Sistema Solar Adaptação: Fernanda Gonçalves.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
AS ESTRELAS OS PLANETAS OS PLANETAS DO SISTEMA SOLAR
Advertisements

O sol O Sol é uma estrela, como todas as outras que vemos no céu à noite. A diferença é a distância. As outras estão a anos-luz de distância, ao passo.
O Sistema Solar.
Físico-Química Estrelas Sistema Solar Segredos dos planetas Galáxias
O sistema solar.
Sistema Solar.
Sistema Solar.
Os astros.
SISTEMA SOLAR.
Ano de Escolaridade: Área disciplinar: Conteúdo:
AS ESTRELAS OS PLANETAS
Lucca Camanzi – 1-4MA3.
Ciências . Aula 01 Astronomia.
OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA 2011
Os astros Prof. Marcelo.
TERRA NO ESPAÇO 1. UNIVERSO
Realmente fascinante a proporção como é mostrada nesta apresentação.
OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA 2011
REVISÃO P1- 6º Ano Ta feliz? Viva a GEOGRAFIA!.
GEOGRAFIA – QUE MUNDO É ESSE?
Sistema Solar.
Realmente fascinante a proporção como é mostrada nesta apresentação.
O Sistema Solar teve origem há cerca de 4600 milhões de anos.
TERRA NO ESPAÇO 1. UNIVERSO
Os Astros O Sistema Solar.
PROFESSOR OSMAR WILLANS
Descubra dez curiosidades sobre o sol
Noções de Astronomia Universo: constituído por tudo o que existe: tempo e espaço, matéria e energia Dúvidas: Qual é o tamanho do Universo? Ele é finito.
PROFª. CRISTINA DE SOUZA 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
O Sistema Solar.
Trabalho de Física.
Profa. Gabriela Soares Traversi
OS PLANETAS.
O SISTEMA SOLAR E A TERRA
Realizado por Paula Carolina e Diana Marques
O que é realmente fascinante é a proporção como é mostrada.
O Espaço.
PROFESSOR LEONAM JUNIOR CAPÍTULO 4 - CONHECENDO MELHOR O PLANETA TERRA
Localização da Terra no Universo
Encare as perguntas e descubra se você conhece bem o Sistema Solar.
Professora: Marise Rabelo
O SISTEMA SOLAR.
O Sistema Solar O sistema solar é constituído pelo Sol e um imenso grupo de corpos celestes que o rodeiam, em que se destacam os planetas, mas existem.
REVISÃO – AVALIAÇÃO MENSAL DE CIÊNCIAS
UNIDADE 2 ASTRONOMIA.
Sistema Solar.
O que existe no Sistema Solar
Aula 02 Geografia Física Profª. Bruna B. dos Santos PET – HST/MTM
As Leis de Kepler Lei de Newton Gravitação Universal
Sistema Solar.
DESCOBRINDO O CÉU.
Bem Vindos à Astromania !
O Sistema Solar Formado pelo Sol, os planetas, asteróides e cometas.
O Universo e o Sistema Solar
Ciências Naturais – 8.º ano
Sistema Solar em escala
Recebi esse comparativo por . E adpatei-o para o exercício: “Ampliando o Campo Mágico”.
Aula de ciências 6º ano 1º bimestre
Sistema Solar 6º Ano.
Sistema Solar Nome 1 Nome 2.
ASPECTOS FÍSICOS DO MEIO – OS ASTROS
Sistema solar Júpiter Sol Saturno Mercúrio Úrano Vénus Neptuno Terra
Sistema Solar Júpiter Sol Saturno Mercúrio Úrano Vénus Neptuno Terra
Terra, um planeta com vida
O SOL. O SOL OS PLANETAS MERCÚRIO Próximo ao Sol. Não apresenta atmosfera. Temperatura 400°C a – 100°C VÊNUS Atmosfera densa com gás carbônico. Presença.
A Terra, um Planeta muito especial
Sistema Solar Sol Mercúrio Vénus Terra Marte Júpiter Saturno Úrano
Vamos treinar o que você aprendeu sobre o Sistema Solar! COMEÇAR.
Proposta de trabalho.  Trabalho a ser entregue até dia 11 de Novembro (ou até dia 14 novembro com penalização)
Sistema Solar Planetas Estrelas
Transcrição da apresentação:

Sistema Solar Adaptação: Fernanda Gonçalves

INTRODUÇÃO O Sistema Solar tem como elemento principal uma estrela anã e amarela com cerca de cinco bilhões de anos de idade - o Sol. Ao redor dela nós encontramos planetas, planetas anões, satélites, meteoróides, asteróides e cometas distribuídos numa extensa região de quase vinte bilhões de quilômetros.

