CHINA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
TAREFA DE GEOGRAFIA NO CADERNO – PARA 02/04/2012
Advertisements

CHINA.
8ª Série Os EUA ao longo de sua história tiveram várias oportunidades para desencadear o seu desenvolvimento econômico e souberam aproveitá-las de forma.
(UFMS ) - A economia chinesa tem crescido em ritmo acelerado nas últimas décadas. O surto econômico da China tem-se baseado na produção de artigos.
EUROPA – ASPECTOS HUMANOS E ECONOMICOS
Índia Apesar de pertencerem ao mundo subdesenvolvido, a índia e a China são dois grandes e importantes países do continente asiático, destacando-se por.
Guerra Fria Geografia.
SOCIALISMO CIENTÍFICO
O SUL SUBDESENVOLVIDO UM DOS TRAÇOS MAIS MARCANTES DO SUBDESENVOLVIMENTO É A INDUSTRIALIZAÇÃO PRECÁRIA. É O QUE ACONTECE COM GRANDES PARTES DOS PAÍSES.
China O Dragão do Século XXI
A CHINA PAÍS DE CONTRASTES.
OS TIGRES ASIÁTICOS Capítulo 11 – pg. 218 a pg.223
Novos Países Industrializados
CANADÁ.
Socialismo.
População Mundial e do Brasil
Aulão de Revisão Geografia – 7ª série. Regionalização Regionalizar consiste em identificar áreas do planeta que possuam características comuns. Divisão.
TIGRES ASIÁTICOS Cingapura. Taiwan (Formosa). Hong Kong.
Consequências da Revolução Industrial
REGIONALIZAÇÃO DOS ESPAÇOS
Fonte: PhotoDisc/Royalty Free
Novos Países Industrializados
CHINA.
Correção da Prova 4° Bimestre.
CHINA.
O DRAGÃO e os TIGRES ASIÁTICOS
O FUTURO DO CRESCIMENTO DEMOGRÁFICO
A POPULAÇÃO BRASILEIRA
Associação de Nações do Sudeste Asiático
CHINA: A CRESCENTE IMPORTÂNCIA DE SUA ECONOMIA
Capítulo 7 México: um país latino-americano integrante do Nafta
NOVOS PAÍSES INDUSTRIALIZADOS
Da queda da monarquia à formação da URSS.
IMPERIALISMO OU NEOCOLONIALISMO
Capítulo 22 – Os países emergentes
A REVOLUÇÃO CHINESA 1949.
A ATIVIDADE INDÚSTRIAL NA AFRICA
Concepção de Migração  Migração é um movimento populacional que se dirige de uma região (área de emigração) para outra (área de imigração). Por alterar.
ÁSIA ECONOMIA E CONFLITOS.
Da queda da monarquia à formação da URSS.
QUESTÕES GEOPOLÍTICAS SOBRE A CHINA
UT 12 –INDUSTRIALIZAÇÃO EM PAÍSES SUBDESENVOLVIDOS
O JAPÃO E OS “TIGRES” ASIÁTICOS
JAPÃO: O PAÍS MAIS INDUSTRIALIZADO DA ÁSIA
Correção das Atividades do Livro China
 O Japão, seguindo as idéias expansionistas das potências do Eixo na 2ª guerra mundial, invadiu a China  Durante este período as idéias opostas existentes.
CAPÍTULO 24: CHINA.
LESTE ASIÁTICO Os Tigres asiáticos: Japão
ECONOMIA PÓS - GUERRA 1ª Guerra Mundial: Houve um crescimento na indústria de aço e motores de combustão interna, eletricidade e petróleo. 1929: Queda.
Regionalização mundial segundo o nível de desenvolvimento
CHINA.
Professor Luiz Felipe Geografia
QUESTÕES GEOPOLÍTICAS SOBRE A CHINA
China: Um universo dentro do mundo
ÍNDIA.
Japão e Tigres asiáticos
Situação demográfica e social da
SITUAÇÃO ATUAL DE SUBDESENVOLVIMENTO E DEPENDÊNCIA.
TIGRES ASIÁTICOS Prof. Arnaldo trilobita.org.br/arnaldo.
Distribuição, crescimento e estrutura populacional
POPULAÇÃO.
Canadá América do Norte América Anglo-Saxônica EUA, Canadá, México
O espaço industrial Capítulo 26 pág. 374 a 385
 3º país mais extenso do mundo, sendo o país mais populoso (1,3 bi de hab);  “Política do filho único” imposto no final da década de 70;  Desproporção.
Crescimento populacional no mundo e no Brasil
Da queda da monarquia à formação da URSS.
Rússia e Europa Oriental
China: a potência do século XXI
Tigres Asiáticos Geografia Geral Prof. Sérgio Nart.
Capítulo 4- Desenvolvimento e Subdesenvolvimento
Transcrição da apresentação:

