Principais Tipos de Ecossistema Natural da Biosfera

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Os Grandes Biomas Terrestres
Advertisements

Climas do Continente Americano
Os seres vivos no planeta
Alterações Climáticas Um problema de todos
Turismo & Meio Ambiente
Unifev Introdução à Ecologia Profa. Marisa Dionísio.
DIVERSIDADE DOS GRANDES BIOMAS DA TERRA: TUNDRA, TAIGA, FLORESTA TEMPERADA, GELEIRAS, DESERTOS E SAVANAS.
Zona Climática.
O Planeta Terras.
Vegetação Geografia.
Débora de Oliveira e Julio Cesar Somenzi
CARACTERÍSTICAS FÍSICAS E BIOLÓGICAS DOS PRINCIPAIS BIOMAS
ESPAÇOS CLIMÁTICOS E SUAS INFLUÊNCIAS NO MUNDO DESENVOLVIDO
Europa – paisagens naturais e problemas ambientais
AMÉRICA ANGLO SAXÔNICA
CLIMA E AS FORMAÇÕES VEGETAIS
ECOSSISTEMA TERRESTRE
Floresta Boreal A floresta boreal é uma mistura de betuláceas e de resinosas. Estas árvores resistem a condições climatéricas difíceis: temperaturas muito.
Formações Herbáceas Alunas: Carolina Sofia da Silva Larissa Barbieri da Silva Letícia Felile Sabrina Richartz 1M1.
Tema 4 Clima e Vegetação do Continente americano Livro páginas 74 a 79.
Ecossistemas Luciano Garcia.
Domínios Naturais I e II
Identificar as principais paisagens naturais existentes no Globo
Os Biomas O que são os biomas?
Biomas ..
Clima e suas características
Prof. Dr. Mauro Parolin Biomas terrestres
Biosfera.
Meio Ambiente e Qualidade de Vida
Descrever os padrões típicos de crescimento da tundra.
Elementos do Clima.
OIKOS (CASA) + LOGOS (ESTUDO)
Revisão para prova de Geografia
Biomas.
EPINOCICLO TERRA.
Ecossistemas Terrestres
Climas e Formações Vegetais no Mundo
BIOMAS Sistema de classificar as comunidades biológicas e ecossistemas com base em semelhanças de suas características vegetais.
Biociclos Prof. Di.Babalu
ECOSSISTEMAS TERRESTRES
Domínios Naturais I e II - Estrutura Geológica; - Relevo; - Clima; - Vegetação - Elementos Naturais. Obs.: Possuem características próprias mas nunca estão.
O domínio da prairie: Compreende a região das planícies centrais. - Se transformou num imenso espaço de cultivo de cereais onde os campos plantados substituíram.
O continente Europeu: Físico
ORGANIZAÇÃO GERAL DOS AMBIENTES
Floresta Boreal.
Tipos de Vegetação e ocorrência na América.
Ásia – Climas Profº Valdinei.
Regiões ou zonas climáticas do planeta
A IMPORTÂNCIA DA ENERGIA SOLAR
FATORES CLIMÁTICOS.
SEMIEXTENSIVO GEO-A Prof. Groth Aula 09.
HIDROGRAFIA.
As grandes paisagens vegetais da Terra
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
Ecossistema É o conjunto dos relacionamentos que a fauna, flora, microorganismos (fatores bióticos) e o ambiente, composto pelos elementos solo, água e.
A vida na Biosfera Ana Clara Ciências.
∙ Flora Tundra ∙ Fauna Circuito polar ártico.
Ecossistemas.
Fatores determinantes: Químicos (pedológicos)
DOMÍNIOS CLIMATOBOTÂNICOS
CONTINENTE ASIÁTICO..
As grandes paisagens vegetais da Terra e as Questões ambientais
Ecossistemas Mundiais e Brasileiros
FATORES QUE AFETAM A EVOLUÇÃO DOS ECOSSISTEMAS
Prof. Dr. Mauro Parolin Biomas terrestres
Colégio Podium apresenta. GRANDES BIOMAS TERRESTRES.
Biomas Prof. ª Bruna Damiani.
Biomas, Ecosistemas regionais e Biodiversidade local
Os principais climas.
DISTRIBUIÇÃO DO CLIMA POLAR
Transcrição da apresentação:

Principais Tipos de Ecossistema Natural da Biosfera Biomas terrestres Frios Tundra Taiga

BIOMAS TERRESTRES Bio = vida + oma = massa, grupo Conjunto de todos os ecossistemas de terra firme. Comunidades biológicas (fauna e flora) interagindo entre si e com o ambiente físico chamado biótopo. Cada bioma  desenvolve-se como adaptação a zona climática, sendo o clima resultado da organização dos sistemas mundiais de ventos e correntes marinhas. A zona de altas pressões no pólo está acompanhada de ar descendente, que se esquenta por compressão, dissolvendo as nuvens. Como resultado, o céu está geralmente claro, e a radiação de calor que sai, faz que esta terra seja muito fria. O mar no Pólo Norte permanece congelado,com placas de gelo ao redor. No Pólo Sul, a neve mantém uma cobertura permanente.

BIOMAS TERRESTRES Em lugares como a Groenlândia, a Islândia, e as montanhas do Alasca e do Sul da América (longe dos pólos) existe glaciares permanentes devido a frentes polares que produzem ainda mais neve.

As maiores zonas de vida terrestre, ou biomas, são distribuídos de acordo com a temperatura e precipitação. Fatores limitantes da composição da comunidade: Maiores latitudes: temperatura Zonas temperadas e tropicais: precipitação.

