2º Ano CENSA Prof. Jane Ilce

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Os fenômenos atmosféricos
Advertisements

A ATMOSFERA.
Climas do Continente Americano
Climas brasileiros e domínios climáticos
ELEMENTOS QUE INFLUENCIAM O CLIMA
Variações de albedo Albedo é o índice de absorção da energia solar pelos diferentes tipos de superfícies, vai de 1(total reflexão/nenhuma absorção) à 0.
Vamos conhecer O clima.
TEMPO E CLIMA.
ATMOSFERA Capítulo 7 – da página 114 a página130
Terra: o planeta azul Cap.3- Pg. 55 a pg. 59 – 6º ano
Terra: o planeta azul Cap.3 – 6º ano
CLIMA DAS AMÉRICAS.
TIPOS CLIMÁTICOS E FORMAÇÕES VEGETAIS
TEMPO E CLIMA.
Os climas no mundo (1ª parte)
Mestranda: Maria Isabel Mota Carneiro
CLIMA O clima compreende os diversos fenômenos climáticos que ocorrem na atmosfera da Terra. Fenômenos como frente frias, tempestades, furacões etc estão.
METEOROLOGIA.
CLIMATOLOGIA.
TEMPO E CLIMA.
TEMA: Mudança Global O que vais aprender:
1ª série do Ensino Médio Professora: Luiza de Marilac
FATORES E PRINCIPAIS ELEMENTOS DO CLIMA
Elementos e fatores climáticos
GEOGRAFIA I – 3º BIMESTRE
Professor: José Tiago Pereira Barbosa
Ar e Vento.
CLIMA NO BRASIL TEMPO CLIMA É A SUCESSÃO HABITUAL DO TEMPO
ELEMENTOS QUE COMPÕEM O CLIMA
Clima.
Elementos do Clima.
TEMPO E CLIMA METEOROLOGIA: Parte da ciência que estuda o tempo e suas variações. TEMPO: condições climáticas em um dado momento do dia, de dois dias.
DINÂMICA CLIMÁTICA.
Dinâmica Climática Capítulo 7.
ATMOSFERA COMPOSIÇÃO: 78% Nitrogênio 21% Oxigênio 1% Outros gases
Temperatura Pressão Ventos Umidade Precipitação
A DINÂMICA CLIMÁTICA.
Climas do Brasil conceitos básicos fatores elementos classificação.
Climatologia.
Revisão Prova Mensal 6º Ano AB – 2º Bimestre PRESSÃO ATMOSFERICA
climatologia Fatores climáticos: o que interfere no clima de um lugar
Prof. Jefferson O Clima.
O que é clima? O clima é caracterizado pela repetição das condições de umidade e temperatura em um determinado lugar ao longo de um período de observação.
Prof. José Victor Colégio Gaylussac
CLIMATOLOGIA II.
1ª série do Ensino Médio Professora: Luiza de Marilac
Dinâmica geral da atmosfera
A Atmosfera e sua Dinâmica – O Tempo e o Clima
Atmosfera, clima e tempo.
Camadas da Atmosfera e Dinâmica dos Ventos
Camadas da atmosfera Prof Claudinei Perencin.
FATORES CLIMÁTICOS.
TEMPERATURA DO PONTO DE ORVALHO
Dinâmica Climática.
Camadas da Atmosfera e Dinâmica dos Ventos
A dinâmica da atmosfera (Tempo x Clima)
Classificação Climática
CALOR Transferência de energia
DINÂMICA CLIMÁTICA.
Clima do Planeta Pág. 166 a 181 Clima do Planeta Pág. 166 a 181  Fylipe Alves Minikovski.
OFICINA DE CLIMATOLOGIA
Temperatura e Vapor de água
Geografia Revisão.
OS ELEMENTOS D0 CLIMA 1.
TEMPO X CLIMA Professor: Jeferson Geografia – 1º EM.
Atmosfera.
MASSAS de AR Definição: Um grande volume de ar, cobrindo uma superfície de centenas de km 2, que tem temperatura e umidade relativamente constante na horizontal.
MASSAS de AR Definição: Um grande volume de ar, cobrindo uma superfície de centenas de km 2, que tem temperatura e umidade relativamente constante na horizontal.
DINÂMICA CLIMÁTICA CIC – REVISIONAL ENEM/2016 JANDERSON.
Transcrição da apresentação:

2º Ano CENSA Prof. Jane Ilce ESTUDO DO CLIMA 2º Ano CENSA Prof. Jane Ilce

A ATMOSFERA Camada gasosa que envolve o planeta. Entre os principais gases são Nitrogênio (78%), Oxigênio (21%) e Dióxido de Carbono, Metano e Ozônio. Os gases da atmosfera distribuem-se em camadas com características físicas e químicas diferentes.