CHINA

LOCALIZAÇÃO ZONA GLACIAL NORTE Círculo Polar Ártico ZONA TEMPERADA NORTE LOCALIZAÇÃO Trópico de Câncer ZONA INTERTROPICAL NORTE

Dados Geográficos: Território: 9.571.300 km² População: 1.330.000.000 de habitantes.(2010).= 20%da população mundial. Crescimento demográfico em queda, graças ao rigoroso controle contra natalidade. Aumento do número de abortos, principalmente com crianças do sexo feminino.

Mapa populacional da China

(COM ABERTURA PARA O MERCADO) (ECONOMIA CENTRALIZADA). CHINA MAIS DESENVOLVIDA, INDUSTRIALIZADA E DE GRANDE CONCENTRAÇÃO URBANA E POPULACIONAL. (COM ABERTURA PARA O MERCADO) CHINA MENOS DESENVOLVIDA, POUCO OCUPADA E DE ECONOMIA PRIMÁRIA POUCO MECANIZADA. (ECONOMIA CENTRALIZADA).

COMO A CHINA TEM ESSE CRESCIMENTO ECONÔMICO? APRESENTA UM DOS MAIORES CRESCIMENTOS ECONÔMICOS DO MUNDO (ENTRE 9% A 12% AO ANO), DESDE 1990. ATUALMENTE É O MAIOR COMPRADOR DE SOJA, CARNES E MINÉRIOS DO MUNDO E O MAIOR EXPORTADOR MUNDIAL DE PRODUTOS COMO BRINQUEDOS ATÉ AUTOMÓVEIS. COMO A CHINA TEM ESSE CRESCIMENTO ECONÔMICO? ASSIM COMO O JAPÃO E OS TIGRES ASIÁTICOS O SEGREDO ESTÁ NA EDUCAÇÃO, DISCIPLINA E RESPEITO AOS MAIS VELHOS. TAMBÉM DESDE 1970, A CHINA RESOLVEU ABANDONAR O SOCIALISMO (EMBORA SEU GOVERNO SEJA UM REGIME ÚNICO E OFICIAL) E ADOTARAM A ECONOMIA DE MERCADO CAPITALISTA, ABRINDO SEU MERCADO PARA ENTRADA DE CAPITAIS ESTRANGEIROS, INVESTINDO PESADAMENTE NA INFRAESTRUTURA PARA ATRAIR ESSAS EMPRESAS, MAS GERANDO UM DESCASO AO MEIO AMBIENTE.

A MÃO-DE-OBRA DISCIPLINADA E COM BAIXO SALÁRIOS (SETE VEZES MENOR QUE O PAGO PELA INDÚSTRIA BRASILEIRA) PERMITIRAM COM QUE A CHINA PRODUZISSE MUITOS PRODUTOS E CONSEGUISSE COMPETIR NO MERCADO INTERNACIONAL COM PREÇOS ALTAMENTE COMPETITIVOS. ACREDITA-SE QUE ATÉ 2030 A CHINA TORNA-SE A MAIOR ECONOMIA MUNDIAL, PORÉM NÃO SIGNIFICARÁ SUA SAÍDA DO MUNDO SUBDESENVOLVIDOS, JÁ QUE TEM UMA ENORME POPULAÇÃO COM ENORMES PROBLEMAS SOCIAIS. ZEEs (ZONAS ECONÔMICAS ESPECIAIS) ABERTAS A PARTIR DE 1970. ÁREA JUNTO AO LITORAL QUE PERMITE A ENTRADA E INVESTIMENTOS DE EMPRESAS ESTRANGEIRAS.

Liderado por Mao Tse-tung, em 1949 há um movimento guerrilheiro de base camponesa na China, instaurando o regime socialista no país. Surge a República Popular da China, com um sistema de economia planificada. Até 1960, a China e URSS tinham bastante ligações quanto ao comércio. Porém a necessidade de querer se tornar uma das maiores potências mundiais, fez com que a China e a URSS se afastarem, principalmente porque nesse período de 1960 até 1975, a economia chinesa estagnou. Isso porque a China tinha fechado seu mercado, restringindo o comércio com outros países, proibiu o turismo e investiu mais na agricultura do que no desenvolvimento industrial.

