Os ambientes continentais

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Os Grandes Biomas Terrestres
Advertisements

Climas do Continente Americano
Climas brasileiros e domínios climáticos
VEGETAÇÃO.
DIVERSIDADE DOS GRANDES BIOMAS DA TERRA: TUNDRA, TAIGA, FLORESTA TEMPERADA, GELEIRAS, DESERTOS E SAVANAS.
Vegetação Geografia.
CARACTERÍSTICAS FÍSICAS E BIOLÓGICAS DOS PRINCIPAIS BIOMAS
CLIMA DAS AMÉRICAS.
ESPAÇOS CLIMÁTICOS E SUAS INFLUÊNCIAS NO MUNDO DESENVOLVIDO
Europa – paisagens naturais e problemas ambientais
PAISAGENS NATURAIS DO PLANETA
CLIMA E AS FORMAÇÕES VEGETAIS
O que você deve saber sobre
Ásia: diversidade física e impactos ambientais
ECOSSISTEMA TERRESTRE
Domínios morfoclimáticos
A importância da Biodiversidade
Formações Herbáceas Alunas: Carolina Sofia da Silva Larissa Barbieri da Silva Letícia Felile Sabrina Richartz 1M1.
Europa Clima e Vegetação
Tema 4 Clima e Vegetação do Continente americano Livro páginas 74 a 79.
Ecossistemas Luciano Garcia.
Domínios Naturais I e II
Intervenções Ambientais – Prof. Adriano
Identificar as principais paisagens naturais existentes no Globo
Coberturas Vegetais do Planeta
ÁSIA.
4º Ano Professora Alessandra Stock
Os Biomas O que são os biomas?
Os principais climas e formações vegetais
O CLIMA E A VEGETAÇÃO DO BRASIL
Meio Ambiente e Qualidade de Vida
Descrever os padrões típicos de crescimento da tundra.
Revisão para prova de Geografia
EPINOCICLO TERRA.
Professora Carol/Geografia
Ecossistemas Terrestres
Alunos:Eduardo Rodrigo Josué
UNIDADE II – GEOGRAFIA FÍSICA E MEIO AMBIENTE
BIOMAS BRASILEIROS.
Climas e Formações Vegetais no Mundo
BIOMAS Sistema de classificar as comunidades biológicas e ecossistemas com base em semelhanças de suas características vegetais.
Biomas.
DOMÍNIOS CLIMATOBOTÂNICOS NO MUNDO
ECOSSISTEMAS TERRESTRES
Climatologia.
Domínios Naturais I e II - Estrutura Geológica; - Relevo; - Clima; - Vegetação - Elementos Naturais. Obs.: Possuem características próprias mas nunca estão.
O domínio da prairie: Compreende a região das planícies centrais. - Se transformou num imenso espaço de cultivo de cereais onde os campos plantados substituíram.
O que é clima? O clima é caracterizado pela repetição das condições de umidade e temperatura em um determinado lugar ao longo de um período de observação.
VEGETAÇÃO DE TUNDRA Típica de regiões polares (Polo Norte). Vegetação herbácia/arbustiva. Aparecem na paisagem durante o curto verão polar.
Ásia – Climas Profº Valdinei.
Regiões ou zonas climáticas do planeta
GEOGRAFIA Climas e vegetação.
SUCESSAO ECOLÓGICA.
SEMIEXTENSIVO GEO-A Prof. Groth Aula 09.
VEGETAÇÃO 6º ano – 2009 Prof. Maria Inês.
As grandes paisagens vegetais da Terra
Situação de aprendizagem 1
DOMÍNIOS CLIMATOBOTÂNICOS
Grandes formações vegetais.
As grandes paisagens vegetais da Terra e as Questões ambientais
Os principais climas e formações vegetais
2015/16 VEGETAÇÃO BRASILEIRA EMERSON MODESTO.
FATORES QUE AFETAM A EVOLUÇÃO DOS ECOSSISTEMAS
Biomas Prof. ª Bruna Damiani.
O CLIMA E A VEGETAÇÃO DO BRASIL.
Bioma: “Uma comunidade de plantas e animais , com formas de vida e condições ambientais semelhantes.” (Clements, 1916)
Os principais climas.
MASSAS de AR Definição: Um grande volume de ar, cobrindo uma superfície de centenas de km 2, que tem temperatura e umidade relativamente constante na horizontal.
MASSAS de AR Definição: Um grande volume de ar, cobrindo uma superfície de centenas de km 2, que tem temperatura e umidade relativamente constante na horizontal.
Clima no Brasil Professor Jeferson.
Transcrição da apresentação:

Os ambientes continentais Nos continentes as florestas são os ambientes que abrigam a maior quantidade e variedade de seres vivos. Somente nas Florestas Tropicais, que ocupam apenas 6% da superfície terrestre, concentram-se mais de 70% de todas as espécies de seres vivos já identificadas.

