Primeira geração moderna

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A Semana da Arte Moderna
Advertisements

SEMANA DE ARTE MODERNA 1922.
O nascimento de uma arte nova e a Semana de 22
TARSILA DO AMARAL.
SEMANA DE ARTE MODERNA.
OBRA DE ARTE TAMBÉM SE LÊ Mariana Domingues de Macedo Professora -EJA
PROJETO DE PESQUISA Vidas Secas – Uma leitura histórica
MODERNISMO “Época triste a nossa, em que é mais difícil quebrar um preconceito do que um átomo” Albert Einsten Paulo Neto.
O MODERNISMO NO BRASIL Século XX
Gravura É a linguagem artística que permite múltiplas reproduções a partir de uma matriz. Cada reprodução é assinada, datada e numerada; não se trata.
Oswald de Andrade.
Modernismo no Brasil.
MODERNISMO – 1ª Fase ( ) Literatura Brasileira - Profª Graziani França.
Cerveja e Arte Agregar arte (gravura) a CERVEJA.
MUDANÇAS CULTURAIS PROMOVIDAS PELA SEMANA DE ARTE MODERNA
processos de impressão
DIÁLOGO DE INTRODUÇÃO DA OFICINA
FORRÓ E.E.E.F RUI BARBOSA NOME:Joana Agostini TURMA:83
Revolução nas Artes e nas Ciências
IMIGRAÇÃO PARA O BRASIL NO SÉCULO XIX
Anita Malfatti Di Cavalcanti Cândido Portinari Tarsila do Amaral
Revolucionários da “Arte no Brasil”!
Laura Reydon e Luana Castro
Pop Art.
Para o professor Explicação do título desse material, fazendo a relação da obra de arte com a matemática. Desenvolvimento do conteúdo dividido em três.
Mudanças culturais promovidas pela semana da arte moderna
Olhar e Ver.
Cândido Portinari.
Arte e Interpretação em Ação: Leitura de Textos Não-Verbais.
A Semana da Arte Moderna
Cultura Afro – Brasileira Professores Abel Willian e Janislei P
Cultura Afro – Brasileira Professores Abel Willian e Janislei P
O Expressionismo Brasileiro, segundo Anita Malfati
LEITURA DE IMAGENS.
Cultura Afro - Brasileira
O QUE É ARTE?.
Para executar uma gravura em linóleo, é essencial conhecer todo o processo implicado até à impressão do que se pretende. Foi com esse objectivo, que se.
Cultura Afro - Brasileira
Abordaremos a produção artística da década de 50 até os dias atuais.
A SEMANA DE ARTE MODERNA DE 1922
ABAPORU (1928) Este é o quadro mais importante já produzido no Brasil.
O conceito não se define
OCUPAÇÃO E POVOAMENTO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO
Trabalhando a ABSTRAÇÃO PROFESSORA CAMILE BACCIN 2º ANO.
PAÍSES PLATINOS São chamados de países platinos as nações banhadas pela bacia do Prata, formado pelos rios Paraná, Paraguai e Uruguai. Esses países tem.
numa arte nacionalista!
PROFESSOR: FRANCISCO HERCULANO C. DE SOUZA
Aldemir Martins O artista plástico Aldemir Martins nasceu em Ingazeiras, no Vale do Cariri, Ceará em 8 de novembro de A sua vasta obra, importantíssima.
XILOGRAVURA Isabelle Vandenable- imagem modificada Autor desconhecido.
Abaporu - Este é o quadro mais importante já produzido no Brasil.
AMAR, VERBO INTRANSITIVO (MÁRIO DE ANDRADE)
Os anos 60 - iconografia.
Semana de Arte Moderna de 22 e Modernismo (Arte Moderna no Brasil)
Clique com o mouse Organização Denise de Souza Severgnini Formatação Mardilê Friedrich Fabre Participação Denise de Souza Severgnini Jacques Levin Mara.
Gravuras Cromomusicais de Bavaresco 01 - As violinistas CLIC PARA INICIAR.
13, 15 e 17 de Fevereiro MODERNISMO NO BRASIL 13, 15 e 17 de Fevereiro
CUBISMO Profª Patricia.
Coordenadora: Eliana Magalhães
Cândido Portinari.
Movimento Antropofágico
Movimento Antropofágico Alunos: Bruno Trentini Tiago Belletti Filipe Belletti Alessandro Crupsacky Turma T61.
TRABALHO- T52 T52 - PROJETO CECCO IBIRAPUERA São Paulo, 04 de outubro de 2013 Componentes do grupo: Cleiton Cezar Samanta Gonzalez Thiago Martins Reinaldo.
 Essa semana de 22 foi um momento oportuno.  Realizada em plena comemoração do centenário da independência brasileira.  Busca de uma identidade nacional.
Barroco Mineiro Quais os seus principais artistas?
 Prof. Florêncio Caldas.
Movimento heterogêneo que se difundiu em diversos campos; Maior preocupação com a emoção do observador, e com o mundo interno; O autor expressa seus sentimentos.
Modernismo no Brasil 3ª Fase – Cultura Nacional Como se desenvolveu? Quais as suas origens?
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE CELORICO DE BASTO FIGURA E FUNDO Em todos os estilos artísticos, a forma depende da habilidade e da perceção do artista, mas.
Modernismo no Brasil 3ª Fase – Cultura Nacional Como se desenvolveu? Quais as suas origens?
IMPRESSIONISMO.
Transcrição da apresentação:

