Maria Helena Alves Roldan

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
VOCÊ É UMA PESSOA SORTUDA. Você acredita no poder da mente
Advertisements

experiências INESQUECÍVEIS!
Há sempre uma razão que nós desconhecemos.
Você sabia que a IRRITAÇÃO e FRUSTRAÇÃO de um Adulto diante das ações de Crianças mau comportadas, alimentam esse Mau Comportamento criando assim um verdadeiro.
IV SEMINÁRIO ESTADUAL DE GRUPOS APOIO FRATERNO
Tente ler sem chorar!!!.
Nós nos convencemos, que a vida ficará melhor, quando nós formos casados, tivermos um filho e, depois, mais um. Então nos frustramos, porque nossos filhos.
Produção textual a partir de quadrinhos – Atividade 1
Matérias da Revista PROFISSÃO MESTRE =
"Quem Eu Sou Faz a Diferença"
Língua Portuguesa: Como fazer uma história em quadrinhos?
Portfólio de matemática
Eu acho que a gente vive tão mal, que às vezes a gente precisa perder as pessoas pra descobrir o valor que elas têm. Às vezes as pessoas precisam morrer.
A Boneca e a Rosa Branca.
ROSAS VERMELHAS Por:
E estou super – hipertriperfeliz!!!! Isso não é uma maravilha? Finalmente as pessoas começaram a compreender-me….. E estou super – hipertriperfeliz!!!!
ALFABETIZANDO UM DOWN.
SE VOCÊ RECEBESSE UM DE DEUS, ELE PODERIA SER ASSIM !!!
COMO SE ESCREVE ?....
Curso de Pedagogia-Gestão e Tecnologia Educacional
APRENDIZ DA VIDA! Cecília Silva Soares 09/2009.
A BONECA.
Uma Carta De Amor Uma Carta de Amor.
INSTITUIÇÃO LABORATÓRIO
ESPERO QUE ESTA MENSAGEM
Do Outro Lado da Cerca Letícia Thompson.
O Quebra-Cabeças e a Vida.
APRENDIZ DA VIDA!.
Ética e Moral na formação dos filhos
Eu acho que a gente vive tão mal, que às vezes a gente precisa perder as pessoas pra descobrir o valor que elas têm. Às vezes as pessoas precisam morrer.
LIGUE O SOM... Click p/mudar slide Colacio.j.
As Meninas Superpoderosas
EIXO DE EDUCAÇÃO INFANTIL
Verbo Língua Portuguesa.
Trabalho feito por: Ana Santos nº2 5ºA
Como se escreve… Click para avançar.
A Mudança faz parte da vida. VIVER – CRESCER- MUDAR
Leia e tente não chorar Exatamente na véspera de Natal, eu corri ao mercado para comprar os últimos presentinhos, que eu não havia conseguido comprar antes.
AGORA SÃO 16:13 HRS/MIN.
VOCÊ É UMA PESSOA SORTUDA. Você acredita no poder da mente
Jogos tradicionais portugueses
UNIMINAS Diario de Bordo
Uma Carta De Amor Uma Carta de Amor.
Oficina de Motivação.
Aprendi que eu não posso exigir o amor de ninguém, posso apenas dar boas razões para que gostem de mim e ter paciência, para que a vida faça o resto.
Estudo para reunião de célula
Organizando o trabalho pedagógico
Aprendi Clique.
UNIMINAS Diário de Bordo de
"AMOR UM SENTIMENTO OU SOMENTE AÇÃO"?
AS TINTAS.
A Mudança é uma coisa natural. (Desenha ou pinta algumas)
DIVERTIDAS E ENVOLVENTES DINÂMICAS
SITUAÇÕES.
INSTITUTO DE LETRAS TEORIA E PRÁTICA DA LEITURA TURMA A – 2015
Esta é uma bela história e é, também, uma história real.
SITUAÇÃO 1 A professora do Infantil 4 apresentou às crianças vários materiais, jogos, numerais e letras. Sentada no chão, ela começou a questionar as.
TREINAMENTO DE PROFESSORES DO JUBA - BONSUCESSO.
AME ENQUANTO TIVER OPORTUNIDADE....
ACOMPANHAMENTO E OBSERVAÇÃO EM SALA DE AULA
O QUE Relacionados às necessidades das crianças de educação e cuidado
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
Projeto Mundo Leitor – Memórias - Diário
1º PRÊMIO SEB MUNDO LEITOR
Os sentimentos de cada um
GRUPO APRENDIZES DA ARTE REAL
Receita de um Sonhador.
O terapeuta deve planejar contingências que fortaleçam a correspondência entre dizer, isto é, “relatar”ou “descrever”comportamentos na sessão, fazer, ou.
NA FÁBRICA DE LÁPIS. Numa fábrica de lápis, o fazedor resolveu reunir todos os lápis para conversar com eles antes que fossem para as lojas para serem.
Mudança de Atitude Certo dia desses uma senhora chegava à casa de uma das consultas médicas e disse aos familiares: - Pedi franqueza ao meu médico, pedi.
Transcrição da apresentação:

