Acesso Livre à Literatura Científica:

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estoques de informação para a gestão do conhecimento
Advertisements

Os Investigadores e o Open Access Apresentação para Investigadores e Docentes.
O Open Access e a informação em saúde: os Repositórios Institucionais Seminário “O Acesso à Informação em Saúde” 9 e 10 de Fevereiro de 2009 Helena.
Portal do Livro Didático Eletrônico
Financiadora de Estudos e Projetos PROINFRA Programa Institucional de Infra-estrutura de Pesquisa das Instituições Públicas de Ensino Superior.
Open Archives: interoperando repositórios digitais
Um novo paradigma para a Comunicação científica Novembro, 2008 Rio de Janeiro, RJ 1º Colóquio Mediações e Usos de Saberes e Informação: um diálogo Brasil.
Política Nacional de Acesso Livre à Informação Científica São Paulo, SP Março / 2006 Café Intercom/FNAC: Acesso Livre à Informação.
Open Archives Initiative Algumas definições ( Trata-se de uma iniciativa para desenvolver e promover padrões de interoperabilidade.
Proposta de retomada da sua missão Hélio Kuramoto Julho, 2009 Brasília, DF.
Caminho para maior visibilidade da ciência regional Novembro, 2008 Gramado, RS V Workshop da ABEC H ÉLIO K URAMOTO.
Novembro, 2008 Rio de Janeiro, RJ II CONFERÊNCIA IBERO-AMERICANA DE PUBLICACÕES ELETRÔNICAS NO CONTEXTO DA COMUNICAÇÃO 2008 H ÉLIO K URAMOTO.
Transparência e auditoria das dívidas: condição para a Nova Arquitetura Financeira Internacional Simposio Internacional: "Construyendo una Nueva Arquitectura.
Open Archives Iniciative: o novo paradigma do acesso livre à informação e acesso democrático ao conteúdo Salvador, BA Setembro, ª Reunião de Coordenação.
APRESENTAÇÃO GERAL Treinamento SEER - CENTRO-OESTE FERNANDA MORENO
“MANIFESTO COMUNISTA”
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PRÓ-REITORIA DE PESQUISA V FÓRUM DE EDITORES DE PERIÓDICOS CIENTÍFICOS DA UFRGS Por Ana Gabriela Clipes Ferreira.
Ensaios clínicos e a comunicação científica latino-americana
Implantação da Biblioteca Virtual da FAPESP
Sistema Aberto de Gerenciamento e Publicação de Periódicos
1 de 18 Federação de Bibliotecas Digitais em Ciências da Comunicação: uma experiência lusófona com base no protocolo OAI Sueli Mara S.P. Ferreira UNICAMP.
O IBICT e a Open Archives Initiative
O IBICT e a Open Archives Initiative. Motivação Incremento de conteúdos brasileiros na Internet Promover o acesso livre à Informação em C&T Produtos e.
Livro: Introdução à Pesquisa Operacional
REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL DE ACESSO ABERTO À INFORMAÇÃO CIENTÍFICA
Título do evento Catarina Felix dos S. Soares Analista Executivo em Metrologia e Qualidade Acervo Digital.
Práticas da Gestão do Conhecimento e Ferramentas Computacionais aplicadas aos Processos da Comunicação Científica Domingos Bernardo Gomes Santos, Josemir.
OBJETIVOS & FILOSOFIA Promoção das relações comerciais, culturais e sociais entre Itália e Brasil Envolver 25 milhões de descendentes de italianos Reforçar.
Movimento Brasil Competitivo
Atuação do IBICT e os Open Archives
NOTA FISCAL DE SERVIÇOS ELETRÔNICA
Iº CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMAÇÃO E DOCUMENTAÇÃO ESPORTIVA 28 a 29 de abril de 2006.
OBJETIVOS & FILOSOFIA Eventos de alto nível, porém, com ampla difusão popular no País inteiro Envolvimento ativo das instituições e da população brasileira.
Sistema de Informações da Biodiversidade Amazônica Consultoria: Experto em Sistemas de Informação e Bases de Dados.
PROEJA Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a
Claudia Regina Bomfá Elis Regina Mocellin Dorzeli Salete Trzeciak
