GLOBALIZAÇÃO E REVOLUÇÃO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
Advertisements

A SEGUNDA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL E AS NOVAS TECNOLOGIAS
Capitalismo e Globalização
AS REVOLUÇÕES TECNOLÓGICAS
ACOMPANHARAM AS TRÊS REVOLUÇÕES
A ECONOMIA INDUSTRIAL DA UNIÃO EUROPEIA
REVOLUÇÃO TECNOLÓGICA E OS ESPAÇOS DA GLOBALIZAÇÃO.
Unidade 08 – Indústria, comércio e prestação de serviços
Unidade 1 A ERA DO IMPERIALISMO.
As origens do mundo atual
O SUL SUBDESENVOLVIDO UM DOS TRAÇOS MAIS MARCANTES DO SUBDESENVOLVIMENTO É A INDUSTRIALIZAÇÃO PRECÁRIA. É O QUE ACONTECE COM GRANDES PARTES DOS PAÍSES.
A INDUSTRIALIZAÇÃO.
O MUNDO ATUAL.
OS TIGRES ASIÁTICOS Capítulo 11 – pg. 218 a pg.223
Desenvolvimento industrial
IMPERIALISMO.
Capitalismo e globalização
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL.
3ª REVOLUÇÃO INDUSTRIAL PESQUISA,CONHECIMENTO, GLOBALIZAÇÃO
Capítulo 3 As transformações nos mundo Capitalista e Socialista
O QUE É UMA REVOLUÇÃO ? - é uma mudança rápida e profunda que afecta as estruras de uma sociedade. - implica, por outro lado, uma aceleração no ritmo das.
Geografia Geral Prof. JORGE.
Novas Tecnologias Ao longo do século XIX, pesquisas no campo da tecnologia permitiram que novos inventos chegassem às indústrias e impulsionassem a.
Espaço urbano e suas paisagens
DIVISÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO DIT
A produção do Espaço Geográfico no Capitalismo
MUDANÇA DO ESPAÇO URBANO
CARACTERÍSTICAS DA PRIMEIRA, SEGUNDA E TERCEIRA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL.
A Segunda Revolução Industrial
A globalização econômica nos anos 1990
PROFESSOR LEONAM JUNIOR CAPÍTULO 1 - GLOBALIZAÇÃO E AVANÇO TECNOLÓGICO
Professora Carol/Geografia
A primeira Revolução Industrial
A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
O Fenômeno da Globalização e as Identidades Regionais
A economia Global.
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL.
Globalização.
IMPERIALISMO OU NEOCOLONIALISMO
O SISTEMA CAPITALISTA E O PROCESSO DE GLOBALIZAÇÃO
A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
A Nova Ordem Mundial Ordem ou Desordem?.
Globalização O processo de Globalização pode ser entendido como o conjunto de transformações no planeta que levaram a uma maior interdependência política,
A indústria e a transformação da natureza
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL Iniciou na Inglaterra nas últimas décadas do século XVIII onde substituía a mão-de-obra por maquinários.
O desenvolvimento da produção – Substituição do trabalho artesanal pelo trabalho mecanizado: 1.1. Etapas do processo de produção: * Artesanal: O.
Capítulo 16 – Processo de desenvolvimento do capitalismo
Aula Multimídia.
REVOLUÇÃO TECNOLÓGICA E OS ESPAÇOS DA GLOBALIZAÇÃO.
Regionalização mundial segundo o nível de desenvolvimento
A partir do século XVIII
Observação: Profe quando for olhar o trabalho tecle F5 e vá apertando na seta para baixo! Ok Beijos Laura.
Globalização e avanço tecnológico
Módulo 05 – Capítulo 1 O processo de industrialização
INDÚSTIA E TRANSFORMAÇÕES NO ESPAÇO GEOGRÁFICO
O que é globalização ?.
Origens e bases do mundo global.
Década de 60 – Marshall MacLuhan designou a noção de “aldeia global”:
O espaço industrial Capítulo 26 pág. 374 a 385
O processo de desenvolvimento do capitalismo
Segunda Revolução Industrial. Terceira Revolução Industrial.
DIT.
Oficina – Cine Geo / redes de capitalismo
Escola Estadual Zumbi dos Palmares Furnas dos Dionísio, 21 de Outubro de 2015 Alunas: Joiceane e Lauriane 3° Ano do Ensino Médio Diretor: Marcos Disciplina:
3° REVOLUÇÃO INDÚSTRIAL
O ESPAÇO DA PRODUÇÃO E DO CONSUMO
Geohistoriaenem.blogspot.com.br REVOLUÇÃO INDUSTRIAL DEFINIÇÃO:  TRANSFORMAÇÕES TÉCNICAS, ECONÔMICAS E SOCIAIS QUE ALTERARAM A ORGANIZAÇÃO DA PRODUÇÃO.
Século XIX ( ) Balanço Geral Prof. Alan.
 É um processo econômico e social que estabelece uma integração entre os países e as pessoas do mundo todo.
A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL Séculos XVIII – XIX 6/7/2016www.nilson.pro.br1.
Transcrição da apresentação:

