I. Objectivos Descobrir a missão do sacerdote na construção da comunidade.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SECRETARIADO DIOCESANO
Advertisements

fidelidade do sacerdote»
Centro Estigmatino de Pastoral Brasília - DF
Oração Eucarística Sobre a Reconciliação II
Oração Eucarística IV Nós proclamamos a vossa grandeza, Pai Santo, a sabedoria e o amor com que fizestes todas as coisas:
A INFÂNCIA DE JESUS.
CRISTO, NOSSA PÁSCOA PARA SEMPRE
Festa da Família 1ºAno.
I. Objectivos Compreender que o sacerdócio dos fiéis leigos e o sacerdócio dos bispos.
EVANGELIZAÇÃO DE OUTUBRO 2013
19 junho junho 2010 ANO SACERDOTAL
EU TE AMO JESUS E NÃO TENHO OUTRO DESEJO SENÃO TE AMAR ATÉ O ULTIMO INSTANTE DA MINHA VIDA. EU TE AMO MEU DEUS MEU CÉU E PREFIRO MORRER AMANDO A TI DO.
SANTÍSSIMA TRINDADE.
Eucaristia, Força e Vida
Os fiéis ainda têm de trabalhar para vencer o pecado e crescer na santidade, por isso levantam os olhos para Maria (LG 65). Realmente, há séculos o.
E O MUNDO ESPERA ANSIOSAMENTE POR SUA RESPOSTA!
SEJAM BEM VINDOS VOCAÇÃO ACERTADA – VIDA FELIZ
DEUS CRISTO HOMEM IGREJA EXÉQUIAS
A eucaristia Começar.
I. Objectivos Compreender que a identidade e o ministério do Padre exigem vida sacramental.
POR GENTILEZA, DESLIGUE O SEU CELULAR.
Reencontro.
(Mateus 28, 19) Reflectir sobre a fisionomia de padre para o nosso tempo.
Compreender que a paróquia é a comunidade dos fiéis, confiada, pelo Bispo diocesano, ao pároco como seu pastor.
ORAÇÃO EUCARÍSTICA VI-D Pres.: O Senhor esteja convosco. Ass.: Ele está no meio de nós. Pres.: Corações ao alto. Ass.: O nosso coração está em Deus. Pres.:
ORAÇÃO EUCARÍSTICA VI - A
Sacerdócio e Eucaristia estão intimamente ligados.
ORAÇÃO EUCARÍSTICA VII
ORAÇÃO EUCARÍSTICA IV Pres.: O Senhor esteja convosco.
LIGAR O SOM E DEIXAR CAMINHAR SOZINHO... Um instante de silêncio para pedir a graça do Espírito Santo...
ORAÇÃO EUCARÍSTICA VI-C
Senhor é bom estarmos aqui!
Tema do 16º Domingo do Tempo Comum A liturgia do 16º Domingo do Tempo Comum convida-nos a descobrir o Deus paciente e cheio de misericórdia, a quem.
Entrada Refrão: Deus está aqui Tão certo como o ar que eu respiro,
Entrada Refrão: Deus está aqui Tão certo como o ar que eu respiro,
PARÓQUIA S.JOÃO BAPTISTA DE VILA DO CONDE
A Paixão de Cristo Segundo o Evangelho de Lucas
O REINO DOS CÉUS pode comparar-se a um proprietário, que saiu muito cedo a contratar trabalhadores para a sua vinha.
Liana Maxwell Pelo Casamento de CULTO DE GLORIFICAÇÃO
