Prof. Erika Meirelles de Castro

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
FAETEC - SIPAT PRIMEIROS SOCORROS EM CASOS QUEIMADURAS E CHOQUE ELÉTRICO Queimaduras são lesões da pele, provocadas pelo calor, radiação, produtos.
Advertisements

Portefólio eb1 da Ruvina- Turma II
Primeiros Socorros Conceito:
Primeiros Socorros.
CURSO BRIGADA DE INCÊNDIO
APLICAÇÃO DE CALOR E FRIO
A pele A pele é o maior órgão do corpo humano. Tem cerca de 1,80 metros quadrados no corpo de um adulto médio, sem qualquer ruptura nas várias aberturas.
Tipos de acidentes e procedimentos
O que é TÉTANO ? O TÉTANO é uma doença grave que frequentemente leva a morte,causada por uma bacteria encontrata no solo, e esterco de animais que.
CÂNCER DE PELE.
PROF RENATA DE SOUZA ZANATELLI
Chrystian Lemos Técnico de Segurança do Trabalho
ATENDIMENTO PRÉ-HOSPITALAR
A saúde e a vida.
QUEIMADURAS.
PRIMEIROS SOCORROS PARADA RESPIRATÓRIA; PARADA CARDÍACA; QUEIMADURAS;
Primeiros Socorros em Acidentes Oculares
Procedimentos de Urgência em Acidentes Oculares
ATENDIMENTO PRIMÁRIO DE QUEIMADOS Prof.Enf.Telina
Noções de Primeiros Socorros
INSOLAÇÃO E INTERMAÇÃO
EFEITOS DA CORRENTE ELÉTRICA
Alexandra Medeiros Karla Roseanny Leiliane Larissa lily Cristiane
CHOQUE Choque é a situação de falência do sistema cardiocirculatório em manter a distribuição de sangue oxigenado para os tecidos. Tratar-se de uma condição.
Profa. Leticia Lazarini de Abreu
Água e Saúde Profª Lilian Larroca.
CH QUE ELÉTRIC.
Primeiros socorros Queimaduras domésticas
Considerações Especiais com a Pele do RN
QUEIMADURAS ACIDENTE PROVOCADO POR AGENTES QUÍMICOS, FÍSICOS E POR ELETRICIDADE LESANDO A PELE EM EXTENSÃO E PROFUNDIDADE.
Capítulo 1 Papel do Socorrista.
PRIMEIROS SOCORROS.
Entorses, Luxações e Fraturas
QUEIMADURAS Aulas P.S. 3° col. Turismo.
QUEIMADURA.
ENTORSE, LUXAÇÃO, FRATURAS
Sabias que... Na escola ou em casa, por vezes, sofremos pequenos acidentes que provocam ferimentos que necessitam de ser tratados com urgência? Pois é...
Feridas e Escoriações Princípios de Actuação
QUEIMADURAS.
PRIMEIROS SOCORROS Clica na imagem para avançar.
Prof. Erika Meirelles de Castro
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
Dr. Eduardo Perseu de Paiva
EnfºDocente: Marcos Melo
ACIDENTES DOMESTICOS COMO EVITA-LOS.
Os primeiros socorros são apenas a primeira ajuda a ser dada ao ferido
Primeiros Socorros Tipos de Infecções.
Profª Karen Borges de A. Costa
PRIMEIROS SOCORROS PARADA RESPIRATÓRIA; PARADA CARDÍACA; QUEIMADURAS;
CAUSA NECESSIDADES FUNÇÕES/FINALIDADES TRATAMENTO CONSELHOS ÚTEIS
Disciplina: Primeiros socorros Queimaduras e choque elétrico
PLANTAS MEDICINAIS EM ATENÇÃO BÁSICA
AGENTES LESIVOS DE NATUREZA TERMICA FRIO CALOR.
CHOQUE ELÉTRICO resista ao impulso de correr até seu colega
Henrique P. L. Scabello 4º ano
Primeiros socorros Esta apresentação demonstra as novas capacidades do PowerPoint, sendo melhor visualizada na Apresentação.
TERMOTERAPIA E CRIOTERAPIA
Cuidados a ter com a nossa pele
QUEIMADURAS FACULDADE CATÓLICA SALESIANA DO ESPÍRITO SANTO
Lesões Produzidas pelo Calor e pelo Frio
Assistência de Enfermagem ao paciente Politraumatizado e Queimado
PRIMEIROS SOCORROS Como agir em situações de emergência
EMERGÊNCIAS AMBIENTAIS Prof ª. Dra. Taís Tinucci Socorros de Urgência
Transcrição da apresentação:

