Comunicações Via satélite

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A estrutura do átomo Parte 1
Advertisements

A estrutura do átomo Parte 1
Coordenadas geográficas
Aula 02 Comunicação via satélite Prof. Esp. Diovani Milhorim
O que existe no Universo
Ondas Electromagnéticas
Tecnologia e Ciência Satélites. Satélite Um satélite artificial é qualquer corpo feito pelo homem e colocado em órbita ao redor da Terra ou de qualquer.
O CAMPO ELÉTRICO Conceito de Carga de Prova: Muitas vezes é conveniente fazer o uso de uma carga elétrica fictícia chamada carga de prova ou de teste.
Redes de computadores: Meios de Transmissão
Redes de Satélites Trabalho realizado por: Aurélio CarvalhoNº Sérgio Campos Nº
Redes Satélites Diogo Henriques nº17140 Milton Godinho nº18074 Luís Sousa nº18825.
Analisamos o movimento em cada uma das dimensões separadamente
O MUNDO EM VÁRIAS ESCALAS
REDE DE COMUNICAÇÕES ÓPTICAS Introdução a Engenharia elétrica
10 milhões de anos-luz (10 23 m) de distância da Via Láctea.
GPS EM PROJETO DE LINHA DE TRANSMISSÃO
Tópico 7: Transferência de Calor por Radiação
Sessão Astronomia Especial MISSÃO LUA PARTE II - III.
Corrida para o Espaço Parte1 : Do início à Lua Por Raphael Moraes.
Prof. Eduardo Leivas Bastos
Socialismo.
Global Positioning Systems
Banda passante do meio físico
3.2. – Movimentos e Forças Unidade 3 – Planeta Terra Forças
NAVSTAR-GPS Segmento de Controle
Marília Peres e Rosa Pais
Satélite de Comunicação
Meios físicos de transmissão
Prof. Djamel Sadok Assistentes: Rafael Aschoff Breno Jacinto
Tecnológicas de Mídias Digitais André Santos Silva Rodrigo T2B1 Redes
Satélites de Comunicação
Cultura, Língua e Comunicação Núcleo Gerador: TIC
Há dois tipos de Satélites:
Sensoriamento Remoto: uma breve introdução
DA TERRA A SATURNO EM 7 ANOS INTRODUÇÃO JEAN DOMINIQUE CASSINI –Observou a falha nos anéis de Saturno CHRISTIAN HUYGENS –Descobriu os anéis de Saturno.
Movimentos na Terra e no Espaço
A chegada do homem A lua!.
Poeira dos Céus Transformações do Pronome Pessoal O.
Tema 2 – O Universo e a Terra
Introdução teórica A modulação em freqüência consiste na variação da freqüência da portadora proporcionalmente ao sinal de informação. Dado o sinal modulador.
SATELITES DE COMUNICAÇÃO
O UNIVERSO DE MOVIMENTA?
GRAVITAÇÃO UNIVERSAL Profª Camila Debom.
GEOPROCESSAMENTO Aula 1: Fundamentos de Sensoriamento Remoto
Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica! OBA 2011.
Chubaka Producciones Inc. apresenta :.
Aula 03: 02/03/2012 Revisão de análise dimensional e unidades.
Formando: João Paulo Ferreira Formador: Hélder Alvalade Modulo: STC5.
Introdução ao GPS Prof. Dr. Nelson Wellausen Dias.
CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela. CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela.
Rio Verde - Goiás - Brasil
Prof. Me. Juliano Ricardo Marques FACCAMP
Curso de Treinamento de Tutores Sat
Sputnik Um pioneiro no espaço
Satélite de Comunicação Sputnik
GPS Sistema de Posicionamento Global
1 Co-financiado pelo FSE e Estado Português PROGRAMA OPERACIONAL POTENCIAL HUMANO SATELITES DE COMUNICAÇÃO FORMADOR: Hélder Alvalade FORMADA: Zélia Leal.
SATÉLITE SPUTNIK CURSO: Técnicas de Organização de Eventos Formador: Hélder Alvalade Formanda: Manuela Ramalho Data: 18/10/2010 Módulo: STC5-DR 3 Sociedade,
T IPOS DE S ATÉLITES EM O RBITA Rafael Furtado Messias Lima Jorge Vinicius Alison Amaral.
Militares Satélite de Comunicação Hoje em dia todos os satélites são colocados em órbita carregados por um foguete ou em um compartimento de uma nave.
GPS (Global Positioning System)
CCNA Exploration Camada Física OSI
SENSORIAMENTO REMOTO Prof. Ronaldo 1ºB.
Sondas pioneiras em ação Palestrante: Jéssica Cristina Ramos –
TELEVISÃO – FORMAS DE TRANSMISSÃO. O que é televisão???  É um termo muito amplo... Se aplica a uma gama imensa de possibilidades de produção, distribuição.
Sistema de Posicionamento Global Made in China Discentes: João Marcelo Silva Thaís Orlando Marín Docente: Daniele Barrocá Marra Alves 若昂 · 席尔瓦马塞洛 泰国人马林奥兰多.
Galileo Discentes: Alessandra Fagundes Jéssica Sauer Tamara Meira Disciplina: Levantamentos Topográficos e Geodésicos Docente: Profª Drª Daniele Barroca.
GLONASS.
AS NOVAS FRONTEIRAS DA EXPLORAÇÃO
1 Universidade Federal do Pará Instituto de Tecnologia Faculdade de Engenharia da Computação Redes Móveis Sistemas de Comunicação Via Satélite.
Transcrição da apresentação:

Comunicações Via satélite Grupo 08 Comunicações Via satélite

Revista Wireless World em 1945... História Arthur C. Clarke Artigo “Extra-Terrestrial Relays” Revista Wireless World em 1945...