Florestas Tropicais As Florestas Tropicais estão localizadas entre a Linha do Equador e os Trópicos, em ambos os hemisférios. Em geral há uma estreita relação entre a diversidade de espécies e o volume de chuvas que varia de região para região. Estudos realizados nas Florestas Tropicais têm encontrado mais de 100 espécies de árvores para cada hectare. Nas áreas com maior quantidade de chuvas, essa diversidade pode ultrapassar a marca de 400 espécies para cada hectare!

A biodiversidade em florestas tropicais A biodiversidade em Florestas Tropicais é responsável por quase metade das plantas e animais do mundo. E essas florestas abrigam quase um terço das aves! Tamanha biodiversidade ajuda a entender o grande interesse de vários países do mundo por essas áreas. Como o número de espécies é enorme, o desmatamento traz conseqüências irreversíveis, pois é difícil recompor artificialmente a vegetação original. Muitas das espécies ainda são desconhecidas e poderão vir a ser utilizadas pelas gerações futuras para a cura de muitas doenças ou para a produção de alimentos mais nutritivos, caso sejam preservadas.

Floresta Boreal A Floresta Boreal espalha-se pelas regiões de altas latitudes, ou seja, regiões próximas aos pólos, onde faz muito frio. Trata-se de uma floresta com um pequeno número de espécies vegetais, adaptadas às condições de baixa temperatura. Nesse tipo de floresta, é mais fácil reconstituir a vegetação original depois de um desmatamento. O desmatamento e o replantio das Florestas Boreais têm sido realizados constantemente, já que grande parte do papel e da celulose utilizados no mundo são produzidos a partir de sua madeira. Para os animais que vivem na Floresta Boreal, entretanto, as coisas não se passam de maneira tão simples. A vegetação pode ser recomposta mais rapidamente que em uma Floresta Equatorial, mas é muito difícil recompor o ambiente original. Os bichos precisam das plantas para sobreviver, e o desmatamento destrói seu hábitat (ambiente natural em que uma espécie vive). Quando a floresta chega a crescer de novo, o castor, o alce, o esquilo e o lobo praticamente já desapareceram. No Canadá, maior exportador de madeira e celulose do mundo, a legislação ambiental busca resolver esse problema com a delimitação de reservas florestais vedadas à exploração econômica.

A taiga, ou a floresta boreal, é um bioma caracterizado pelas suas florestas de coníferas. No Canadá, usa-se o termo floresta boreal para designar a parte meridional desse bioma, e o termo taiga é usado para designar as áreas menos arborizadas a sul da linha de vegetação arbórea do Ártico. Em Portugal e no Brasil, o termo taiga é geralmente usado para designar as florestas russas, enquanto que se usa floresta boreal ou floresta de coníferas para as dos restantes países. Floresta Boreal

As Florestas Temperadas abrigam um número de espécies maior que o das Florestas Boreais, mas bem menor que os das Florestas Equatoriais ou Tropicais. Nas Florestas Temperadas existe um número relativamente pequeno de espécies devido à grande amplitude térmica anual. Poucas plantas resistem a essas condições, pois as temperaturas variam muito durante o ano. É a formação florestal mais devastada do planeta, já que ela recobre vastas extensões da América do Norte e da Europa, nas quais a natureza já foi intensamente modificada pela humanidade. FLORESTA TEMPERADA

O ambiente terrestre é muito complexo O ambiente terrestre é muito complexo. A figura ilustra de maneira geral a relação entre o volume de chuvas, a variação de temperatura e o tipo de vegetação. Observe que quanto mais a esquerda e mais embaixo, mais formas de vida aparecem. O canto esquerdo da figura indica, de modo esquemático, o que ocorre na realidade: elevadas temperaturas em um ambiente úmido geram mais chuva e, com isso, uma maior adaptação de seres vivos, formando uma exuberante Floresta Equatorial. No canto oposto, à direita, temperaturas elevadas, mas sem umidade, resultam em uma área desértica, com pouca quantidade de seres vivos. Os grupos humanos buscam recursos para suprir suas necessidades, mas nem todos se relacionam da mesma forma com a natureza.