Flora da Amazônia – A mais rica do mundo.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS
Advertisements

Cerrado Bioma: Cerrado Localização: região central do Brasil
BIODIVERSIDADE BRASILEIRA
Biomas brasileiros.
Áreas baixas (baías): formadas por longas extensões de gramíneas – ricas pastagens Partes elevadas (cordilheiras): ilhas de florestas formadas por grandes.
VEGETAÇÃO A vegetação é reflexo das condições naturais e da variação de solos e climas de determinado local. Segundo o clima, a vegetação se divide em:
Domínios vegetais originais
BIOMAS BRASILEIROS.
BIOMAS BRASILEIROS.
BIOMAS.
Escola Braz singáglia.
VEGETAÇÃO Latifoliadas: folhas largas.
VEGETAÇÃO BRASILEIRA.
Professor Rodrigo Salomão
FORMAÇÕES VEGETAIS.
Mata dos Cocais Bioma: Transição Amazônia e Caatinga (Sertão Nordestino) Reúne espécies vegetais típicas entre a Floresta Amazônica entremeadas com plantas.
Brasil – Domínios Morfoclimáticos
Ecossistemas Aquáticos:
Floresta Amazônica Araucária Mangue Mata Atlântica Cerrado Caatinga Mata dos Cocais.
COMPLEXO DO CENTRO - SUL.
OS BIOMAS BRASILEIROS Geografia – 7º Ano
BIOMAS BRASILEIROS Regina A.Y Cristiane Peres.
Colégio Ari de Sá Cavalcante 5ª Série – Ensino Fundamental I
Na década de 1960, o geógrafo Aziz Ab’ Saber reuniu as principais características do relevo e do clima das regiões brasileiras para formar, Com os elementos.
4º Ano Professora Alessandra Stock
Trabalho sobre Domínio Morfoclimático
Biomas brasileiros.
G12 – A cobertura vegetal brasileira
O CLIMA E A VEGETAÇÃO DO BRASIL
Biomas.
Classificação de Dora de Amarante Romariz
DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS DO BRASIL.
Grandes Formações Vegetais
Estrutura geológica brasileira
Planaltos e serras do Atlântico- Leste-Sudeste: Terras acima de 500 metros de altura. Predomina em MG e RJ, estendendo-se até SP, ES, PR e SC. Origem:
BIOMAS BRASILEIROS.
GEOGRAFIA DO BRASIL PROFESSOR JHONNY.
GOMES SOBRINHO, T.R. Estudos Ambientais ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.
Domínios morfoclimáticos do Brasil
Domínios morfoclimáticos brasileiros – Prof. Jefferson
CEARÁ VEGETAÇÃO.
Vegetação Brasileira.
Domínios morfoclimáticos do Brasil
DOMÍNIO DA CAATINGA.
Domínios morfoclimáticos do Brasil (Tópico 4)
Classificação - Vegetação
BIOMAS.
Domínios Morfoclimáticos do Brasil
Domínio dos Mares de Morro
PRINCIPAIS BIOMAS BRASILEIROS
PAISAGENS VEGETAIS BRASILEIRAS
VEGETAÇÃO 6º ano – 2009 Prof. Maria Inês.
BIOMAS DO BRASIL.
VEGETAÇÃO DO BRASIL.
Paisagens Vegetais do Brasil
DOMÍNIOS MORFOCLIMATOBOTÂNICOS NO BRASIL
Fatores determinantes: Químicos (pedológicos)
Colégio Ari de Sá Cavalcante 5ª Série – Ensino Fundamental I
Classificação - Vegetação
Ecossistemas Mundiais e Brasileiros
Região Nordeste/Região Sudeste
2015/16 VEGETAÇÃO BRASILEIRA EMERSON MODESTO.
Os Domínios Morfoclimáticos do Brasil
Biomas Prof. ª Bruna Damiani.
O CLIMA E A VEGETAÇÃO DO BRASIL.
AS PAISAGENS VEGETAIS BRASILEIRAS
FORMAÇÕES VEGETACIONAIS
AS FORMAÇÕES VEGETAIS DO BRASIL
Brasil – Domínios Morfoclimáticos
3. As formações vegetais. Existem 4 grandes formações vegetais:
Transcrição da apresentação:

Flora da Amazônia – A mais rica do mundo.