Maria Helena Alves Roldan Diário de Bordo Maria Helena Alves Roldan

professora Gilca Valarinho UNIMINAS - União Educacional de Minas Gerais S/C Ltda FACIMINAS – Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia Este Diário foi apresentado pelo curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional da disciplina Estudos Independentes III, orientado pela professora Ana Carolina Scalia Rodrigues e pela disciplina de Informática Aplicada I orientada pela professora Gilca Valarinho

Introdução Vivências Fato Significativo Considerações Finais Sair

INTRODUÇÃO Este diário de bordo é um relato dos fatos e acontecimentos significativos durante o curso de Pedagogia que utiliza a tecnologia e a criatividade de cada um, para melhor apresentar os dados. É uma atividade interdisciplinar, desenvolvida no 3º período do curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional da Uniminas, proposta pelas professoras: Continuar

Ana Carolina Scalia na disciplina de Laboratório de Aprendizagem III e Gilca dos Santos Vilarinho na disciplina de Informática Aplicada à Educação I Os relatos deste Diário foi selecionado a partir de momentos vivenciados na disciplina de Laboratório de Aprendizagem e foi desenvolvido com a ajuda da disciplina de Informática Aplicada à educação. Voltar

As cores dos Sentimentos VIVÊNCIAS Corrida Louca Vencendo os Desafios Aurora do Tempo As cores dos Sentimentos O Barco da Comunicação As Velas Brincadeiras de Criança Pescaria em Grupo Voltar

Descrição Metodologia Considerações Pessoais Corrida Louca Descrição Metodologia Considerações Pessoais Sair

Descrição Corrida Louca Número de participantes: mais do que 10 pessoas Recursos: Fita crepe Papeizinhos com tarefas Duração: 1 h Voltar

Metodologia Corrida Louca Objetivo: Despertar no grupo Permite descontrair a equipe; Levantamento de expectativas individuais; Compromisso consigo e com o grupo; Fortalecer o senso de colaboração entre os participantes; Desenvolver a conduta individual na busca de um consenso coletivo. Continuar

Continuar AQUECIMENTO: Colocar uma musica e pedir para o grupo dançar. O facilitador deverá pedir para agrupar-se em grupos de 2, 3, 4... é no término da musica separar a sala em dois grupos. Um representante deverá dizer uma palavra que faça parte de uma musica. Quem souber de qualquer musica na qual apareça esta palavra, e se manifestar em primeiro lugar, deverá canta - lá. Quem cantar e acertar somara um ponto. Se ninguém conhecer a musica, o participante que propôs a musica, deverá cantar. Se não souber perderá um ponto. A pessoa que cantar é a próxima a dizer a palavra. Continuar

