 O TERNUMA, mensalmente, presta homenagem póstuma aos que tombaram em defesa da Pátria, vítimas da.
Aula n.º 33 A Oposição ao Estado Novo A Guerra Colonial 25 de Abril Independência das Colónias A Constituição de 1976.
Antes e depois do 25 de Abril de 1974
Contexto Histórico O ano de 1820 foi significativo, pois ocorria o avanço da Independência na América e pelas revoluções liberais na Europa; Ocorre.
Da queda da monarquia à formação da URSS.
Naturalmente que já ouviste falar no 25 de Abril de 1974, mas provavelmente não conheces os acontecimentos como os teus pais ou os teus avós que viveram.
A conquista da liberdade
A REVOLUÇÃO CHINESA 1949.
História e Geografia de Portugal
História e geografia de Portugal
O 25 de Abril de 1974 História e Geografia de Portugal 2006/2007.
Boi Bumbá Carnaval Festas Juninas Maracatu Folia de Reis
Arranjos Institucionais na Região Metropolitana de Belo Horizonte José Moreira de Souza.
Guerra Colonial Trabalho realizado por: Joana Malcato.
Rio Verde - Goiás - Brasil
União Brasileira de Empresas Instaladoras de Cabeamento.
Revolução dos cravos 25 abril (1974)
AFRODESCENDENTES.
Formadores: Fernando Guita & Rita Camões
Rouxinol FM Emissão especial 26 de Abril No dia de hoje vamos ter uma emissão especial na rádio da nossa escola. Toda a emissão está relacionada com.
Fortaleza é elevada à categoria de Vila
Tema: Abertura política de 1985 até os dias atuais.
A revolução do 25 de Abril de 1974 A revolução do 25 de Abril de 1974: Os motivos  A conjugação de diversos fatores como a debilidade da oposição política,
(1) A presidência Constitucional de Getúlio Vargas; (2) A esquerda e a direita vão à luta; (3) O Golpe de 1937: voltamos à ditadura;
de Promoção e Difusão da Língua Portuguesa dos
Revolução Russa Prof. Paulo Leite - BLOG: ospyciu.wordpress.com.
1 Curso Técnico Administrativo. Antes do 25 de Abril O país vivia mergulhado na tristeza e no medo; Não havia democracia, não se realizavam eleições livres.
A República Trabalho Elaborado por: Fernando Bruno Filipe Francisca.
DESCOLONIZAÇÃO DA ÁFRICA E DA ÁSIA E REVOLUÇÃO CHINESA
História Prof. Carlos GEO Grupo SEB
ABRIL 1974.
REGIME MILITAR NO BRASIL
O PROCESSO DE INDEPENDÊNCIA DO BRASIL
A partir do Decreto nº 4.887, de 20 de novembro de 2003, sancionado pelo então Presidente da República Luis Inácio Lula da Silva, as comunidades remanescentes.
1960: China e URSS rompem relações
SISMUC E SISMMAC1 HISTÓRICO DAS MOBILIZAÇÕES DO ICS: ► ► Os sindicatos de servidores reivindicaram e conseguiram que em 2006 fosse formado um.
Elementos do grupo: Jamir Lopes Tânia de Pina Elimar Soares Maria Ondina Wagner do Rosário.
PORTUGAL ANTES DE 25 DE ABRIL O Antes do 25 de Abril de 1974, em Portugal, não havia liberdade, as pessoas não podiam dizer o que pensavam nem exprimir.
A REVOLUÇAO DOS CRAVOS O 25 de abril.
O 25 DE ABRIL. Quando o Marcello Caetano substituiu Salazar, o povo de Portugal pensou que a situação em que se encontrava o pais iria melhorar, mas esse.
Transcrição da apresentação:

origens 31 DE JUNHO DE DE JUNHO DE 2003 Realização: Apoio: Consulado de Portugal em Fortaleza Beneficência Portuguesa Dous de Fevereiro