Sputnik 1, colocado em órbita pela Primeiro satélite lançado Sputnik 1, colocado em órbita pela União Soviética em 4 de Outubro de 1957 e orbitou por 3 meses. Mostrou... Sputnik Crisis

Segundo lançamento um mês depois A União Soviética lançou o Sputnik 2 com um passageiro a bordo, a cadela Laika. A partir destes eventos...

Cinturão radioativo de Van Hallen. Em fevereiro de 1958 os EUA lançou o Explorer 1. Cinturão radioativo de Van Hallen.

National Aeronautics and Space Administration (NASA) Em 29 de julho, 1958, a National Aeronautics and Space Administration (NASA)

O primeiro satélite de Telecomunicações O Signal Communication by Orbital Relay (SCORE), foi lançado em 18 de dezembro de 1958. Orbitou por 12 dias...

Em 18 de agosto de 1960 o satélite O Discoverer 1 foi lançado em 28 de fevereiro de 1959 pelos EUA. Em 18 de agosto de 1960 o satélite Discoverer 14 subiu...Equipado com...

Em agosto de 1960, os EUA lançou o Echo 1, um balão artificial de plástico aluminizado, que apenas refletia radiações de volta para Terra.

Telstar 1 lançado em i962 American Telephone and Telegraph (AT&T), Bell Telephone Laboratories, NASA e outras empresas. Telstar 1 lançado em i962

600 circuitos eletrônicos 1 metro Peso 77 kg possuía na sua superfície células solares para gerar uma carga energia elétrica de 14 w... 600 circuitos eletrônicos

O Syncom Satellite (lançado em 14 de fevereiro de 1963) Syncom 2 (Em 26 de julho do mesmo ano, a NASA lançou o Syncom 2, que substituiu com sucesso o Syncom 1) O Syncom 3 (lançado em 19 de agosto)

Em 6 de abril de 1965, a “Communications Satellite Corporation” COMSAT, colocou em órbita o seu satélite Intelsat “International Satellite Communication System” Early Bird, ficava sobre o oceano atlântico

Assim se iniciou a era da comunicação global de satélites propriamente dita. lançamentos dos satélites geostacinários Intelsat

Tipos de Satélite Militares

Cientifico

Satélite de Comunicação

Satélites Geoestacionários

Como um Satélite é Colocado em Orbita? Hoje em dia todos os satélites são colocados em órbita carregados por um foguete ou em um compartimento de uma nave espacial.

Velocidade orbital e altitude Um corpo deve acelerar a pelo menos 43.320 km/h para escapar completamente da gravidade da terra e voar espaço a fora.

Categoria dos Satélites Existem três tipos de satélites que se encontram em três orbitas distintas: LEO (low eart orbit): de 500 a 1500 km de altitude “BIG LEOs” (acima de 1 Ghz) SMALL LEOs (abaixo de 1 Ghz) MEO (medium eart orbit): de 6000 a 15000 km de altitude. HEO (high eart orbit): a partir de 20000 km de altura, onde se inclui GEO (geostationary orbit): a aproximadamente 36.000 km de altura.

Faixa de Freqüência A comunicação de satélites é feita utilizando ondas magnéticas. Essas ondas transitam entre duas faixas principais: Banda C: grandes distancias, composta por duas faixas espectrais: 3,7 a 4,2 Ghz, (satélite- terra) e 5,925 Ghz a 6,425 Ghz, (terra-satélite) Banda Ku: cobre áreas menores e específicas, varia de 11,7 a12,7 Ghz para downlink (satélite para terra), e de 14 a 14,5 Ghz para uplink (terra satélite).

Estrutura básica de comunicação via satélite Uplink Downlink

Estação terrestre Manutenção e operação de satélites; GOCC (Ground Operations Control Center); SOCC (Satellite Operations Control Center).

O Satélite Subsistemas de controle de altura e órbita; Subsistemas de telemetria, seguimento e comando; Subsistemas de alimentação; Subsistemas de comunicação

Funcionamento da TV por satélite O papel principal do provedor é trazer dúzias ou centenas de canais até sua televisão.

Há cinco componentes principais envolvidas em um sistemas de satélite: a fonte de programação, o centro de transmissão, o satélite, a parabólica para satélite e o receptor. As fontes de programação são simplesmente ao canais que fornecem a programação para a transmissão.

Os satélites recebem os sinais da estação de transmissão e o retransmitem para o solo. A parabólica de telespectador capta o sinal do satélite e o envia para o receptor na casa do espectador. O receptor processa o sinal e o envia para um aparelho de televisão comum.

Grupo 08 Engenharia Elétrica Anísio Guilherme Lúcio Osmário Nieston