HOJE O CÉU SE ABRE PRA DERRAMAR SOBRE OS CORAÇÕES TODA A GRAÇA DO PAI.
A liturgia deste domingo procura definir o caminho para encontrar a vida eterna. É no amor a Deus e aos outros – dizem os textos que nos são propostos.
V Domingo do Tempo Comum
TOD A AUTORIDADE FOI DADA A MIM NO CÉU E SOB A TERRA.
1 OLHANDO A SAGRADA FAMÍLIA, JESUS, MARIA E JOSÉ, * SAIBAMOS FAZER A PARTILHA DOS GESTOS DE AMOR E DE FÉ. MARIA, MÃE SANTA E ESPOSA EXEMPLAR; * JOSÉ, PAI.
1.
ORAÇÃO EUCARÍSTICA V Pres.: O Senhor esteja convosco.
Marcos 2,1-12 Jesus cura o paralítico.
(Isaias 53,3) Amado irmão, amada irmã, preparando nosso coração para a Semana Santa, vamos contemplar a Face desvalida do Nosso Salvador. É a face da.
EVANGELIZAÇÃO DE OUTUBRO 2013
COMPANHEIRA MARIA, PERFEITA HARMONIA ENTRE NÓS E O PAI COMPANHEIRA MARIA, PERFEITA HARMONIA ENTRE NÓS E O PAI. MODELO DOS CONSAGRADOS, NOSSO SIM AO.
Grupo de Oração Fonte de Vida
São Vicente de Paulo. São Vicente de Paulo Foste para os pioneiros, Pai, amigo e companheiro Neste Solo brasileiro, Te escolheram padroeiro. São Vicente.
Chuva de graça , pedimos a Ti, Chuva de graça, derrama em nós, Canto de entrada Chuva de graça , pedimos a Ti, Chuva de graça, derrama em nós, Chuva.
Agradecimento de Natal e Fim de Ano
I. Objectivos Compreender a missão do Padre.
5º DOMINGO DA PÁSCOA 18 DE MAIO DE 2014 Atos 6,1-7 Salmo 32 (33) 1 Pedro 2,4-9 Jo 14,6.
IMACULADA, MARIA DE DEUS,
Caríssimos, Padre É alguém escolhido por Deus, dentro de uma comunidade, no seio de uma família, para ser o continuador da obra salvadora de Jesus.
«Vimos o Senhor»..
Oração pelas Vocações “Eu vim para que tenham vida
O povo te chama de nossa Senhora, por causa de nosso Senhor
ENTÃO SE VERÁ O FILHO DO HOMEM, VINDO SOB AS
Uma Fé plena em Jesus Cristo parte 2. 6 Dei-te a conhecer aos homens que, do meio do mundo, me deste. Eles eram teus e Tu mos entregaste e têm guardado.
Daniel Francielly Pelo Casamento de CULTO DE GLORIFICAÇÃO
Virgem Maria no projeto de Salvação
do Sagrado Coração de Jesus para a santificação do mundo.
XXVI Domingo do Tempo Comum
ORAÇÃO Reunimo-nos para prepararmos a quarta Campanha da Fraternidade Ecumênica com o tema: “CASA COMUM, NOSSA RESPONSABILIDADE”
4ª Semana Tempo Comum Quinta-feira / cor verde. ENTRADA Musica.
Conduze Senhor minhas mão para o combate Inclina os teus céus até mim Vem, senhor, tocar e abrasar as montanhas E manifesta tua glória em teu povo Estende.
Transcrição da apresentação:

I. Objectivos Descobrir a missão do sacerdote na construção da comunidade

II. Rezar para iluminar Senhor Jesus, por intercessão do Santo Cura d'Ars, faz que as famílias cristãs se tornem “pequenas igrejas”, nas quais todas as vocações e todos os carismas, infundidos pelo teu Santo Espírito, possam ser acolhidos e valorizados.

Amo-Te, Senhor, e a única graça que peço é a de Te amar eternamente. Senhor, concede-nos a graça de poder repetir, com o mesmo ardor do Santo Cura d’Ars, as palavras com as quais costumava dirigir-se a Ti: Amo-te, meu Deus, e meu único desejo é amar-Te até ao último momento da minha vida. Amo-Te, ó Deus infinitamente amável, e prefiro morrer amando-Te do que viver um só instante sem amar-Te. Amo-Te, Senhor, e a única graça que peço é a de Te amar eternamente.

Meu Deus, se a minha língua não puder dizer a cada instante que Te amo, quero que meu coração o repita tantas vezes quantas eu respiro. Amo-Te, ó meu Deus Salvador, porque foste crucificado por mim, e me tens aqui crucificado por Ti. Meu Deus, dá-me a graça de morrer amando-Te e sabendo que Te amo. Amén.

III. Alargar horizontes

DESENVOLVIMENTO DO TEMA 1. Ano sacerdotal: apreciar o ministério dos padres como dom de Deus 2. A grandeza do sacerdócio ministerial sinal do poder de Deus 3. A fragilidade dos padres,

apreciar o ministério dos padres 1. Ano sacerdotal: apreciar o ministério dos padres como dom de Deus O Santo Padre Bento XVI, a propósito do Ano Sacerdotal, por ele convocado a 19 de Junho de 2009, afirmou que pretendia “contribuir para fomentar o empenho de renovação interior de todos os sacerdotes, para um testemunho evangélico mais vigoroso e incisivo”.

Este Ano Sacerdotal é para os sacerdotes e também para todos os fiéis, para que possam redescobrir a beleza do grande dom que o Senhor confiou à Igreja: o dom do sacerdócio.

um dom de Deus dom essencial para a vida e a missão da Igreja A vivência do Ano Sacerdotal pretende levar as comunidades cristãs a tomarem consciência do ministério dos padres como um dom de Deus dom essencial para a vida e a missão da Igreja

Missão essencial para as próprias comunidades, purificando esta nossa cultura onde tudo se mede pelo funcional;

purificando também a visão deformada e redutora acerca do padre como funcionário duma instituição religiosa, um “prestador de serviços” de que se tem necessidade em algumas horas na vida.

2. A grandeza do sacerdócio ministerial Se todo o cristão é um “outro Cristo”, com muito mais razão o sacerdote. É um homem configurado ao Senhor, não só em virtude do sacramento baptismal, mas também pela ordenação sacerdotal que realiza nele uma identificação particular com Cristo.

anunciar o Evangelho celebrar a Eucaristia construir a comunhão A grandeza do ministério do padre não vem apenas de poder “agir em nome de Cristo” para: celebrar a Eucaristia anunciar o Evangelho perdoar na comunidade construir a comunhão

A força da missão do Padre vem também do facto de que as suas palavras e os seus gestos, pelos quais Cristo age no mundo, se enraízam na oferta que ele faz da sua própria vida a Cristo e aos irmãos, em cada dia.

Isto só se faz com muita fé e muito amor! Tal como os pais fazem tantos sacrifícios para alimentar, vestir e educar os filhos, assim também o sacerdote os realiza, como pai espiritual, para assegurar os dons da salvação ao povo que Deus lhe confiou. Isto só se faz com muita fé e muito amor!

O sacerdote perpetua a presença do Senhor na história dos homens de todos os tempos

O Sacerdote é chamado a fazer: de sua voz, a voz de seu Senhor; do seu olhar, o mesmo olhar amoroso do Mestre; de suas mãos, mãos que seguem curando e levantando aqueles que sofrem sob o peso de seus pecados.

A presença do sacerdote no mundo é absolutamente necessária para que a redenção chegue a todos os homens. A acção mais sublime que um homem pode realizar na terra - consagrar o Corpo e o Sangue do Senhor e perdoar os pecados - só pode ser realizada por um sacerdote.

São João Maria Vianney afirma : “O padre possui a chave dos tesouros celestes - é ele que abre a porta; é o ecónomo do bom Deus; o administrador dos seus bens (…). Deixai uma paróquia durante vinte anos sem padre, e lá adorar-se-ão as bestas” (São João Maria Vianney). Deixai uma paróquia durante vinte anos sem padre, e lá adorar-se-ão as bestas” (São João Maria Vianney).

“a Eucaristia edifica a Igreja”. Sem padre, não há Eucaristia; sem Eucaristia, não há Igreja. O teólogo francês Henri de Lubac afirmava: “a Eucaristia edifica a Igreja”. Podemos também dizer: “o sacerdócio edifica a Igreja”.