GLOBALIZAÇÃO E REVOLUÇÃO TÉCNICO- CIENTÍFICA

GRUPO INDÍGENA ISOLADO ENCONTRADO NO ACRE PELA FUNAI NO ANO DE 2008. É DIFíCIL ENCONTRARMOS POVOS ISOLADOS COMO ESSE, SÃO POUCOS NO PLANETA. AFINAL, ESTAMOS NUM MUNDO GLOBALIZADO.

É a era atual, onde as mercadorias, pessoas e informações circulam rapidamente por causa dos avanços tecnológicos. robótica tablet TV computador CELULAR Meios de transportes rápidos

Esse termo globalização surgiu na década de 1980, mas se tornou decisivo praticamente após 1991, quando “todos” os Estados passaram a pertencer a economia capitalista. Queda do Muro de Berlim, na Alemanha em 1989 ( o maior símbolo da Guerra Fria).

QUANDO COMEÇOU O PROCESSO DE GLOBALIZAÇÃO? NOS SÉCULOS XV E XVI, QUANDO OS EUROPEUS REALIZARAM AS GRANDES NAVEGAÇÕES OCEÂNICAS E COMERCIAIS. CHEGARAM NA ÁSIA, AMÉRICA, ÁFRICA E OCEANIA. ASSIM O MUNDO COMEÇOU A SER INTEGRADO.

MAPA DA EXPANSÃO MARÍTIMO-COMERCIAL DOS EUROPEUS

COM OS MEIOS DE TRANSPORTES EFICIENTES E OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO INSTANTÂNEAS O NOSSO ENORME PLANETA SE TORNOU UM “MUNDO PEQUENO”, MUITOS EXPRESSAM QUE VIVEMOS NUMA ALDEIA GLOBAL. A GLOBALIZAÇÃO REPRESENTA UM NOVO DEGRAU NO PROCESSO DE MUNDIALIZAÇÃO, NO MOMENTO EM QUE AS ECONOMIAS NACIONAIS ESTÃO SE ENFRAQUECENDO DIANTE DA MAIOR IMPORTÂNCIA DO MERCADO GLOBAL.

Multinacionais e Transnacionais. Empresas de países ricos que se instalam em países pobres com o objetivo de usufruir a mão-de-obra barata, matéria-prima abundante, leis ambientais pouco rigorosas e o mercado consumidor crescente desses países. Esse dinamismo espacial das indústrias transnacionais e multinacionais pelo mundo, só é possível graças as tecnologias da Era da Globalização. Nike é europeia, porém sua produção está na China e Taiwan. Fiat é italiana, porém tem filiais espalhadas pelo mundo.

INFELIZMENTE, NEM TODO O MUNDO TEM ACESSO AO PROCESSO DE GLOBALIZAÇÃO. EMBORA TODO O PLANETA ESTEJA INTERLIGADO, NEM TODOS OS PAÍSES DO MUNDO ATINGIRAM A TERCEIRA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL. É O CASO DE MUITOS PAÍSES AFRICANOS, ONDE A MAIOR PARTE DA POPULAÇÃO PASSA NECESSIDADES EXTREMAS.

EM OUTROS CASOS, AS CULTURAS REGIONAIS SE PERDEM. Qual é a comida típica de sua cultura?

O PROCESSO DE GLOBALIZAÇÃO GERA UNIFORMIZAÇÃO NOS HÁBITOS EM QUALQUER REGIÃO DO PLANETA, CONTRIBUINDO PARAS AS PERDAS DAS IDENTIDADES CULTURAIS REGIONAIS. EXEMPLOS: SHOPPINGS CENTERS SÃO QUASE IGUAIS EM TODA PARTE, COM COMIDAS FAST-FOOD, LOJAS COM JEANS E TÊNIS DE MARCAS GLOBAIS, ASSISTEM OS MESMO FILMES E OUVEM AS MESMAS MÚSICAS.