Primeira geração moderna A Semana de Arte Moderna de 1922 marcou a inserção de valores modernistas na arte brasileira. As inovações foram temáticas, como valorização do nacionalismo, a busca pela imagem de homem brasileiro, de homem popular, em manifestações místicas e festivas, no trabalho, na expressão de sua sensualidade e sua miséria.

Artistas que não participaram da Semana de Arte de 1922, mas são considerados modernos.

Tarsila do Amaral e o Antropofágico Manifesto Nas décadas de 1920 e 1930 do século XX, durante o movimento antropofágico, os artistas Mário de Andrade, Tarsila do Amaral, Oswald de Andrade, etc., trabalharam a ideia de construir uma cultura genuinamente brasileira, digerindo aquilo que era exportado pelas grandes potências culturais, como a Europa e os EUA, e reconstruindo a identidade nacional.

Os movimentos culturais da época propunham definir a cultura como algo heterogêneo, repleto de diversidade e com uma, identidade enraizada, revelando, dessa forma, muitas possibilidades.

Fotografia que inspirou tela "A Negra", de Tarsila do Amaral

O nome do manifesto recuperava a crença indígena: os índios antropófagos comiam o inimigo, supondo que assim estavam assimilando suas qualidades. A ideia do manifesto surgiu quando Tarsila do Amaral, para presentear o então marido Oswald de Andrade, deu-lhe como presente de aniversário a tela Abaporu (aba = homem; poru = que come).

A eminente obra de Tarsila do Amaral é a obra de arte brasileira mais valorizada, custou em torno de 1,5 milhões de dólares e foi adquirida pelo colecionador argentino Eduardo Costantini, está exposta no Museu de Arte Latino-Americano de Buenos Aires – MALBA.

Na tela Abaporu, Tarsila do Amaral valorizou o trabalho braçal (pés, mãos e corpo grandes) e desvalorizou a trabalho mental (cabeça pequena). O trabalho braçal era o tipo de trabalho mais valorizado no Brasil na época. A composição homem, sol e cacto remetem à vida dos nordestinos, um homem sentado descansando debaixo de um sol escaldante do Sertão nordestino. O cacto em si, representa a caatinga, vegetação típica do semi-árido do Nordeste. AMARAL, Tarsila do. Abaporu, óleo sobre tela, 85 x 73cm. 1928.

Oswaldo Goeldi Xilogravura é a técnica de gravura na qual se utiliza madeira como matriz e possibilita a reprodução da imagem gravada sobre papel ou outro suporte adequado. É um processo muito parecido com um carimbo. É uma técnica em que se entalha na madeira, com ajuda de instrumento cortante, a figura ou forma (matriz) que se pretende imprimir. Após este procedimento, usa-se um rolo de borracha embebida em tinta, tocando só as partes elevadas do entalhe. O final do processo é a impressão em alto relevo em papel ou pano especial, que fica impregnado com a tinta, revelando a figura. Entre as suas variações do suporte pode-se gravar em linóleo (linoleogravura) ou qualquer outra superfície plana. Além de variações dentro da técnica, como a xilogravura de topo.

Oswaldo Goeldi, [GATO E PEIXE], sem título, circa 1955, assinada xilogravura a cores, prova do artista, 20,5 x 28,5cm Coleção Marilu Cunha Campos dos Santos

Candido Portinari

CANDIDO PORTINARI, Criança Morta, (1944 Óleo s/ tela, 176 x 190 cm. Col. Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand São Paulo, Brasil

O lavrador de Café 1934(?)1939