Internet Infra-estrutura

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Introdução à Internet.
Advertisements

Módulo II – Domine a Internet Introdução a Informática DCC - UFMG.
Bruno Rafael de Oliveira Rodrigues
Conceitos Relacionados a Internet
Conceitos Básicos de Informática REDES DE COMUNICAÇÃO: INTERNET
Internet: conceitos básicos
INTERNET O que é ? História da Internet Internet no Brasil
Sistemas Distribuídos
WWW – word wide web A WWW (World Wide Web ou, simplesmente, Web) é a parte multimídia da Internet, portanto possiblita a exibição de páginas de hipertexto,
Internet e Intranet A Internet é um conglomerado de redes em escala mundial de milhões de computadores interligados pelo Protocolo de Internet que permite.
Oficina de Pesquisa na Rede
Visão Geral de Protocolos
Modelos de Referência.
Internet Principais conceitos.
A grande rede mundial de computadores
TCP/IP básico e outros protocolos
Internet Conceitos elementares.
INFORMÁTICA BÁSICA EXTRANET INTERNET
Serviços de informação e Tecnologia Web
TCP/IP CAMADA DE APLICAÇÃO SERVIÇOS
Perguntas.
PROF. RONI MARCIO FAIS SERVIÇOS DE INTERNET PROF. RONI MARCIO FAIS
História da Internet 1º A Internet foi idealizada na década de 60 nos Estados Unidos. O objectivo inicial, era o enorme potencial de partilha de informações.
Compreender a Internet
REDES DE COMPUTADORES II
Módulo de Transmissão e Ativos de Rede Curso Técnico de Informática
Aula 9 - Camada de aplicação
INF1503 – Processamento de Dados (Economia)
Uma descrição detalhada da rede
Contornos arquitetônicos Maria Helena Pereira Dias.
Histórico e conceitos básicos.
Redes de Comunicação – Módulo 3
Protocolos e o Modelo OSI
Protocolo HTTP Prof. André Rabelo.
Prof. Luís Sérgio Carvalho. Attachment - Enviar um attachment significa anexar um arquivo a uma mensagem eletrônica e enviá-lo a alguém. Antivírus - Programa.
Trabalho realizado por: Leandro, Ruslana e Nataliya.
PROF PAULO MAXIMO, MSc Network.
O que é a Internet? É uma rede mundial de computadores ligados entre si através de linhas telefónicas comuns, linhas de comunicação privadas, satélites.
Nelson Vieira Nº 12 Manutenção Industrial. Servidor: Em informática, um servidor é um sistema de computação centralizada que fornece serviços a uma.
Redes de computadores Interligação de máquinas diferentes, através de conexões físicas (cabos metálicos, fibras óticas)
Profª Elaine Duarte Ano 2012 / 2013 – Aulas 100% presenciais INTERNET Londrina(PR) – Maringá(PR)
Índice Arquitetura TCP/IP Quatro camadas do TCP/IP DHCP
REDES DE COMPUTADORES CONCEITOS E TÓPICOS RELACIONADOS A REDES DE COMPUTADORES ________________________________________________ Redes – Prof. Roni Márcio.
TCP/IP.
Arquitetura TCP/IP Redes de Computadores.
A Internet e Seu Impacto
Redes de comunicação A Internet e a Web
INTERNET BÁSICA.
Nesta Aula... Software de Rede Redes de Computadores
Redes geograficamente distribuídas (WAN)
Projeto Supervisionado no Desenvolvimento de Aplicações Profissionais na Web Introdução a Aplicações Web.
(c)AB, WEB: filosofia e origens Grupo de utilizadores Internet Ambiente académico dominado por sistemas UNIX Conjunto de serviços básicos: correio.
1 Web Social Oficina de upload e manutenção de web site.
AUTORIA WEB Prof. Thiago Nogueira Tolentino Barbosa.
Redes de computadores: Aplicações Prof. Dr. Amine BERQIA
O que é a I N T E R N E T ? Prefeitura Municipal de Cachoeira do Sul Secretaria Municipal de Educação - SMEd NTM – Cachoeira do Sul Prof. Nilzo Machado.
Escola Secundaria Sebastião da gama Comunicação de dados Prof: Carlos Pereira Nome :André Santos Ano/Turma:12ºL Nº:2 IP Dinâmico, IP Fixo e DNS.
TCP/IP.
TCP/IP Fabiano Mayer Fernanda F. de Oliveira João Boechat Neto
Internet.
Redes de Computadores e Internet Sistemas de comunicação de dados Professor: Waldemiro Arruda.
Informática Industrial N8INF
Introdução à plataforma Web (internet) e protocolos de comunicação
TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Rúben Nóbrega | 2012 ESCOLA B+S PROF. DR. FRANCISCO DE FREITAS BRANCO, PORTO SANTO.
Modelo de referência TCP/IP Redes de comunicação de dados Professor Cristiano José Cecanho.
Alessandro D. R. Fazenda
Redes de Computadores e Aplicações – Camada de aplicação IGOR ALVES.
Escola Técnica Machado de Assis Técnico em Informática PROGRAMAÇÃO INTERNET I.
Sistemas de Informações Fundamentos da Computação B. Internet Márcio Aurélio Ribeiro Moreira
Transcrição da apresentação:

Internet Infra-estrutura

A Internet é uma rede mundial de computadores que utilizam um protocolo de rede padrão, o TCP/IP. Para ser capaz de comunicar em uma rede, um computador deve ser capaz de acessar um meio de comunicação comum a todos e trocar informações utilizando o mesmo protocolo de comunicações das outras máquinas.

