Desertificação.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
As regiões geoeconômicas do Brasil
Advertisements

Migração no Brasil: o caso nordestino
A Nova Ordem Mundial.
O Processo de Urbanização e as Transformações no Cotidiano da Sociedade Fonte:
Agricultura e Meio Ambiente
A NATUREZA E AS QUESTOES AMBIENTAIS
Clima e Vegetação da América
Trabalho de Geografia REGIÕES GEOECONÔMICAS Estudantes: Dany e Giseli
Regiões do Brasil.
Futuro da Humanidade vs Alterações climáticas
Causas e efeitos das alterações climáticas
TIPOS CLIMÁTICOS E FORMAÇÕES VEGETAIS
Autor: Ridelson Farias de Sousa Campina Grande, 30 de Outubro de 2007.
REVISÃO PARA A P1 DE GEOGRAFIA / 3º TRIM.
OS TIPOS DE SOLOS.
DESERTIFICAÇÃO Informe Nacional Brasil
GEOGRAFIA.
Formações Herbáceas Alunas: Carolina Sofia da Silva Larissa Barbieri da Silva Letícia Felile Sabrina Richartz 1M1.
Imagens.
Alterações climáticas
Erosão.
FATORES E PRINCIPAIS ELEMENTOS DO CLIMA
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
Identificar as principais paisagens naturais existentes no Globo
Fenômenos Meteorológicos
O planeta terra está esquentando
Mudanças climáticas e evolução do Homem
Sumário das mudanças de clima projetadas pelo INPE CCST para o Brasil até final do Século XXI, e dos seus impactos, para um cenário de altas emissões.
Dinâmica da Atmosfera.
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
Capítulo 7 A contrastante natureza do Nordeste
PROFª. CRISTINA DE SOUZA 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
ÁFRICA.
Rolagem automática com som.
BIOMAS BRASILEIROS.
PRÁTICAS DE MANEJO CONSERVAÇÃO DO SOLO E DA ÁGUA NO SEMI ARIDO
Problemas Ambientais Meio Ambiente.
BIOMAS Sistema de classificar as comunidades biológicas e ecossistemas com base em semelhanças de suas características vegetais.
Unidade 7 – Tema 2 A Agricultura e a Pecuária
CEAP – Centro de Ensino Superior do Amapá
Constituição do planeta Terra:
PROBLEMAS AMBIENTAIS LUCIANO PILATTI 3 ANO.
Capítulo 10 – Solo UNIDADE II – GEOGRAFIA FÍSICA E MEIO AMBIENTE
Efeitos dos Incêndios Florestais sobre o Ecossistema
Adriana Faísca, Ana Costa, Carolina Neto, Márcio Cortes, João Sanches
Problemas Ambientais.
HIDROSFERA Domínio: Riscos, Ambiente e Sociedade Subdomínio:
Grupo: Gabriela Machado Amanda Vaz Yuri Avallone Douglas Oliveira
GEOGRAFIAGROTH.
CAATINGA As principais características da caatinga são: - Forte presença de arbustos com galhos retorcidos e com raízes profundas; - Presença de cactos.
Desmatamento Prof. Regis Romero.
Concelhos para um bom Semestre
DEGRADAÇÃO DO SOLO EROSÃO, ENCHENTES E DESERTIFICAÇÃO
O Espaço Geográfico Rural
Construindo análises e compreensões sobre o Tempo e Clima
Prof.º Fylipe Alves Minikovski
Crescimento populacional no mundo e no Brasil
Revisão 2ª trimestre 6º ano.
A QUESTÃO AMBIENTAL MUNDIAL E NO BRASIL
2015/16 VEGETAÇÃO BRASILEIRA EMERSON MODESTO.
Minas Gerais rumo à desertificação?. O Brasil é signatário da Convenção Internacional das Nações Unidas de Combate à Desertificação (CCD) desde 1997 e.
III Simpósio Regional de Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto GeoNordeste Aracaju - SE Iêdo GEO-NE 2006.
COLÉGIO AGRÍCOLA DE VERANÓPOLIS
Geografia Revisão.
A distribuição da população mundial
Ciências Humanas e suas Tecnologias Ensino Fundamental , 9º ano
Região Nordeste geografia – 5º Ano
Ministério do Meio Ambiente
E.E Dona Consuelo Muller Geografia – Professor Gilvano 1º Ano Noturno – Junho de 2013 Problemas Atmosféricos Urbanos.
Desertificação.
Transcrição da apresentação:

Desertificação

Homem x Meio São perceptíveis as inúmeras transformações que têm ocorrido no meio ambiente, especialmente nas últimas décadas. O homem, como agente integrante do espaço geográfico, contribui para que as mudanças ocorram, muitas vezes acelerando processos que a natureza realizaria em tempos longos. Nesse contexto, temos o fenômeno da desertificação que afeta diferentes partes do mundo. Assim, o dia 17 de junho foi escolhido pela ONU como o Dia Mundial de Combate à Desertificação e à Seca.

