História do transporte urbano no Brasil – Curiosidades

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História do transporte urbano no Brasil – Curiosidades

www.museudantu.org.br A serpentina era um meio de transporte de famílias abastadas do início do século XIX. O nome “serpentina” deriva do adorno em espiral colocado na extremidade dianteira do teto. Note-se o peso extremo que os escravos eram obrigados a carregar.

www.museudantu.org.br A sege foi um dos primeiros veículos sobre rodas utilizado no Brasil. Após a vinda da Corte Portuguesa para o Brasil, em 1808, a circulação desses veículos aumentou consideravelmente, o que levou a administração pública a adotar uma série de medidas para regulamentar a circulação, também congestionada pela largura limitada das ruas.

www.museudantu.org.br A rede foi um meio de transporte usado no Brasil no início do século XIX. Ela ficava presa a um varal, carregado nos ombros por dois escravos. O menino deveria proteger o senhor em caso de sol ou chuva com sua sombrinha.

www.museudantu.org.br A cadeirinha foi um meio de transporte bastante utilizado no período colonial. Era útil, principalmente, para o transporte urbano. Note-se que os escravos trajando libré denotam a situação abastada do proprietário.

www.museudantu.org.br A cangalha era um dispositivo de cordas e varas utilizado para o transporte de móveis pesados e frágeis.

www.museudantu.org.br A carreta, popularmente conhecida na época como “piolho”, era puxada por escravos e usada para o transporte de mercadorias.

www.museudantu.org.br As liteiras eram usadas pelas famílias de ricos fazendeiros nas viagens da cidade do Rio de Janeiro aos engenhos de cana-de-açúcar.