Prof. Erika Meirelles de Castro QUEIMADURAS Prof. Erika Meirelles de Castro

QUEIMADURAS Queimaduras são lesões da pele, provocadas pelo calor, radiação, produtos químicos.

INTRODUÇÃO O fogo é o principal agente das queimaduras, A eletricidade, de todas as queimaduras,é a mais mutilante, principalmente dos membros. A exposição ao sol, comum entre lavradores e pescadores, pode provocar a urticária solar , (edema localizado, acompanhado de coceira, que pode preceder a lesão da pele) . De um modo geral, para cada 100 doentes queimados, três (3) morrem

INTRODUÇÃO A dor na queimadura é resultante do contato dos filetes nervosos com o ar. Para aliviar a dor da queimadura, pode-se cobrir o local com vaselina esterilizada. Contudo, via de regra, não se cobre queimadura , principalmente se ocorrer no rosto, nas mãos e nos órgãos genitais, para evitar aderências. Há experiências hospitalares bem sucedidas, no Brasil, de cobrir a queimadura com tiras ou mantas de pele de rã , embebida em solução antibiótica

COMPLICAÇÕES A complicação mais imediata de uma queimadura grave é o estado de choque e a paragem cardiovascular, causados pela dor, pela perda de plasma em correspondência com a zona queimada e pelas substâncias libertadas pelos tecidos lesionados. As complicações tardias são de dois tipos: a infecção da queimadura; uma cicatrização insuficiente que requer um enxerto cutâneo.

As manifestações locais mais importantes nas queimaduras são: não eliminação de toxinas (não há suor) formação de substâncias tóxicas dor intensa que pode levar ao choque perda de líquidos corporais destruição de tecidos e infecção.

EXTENSÃO X CONSEQUÊNCIA A conseqüência mais grave das queimaduras é a porcentagem da área do corpo atingida . Quando esta é menos de 15%, diz-se que o acidentado é, simplesmente, portador de queimaduras . Quando a percentagem da pele queimada ultrapassa os 15% (cerca de 15 palmos), pode-se considerá-lo como grande queimado . Ao atingir mais de 40% da superfície do corpo, pode provocar a morte . Acima de 70%, as chances de sobreviver são mínimas.

As queimaduras podem ser classificadas quanto ao Agente causador Profundidade ou grau Extensão ou severidade Localização e Período evolutivo.

AGENTES CAUSADORES (TIPOS) DE QUEIMADURAS Físicos: temperatura: vapor, objetos aquecidos, água quente, chama, etc. eletricidade : corrente elétrica, raio, etc. radiação : sol, aparelhos de raios X, raios ultra-violetas, nucleares, etc. Químicos: produtos químicos: ácidos, bases, álcool, gasolina, etc. e Biológicos: animais: lagarta-de-fogo, água-viva, medusa, etc. e vegetais : o látex de certas plantas, urtiga, etc

PROFUNDIDADE OU GRAU DA QUEIMADURA 1o. Grau Queimaduras: São as queimaduras menos graves; apenas a camada externa da pele (epiderme) é afetada. A pele fica avermelhada e quente e há a sensação de calor e dor (queimadura simples).

