Trabalho de História Geral

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Unidade 5 Fenícios e Hebreus.
Advertisements

OS PERSAS “ UM GRANDE IMPÉRIO ”.
OS PERSAS “ UM GRANDE IMPÉRIO ” Prof.Emerson.
ANTIGUIDADE ORIENTAL: EGITO e MESOPOTÂMIA
Navegadores fenícios e conquistadores persas
O império Persa.
A antiga civilização indiana
CURSO DE HISTÓRIA ANTIGA
Mesopotâmia.
Grécia Antiga Revisão Para T.A.C.A.S.A.
Sociedade Pré-colombiana
AS CULTURAS INDÍGENAS AMERICANAS
Fenícios Localização: Atual Líbano Economia: Comércio
PROFESSOR Emerson Fenícios Egito.
I D A D E A N T I G A ( 4000 a.c – 476 ) PROF° Garrido.
Pois é o homem quem faz a história e não a história que faz o homem.
OS FENÍCIOS: Atual Líbano; Descentralização política;
CIVILIZAÇÕES PRÉ-COLOMBIANAS
Unificador do Oriente Próximo.
Egito – terra dos deuses
HEBREUS, FENÍCIOS E PERSAS
MESOPOTÂMIA E EGITO PAULA GRACIELE CARNEIRO  .
O mundo grego e a democracia
HEBREUS PERSAS FENÍCiOS.
TEMA DA AULA.
Prof. Marcelo Freitas História
Fenícios e Persas.
Capítulo 4 Fenícios e persas
Fenícios.
Os donos da terra.
FENÍCIOS.
MERCADORES E NAVEGADORES
Roma Antiga Nome:Marcelo Sagaz Nome:Cristiano Jacoby Turma: A 7
Como se FORMA e se MANTÉM um IMPÉRIO?
Antiguidade Oriental.
Os povos da Mesopotâmia
Colégio da Policia Militar 1° ano Aula: Historia e Geografia
É ai que vem o desenho. Eu vou escanealo com a inpressora
OS HEBREUS.
Os Fenícios.
Grécia Antiga.
Tema da aula Grupo – Capítulo
A Antiguidade Oriental
QUESTÕES DE VESTIBULAR - PERSAS
CIVILIZAÇÕES DO EXTREMO ORIENTE
Persas Ciro, O Grande.
Os persas: Um dos maiores Impérios da Antiguidade
Fenícios.
Fenícios e Persas Anna Karina, Arthur Iseki, Bárbara Corrêa, Carlos Eduardo e Sophia Cardo.
Os maiores comerciantes marítimos da Antiguidade
Sociedades nativas da América
Civilizações do Oriente Próximo
Fenícios e persas.
As cidades na Grécia Antiga
COMO SE FORMA E SE MANTÉM UM IMPÉRIO
ANTIGUIDADE ORIENTAL.
Capítulo 13 Como a história da Europa começou?.
Mesopotâmia.
O Apogeu de Atenas – século V a.C.
FENÍCIA Localização: Atual Líbano Limites: N – Hititas S – Hebreus
 Localização: Atual Líbano Limites: N – Hititas S – Hebreus L – Mesopotâmia O – Mediterrâneo.
FENÍCIOS: Geografia: litoral com portos naturais, uma vasta floresta de Cedro e áreas montanhosas impróprias para a agricultura em larga escala.
História e Fontes Históricas.  Trata de feitos e aventuras de um imaginário já perdido no tempo, longe do nosso dia-a-dia tecnológico.  Estabelecer.
PERSAS, HEBREUS E FENÍCIOS
Hebreus, Fenícios e Persas.
Oriente próximo SOCIEDADES, REINOS E IMPÉRIOS
DA CIDADE DE ROMA À FORMAÇÃO DE UM IMPÉRIO
Primeiras civilizações Profº Laércio Wolf Pré História Neolíticmo EgitoHebreusFeníciosMesopotâmiaPersas.
Persas e Fenícios Um pouco de seus modos de trabalho e cultura Bolsistas PIBID: Monique R Marcelly I.
AULA DE HISTÓRIA. OS PERSAS. PROFESSOR RIBAMAR SANTOS. “ “Duas coisas indicam fraqueza: calar-se quando é preciso falar, e falar quando é preciso calar-se.
Transcrição da apresentação:

Trabalho de História Geral

Nina Barcelos - 30 Sara Chagas - 35 Yasmim Henrique - 38 Grupo Nina Barcelos - 30 Sara Chagas - 35 Yasmim Henrique - 38 Yngrid Henrique - 39