ENERGIA SOLAR A atmosfera pode absorver ou refletir a energia solar. Quanto da radiação que chega à superfície será refletida depende dessa superfície, entre elas , o material e a cor: -> superfícies muito claras refletem muito da radiação, no caso da neve chega a 90%.

-> superfícies escuras como o asfalto absorvem muito da energia e apresentam um baixo nível de reflexão. Essa variação na capacidade de reflexão dos materiais é chamada de ALBEDO. Quanto maior o albedo, mais energia é refletida e menos é absorvida.

Efeito EStufa Mecanismo natural, próprio da atmosfera e fundamental para a existência da vida na Terra , uma vez que ele regula o clima do planeta ao impedir a variação muito acentuada da temperatura. Quanto mais gases estufa existirem na atmosfera, maior será a absorção. O vapor dágua é o gás estufa que mais tem capacidade de absorver radiação.

Assim, em regiões úmidas, a temperatura tende a permanecer mais estável devido à energia absorvida pela atmosfera. O contrário ocorre em desertos, nos quais a falta de umidade leva a intensas quedas de temperaturas durante a noite. Na história do planeta a presença d gases estufa variou bastante : nos primeiros bilhões de anos a atmosfera era formada

Por gás carbônico e vapor dágua , o que levava a um efeito muito intenso , e portanto, a um planeta bem mais quente. Com o tempo o vapor dágua foi precipitando e formou os oceanos , diminuído a presença de umidade na atmosfera. Metade do gás carbônico foi dissolvido nos oceanos e a outra metade foi absorvida pelos vegetais por meio da fotossintese.

Estado Geral da Atmosfera – conjunto de características que descrevem a atmosfera Temperatura -> Amplitude térmica : variação da temperatura em determinado lugar. Pode diária ou anual. Pressão Atmosférica -> Na atmosfera, a pressão varia de acordo com a altitude. E, como as porções de ar da atmosfera estão em constante movimento formam-se zonas de alta e de baixa pressão atmosférica.

A pressão atmosférica é medida com um barômetro e expressa em milímetros de mercúrio ( mmHg), atmosferas ( atm), milibars (bar) e hectopascals (hPa). Velocidade dos ventos -> as diferenças de pressão entre os lugares da superfície terrestre levam à movimentação de massa de ar , produzindo ventos.

Barômetro

Os ventos sopram de zonas de alta pressão para zonas de baixa pressão. A velocidade e a direção dos ventos podem ser medidas por um anemômetro sendo a velocidade medida em m/s e a direção em graus e direção geográfica ( N,S,L e O). Os ventos provocam alterações na sensação térmica e influenciam no processo de evaporação, transporte de umidade e formação de chuvas.

Anemômetro

Umidade do ar: -> Umidade absoluta do ar : quantidade de água, em forma de vapor, existente num determinado volume de ar. Expresso em g/m3, isto é, quantos gramas de água encontramos num volume de 1 metro cúbico ( 1000 litros) de ar. O principal determinante da umidade absoluta é a existência de uma fonte de umidade

Ponto de saturação -> quantidade máxima de umidade que o ar pode ter conforme a temperatura . Por exemplo a 10ºC 1 m3 de ar pode ter , no máximo, 9,4 g de água em forma de vapor. Se ultrapassar,há saturação do vapor, ou seja, chuva. -> Umidade relativa do ar : porcentagem de umidade que há efetivamente num metro cúbico de ar em relação ao máximo que pode haver naquela temperatura.

Precipitação ->Fundamental para determinar as características do clima. Pode ser na forma de água ( líquida), neve ou granizo ( sólida). Medida por pluviômetro e apresentadas em mm. Para ocorrer é necessário que haja umidade no ar e que esta ultrapasse o ponto de saturação. É necessário também que haja queda de temperatura.

Tipos de Chuva : Orográfica ou de relevo; Frontal; Convecção ou de verão;

Chuva Orográfica

Chuva Frontal

Chuva de Convecção

Climogramas

Fatores de Clima Latitude; Altitude; Massas de ar; Continentalidade/Maritimidade; Correntes Marítimas; Relevo Uso do solo.

Circulação geral da atmosfera                                                                                                                                                                             

Massas de ar

Correntes Marítimas