BIOMAS TERRESTRES: CLASSIFICAÇÃO Depende do tipo de vegetação local Tundras Floresta setentrional de coníferas Florestas decíduas temperadas Campos temperados Campos tropicais e savanas Chaparral e bosque esclerófilo Deserto Florestas tropicais sazonais subperenifólas Caatingas

TUNDRA

TUNDRAS: LOCALIZAÇÃO

BIOMAS TERRESTRES: TUNDRA Norte Localizada entre a calota de gelo polar ao norte e as florestas setentrionais de coníferas, ao sul Ocupa 2 milhões de hectares, desprovidos de árvores Clima: inverno longo, com 10 meses, escuro Verão: 2-3 meses, alcança no máximo 10º C, luminosidade

TUNDRA

TUNDRAS: CARACTERÍSTICAS GERAIS Pouca precipitação, compensada pela baixa evaporação Poucos centímetros acima do solo descongela-se no verão, permanecendo congelado no inverno (fator limitante de crescimento de plantas). Distribuídas em toda extensão do hemisfério norte – América e Eurásia Tundra Ártica: abaixo das montanhas Tundra Alpina: acima das altas montanhas

TUNDRAS: CARACTERÍSTICAS GERAIS Este ecossistema se caracteriza por um tapete de musgo e líquens espalhados junto a ervas de floração e arbustos baixos. Durante o verão, ao redor de 10 a 15 cm da terra se descongela. O solo, abaixo dessa profundidade permanece gelado e se denomina "permafrost". O processo alternado de congelamento e fusão na superfície do solo, produz um pequeno ciclo, durante o qual o nível do solo se eleva e abaixa novamente. Este movimento ajuda o ciclo de nutrientes.

PERMAFROST

TUNDRAS: CARACTERÍSTICAS GERAIS Durante o curto verão, o sol permanece no céu por aproximadamente 24 horas cada dia. As plantas podem continuar com a fotossíntese a maior parte do tempo, gerando grandes quantidades de produtos que são produzidos e armazenados nesta estação. A matéria orgânica acumulada é capaz de sustentar os consumidores.

TUNDRA ALPINA – ALTAS MONTANHAS

ECOSSISTEMAS DAS ALTAS MONTANHAS Debaixo dos campos gelados, no cume de altas montanhas, se encontram as tundras alpinas. Por debaixo da tundra alpina está o "timberline" (linha imaginária nas montanhas sobre a qual não crescem árvores) e uma floresta similar à taiga.

DIFERENÇAS ENTRE ECOSSISTEMA POLAR E DASA ALTAS MONTANHAS (TUNDRA ALPINAS) A temperatura é fria, a duração dos dias e noites não são tão longas como nas regiões polares. Nas altas montanhas o verão é longo e ococrrem pequenos extremos em temperaturas. As plantas sobre o "timberline" são pequenas e adaptadas a geadas durante a noite e degelos durante o dia. Nos trópicos, estas formosas zonas de plantas com grandes folhas se denominam páramos.

TUNDRAS: FATORES BIÓTICOS Seres vivos bem adaptados aos longos períodos de inverno, com pouca luminosidade e frio intenso Plantas pequenas, com raízes curtas, desaparecem no inverno e apresentam rápido crescimento no verão (produzem 5g de matéria seca por dia), sendo fonte alimentar dos animais herbívoros. Espécies mais comuns: gramíneas, ciperáceas, plantas lenhosas anãs e líquens.

Tundra do Alaska: cravos do brejo com flores amarelas

Ecossistema da tundra - A cobertura de neve causa uma ação de interrupção que impede que a vegetação tenha acesso ao sol, o caribú à vegetação e os carnívoros aos lemings

FLUXO DE ENERGIA DA TUNDRA A medida que a vegetação aumenta, o número de lemings aumenta e o número de seus consumidores também aumenta. Então, a medida que sua fonte de alimento se reduz a população de lemings decresce rapidamente. Como os carnívoros tornam-se abundantes, os lemings são comidos também rapidamente. Com menos lemings, o alimento disponível para cada um deles é maior, e a população começa a incrementar-se novamente. Este ciclo em particular, toma sete a dez anos. Logo de que a neve cobre as plantas, o caribú emigra para o sul seguido pelos lobos. As corujas da neve e muitos outros pássaros também emigram. Em anos de escassez os carnívoros emigram ao sul.

PRODUTORES DAS TUNDRAS Bioma da Tundra Ártica, no Parque Nacional Denali, Alaska, com montanhas ao fundo

LEBRE ÁRTICA: CONSUMIDOR PRIMÁRIO DAS TUNDRAS

CARIBU: CONSUMIDOR PRIMÁRIO DAS TUNDRAS

LÊMINE: CONSUMIDOR PRIMÁRIO DAS TUNDRAS

Boi almiscarado Ovibos moschatus

CORUJA DA NEVE CONSUMIDOR SECUNDÁRIO

LOBO – CONSUMIDOR SECUNDÁRIO

URSO POLAR CONSUMIDOR SECUNDÁRIO

Urso Polar Picture of a Polar Bear standing near a watering hole on the tundra in the Churchill Wildlife Management Area in Manitoba. Picture of an adult Polar Bear enjoying his favorite food source, a Ringed Seal, on an frozen lake in Churchill, Manitoba.

REFERÊNCIAS http://www.windows.ucar.edu/tour/link=/earth/images/tundra_map_big_jpg_image.html http://www.kidsgeo.com/images/tundra.jpg http://www.unicamp.br/fea/ortega/eco/fotos.htm http://www.unicamp.br/fea/ortega/eco/index.htm http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/meio-ambiente-tundra/ http://www.prof2000.pt/users/secjeste/aniextin/Pg000200.htm www.canada-photos.com/arctic-animal-yawning-h...