Fenícia A civilização fenícia desenvolveu-se na Fenícia, território do atual Líbano. No aspecto econômico, este povo dedicou-se e obteve muito sucesso no comércio marítimo. Mantinha contatos comerciais com vários povos da região do Oriente. As cidades fenícias que mais de desenvolveram na antiguidade foram Biblos, Tiro e Sidon.A religião fenícia era politeísta e antropomórfica, sendo que cada cidade possuía seu deus (baal = senhor). Acreditavam que através do sacrifício de animais e de seres humanos podiam diminuir a ira dos deuses. Por isso, praticavam esses rituais com certa freqüência, principalmente antes de momentos importantes.

Sistema Político O sistema político dos FENÍCIOS era a Talassocracia A região Fenícia era organizada em cidades-Estados independentes.

Economia A principal atividade econômica dos fenícios foi o comércio marítimo. Dotada de vantagens geográficas e naturais, a Fenícia foi a civilização dos navegadores e mercadores da Antiguidade Considerável parte dos produtos comercializados pelos fenícios provinha de suas oficinas artesanais

Cultura Da cultura fenícia herdamos o alfabeto com 22 letras. Esse alfabeto é o ancestral de grande parte dos alfabetos usados no mundo (como o grego, o latino, o árabe e o hebraico). A constante presença de potências estrangeiras na vida cultural da Fenícia parece ter sido a causa de sua pouca originalidade. Os principais destaques da cultura fenícia foram: cristais transparentes, tecidos (principalmente de púrpura), armas, jóias, objetos de bronze, couro curtido e estatuetas de barro esmaltado.

Religião Cada cidade possuía seu próprio panteão, dominado por uma divindade ou casal divino. Baal era o deus associado ao sol e às chuvas. Aliyan, seu filho, era a divindade das fontes. Astartéia era uma deusa vinculada à riqueza e à fecundidade. Os fenícios conservavam ritos bem arcaicos.

Sociedade A sociedade, como quase todas as outras sociedades da Antiguidade, era dividida em estratos sociais.

Curiosidades A fenícia, terra de marinheiros e comerciantes, ocupava uma estreita área, com aproximadamente 40 km de largura, entre o mar Mediterrâneo e as montanhas do Libano. Atualmente essa região corresponde ao Libano e a parte da Síria. O solo montanhoso da Fenícia não era favorável ao desenvolvimento agrícola e pastoril. Vivendo como que espremido em seu território. o povo fenício percebeu a necessidade de se lançar ao mar e desenvolver o comércio pelas cidades do Mediterrâneo.

Pérsia O país sempre foi chamado "Irã" (Terra dos Arianos), pelo seu povo, embora durante séculos tenha sido referido pelos europeus como Pérsia (de Pars ou Fars, uma província no sul do Irã) principalmente devido aos escritos dos historiadores gregos. Em 1935 o governo especificou que o país deveria ser chamado Irã; entretanto, em 1959 ambos os nomes passaram a ser admitidos.

Cultura

Religião Entre os séculos VII e VI a.C., o profeta Zoroastro empreendeu uma nova concepção religiosa entre os persas. Durante o período da Dinastia Arquemênida, o zoroastrismo, tornou-se a religião dos governantes e da maior parte dos povos da Pérsia. Enfatizava uma luta dualista entre o bem e o mal, e uma batalha final.

Sociedade A sociedade persa era dividida em rígidas camadas sociais. No topo da sociedade estava o rei, abaixo do rei estavam os aristocratas (sacerdotes, nobreza e os grandes comerciantes). Depois, a camada média da população (pequenos comerciantes, artesãos e soldados). Os camponeses, considerados homens livres, formavam outra classe social. Estes viviam miseravelmente, muito explorados eram obrigados a entregar quase tudo o que produziam para os donos das terras. Eram obrigados também a prestar serviços na construção de palácios e de obras públicas (canais de irrigação, estradas, etc.). Por último, vinham os escravos, aprisionados nas conquistas militares, formavam um grupo numeroso, que executavam os trabalhos mais pesados na construção de palácios e obras públicas.   

Sistema Político e Econômico Ciro I e a Dinastia Arquemênica Sucessão do Império Persa:Cambises e a batalha de Pelusa. Auge do Império Persa: Dario I Sátrapas - > Satrápias - > Dárico Guerra Médicas:Xerxes I e Alexandre Magno Fim do Império Persa.