Meios de comunicação Orientados: fios de cobre, fibra ótica Não orientados: ondas de rádio, microondas Atualmente, a estrutura física da Internet compreende cabos de fibra-ótica intercontinentais, a própria estrutura física da telefônica pública e a comunicação sem fio.

backbone (espinha dorsal): designa o esquema de ligações centrais de um sistema mais amplo, tipicamente de elevado débito relativamente à periferia. Débito: é um dos critérios utilizados na classificação de uma rede de computadores e indica a medida de capacidade de transferência de informação pela rede. Capacidade de transferência de informação em bps: Redes de baixo débito: até 10Mbps Redes de médio débito: 10Mbps a 1 Gbps Redes de alto débito: acima de 1Gbps

Mapa do Backbone RNP

Protocolos de Comunicação Para que dois ou mais computadores comuniquem-se entre si, é preciso que se utilize um mesmo protocolo de conversação. Na Internet, o protocolo padrão utilizado pelas máquinas é o TCP/IP, que teve origem na década de 70 e em 1983 tornou-se um padrão de fato, com o surgimento da Internet.

O TCP/IP define uma pilha de camadas de comunicação, cada uma com um protocolo próprio. Mas a camada que mais interessa aos usuários é a camada de aplicação, onde milhares de pessoas ao redor do planeta utilizam o protocolo HTTP para navegar em páginas e mais páginas HTML.

Camadas TCP/IP e seus protocolos Aplicação: HTTP, SMTP, FTP, SSH, IRC, SNMP, NNTP, POP3, IMAP, Telnet, BitTorrent ... Transporte: TCP, UDP, SCTP, RTP, DCCP ... Rede: IPv4, IPv6, ARP, ICMP ... Acesso: Ethernet, 802.11 WiFi, Token ring, FDDI, PPP... Física: RS-232, EIA-422, RS-449, EIA-485...

TCP significa Transmission Control Protocol (Protocolo de Controle de Transmissão) e garante que a integridade de uma determinada informação será mantida em todo o seu trajeto, da origem ao destino, através de controles como janelamento e soquetes. A sigla IP significa Internet Protocol (Protocolo da Internet) e estabelece que cada computador em todo o planeta que queira enviar informações através da Internet deve possuir um único endereço composto por 4 octetos conhecido como endereço IP. Exemplo: 200.204.12.14

O HTTP, que significa HyperText Transfer Protocol (Protocolo de Transferência de Hipertexto) é um dos protocolos mais utilizados na camada de aplicação. Ele transfere dados de hipertexto e hiper mídia (imagens,sons e textos). Se comunica com a linguagem HTML (Hipertext Markup Language).

Para acessar um documento de hipertexto é necessário digitar o endereço no navegador que se chama URI (Universal Resource Indentifier – Identificador Uniforme de Recursos). Cuidado para não confundir URI com URL (Universal Resource Local - Localizador Uniforme de Recursos ), que é o método do HTML de ligar documentos.

O URL é identificado por um conjunto de 4 algarismos separados por pontos que vão de 0.0.0.0 a 255.255.255.255. Mas para facilitar a memorização desses números inventou-se o sistema de domínios ou nomes únicos – DNS (Domain Name System – Sistema de nomes de domínio) associados a um URL.

Uma URL tem a seguinte estrutura: protocolo://máquina/caminho/recurso Exemplo: http://www.w3.org/Addressing/URL/uri-spec.html o protocolo é o HTTP o servidor é designado por www.w3.org e o recurso - neste caso o arquivo uri-spec.html - encontra-se na pasta Addressing/URL/

Exemplo de funcionamento da leitura de um site:

1. O usuário abre o navegador em seu computador, e digita um endereço de uma página; 2. A requisição do endereço é passada da camada de aplicação à camada de host/rede transformando em impulsos elétricos para passar pela camada física da rede telefônica; 3. Ao chegar no servidor do provedor, a requisição sobe todas as camadas onde pode ser processada ou repassada para qualquer outra máquina da Internet; 4. A máquina para qual se destina a requisição finalmente processa esta solicitação, e envia no caminho inverso os dados do arquivo HTML; 5. Ao receber os dados da página que solicitou, o navegador do cliente interpreta as informações e começa a exibí-la na tela do computador.

Hipertexto Texto com leitura não linear. Sistema para a visualização de informação cujos documentos contêm referências internas para outros documentos (hiperlinks ou links), para fácil publicação, atualização e pesquisa de informação. 1945 – Vannever Bush inventou o Memex, uma máquina para auxiliar a memória humana e guardar conhecimentos através de microfilmagens. 1965 – Ted Nelson criou o termo hipertexto. O sistema mais conhecido de hipertexto, atualmente é a WWW de Tim Berners-Lee.