PROFUNDIDADE OU GRAU DA QUEIMADURA 2o. Grau Queimaduras: Às características das queimaduras do 1º grau junta-se a existência de bolhas com líquido ou flictenas. Esta queimadura já atinge a derme e é bastante dolorosa (queimadura mais grave).

PROFUNDIDADE OU GRAU DA QUEIMADURA 3º. Grau Queimaduras: Às características das queimaduras do 1º e do 2º, junta-se a destruição de tecidos. A queimadura atinge tecidos mais profundos provocando uma lesão grave e a pele fica carbonizada (queimadura muito grave). A vítima pode entrar em estado de choque.

EXTENSÃO OU SEVERIDADE DA QUEIMADURA O importante na queimadura não é o seu tipo e nem o seu grau, mas sim a extensão da pele queimada,ou seja, a área corporal atingida. Baixa : menos de 15% da superfície corporal atingida Média : entre 15 e menos de 40% da pele coberta e Alta : mais de 40% do corpo queimado. Uma regra prática para avaliar a extensão das queimaduras pequenas ou localizadas, é compará-las com a superfície da palma da mão do acidentado, que corresponde, aproximadamente a 1% da superfície corporal.

REGRA DOS 9% (vide figura abaixo): Agora, de costas : 9% = rosto 9% = tórax 9% = abdômen 9% = perna direita 9% = perna esquerda 9% = os 2 braços 1% = órgãos genitais. 55%=Sub-total 9% = costas 9% = abdômen 9% = perna direita 9% = perna esquerda 9% = os 2 braços 45%=Sub-total 55%(frente) + 45%(costas) = 100% da área do corpo. Um adulto de frente: REGRA DOS 9% (vide figura abaixo):

REGRA DOS 9% (vide figura abaixo):

O que deve fazer Se a roupa estiver a arder, envolver a vitima numa toalha molhada ou, na sua falta, fazê-la rolar pelo chão ou envolvê-la num cobertor (cuidado com os tecidos sintéticos); Se a vitima se queimou com água ou outro líquido a ferver, despi-la imediatamente. Dar água a beber freqüentemente;

Se a queimadura for do 1º grau o que fazer? Arrefecer a região queimada com soro fisiológico ou, na sua falta, com água fria corrente, até a dor acalmar.

Se a queimadura for do 2º grau o que fazer? Arrefecer a região queimada com soro fisiológico ou, na sua falta, com água fria corrente, até a dor acalmar; Lavar cuidadosamente com um anti-séptico (não aplicar álcool); Se as bolhas não estiverem rebentadas, não as rebentar; aplicar gaze gorda e compressa esterilizada; Se as bolhas rebentarem, não cortar a pele da bolha esvaziada; tratar como qualquer outra ferida. O penso deve manter-se 48 horas e só depois expor a zona queimada ao ar para evitar o risco de infecção/tétano; Transportar a vítima para o Hospital.

Se a queimadura for do 3º grau o que fazer? Arrefecer a região queimada com soro fisiológico ou, na sua falta, com água fria corrente, até a dor acalmar; Lavar cuidadosamente com um anti-séptico (não aplicar álcool); Tratar como qualquer outra ferida; Se a queimadura for muito extensa, envolver a vitima num lençol lavado e que não largue pêlos, previamente umedecido com soro fisiológico ou, na sua falta, com água simples. Nota: Situação grave que necessita de transporte para o Hospital. Se a queimadura for de 4º grau - Queimadura por choque elétrico, chamar o serviço de emergência.

O que NÃO fazer Retirar qualquer pedaço de tecido que tenha ficado agarrado à queimadura; Rebentar as bolhas ou tentar retirar a pele das bolhas que rebentaram; Aplicar sobre a queimadura cubos de gelo; Aplicar sobre a queimadura outros produtos para além dos referidos. Nota: O tratamento final das queimaduras deve ser sempre no hospital

OBRIGADA!!!