Em 2003 a Comunidade portuguesa no Ceará, estará realizando uma série de atividades de promoção e afirmação dos fortes laços que ligam o Ceará e Portugal, pois neste ano o Ceará está fazendo 400 anos. O início se deu no ano da graça de 1603 e o desbravador era o português Pero Coelho de Sousa, homem audaz que obteve do 8º Governador Geral do Brasil, Diogo de Botelho, o Título para obter privilégios indispensáveis para a ousada Bandeira : Capitão-Mor. Assim começa a história do Ceará... Dentro da programação oficial das comemorações, a CBPCE, o Consulado de Portugal no Ceará e a Beneficência Portuguesa Dous de Fevereiro estarão realizando, dentre outras atividades comemorativas, o levantamento histórico das famílias portuguesas que se mudaram para o Ceará durante estes 400 anos e das empresas de capital português que investiram no Ceará nos últimos 10 anos. Ao final desse trabalho de pesquisa, será realizada uma agenda de homenagens e festividades que incluirá as cidades de Aracati, Crato, Fortaleza e Sobral. Em 2003 o Ceará estará fazendo 400 anos. A celebração dos 400 anos, longe de ser apenas uma ocasião para festividades, é acima de tudo uma importante oportunidade para mobilizar o Ceará em diversas frentes, na promoção da auto-estima, da cultura e da identidade cearense, no respeito às diferenças étnicas, sociais e culturais.

A luta do povo português contra o fascismo e a guerra colonial tornou-se um poderoso movimento de massas, abrangendo praticamente todas as classes e setores da vida nacional. De outubro de 1973 até o 25 de abril, além de muitas centenas de pequenas lutas nas empresas, mais de cem mil trabalhadores agrícolas do Alentejo e Ribatejo participaram numa vaga de greves que vibrou golpes repetidos, incessantes e vigorosos no abalado edifício do regime fascista. Nos últimos tempos da ditadura, as ações dos intelectuais haviam-se intensificado. A criação da Associação Portuguesa de Escritores e os grandes movimentos dos professores do ensino secundário e dos médicos, com grandes assembléias, concentrações e greves, mostraram bem a oposição tenaz ao regime. A luta contra a guerra colonial e pelo reconhecimento do direito dos povos submetidos ao colonialismo português à completa e imediata independência, tornou-se nos últimos anos do fascismo um vigoroso movimento nacional. É nesta situação e neste ambiente que toma corpo o "movimento dos capitães" (Movimento da Forças Armadas - MFA). O "movimento dos capitães" traduz, nas forças armadas, a tomada de consciência do povo português da necessidade do fim da guerra e da pronta liquidação do fascismo. As forças armadas, que haviam sido durante quase meio século o principal apoio do fascismo, tornam-se dia a dia o apoio cada vez mais condicional e incerto. Ganhas para a causa da revolução democrática, acabaram por vibrar o golpe mortal na ditadura. Em 25 de Abril de 1974 terminava, derrotada pelo Movimento das Forças Armadas - MFA e pelo povo a longa ditadura fascista de 48 anos que Salazar impôs ao povo português, ditadura tão estruturada, tão repressiva, que sobreviveu à morte do ditador ocorrida em E ocorreu então um caso extraordinário, até hoje sem explicação. Não se sabe como nem porquê, havia cravos vermelhos nas mãos do povo. Homens, mulheres e crianças de cravos nas mãos. Milhares de cravos. E o povo enfeitou de cravos os fuzis militares. E do povo a revolução ganhou nome: Revolução dos Cravos! Exraído do site

Programação: Data: 27 de março (quinta-feira) Local: Vila Galé Hora: 19:00 Lançamento do Projeto COQUETEL DE PRÉ-LANÇAMENTO DO PROJETO ORIGENS PRÉ-LANÇAMENTO DO PROJETO ORIGENS Serão descerradas quatro placas na Praça Portugal, contendo os sobrenomes das famílias e ano em que se mudaram para o Ceará, simbolizando as famílias que emigraram de Portugal para quatro regiões do Ceará: Aracati, Crato, Fortaleza e Sobral. Data: 27 de março (quinta-feira) Local: Vila Galé Hora: 20:00 Coquetel

Programação: Data: 10 de junho (terça-feira) Local: Praça Portugal Hora: 18:00 Cerimônia de homenagens: Data: 10 de junho (terça-feira) Local: Beneficência Portuguesa Dous de Fevereiro Hora: 20:00 Jantar: JANTAR DAS COMUNIDADES Jantar organizado pela Comunidade Portuguesa no Ceará por ocasião do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas. FESTA DAS COMUNIDADES Serão descerradas quatro placas na Praça Portugal, contendo os sobrenomes das famílias e ano em que se mudaram para o Ceará, simbolizando as famílias que emigraram de Portugal para quatro regiões do Ceará: Aracati, Crato, Fortaleza e Sobral.