Somente com a morte de Mao Tse-tung em 1976,ocorre conflitos entre facções de dirigentes que eram favoráveis a uma maior abertura do país ao mercado capitalista mundial e de outros que eram contrários a abertura. Somente no final da década de 1970, a China começa a abrir seu mercado para o capitalismo, e volta a investir no desenvolvimento industrial e a incentivar o turismo.

SALÁRIOS BAIXÍSSIMOS (MENOS DE 1 DÓLAR POR HORA) SUAS EXPORTAÇÕES SALTARAM DE 2 BILHÕES DE DÓLARES POR ANO EM 1970, SUBIRAM PARA 27 BILHÕES EM 1985 E SALTARAM PARA MAIS DE 1,5 TRILHÃO EM 2010. ISTO PORQUE A CHINA RECEBEU MUITAS EMPRESAS ESTRANGEIRAS, AFINAL O PAÍS OFERECE: SALÁRIOS BAIXÍSSIMOS (MENOS DE 1 DÓLAR POR HORA) IMPOSTOS REDUZIDOS (MÉDIA DE 18% DO FATURAMENTO, ENQUANTO NO BRASIL É DE 34%). MÃO-DE-OBRA QUALIFICADA, GRAÇAS AO INVESTIMENTO NA EDUCAÇÃO.

MAS ESSE PAÍS DE GRANDE CRESCIMENTO ECONÔMICO AINDA APRESENTA SÉRIOS PROBLEMAS COMO: HÁ 60 MILHÕES DE SUBNUTRIDOS. EMBORA SUA URBANIZAÇÃO SEJA CRESCENTE E A MAIOR DO MUNDO, A MAIOR PARTE DE SUA POPULAÇÃO VIVE NO CAMPO (56%) EM PÉSSIMAS CONDIÇÕES. GRANDE TAXA DE MORTALIDADE INFANTIL.

COMO HÁ DIFERENÇAS ECONÔMICAS ENTRE A CHINA LITORÂNEA (MAIS DESENVOLVIDA) DA CHINA INTERIOR (MENOS DESENVOLVIDA), EXISTEM TROPAS MILITARES QUE IMPEDEM A CIRCULAÇÃO DAS PESSOAS DO INTERIOR EM DESTINO AS ZONAS ECONÔMICAS ESPECIAIS DE EXPORTAÇÃO.

MESMO COM O CAPITALISMO CRESCENTE NA CHINA, O PAÍS CONTINUA SENDO COMANDADO PELO PARTIDO COMUNISTA, QUE NÃO ADMITE CRÍTICA E OPOSIÇÕES. A DESIGUALDADE ECONÔMICA E SOCIAL NO TERRITÓRIO CHINÊS FEZ COM QUE ESTUDANTES E PESSOAS MANIFESTASSEM SUA INSATISFAÇÃO AO GOVERNO CHINÊS. ESSE MOVIMENTO OCORREU EM 1989, NA PRAÇA DA PAZ CELESTIAL.

RESULTADO: MILHARES DE PESSOAS FORAM PRESAS, TORTURADAS E ASSASSINADAS.

MOVIMENTOS SEPARATISTAS TAMBÉM AUMENTARAM EM TODO O PAÍS MOVIMENTOS SEPARATISTAS TAMBÉM AUMENTARAM EM TODO O PAÍS. A REGIÃO DO TIBETE PRINCIPALMENTE. ESTA REGIÃO A OESTE DA CHINA TEM A MAIOR PARTE DE SUA POPULAÇÃO MULÇUMANA. PORÉM NOS ÚLTIMOS ANOS, COM OBJETIVO DE TORNAR ESSA REGIÃO DE FATO CHINESA, O GOVERNO VEM INVESTINDO EM CONSTRUÇÕES DE EDIFÍCIOS, ESTRADAS E FORÇANDO AOS CHINESES MIGRAREM PARA O TIBETE. PORÉM OS TIBETANOS SÃO INFERIORIZADOS, RECEBENDO MENORES SALÁRIOS ENQUANTO OS CHINESES OCUPAM OS CARGOS DE SALÁRIOS MAIORES.