1º Trabalho em Grupo: 1 – Olhando o condensado das Comunidades, o que sugerimos que aconteça na Paróquia e nas Comunidades em 2014 e 2015? Sugestões. >

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Paróquia Coração de Jesus
Advertisements

O QUE É A PASCOM?.
Assembleia Arquidiocesana de Pastoral
Pastoral Vocacional e a Paróquia
Departamento dos Ministérios da Criança da Divisão Sul-Americana
Proposta Pastoral 2006.
DIRETÓRIO NACIONAL DE CATEQUESE (DNC)
PLANEJAMENTO PASTORAL 2013
Arquidiocese de Curitiba
Jesus Cristo, “Caminho, Verdade e Vida” ( Jo 14, 6)
Grupos de Reflexão: conquistas e desafios na Arquidiocese de Mariana
Desafios e perspectivas
UM CAMINHO DE DISCIPULADO E MISSÃO
A Jornada Mundial da Juventude “A JMJ é um evento com uma identidade claramente católica promovido diretamente pelo papa, que escolhe o lugar do encontro.
PASTORAL FAMILIAR. PASTORAL FAMILIAR __________________________________________________ Pastoral Familiar __________________________________________________.
APONTAMENTOS PARA O PLANO DIOCESANO E PAROQUIAL DE AÇÃO EVANGELIZADORA
Conselhos Missionários
A FAMILIA NA CONSTRUÇÃO DO MUNDO
Em cada diocese, vasta ou pequena, rica ou pobre, dotada ou não de clero, o Bispo estará agindo com sabedoria pastoral, estará fazendo investimento altamente.
Diocese de Amargosa.
Conselho Missionário Diocesano
Objetivo dos Congressos Estimular, educar e celebrar o compromisso dos fiéis com a Missão universal da Igreja, como Missão ‘ad gentes’ ou atividade missionária.
TRIÊNIO EM PREPARAÇÃO AOS 70 ANOS DA PARÓQUIA
RESULTADOS DA REGIÃO EPISCOPAL BELÉM
Sínodo sobre nova evangelização
Algumas idéias do plano de evangelização diocesano
Renovação Carismática Católica do Brasil
Estratégias de Recrutamento
Orientações para a Implantação do Ministério Jovem
PISTAS DE AÇÃO TRABALHO EM GRUPOS
Pastoral da Educação e da Cultura
PROJETO DE AÇÃO MISSIONÁRIA ARQUIDIOCESE DE RIBEIRÃO PRETO – SP
PROJETO DE IMPLANTAÇÃO DAS EQUIPES JOVENS NOS GRUPOS DE ORAÇÃO
Execução - Pistas de ação
Mobilizando as lideranças religiosas de seu bairro ou comunidade  Faça um levantamento das lideranças religiosas no bairro e na comunidade: os padres,
Paróquia Verbo Divino VISITA PASTORAL
INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ
Pe. Samuel José de Carvalho, OCS
Assembléia Paroquial Resumo dos Questionários.
COMUNIDADE DE COMUNIDADES – UMA NOVA PAROQUIA
Infância e Adolescência Missionária
ORAÇÃO Santas Missões Populares.
Eustáquio Pereira /eustaquio.pereira Paróquia de Santa Rita de Cássia - Teresópolis.
Evangelização da Juventude Desafios e Perspectivas Pastorais
GRUPOS DE FAMÍLIAS.
Conselho Missionário Diocesano
100 anos: Boa nova em novos tempos! CENTENÁRIO
2007 Resumo do levantamento para as Missões Redentoristas Comunidade Nossa Senhora do Rocio.
CONFERÊNCIA NACIONAL RVA – Artigos: 16 – Subsídio PPT Encontro - 17.
EM BUSCA DE UM PROJETO PAROQUIAL DE INICIAÇÃO CRISTÃ
Resumo do levantamento para as Missões Redentoristas Comunidade São José 2007.
VOCAÇÃO E MISSÃO DOS CRISTÃOS LEIGOS NUMA PARÓQUIA MISSIONÁRIA
FINALIDADE DA COMISSÃO DE JOVENS.
Pastoral da Comunicação
CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2008 FRATERNIDADE E DEFESA DA VIDA “Escolhe, pois, a vida” Dt 30, 19 AVALIAÇÃO.
As Propostas das SMP na Diocese de Jundiaí
Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (2015 – 2019) Documento da CNBB
Ministros Extraordinários da Eucaristia Em 2007 Participação de 03 encontros diocesanos; Participação de 03 encontros diocesanos; Encontro Comarcal de.
2ª Urgência – Igreja: casa da iniciação à vida cristã
Metodologia da Infância e adolescência Missionária
16/02/ Comunidade Santo Inácio Paes Landin (PI) Trabalhos relevantes desenvolvidos até o presente momento: zona rural e urbana com a catequese, liturgia,
CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2011 TEMA: FRATERNIDADE E A VIDA NO PLANETA LEMA: “A criação geme em dores de parto” (Rm 8,22)
Catequese a serviço da Iniciação à Vida Cristã
XVI PLANO DE AÇÃO EVANGELIZADORA
ATRIBUIÇÕES DO MINISTRO(A) EXTRAORDINÁRIO(A)
PARTE 2 HISTÓRIA Comunidade Nazaré PROVÍNCIA BRASILEIRA 1.
*** C ONCLUSÕES DOS GRUPOS *** 1ª URGÊNCIA IGREJA EM ESTADO PERMANENTE DE MISSÃO Ministério da Visitação; COMIPA (Comissão Missionária Paroquial) e COMIDI.
Nosso Desafio: Reconstruir uma Comunidade de Confissão Luterana no Bairro Mathias Velho, em Canoas Começamos em Março de 2007.
Mapeamento Pastoral. “Ide pelo mundo inteiro e anunciai a Boa Nova a toda criatura! Quem crer e for batizado será salvo” (Mc 16, 15)
Introdução Entendendo a necessidade da comunidade e a missão da igreja inclusa nela viemos por meio desse trabalho alcançar jovens e adultos com problemas.
Transcrição da apresentação:

1º Trabalho em Grupo: 1 – Olhando o condensado das Comunidades, o que sugerimos que aconteça na Paróquia e nas Comunidades em 2014 e 2015? Sugestões. > Jovens: Atrair os jovens através de trabalhos específicos tais como músicas, sites, esporte ligando à evangelização. Formação para juventude – a partir dessa formação teremos jovens responsáveis e preparados para assumir os ministérios na comunidade. Missa jovem

> Catequese: Promover a formação catequética para as famílias em preparação catequese dos filhos. Missa das Crianças Sugestões: Catequese para os pais e depois para os filhos.

> Missão: Formação de novos missionários e conscientização dos já existentes. Visitas missionárias em data oportuna a comunidade: Festa do padroeiro e outros momentos importantes, ao longo do ano. Visitas missionárias nas férias.

Sugestões: Programar as Santas Missões para férias; dar continuidade ao movimento dos santas missões, não deixando que elas adormeçam com a participação das comunidades e outras paróquias. Ter autonomia para marcar as visitas missionárias Dar mais autonomia aos setores, respeitar o trabalho feito pelas comunidades, valorizar e integrar. Que cada comunidade organize as pastorais da visitação e juventude

> Liturgia: Oração em família; motivar as famílias para celebrar datas festivas (bodas, aniversários etc.) Sugestões: Momentos festivos após a celebração – café partilhado Onde tiver duas missas, substituir uma por formação e na comunidade que tem uma missa acrescentar um momento de formação Visitar principalmente doentes e afastados da Igreja integrando com a Legião de Maria. Missa toda jovem, como participação dos jovens na liturgia, com preparação e criatividade deles

> Escola: Visita dos Agentes de pastoral, Padre, Irmãs e Seminaristas nas escolas. > Pascom: Incentivar o usar da mídia paroquial Sugestões: Conscientizar as pessoas por meio de uma maior divulgação (propaganda).

> Infância Missionária: Manter o projeto da infância missionária e estende-la as demais comunidades Sugestões: Promover uma reunião com as crianças e os pais, explicando o que é infância Missionária – preparar bem o terreno e fazer o convite para participar da Infância. Atrair as crianças através do esporte, arte, danças e jogos.

2º Trabalho em Grupos 1 - Quais os procedimentos que a paróquia adotou para chegar aos afastados? Comunicação, Intercâmbio, Visita Missionária, Terço dos Homens e das Mulheres, PJ, Grupo de Reflexão, Missas nas Fazendas/Casas, Legião de Maria, Pastoral familiar atuante, Pastoral da Sobriedade, clube de Mães.

2 - Quais os resultados obtidos? Aumento da Participação do povo, aproximação das pessoas afastadas, implantação da Legião de Maria em algumas Comunidades, Liturgia mais animada, Novos Agentes de pastoral, Festas Populares mais animadas, Jovens mais atuantes em algumas Comunidade.

3 – Quais as sugestões para Liturgia, Equipe Dízimo, Pastorais Sociais (Pastoral da Criança, Afro e Sobriedade) e Acólitos/Corinhas? > Liturgia: envolver mais pessoas na preparação, mais entrosamento, trabalho em equipe, encenar o evangelho > Dízimo: Conscientização das pessoas, visitas, cartões de aniversário, lembrar dos Dizimistas nas missas e celebrações > Pastorais Sócias: Implantar as Pastoral da Sobriedade e a Infância Missionária em outras Comunidades e continuar motivando a Pastoral Afro > Acólitos e Corinhas: Formação, resgatar os afastados.

4 – Como vimos o trabalho das Irmãs? Priorizando a assessoria nas comunidades, motivam o trabalho das pastorais, de modo especial: Liturgia, Catequese, Juventude. Ajudam a minimizar o trabalho do padre Quais as Sugestões? Visitar mais as Comunidades, apoiar as pastorais sociais, que elas dediquem a assessoria e menos as celebrações, incentivar a vocação religiosa e participar mais das pastorais e movimentos

3º Trabalho em Grupos - Sabendo de nossas prioridades, que são atualmente: JUVENTUDE, as SANTAS MISSÕES POPULARES e a FAMILIA, o que sugerimos como prioridade para 2014 e 2015? - Continuar valorizando estas prioridades - Infância Missionária - Grupos de Reflexão - Estudo Bíblico

2 – Como fazer acontecer essas prioridades? Família: - Encontro de casais, catequese de adulto e matrimonial. - Preparar leigos para a Pastoral de Idosos.

Jovem: - Incentivar os Jovens para participarem na Liturgia da Comunidade, dando espaço a eles, sem cortar a sua criatividade. - Resgate da Juventude através da música, teatros e missão jovem. - Integrar o Jovem na PASCOM para dinamizar a Comunicação Paroquial (Elo Missionário, Site, Facebook , Twitter e outros) - Formação de Grupos de jovens

Santas Missões Populares: - Formações e visitas. - Suscitar missionários. O que fazer com os Setores em dificuldades? - Integração dos setores - Melhor comunicação entre coordenadores das comunidades do setor