Programação: Data: 17 de julho (quinta-feira) Local: FIEC Hora: 14:00 Seminário CPLP: A CPLP E OS NEGÓCIOS INTERNACIONAIS Alberto Correia Neto, Embaixador de Angola no Brasil; _____________, Embaixador de Cabo Verde no Brasil; João Mota Pinto, Diretor-adjunto do ICEP em São Paulo; Antônio Carrelhas, Presidente do Conselho Nacional de Câmaras Portuguesas no Brasil; José Sombra Saraiva, Diretor-Geral do Instituto de Relações Internacionais (IBRI). Data: 17 de julho (quinta-feira) Local: FIEC Hora: 17:00 Lançamento: Censo de Investimentos Portugueses no Ceará Rômulo Alexandre Soares, Presidente da CBPCE

Programação: Data: Local: Aracati Hora: Homenagem: A HISTÓRIA DO CEARÁ E DA INFLUÊNCIA PORTUGUESA Exposição de quadros, mostra da culinária, dança e artesanato Cearense e suas ligações com Portugal. CERIMÔNIA DE HOMENAGENS NA CÂMARA DE VEREADORES DE ARACATI Solenidade de homenagens às famílias portuguesas que emigraram para a região Data: Local: Aracati Hora: Mostra Cultural:

Programação: Data: Local: Crato Hora: Homenagem: A HISTÓRIA DO CEARÁ E DA INFLUÊNCIA PORTUGUESA Exposição de quadros, mostra da culinária, dança e artesanato Cearense e suas ligações com Portugal. CERIMÔNIA DE HOMENAGENS NA CÂMARA DE VEREADORES DE CRATO Solenidade de homenagens às famílias portuguesas que emigraram para a região Data: Local: Crato Hora: Mostra Cultural:

Programação: Data: Local: Fortaleza Hora: Homenagem: A HISTÓRIA DO CEARÁ E DA INFLUÊNCIA PORTUGUESA Exposição de quadros, mostra da culinária, dança e artesanato Cearense e suas ligações com Portugal. CERIMÔNIA DE HOMENAGENS NA CÂMARA DE VEREADORES DE FORTALEZA Solenidade de homenagens às famílias portuguesas que emigraram para a região Data: Local: Fortaleza Hora: Mostra Cultural:

Programação: Data: Local: Sobral Hora: Homenagem: A HISTÓRIA DO CEARÁ E DA INFLUÊNCIA PORTUGUESA Exposição de quadros, mostra da culinária, dança e artesanato Cearense e suas ligações com Portugal. CERIMÔNIA DE HOMENAGENS NA CÂMARA DE VEREADORES DE SOBRAL Solenidade de homenagens às famílias portuguesas que emigraram para a região Data: Local: Sobral Hora: Mostra Cultural:

Programação: Data: Local: Porto, Portugal Hora: Homenagem: A HISTÓRIA DO CEARÁ E DA INFLUÊNCIA PORTUGUESA Exposições, mostra da culinária, dança, música e artesanato Cearense e suas ligações com Portugal. Data: Local: Lisboa, Portugal Hora: Mostra Cultural: A HISTÓRIA DO CEARÁ E DA INFLUÊNCIA PORTUGUESA Exposições, mostra da culinária, dança, música e artesanato Cearense e suas ligações com Portugal.

Programação: Data: 07 de outubro (terça-feira) Local: Auditório da Reitoria da UFC Hora: 19:00 Simpósio: COQUETEL DE ENCERRAMENTO DO PROJETO ORIGENS Data: 07 de outubro (terça-feira) Local: Auditório da reitoria da UFC Hora: 21:00 Coquetel A FORMAÇÃO DO POVO DO CEARÁ E INFLUÊNCIA PORTUGUESA Eduardo Bezerra, luso-descendente Cláudio Martins, luso-descendente __________________ (a definir) ___________________ (a definir)

Realização: Apoio: Consulado de Portugal em Fortaleza Beneficência Portuguesa Dous de Fevereiro origens 31 DE JUNHO DE DE JUNHO DE 2003