Conflitos no Oriente Médio

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
(Quadros sinópticos, esquemas-resumo, infográficos e mapas mentais)
Advertisements

Crise Mundial -Inflação- dos Alimentos.
DESCOLONIZAÇÃO AFRO-ASIÁTICA
A VITÓRIA DO MERCADO Vitória do Capitalismo sobre o Socialismo
A GEOGRAFIA DO PODER.
A Antiguidade Oriental
8ª Série Os EUA ao longo de sua história tiveram várias oportunidades para desencadear o seu desenvolvimento econômico e souberam aproveitá-las de forma.
Oriente Médio Arábia Saudita, Bahrein, Chipre, Egito, Emirados Árabes Unidos, Iêmen, Israel, Irã, Iraque, Jordânia, Kuwait, Líbano, Palestina, Omã, Qatar,
ORIENTE MÉDIO: “um barril de pólvora”
Ásia.
ORIENTE MÉDIO MUNDO ISLÂMICO.
“Pós-Guerra Fria” Prof° Davi Ruschel.
Prof. Jeferson C. de Souza
2. COLONIZAÇÃO EUROPÉIA NA ÁSIA
ORIENTE MÉDIO.
ORIENTE MÉDIO: NACIONALISMO E FUNDAMENTALISMO
A auto-suficiência de petróleo pode transformar o Brasil em uma potência mundial? Quais as relações entre o óleo e as Guerras do Oriente Médio?
OS CONFLITOS MUNDIAIS PELO PETRÓLEO
ÁSIA ORIENTE MÉDIO.
ENERGIA A PRODUÇÃO MUNDIAL DE ENERGIA
TIPOLOGIA DE ENERGIA MANUAL / TRAÇÃO: muscular EÓLICA: vento
CONFLITOS NO ORIENTE MÉDIO
Tecnologia Bélica na Atualidade
02/04/2017 O continente africano
COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS NO MUNDO
Trabalho De História.
Hidrosfera Profª Milena Monteiro.
IMPERIALISMO OU NEOCOLONIALISMO
ISRAEL X PALESTINA.
CONTINENTE: ÁSIA TRABALHO DE GEOGRAFIA
ORIENTE MÉDIO – IMPORTÂNCIA GEOPOLÍTICA
A Nova Ordem Mundial e os Estados Unidos
CONFLITOS PROF. RICARDO SCHMITZ
"A burguesia não pode existir sem constantemente revolucionar os instrumentos de produção e, portanto, as relações de produção e, com elas o total das.
ÁSIA ECONOMIA E CONFLITOS.
Professor Arnaldo Geografia
Fontes de Energia.
Professor Luiz Felipe Geografia
África: Aspectos Naturais.
Fontes de Energia.
CAP. 17 – GUERRA E PAZ NO ORIENTE MÉDIO
Mapa Físico da Ásia.
ORIENTE MÉDIO 9º Ano – 4º Bimestre
África um continente explorado.
Revisão 7ª série.
ORIENTE MÉDIO: REGIÃO DE CONFLITOS
GUERRAS DO GOLFO 1991 / 2003 PROF. LÉO && LeMA MATERIAIS DIDÁTICOS.
Conflitos no Oriente Médio
ORIENTE MÉDIO.
Iêmen – nova guerra no Oriente Médio
EXERCÍCIOS - ORIENTE MÉDIO
CONFLITO ÁRABE-ISRAELENSE
01. A posição geográfica dos estados da região
REVISÃO 9ºANO.
ORIENTE MÉDIO.
O Oriente Médio A Questão Palestina.
ORIENTE MÉDIO – IMPORTÂNCIA GEOPOLÍTICA
Conflito árabe-israelense
Geografia geral PROFESSOR JHONNY.
CURDOS/CURDISTÃO - Mapa/Localização - Quem são os curdos?(origens, história, aspectos gerais) - Territórios que ocupam - Motivos/razões.
Professor Cristiano Almeida. Geografia.
Complementação do capítulo 8
CONFLITOS ORIENTE MÉDIO.
ORIENTE MÉDIO Cap. 9.
Aspectos Naturais, econômicos, políticos e sociais
Fontes de energia I GG. 07 PAG.42. Petróleo  É uma mistura de hidrocarbonetos fósseis;  Gerado pelo soterramento e decomposição de matéria orgânica.
Oriente Médio: aspectos físicos e humanos gerais
Conflitos do Oriente Médio
O Oriente Médio A Questão Palestina.
Transcrição da apresentação:

Conflitos no Oriente Médio Prof. Jane Ilce

Oriente Médio -> Ponto de encontro entre Europa, Ásia e África. -> Foco de tensões geopolíticas. -> Berço das três religiões monoteístas mais importantes do mundo : Cristianismo, Judaísmo e Islamismo. -> Maior concentração de jazidas de petróleo do mundo. -> Conflitos pelo controle de recursos hídricas já que a região é desértica.