O estudo do Sistema Solar nos permitiu conhecer muito bem o nosso Sol e a exploração planetária trouxe à Humanidade uma nova visão desse conjunto pelo Estudo Comparativo entre Planetas, ou melhor dizendo: a Planetologia.

Nosso planeta Terra ocupa uma situação muito especial por ter permitido a manutenção de formas de vida por períodos muito longos, situação essa que nós não encontramos nos demais planetas. Entender o Sistema Solar significa valorizar a Terra e como  nós devemos nos comportar para permitir uma existência profícua dela.

CARACTERÍSTICAS Enquadram-se como características dos planetas e satélites as seguintes observações: atmosfera, superfície, composição, estrutura. Quanto ao comportamento nós podemos considerar o seguinte: localização no sistema, órbita, movimentos (translação, rotação, precessão, etc...).

Planetas São corpos celestes cuja massa não é suficiente para gerar energia como as estrelas. Estão em órbita ao redor de uma estrela.

Os planetas são divididos habitualmente em dois grupos: Os quatro primeiros a partir do Sol são os planetas terrestres, ou telúricos, ou interiores (Mercúrio, Vênus, Terra e Marte) e os quatro seguintes são os planetas jovianos ou exteriores (Júpiter, Saturno, Urano e Netuno). Devido à grande distância e à natureza da vizinhança ao redor de Plutão, hoje ele está classificado como um planeta anão.

Características que diferem planetas terrestres de planetas jovianos: Planetas terrestres apresentam: Planetas jovianos apresentam: Massa pequena Grande densidade Pequena distância do Sol Poucos ou nenhum satélite São compostos de elementos pesados Grande massa Pequena densidade Grande distância do Sol Muitos satélites São compostos de elementos leves, principalmente hidrogênio e hélio

Além dos planetas, entre as órbitas de Marte e Júpiter nós encontramos o Cinturão de Asteróides e recentemente nós tivemos a descoberta de uma série de corpos celestes pequenos além da órbita de Plutão. Hoje essa região chama-se Cinturão de Kuiper e é composto por asteróides e fragmentos de gelo. O Cinturão de Kuiper gerou uma polêmica e hoje Plutão tem como descrição da sua categoria o termo planeta anão. Devido às características dos objetos no Cinturão de Kuiper, nós temos uma nova definição nas  regras básicas que definem os corpos do Sistema Solar:

1) Um "planeta" é um corpo celestial que deve: (a) estar em órbita ao redor do Sol, (b) ter massa suficiente  para sua auto-gravidade dominar as forças de um corpo rígido e desse modo ele assumir um equilíbrio hidrostático (aproximadamente arredondado) na forma, (c) ter a sua vizinhança limpa ao longo de sua órbita. OBS: Com a definição acima somente oito corpos celestiais  satisfazem suas condições: Mercúrio (1°.), Vênus (2°.), Terra (3°.), Marte (4°.), Júpiter (5°.), Saturno ( 6°.), Urano (7°.) e finalmente Netuno (8°.).

2) Um "planeta anão" é um corpo celestial que deve: (a) estar em órbita ao redor do Sol, (b) ter massa suficiente  para sua auto-gravidade dominar as forças de um corpo rígido e desse modo ele assume um equilíbrio hidrostático (aproximadamente arredondado) na forma, (c) não ter a sua vizinhança limpa ao longo de sua órbita.

3) Todos os outros objetos, exceto os satélites orbitando o Sol, deverão ser referidos pelo coletivo "Corpos Pequenos do Sistema Solar“. São eles: Cometas Asteróides Meteoróides

O que são “estrelas cadentes”? Formalmente elas são : os Meteoros - na nossa atmosfera;  Meteoróides - no espaço Meteoritos - se encontrados na superfície terrestre.

Curiosidades: Como sabemos, ao olhar para o céu, o que é um planeta ou uma estrela? Existem duas diferenças básicas entre planetas e estrelas, que podem ser identificadas por qualquer pessoa com pouca experiência no assunto.     A primeira é que o planeta não cintila como as estrelas. É claro que existem no céu estrelas que parecem não cintilar, principalmente aos olhos de quem não está acostumado a observá-las. Nesse caso entra a segunda diferença. Quando você observar um objeto no céu e suspeitar que é um planeta, mas não tem certeza, faça o seguinte: Fixe algumas referências utilizando as estrelas ao seu redor, de preferência faça um desenho em escala assinalando o objeto em estudo, e observe por uns vinte ou vinte e cinco dias. Se esse objeto mudar de posição em relação às referências, certamente esse objeto será um planeta. Podemos colocar a coisa dessa maneira, pois para pequenos intervalos de tempo podemos considerar as estrelas como fixas. Já os planetas, como a tradução da palavra diz, errante, movimentam-se em relação às estrelas.