Destruição da Amazônia

Domínio das Caatingas O domínio das caatingas, que é relativo ao sertão nordestino, também aparece do norte de Minas Gerais, no Sudeste. O domínio da caatinga corresponde às depressões semi-áridas do sertão do Nordeste. É caracterizado pela baixa pluviosidade e irregularidade na distribuição das chuvas. A caatinga tem associações vegetais, como cactáceas, bromeliáceas, árvores e palmeiras.

A vegetação característica do nordeste brasileiro, de clima semi-árido, com superfície aproximada de 939.391km2. Sua paisagem é formada por árvores de troncos tortuosos, recobertos por cortiça e espinhos. As raízes cobrem a superfície do solo, para capturar o máximo de água durante as chuvas leves. Para poder sobreviver à seca, as plantas perdem suas folhas e outras têm sistema de armazenamento de água. As espécies mais abundantes são: mandacaru, juazeiro, quixabeira e catingueira.

Vegetação da caatinga.

Visão da Caatinga na Época das Chuvas

Flora da Caatinga

Fauna na caatinga

O domínio das araucárias O domínio das araucárias está presente predominantemente nas partes mais altas da região Sul. O domínio da araucária corresponde aos planaltos subtropicais das bacias dos rios Paraná e Uruguai. As matas de araucária ocorrem em solos férteis, sob climas com temperaturas moderadas a baixas no inverno.

Domínio das Pradarias Na porção meridional do Estado do Rio Grande do Sul, está a maior ocorrência do domínio das pradarias no país. O domínio das pradarias corresponde às coxilhas subtropicais gaúchas. Recebe várias denominações como campanha gaúcha e pampa. São formações predominantemente herbáceas, com extensos banhados ao redor de lagos e lagunas e campos naturais de gramíneas.

pradarias

O domínio dos mares de morros O domínio dos mares de morros é a característica da porção mais próxima ao litoral do país e se interioriza um pouco mais na região Sudeste. O domínio dos mares de morros localiza-se na porção litorânea do Brasil, desde o Nordeste até o Sul. O aspecto característico está no relevo, com formas mamelonares, "meias-laranjas". Mata Atlântica ou Florestas Costeirais  

Restingas Vegetação típica de terrenos arenosos e salinos do litoral. É formada por plantas herbáceas e arbustivas. As plantas sobrevivem através de sistemas de raízes superficiais bastante extensos que utilizam para obterem água e de nutrientes obtidos da maresia presente na atmosfera  

Mangues Predominam nas regiões de estuário e lagunas do litoral. São formações vegetais compostas de arbustos e outras espécies arbóreas adaptadas a salinidade e aos solos pouco oxigenados. Ricos em material orgânico, fornecem abrigo e alimento a muitas espécies marinhas.

Pantanal É a maior planície inundável do mundo: 100.000km2 dos 150.000km2 ficam submersos. Estende-se do sudoeste do Mato Grosso e oeste do Mato Grosso do Sul até o Paraguai. A região é imprópria para a lavoura devido às constantes inundações. A alternância de períodos de seca e cheia contribuem para a diversidade da vegetação: • nas áreas permanentemente alagadas predominam as gramíneas; • nas áreas temporariamente alagadas encontram-se vegetações rasteiras e arbustos; • nas áreas fora do alcance das inundações estão os cerrados e os cerradões. É a região que reúne a mais rica variedade de aves do mundo.

Flora

Fauna Jacaré do Papo Amarelo TUIUIU Veado Pantaneiro

Matas dos Cocais. Está situada entre a Floresta Amazônica e as caatingas, na região que engloba os estados do Maranhão, Piauí e Tocantins. São ricas em espécies de palmeiras, como o babaçu e a carnaúba.

Babaçu

Carnaúba

FIM