Open Archives e as revistas científicas eletrônicas Convite da Professora Maria de Fátima da Silva Duarte, Ph.D. – Coordenadora do Programa de Pós-Graduação.
Caráter informativo Conteúdo: - Ferramentas disponíveis no site da Biblioteca e Biblioteca Digital - Normalização das publicações - Fluxo de submissão.
Curso em Editoração Eletrônica por meio de Seminários
Brasília, 10 de dezembro de 2013 SEMINÁRIO TENDÊNCIAS DA GESTÃO DA INFORMAÇÃO EM INSTITUIÇÕES DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA EMBRAPA – INFORMAÇÃO TECNOLOGICA.
Sely M. S. Costa Universidade de Brasília
Criado na década de 50, tem como missão promover o desenvolvimento do setor de informação, mediante proposição de políticas, execução de pesquisas e.
Revisão 2 b.
Fernando César Lima Leite Universidade de Brasília
Cooperação Luso-Brasileira em Comunicação e Recursos Digitais RCAAP e Arquivo da Web Portuguesa 30.out.2013 João Gomes Diretor Área de Serviços Avançados.
Tecnologias para gerenciamento de bibliotecas, bibliotecas virtuais e digitais Curitiba, Pr Julho,2005.
RICAA Rede Brasileira de Informação Científica de Acesso Aberto Encontro sobre Acesso Livre no Brasil Fernando César Lima Leite - UnB.
5a. Reunião do Comitê Temático Tecnologia e Inovação Brasília – 09 de junho de 2010.
Premissas Dados das Microrregiões.
Acesso aberto no Brasil: uma perspectiva crítica Prof. Dr. Fernando César Lima Leite Universidade de Brasília.
Acesso Livre à Informação Um modelo sustentável Seminário sobre Conteúdos Digitais na Internet.
Ações em prol do Acesso Aberto no Brasil e os seus resultados Drª. Bianca Amaro Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia Semana Internacional.
Eugénia Manuela Santos Eugénia Manuela Santos | Universidade de Lisboa DIGIT.UL COLECÇÕES DIGITAIS E REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL.
Repositorio de Acesso Livre em Saúde Pública
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES Coordenação Geral de Cooperação Internacional - CGCI Setor Bancário Norte – Quadra.
COMUTAÇÃO BIBLIOGRÁFICA
Setembro, 2014 Belo Horizonte, MG Hélio Kuramoto x Dependência Científica ?!
Acesso Aberto à Informação Científica e Repositórios Institucionais
1 Economia Monetária Administração Financeira e Orçamentária Aula 11 – Outubro 2007 Rebeca Vitória Rodrigues Selma Maximiano Pimenta Gestão Tecnológica.
25 de Outubro repositório _ APRESENTAÇÃO PÚBLICA 25 DE OUTUBRO
Ministério da Ciência e Tecnologia Brasília, 29 de maio de 2007 Augusto Gadelha Secretaria de Política de Informática Política Nacional de Tecnologia da.
@ 2006 Sueli Mara Ferreira 1 Uma Experiência de Livre acesso à Informação e ao Conhecimento em Ciências da Comunicação nos Países Lusófonos Sueli Mara.
Paula Xavier dos Santos, Fiocruz Uma nova possibilidade de olhar o fluxo e o impacto da Ciência ACESSO ABERTO.
METODOLOGIA PARA OTIMIZAÇÃO DO POVOAMENTO DE REPOSITÓRIOS INSTITUCIONAIS COM ARTIGOS CIENTÍFICOS Carvalho, G. M. 1,2 ; Figueiredo, M. A. 1 ; Oliveira,
Autoria OBJETIVOS Registrar e preservar a memória institucional das Unidades, reunindo diferentes tipos de documentos em local apropriado e ao mesmo tempo,
Divulgação científica e contribuição da internet para diminuir distâncias entre ciência e sociedade Bernardo Esteves Editor da Ciência Hoje On-line
Sem fronteiras: acesso livre na web multiplica leitores e colaboradores de revista de história das ciências Roberta Cardoso Cerqueira Ruth B. Martins da.
PRODUÇÃO CIENTÍFICA E PERIÓDICOS CIENTÍFICOS SENAC Ursula Blattmann Florianópolis, 17 de maio de 2012.
Arquivos abertos e a democratização da informação científica Florianópolis, SC Maio, 2006 Simpósio Comunicação Científica: desafios da inclusão digital.
Transcrição da apresentação:

Acesso Livre à Literatura Científica: Um caso de soberania nacional ?

Motivação I Pontiac G6 Preço igual (EUA) USD $17,000

Motivação II Dificuldades encontradas pelos pesquisadores no ciclo da comunicação científica tradicional; Concentração do Conhecimento publicado em revistas no hemisfério Norte Exclusão Cognitiva; Necessidade de redução das desigualdades sociais Necessidade de maximizar a visibilidade das pesquisas; Necessidade de acelerar o desenvolvimento científico e tecnológico do país.

Ciclo da Comunicação Científica ou

Comunicação científica tradicional O ciclo da comunicação científica mostra que os pesquisadores entregam os seus direitos autorais aos editores científicos gratuitamente; Esses direitos autorais são entregues gratuitamente em troca da segurança contra a pirataria e, para lhes dar prestígio junto às agências de fomento e às instituições de ensino e pesquisa.

Acesso livre: como? Acesso Livre Repositórios Institucionais Projeto de lei 1120/2007 Repositórios Institucionais Acesso Livre Publicações periódicas de acesso livre

Por que o Acesso Livre? É bom para a CIÊNCIA e para a sociedade que a financia; Duplica o uso e o impacto das pesquisas científicas. Portanto duplica a produtividade e o progresso da ciência; Os pesquisadores e suas instituições se beneficiam enormemente devido à duplicação do impacto científico; O país é o grande beneficiário desses resultados; O mundo inteiro já está em vias de obrigar o auto-depósito das publicações dos pesquisadores, mas o lobby das grandes editoras tem retardado o processo; O Brasil poderá compensar esse atraso, aprovando o projeto de lei 1120/2007, que é o mandato legal para se caminhar pela via verde; Assim, não apenas o Brasil será modelo para o resto do mundo, mas poderá aproveitar-se de uma vantagem competitiva.

Por que o Acesso Livre? 62% das revistas científicas endossam o auto-depósito das publicações dos pesquisadores; Para as 38% restantes, que impõem o embargo a esse auto-depósito, os repositórios institucionais podem restringir o acesso ao inteiro teor da publicação; Portanto, as iniciativas do Acesso Livre preservam os direitos de autor;

BDTD no ranking ROAR* *ROAR : Registry of Open Access Repositories (http://archives.eprints.org/index.php?action=browse

Repositórios de Acesso Livre: Posição brasileira no ranking* Fonte: Registry of Open Access Repositories (visto em: 24/09/2006) http://archives.eprints.org/index.php?action=browse

Conclusão I Os resultados obtidos pelo movimento global do acesso livre à literatura científica indicam que o Acesso Livre é inevitável e irreversível. Os resultados advindos do Acesso Livre serão ótimos para os pesquisadores, para as instituições de ensino e de pesquisa, para as agências de fomento, para o governo brasileiro e para a sociedade brasileira em geral, salvo para uma centena de editores científicos comerciais que fazem lucro às custas de todos atores citados.

Conclusão II Cabe aos senhores deputados decidirem se o Brasil quer liderar esse movimento ou se ele apenas o seguirá.

OBRIGADO!!! Hélio Kuramoto Coordenador Geral de Pesquisa e Manutenção de Produtos Consolidados Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) SAS Quadra 02 Bloco H - 4. andar 70070-912 – Brasília, DF 61 3217-6302 61 9202-8527 Email: kuramoto@ibict.br Blogs: http://blogdokura.blogspot.com http://kuramoto.wordpress.com/