GUERRA DO PARAGUAI Ana Laura Gurgel Nakamura Camila Moreira Barbosa

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
BRASIL – II REINADO
Advertisements

Os Primórdios da Enfermagem no Brasil
2º Reinado O governo de D. Pedro II Unidade 8 (temas 3 a 6)
HISTÓRIA DA POLÍTICA EXTERIOR DO BRASIL
INDEPENDÊNCIA DO BRASIL
A PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL (1914 – 1918)
CIVILIZAÇÃO ROMANA.
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: A UNIFICAÇÃO ITALIANA OBJETIVOS.
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: POLÍTICA EXTERNA DO SEGUNDO IMPÉRIO.
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: A PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA OBJETIVOS.
PARAGUAI A TRÍPLICE FRONTEIRA.
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: O CONSULADO E O IMPÉRIO NAPÓLEÔNICO.
A PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA. INTRODUÇÃO As classes médias urbanas e os cafeicultores do Oeste paulista buscavam ampliar sua participação política através.
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: A UNIFICAÇÃO ITALIANA OBJETIVOS.
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: A CRISE DA MONARQUIA OBJETIVOS DISCUTIR A TRANSIÇÃO PARA O.
Revisão para prova Conteúdos: A independência das Américas inglesa e espanhola; O processo de independência da América portuguesa; O governo de D. Pedro.
Segundo Reinado: Política Externa.
Segundo Reinado: Política Externa.
O Segundo Reinado ( ) D. Pedro II.
CRISE NO BRASIL IMPÉRIO II
Segundo Império Golpe da Maioridade (1840).
DOM PEDRO II Prof. Estevan Rodrigues Vilhena de Alcântara.
Antecedentes D. Pedro II havia garantido a unidade do Império e lutava para exercer influência no sul da América Latina. Por quê? Para controlar a navegação.
SEGUNDO REINADO NO BRASIL
SEGUNDO REINADO ( ).
Prof. Estevan Rodrigues Vilhena de Alcântara
RELAÇÃO BRASIL/ARGENTINA
2ª Guerra Mundial.
A GUERRA DO PARAGUAI.
PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL ( )
As Independências na América Latina
A Era Napoleônica.
Segundo Reinado Política Externa.
GOLPE REPUBLICANO de1889 INTRODUÇÃO Questão religiosa Questão militar
Segundo Reinado: Situação externa e crise do império
Política Externa no Segundo Reinado
A Guerra do Paraguai.
BACIAS HIDROGRÁFICAS DO BRASIL
A PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA
Paraguai Fernanda Costa – 7 Isabella Lupinari – 14 8°A.
A consolidação do Império no Brasil
TRABALHO DE HISTORIA TEMA:A ERA NAPOLEÔNICA
Revolução Inglesa Morte ao Rei.
A Era Napoleônica ( ).
Segundo Reinado (1840 – 1889).
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: A GUERRA DA TRÍPLICE ALIANÇA OBJETIVOS.
Revisão P3 História pontos importantes!
Guerra do Paraguai Guerra do Paraguai
Segundo Reinado (política interna e modernização)
Prof. André Rosa
ERA NAPOLEÔNICA (1799 – 1815). A Era Napoleônica expandiu os ideais ilustrados pela Europa e impediu a restauração das tradicionais fronteiras e monarquias.
Segundo Império A consolidação de um modelo de Estado para o Brasil
BRASIL REPÚBLICA VELHA
O SEGUNDO REINADO.
Cap Crise do 2º Reinado.
1° Guerra Mundial e Revolução Russa
Período Joanino Dom João VI 1808 a 1821 Fuga de Portugal por causa da invasão napoleônica Volta a Portugal por ocasião da Revolta Liberal do Porto.
Política externa do Império e Guerra do Paraguai 1. A formação da Nação: antecedentes. 2. Três grandes eixos da política externa do Império. 2.1 Estabelecimento.
GUERRAS E CRISES: MARCAS DO SÉCULO XX
Brasil Império: O Primeiro Reinado ( )
Segunda Guerra Mundial ( ). Causas Vários fatores influenciaram o início deste conflito que se iniciou na Europa e, rapidamente, espalhou-se.
CRISE DO IMPÉRIO. Ao final do século XIX o império brasileiro sofrerá uma série de críticas que provocará o isolamento do imperador e à sua deposição,
Primeiro Reinado Crise Econômica O Brasil possuía uma estrutura de “plantation” Nenhum produto encaixava-se nesta estrutura; A crise dura de.
CARACTERÍSTICAS BÁSICAS DA POLÍTICA EXTERNA Manutenção de uma política de acomodação com os interesses da Inglaterra; Dependência econômica e fonte de.
Guerra do Paraguai.
A Primeira Guerra Mundial
O 2º REINADO B) POLÍTICA EXTERNA: Conflitos platinos:
Brasil Império: Período Regencial( ) e Segundo Reinado ( ) Prof. Edgar Rego Disciplina: História 2º Ano – EM Energia Barreiros, 2016.
Guerra do Paraguai foi o maior conflito armado internacional ocorrido na América do Sul. Foi travada entre o Paraguai e a Tríplice Aliança, composta pelo.
Transcrição da apresentação:

GUERRA DO PARAGUAI Ana Laura Gurgel Nakamura Camila Moreira Barbosa Pedro Henrique Rezende dos Santos Verena Ferreira dos Santos Vaz

Contexto do Paraguai Melhorias de vida da população Surgimento de indústrias autônomas e competitivas Ausências de saídas marítimas para escoar sua produção industrial Reforma agrária Erradicação do analfabetismo

Contexto da Guerra (1864-1870) Produtos paraguaios tinham que atravessar a região da Bacia do Prata, que abrangia possessões territoriais do Brasil, Uruguai e Argentina. Visando melhorar o desempenho de sua economia, Solano pretendia organizar um projeto de expansão territorial que lhe oferecesse uma saída para o mar. Dessa maneira, o governo paraguaio se voltou à produção de armamentos e a ampliação dos exércitos que seriam posteriormente usados em uma batalha expansionista. Governo britânico pressionou o Brasil e a Argentina a declararem guerra ao Paraguai alegando que teriam vantagens econômicas e empréstimos ingleses caso impedissem a ascensão da economia paraguaia.

Consequências para o Brasil Endividamento do Brasil com a Inglaterra Interesse do exército em interferir nas questões políticas do país Soldados brasileiros aderiram às ideias republicanas e positivistas e se voltaram contra o Império, contribuindo para a queda do mesmo “O amor por princípio, a ordem por base e o progresso por fim.”

Consequências para o Paraguai 80% da população de jovens adultos morta Enorme recessão econômica que empobreceu o Paraguai durante muito tempo