Oriente Médio

Oriente Médio Situa-se na confluência entre três continentes e dispõe de rotas e passagens de grande valor estratégico : -> Canal de Suez -> sob controle do Egito, liga o Mar Vermelho ao Mar Mediterrâneo. -> Estreito de Ormuz -> rota de navios petroleiros que distribuem para outros continentes o petróleo extraído na região.

Canal de Suez

Canal de Suez

Estreito de Ormuz

Características físicas do Oriente Médio -> relevo -> planaltos erodidos, planícies na porção ocidental e dobramentos modernos na porção oriental. -> Entre as planícies destaca-se a da Mesopotâmia entre os rios Tigre e Eufrates, que nascem na Turquia e correm na região do Iraque. -> Os planaltos, de origem sedimentar, apresentam muito petróleo.

Planície da Mesopotâmia

-> Os climas áridos e semi-áridos predominam. -> Nas áreas montanhosas do Irã e do Afeganistão apresentam clima de montanha. -> A aridez , com poucas chuvas e o tipo de relevo são responsáveis pela escassez de água no Oriente Médio. -> Apenas se destacam os rios Tigre, Eufrates e Jordão. -> Por isso, o controle sobre os recursos hídricos.

O Petróleo -> Em 1914 empresas britânicas, francesas, estadunidenses e holandesas começaram a explorar petróleo em terras iranianas e no Egito e, mais tarde no Iraque e na Arábia Saudita. A região era colônia de potências européias. -> Após a 2ª Guerra Mundial , o petróleo ganhou força com o desenvolvimento da indústria petroquímica e o aumento da frota automotiva e aeronáutica no mundo.

Com o fim das colônias , os países do Oriente Médio se independeram e as empresas estrangeiras foram perdendo o domínio sobre as jazidas de petróleo na região. Surge então a OPEP – Organização dos Países Produtores de Petróleo.

OPEP Em 1960, governos dos países do Oriente Médio passaram a defender maior participação nos lucros obtidos pelas empresas que exploravam petróleo em seu território. Inicialmente aumentam os impostos. Mais tarde, se unem para a formulação de uma política comum de preços e cotas de exploração , evitando a superprodução e a queda de preços. Surge assim a OPEP, fundada pela Arábia Saudita, Irã, Kuait, Venezuela e Iraque.

Por causa da dependência da maioria dos países do mundo em relação ao petróleo a OPEP se tornou uma organização muito poderosa. Atualmente, mais de 60% das reservas conhecidas de petróleo estão no Oriente Médio. Entre os maiores produtores estão : Arábia Saudita, Irã, Emirados Árabes Unidos e Kuait.

Os choques do petróleo 1º Choque do petróleo : países árabes aumentam o preço do barril de petróleo como forma de retaliação às grandes potências pelo apoio dado a Israel na Guerra de Yom Kippur. O preço do barril de petróleo passa de U$2,00 para U$12,00

2º Choque do petróleo Surge inicialmente em decorrência da Revolução Islâmica no Irã, em 1979 quando o aiatolá Khomeini obriga a uma ampla renegociação dos contratos de exploração das companhias estrangeiras residentes no país. No ano seguinte eclode a Guerra Irã-Iraque, desencadeada em 1980 (durará até 1988) por Saddam Hussein contra o novo regime xiita do Irã (com o apoio dos Estados Unidos, que armam o Iraque, inclusive com armas de destruição em massa.

3º Choque do petróleo Acontece a partir da invasão do Kuait, um dos maiores produtores de petróleo por Saddan Hussein em 1991, iniciando a Guerra do Golfo. produção deste país do mercado. quando os Estados Unidos expulsam os iraquianos do Kuait. Saddan responde queimando os poços de petróleo, provocando enorme elevação nos preços do petróleo e enorme prejuízo por causa dos desastres ecológicos que acontecem por causa da queima do petróleo.