...mas o que é desertificação?

A desertificação corresponde à transformação de uma determinada área em um deserto, atingindo, sobretudo, regiões áridas, semiáridas e subúmidas secas. Vale ressaltar que o fenômeno pode ser natural, mas a ação humana tem sido a principal causa. Entre as principais características das áreas afetas, estão: degradação por prática de agricultura, prática de pecuária, irrigação e pastoreiro.

Exemplo de área afetada pela desertificação Disponível em: <http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/4/4b/Lobos_Island_desertification.jpg?uselang=pt-br>. Acesso em: 1 de maio de 2013.

Grau de vulnerabilidade à desertificação - mundo Disponível em: <http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/6/68/Desertification_map.png?uselang=pt-br >. Acesso:11 de maio de 2013.

Como ocorre o processo de desertificação?

Na desertificação, as condições ambientais e as atividades humanas levam os ecossistemas a perderem suas capacidades produtivas. O solo vai perdendo seus nutrientes e a capacidade de desenvolver a vegetação, tornando-se cada vez mais infértil. Na ausência de cobertura vegetal, as chuvas diminuem, o solo fica árido e os agricultores, pecuaristas e outros moradores abandonam o local. Esse processo ocorre em um tempo longo, sem que a população envolvida perceba; e quando o fenômeno está avançado, surgem problemas econômicos, sociais e culturais.

Entre os principais problemas causados pela desertificação no meio físico e social, estão: Redução da oferta de alimentos; Perda de espécies vegetal e animal; Aumento da temperatura; Diminuição da umidade do ar; Erosão do solo; Migração das populações gerando pobreza, desemprego e violência.

Vale ressaltar que existe o processo de desertificação originado pelo desgaste e esgotamento do solo – deserto arenoso – e o processo causado por efeitos climáticos, pela temperatura muito baixa – desertos polares. Em todos os casos, pode-se destacar causas naturais e humanas. Ação da natureza O fenômeno pode acontecer naturalmente, mas o homem tem acelerado o processo Desertificação Ação antrópica

Desertificação no Brasil No Brasil, as áreas que passam por processo de desertificação estão inseridas, principalmente, em faixas de clima semiárido ou subúmido seco, predominando na região Nordeste do país e norte do estado de Minas Gerais. Alguns estudiosos afirmam que o sudoeste do Rio Grande do Sul também está passando por desertificação; contudo, a maioria diz que é mais adequado falar em arenização. As queimadas, a retirada de vegetação e uso incorreto do solo são os principais agravantes. Para tentar combater os efeitos da desertificação, o Ministério do Meio Ambiente criou o Programa de Ação Nacional de combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca (PAN).

Áreas que passam pelo processo de desertificação no Brasil Sertão nordestino Disponível em: <http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/c/c0/Caatinga_-_Sert%C3%A3o_nordestino.jpg>. Acesso em:11 de maio de 2013. Sertão nordestino Disponível em: <http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/1/1c/2003SertaoNordestino.jpg>. Acesso em:1 de maio de 2013.

Desertificação no mundo Cerca de 40% da superfície terrestre está inserida em áreas de risco de desertificação. Na África, milhares de pessoas sofrem com o processo na área subsaariana. Na Ásia e na América Latina, são perdidos 2,7 bilhões de toneladas de solo por ano. De maneira geral, em todo o mundo, o uso inadequado do solo é o fator mais agravante, mas nas regiões geladas do globo os aspectos climáticos são os responsáveis pelo fenômeno.

Áreas desérticas pelo mundo Disponível em: <http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/f/f3/Aavikko.png>. Acesso em:11 de maio de 2013.

Deserto do Atacama - Chile Disponível em: <http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/a/a9/Atacama1.jpg>. Acesso em: 1 de maio de 2013. Deserto da Antátida Disponível em: <http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/b/bd/AntarcticaDomeCSnow.jpg>. Acesso em:11 de maio de 2013. Deserto na Austrália Disponível em: <http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/4/43/Outback.JPG>. Acesso em:11 de maio de 2013.

Pense e discuta com a turma. Refletindo... O que fazer para evitar o desenvolvimento do processo de desertificação? Pense e discuta com a turma.

Referências: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/4/4b/Lobos_Island_desertification.jpg?uselang=pt-br. Acesso em 11/05/2013. http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/6/68/Desertification_map.png?uselang=pt-br . Acesso em 11/05/2013. http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/1/1c/2003SertaoNordestino.jpg. Acesso em 11/05/2013. http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/c/c0/CaatingaSert%C3%A3o_norestino.jpg. Acesso em 11/05/2013. http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/f/f3/Aavikko.png . Acesso em 11/05/2013. http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/a/a9/Atacama1.jpg . Acesso em 11/05/2013. http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/b/bd/AntarcticaDomeCSnow.jpg. Acesso em 11/05/2013. http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/4/43/Outback.JPG Acesso em 11/05/2013.