Quem faz parte da sua cultura? Quem você ouve? Tom Jobin

Ocorreu entre o século XVIII até 1870, no Reino Unido. As técnicas industriais ainda eram simples. Predominava a máquina a vapor e as indústrias têxteis. principal fonte de energia era o carvão mineral. as empresas e médias, quase não havia monopólio. Era o próprio capitalismo concorrencial. Carvão mineral, principal fonte de energia Indústria têxtil

A PARTIR DO FINAL DO SÉCULO XIX ATÉ O FINAL DO SÉCULO XX A PARTIR DO FINAL DO SÉCULO XIX ATÉ O FINAL DO SÉCULO XX. EMBORA MUITOS PAÍSES SUBDESENVOLVIDOS NÃO CHEGARAM NA SUA FASE INICIAL. REINO UNIDO PERDE A LIDERANÇA PARA NOVAS POTÊNCIAS COMO ALEMANHA E ESTADOS UNIDOS. DESTACA A DESCOBERTA DA ELETRICIDADE, MOTORES ELÉTRICOS, GERANDO GRANDES INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS. SURGE O PETRÓLEO COMO FONTE DE ENERGIA (AINDA O CARVÃO MINERAL É IMPORTANTE), DANDO ESPAÇO PARA O SURGIMENTO E CRESCIMENTO DAS INDÚSTRIAS AUTOMOBILÍSTICAS, TRANPORTES, SIDERÚRGICAS, METALÚRGICAS, PETROQUÍMICAS. SURGE A EXPANSÃO DAS EMPRESAS GRANDES E COM ELAS OS MONOPÓLIOS E CARTEIS.

COM O SURGIMENTO DA ELETRICIDADE ATRAVÉS DE CABOS E FIOS E O AVANÇO NOS MEIOS DE TRANSPORTES, AS INDÚSTRIAS TIVERAM MAIOR MOBILIDADE ESPACIAL. AO CONTRÁRIO DA PRIMEIRA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL, ONDE OS MEIOS DE TRANSPORTES ERAM PRECÁRIOS E O CARVÃO MINERAL TINHA QUE SER LEVADO ATÉ A INDÚSTRIA PARA GERAR ENERGIA A EMPRESA.

Também conhecida como Revolução Técnico Científica, teve início nas últimas décadas do século XX, 1970. É a etapa da industrialização com tecnologia avançada como, a informática, robótica, telecomunicações, química fina, biotecnologia, tecnologia genética... Nos estamos vivenciando essa Terceira Revolução Industrial.

Com o avanço da revolução técnico-científica, diminui a oferta de trabalho pouco qualificado, afinal foram substituídos pela robotização. Por essa razão os serviços cresceram consideravelmente nas últimas décadas.

INFORMÁTICA SETORES DE MAIOR DESTAQUE NO SETOR TERCIÁRIO MODERNO. A INFORMÁTICA NÃO SE RESTRINGE APENAS A UM COMPUTADOR, MAS O DESENVOLVIMENTO DE UM CONJUNTO DE CIÊNCIA APLICADA, QUE PERMITIRAM A PARTIR DO COMPUTADOR A RELAÇÃO DO MUNDO ENTRE AS PESSOAS E EMPRESAS NOS ÚLTIMOS ANOS.

TELEMÁTICA A TELEMÁTICA É A CONEXÃO DE REDES DE COMUNICAÇÃO A PARTIR DE COMPUTADORES, CELULARES, TV A CABO, ONDAS DE RÁDIO. GRAÇAS A ELA A COMUNICAÇÃO NO MUNDO É INSTANTÂNEA, PERMITINDO A EXISTÊNCIA DE MULTINACIONAIS PELO MUNDO.

ROBÓTICA NÃO PRECISA TER IMAGEM HUMANA PARA SER UM ROBÔ. MAS ELES SÃO MÁQUINAS “INTELIGENTES” MUITAS VEZES CAPAZES DE TOMAR DECISÕES SÓZINHAS, EXECUTANDO MUITAS VEZES TRABALHOS MELHORES QUE HUMANOS. A DESVANTAGEM SOBRE A ROBÓTICA É O DESEMPREGO, AFINAL MUITOS CAPITALISTAS INVESTEM EM ROBÔS EM LUGARES DE OPERÁRIOS, AFINAL ESSES NÃO FICAM DOENTES, NÃO PEDEM AUMENTO, NÃO FAZEM GREVES, NÃO TEM PREGUIÇA, NÃO VAI AO BANHEIRO...

BIOTECNOLOGIA A AGROPECUÁRIA NUNCA DEIXOU DE TER SUA IMPORTÂNCIA NA ECONOMIA. PORTANTO, COM OBJETIVO DE MAIOR PRODUTIVIDADE E QUALIDADE A CIÊNCIA COMEÇOU A MANIPULAR GENES DE PLANTAS E ANIMAIS, GERANDO PLANTAS TRANGÊNICAS ( MODIFICADOS GENETICAMENTE) E CLONAGEM DE ANIMAIS. A INDÚSTRIA FARMACÊUTICA GANHA CADA VEZ MAIS ESPAÇO NA CRIAÇÃO DE SUSTÂNCIAS NOVAS EM VIRTUDE AO BEM ESTAR DA POPULAÇÃO HUMANA E ANIMAL.

TRANSGÊNICOS