3. A fragilidade dos padres, sinal do poder de Deus Neste ano sacerdotal, todos somos chamados a redescobrir a dignidade dos sacerdotes. Esta dignidade não consiste em qualidades pessoais. Essas qualidades até podem ser escassas naqueles que o Senhor chama. Se Ele seguisse a lógica humana, certamente escolheria outros. Seguramente, há pessoas mais eloquentes, mais inteligentes e até mesmo mais santas.

(apesar do pobre vaso que é), Mulheres e homens possuem a mesma dignidade diante de Deus. A dignidade do sacerdote reside no tesouro sobrenatural que ele traz em si, (apesar do pobre vaso que é), na eleição que o próprio Deus fez dele (cf. 2ª Coríntios 4,7). « »

é dom totalmente gratuito O Senhor chamou aqueles que Ele quis (cf. Mc 3,13) A vocação sacerdotal é dom totalmente gratuito

Desafio do Ano Sacerdotal: redescobrir a dimensão sobrenatural do sacerdócio de Cristo e dos padres para o povo de Deus e para a humanidade

Ou seja: 1. Hoje, como ontem, os sacerdotes são um dom incalculável para a beleza e a saúde espirituais da Igreja e do mundo. 2. Onde o bem-estar é a meta, eles anunciam Deus-Amor e a esperança que Ele suscita e oferece. 3. Onde o que é rentável e mensurável domina e torna prisioneira a vida, eles querem ser “profetas” do Evangelho do amor e da liberdade verdadeira. 4. Onde as divisões ferem e destroem as relações, eles oferecem o dom do perdão divino e abrem caminhos de reconciliação, de comunhão e de paz.

Os padres querem e devem ser pastores bons e compassivos, incansáveis testemunhas da ternura e da misericórdia de Deus que salva o mundo. O Bom Pastor O Cura d’Ars dizia: “Um pastor, segundo o coração de Deus, é o maior tesouro que Deus pode dar a uma paróquia e um dos mais preciosos dons da misericórdia divina”.

IV. Dialogar para comprometer a) A nossa comunidade cristã tem consciência do valor da presença do sacerdote? b) Sinto que o sacerdote também faz parte da minha família? * Sei o seu nome e quando faz anos? * Já me aproximei dele para o felicitar ou para lhe demonstrar a minha disponibilidade a favor da realização da sua missão? c) Quais os desafios que este Ano Sacerdotal pode lançar a cada um de nós e à nossa comunidade?

V. Rezar para testemunhar Oração pelos Sacerdotes Senhor, Jesus: Tu escolheste os teus Padres entre nós; Tu os enviaste a proclamar a tua Palavra, e a agir em teu nome; por este dom, tão grande, à tua Igreja, nós Te louvamos e Te agradecemos!

Nós Te pedimos que os enchas com o fogo do teu amor, para que o seu mistério possa revelar a tua presença na Igreja. Mas, como são vasos de barro, pedimos que o teu poder brilhe através de suas fraquezas! Não os deixes desesperar, em tempo de dúvida! Não os abandones em tempo de perseguição! Inspira-os, pela oração, a louvar o Pai Celeste, e a rezar pelos pecadores.

Pelo mesmo Espírito, põe a tua Palavra nos seus lábios, põe o teu Amor nos seus corações, para que possam anunciar a Boa Nova aos pobres e levar a cura aos corações despedaçados. Que o Dom de Maria, Tua Mãe, o seja para cada um dos teus padres. Ela que Te formou, dando-te a expressão humana, os forme também à tua imagem, para glória de Deus Pai. Amen.

Diocese de Portalegre-Castelo Branco Tema 5 OS PADRES SÃO INDISPENSÁVEIS NA IGREJA? Texto 2009-2010 – “Escolhidos e Enviados” Imagens – Internet Realização – Maria Rosária Nunes Franciscana Missionária de Maria