Universidade do Estado de Santa Catarina – CCT/UDESC

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Universidade do Estado de Santa Catarina – CCT/UDESC ESTRUTURA DE SELEÇÃO THOBER CORADI DETOFENO, MSC. Aula 06 JOINVILLE 2013

Capítulo 3 – Estruturas de Seleção Apostila progsci.pdf Matéria Vamos estudar o Capítulo 3 – Estruturas de Seleção Apostila progsci.pdf

Exercícios 1. Dado um número inteiro, escreva um programa que determine se este número é par ou impar. 2. Elabore um programa que dado três valores a, b, c, classifique estes valores em ordem decrescente. 3. Elabore um programa que dado o valor de x calcule a f(x) neste ponto, sendo f(x) definida por: 4. Faça um programa que tenha como entrada uma determinada data (dia, mês e ano), e verifique se esta data é válida ou não. Para determinar a validade da data, o mês deverá pertencer à faixa de 1 a 12, o dia deverá ser coerente com o mês (exemplo: não existe dia 30 em fevereiro) e o ano não poderá ser posterior ao atual. Obs: não se esqueça dos anos bissextos. 5. Fazer um programa que aumenta o salário de um empregado de acordo com seu tempo de serviço: - menos de 5 anos 10% - de 5 a 10 anos 15% - mais de 10 anos 20%

Exercícios 6. Faça um programa em C que leia três notas e mostre: A média das notas; A situação final do aluno: aprovado  média >= 7; prova final  média > = 4 e média < 7; reprovado  média < 4. 7. Faça um programa em C para controlar a bilheteria de um metrô. O operador deve informar o tipo do bilhete (unitário, duplo ou 10 viagens) e o valor pago pelo passageiro. O programa deve mostrar, então, a quantidade de bilhetes possíveis e o troco que o passageiro deve receber. 8. Faça um programa em C que leia um valor numérico inteiro e verifica se este valor é divisível por dois e três. 9. Faça um programa em C que leia o sexo, a idade e o tempo de trabalho de uma pessoa e determine se ela pode se aposentar. Assuma que homens se aposentam com 45 anos de trabalho ou idade superior a 70 anos, e mulheres de aposentam com 40 anos de trabalho ou idade superior a 65 anos.

Exercícios 13. Faça um algoritmo que receba um horário (horas e minutos), calcule e mostre (a) O horário convertido em minutos; (b) O horário convertido em segundos. 14. Uma loja de ferragens está com uma promoção na venda de parafusos, dando descontos crescentes em função do número de parafusos comprados, conforme a tabela abaix. Sabendo que o preço do parafuso é R$0,10, faça um algoritmo para calcular o valor que um determinado cliente deverá pagar ao comprar um certo número de parafusos. 15. Dados três valores X, Y e Z, verificar se eles podem ser os comprimentos dos lados de um triângulo e, se forem, verificar se é um triângulo equilátero, isósceles ou escaleno. Se eles não formarem um triângulo, escrever uma mensagem. Veja as regras abaixo: - comprimento de cada lado de um triângulo é menor que a soma dos outros dois lados; - um triângulo equilátero tem os três lados iguais; - um triângulo isósceles tem o comprimento de dois lados iguais; - um triângulo escaleno tem os três lados diferentes.