AÇÃO: Cada equipe forma uma fila indiana com os componentes. Distante alguns metros está uma caixa em cima de uma cadeira contendo vários papeizinhos com ordens a serem cumpridas. Ao sinal do facilitador, a primeira pessoa de cada equipe corre até a caixa e pega um dos papeizinhos, lê o que está escrito e cumpre a ordem o mais rápido que pode. Antes de voltar a sua equipe, o jogador deve tocar na cadeira e em seguida regressar rapidamente, batendo na palma da mão do próximo da fila de sua equipe. A equipe que todos os participantes da fila terminar as tarefas em primeiro lugar é vencendo. Continuar

MOMENTO SOCIALIZAÇÃO: em círculo, pedir para que cada participante defina em uma palavra como se sentiu durante a experiência. MOMENTO PROCESSAMENTO: apresentar um vídeo e um texto relacionado à confiança, cooperação, comunicação e empatia. AVALIAÇÃO: perguntar a cada um do grupo o que achou da vivência e o que ficou da experiência. Voltar

Consideração Pessoais Esta foi a minha primeira Vivência, foi muito difícil para executar, porque ficamos preocupadas se o publico iria gostar, na sexta feita no último horário deveríamos ter muito gás para animar a turma. A escolha da dinâmica de despertar o grupo e reviver o espírito de equipe valeu. A turma gostou e fiquei muito feliz por ter dado certo. Voltar

Aurora do tempo Descrição Metodologia Considerações Pessoais Sair

Descrição Aurora do Tempo Objetivo: Provocar a sensibilidade, buscando uma reflexão sobre as expectativas, planos e sonhos desde que começamos o curso até o momento atual, nos posicionando enquanto profissionais. Nº de participantes: de 20 a 30 pessoas Duração: 50 minutos Material: máscaras em cartolina branca, tinta guache colorida, pincéis, quatro recipientes vazios (água para lavar os pincéis), tecido (para enxugar os pincéis), som, um CD com imagens, um CD de música e data show. Voltar

Metodologia Aurora do tempo Aquecimento Brincadeira: Telefone sem fio. Colocar-se-á uma música de fundo, os participantes irão se dispor em círculo, dando início a brincadeira com a frase abaixo. Frase: “O rio atinge seus objetivos, porque aprendeu a contornar os obstáculos.” Continuar

Ação Será feita uma breve introdução sobre o tema, orientando aos participantes à reflexão sobre o filme produzido pelas integrantes do trio. Após a apresentação do filme, será entregue para cada participante uma máscara em branco, tintas e pincéis, onde irão retratar os seus sentimentos. Continuando sobre uma música de fundo, será dito algumas palavras que auxiliem na expressão dos desenhos. Continuar

Continuar Socialização Após a construção das máscaras, todos irão colocá-las e sentar-se-ão em círculo. Ainda sobre uma música de fundo irão expor qual o sentimento diante da ação proposta. Continuar

Avaliação No quadro serão categorizados os seguintes sentimentos: Realização (ótimo) Esperança (bom) Confusão (ruim) Os participantes serão convidados a retirarem suas máscaras e a depositarem no sentimento em que mais se identificarem no momento. Voltar

Considerações Pessoais Esta dinâmica fui muito importante para mim, pois este semestre corri muito com o meu trabalho, ao ver o vídeo que as meninas prepararam foi muito legal e me fez repensar as minhas atitudes e o quanto a faculdade é importante para mim. Voltar

O Barco da Comunicação Descrição Metodologia Considerações Pessoais Sair

Descrição O Barco da Comunicação Objetivo: trabalhar o planejamento e o raciocínio lógico do grupo fazendo uso da empatia, comunicação e cooperação. Número de participantes: cerca de 30 pessoas. Duração: 1 h Recursos: papel sulfite, caneta hidrográfica, vendas e amarras. Voltar

Metodologia O Barco da Comunicação Aquecimento Um participante fica no meio de um círculo, representando um gatinho apaixonado que vai conquistar sua companheira. Ele tem direito de se aproximar de qualquer pessoa, dar três miadas caprichadas. A pessoa deverá manter-se séria. Senão conseguir ficar séria e der risada é prova de que foi conquistada, passando a ser o novo gatinho. Continuar

Ação Dividir a turma em grupos de cinco pessoas, colocando-as sentadas em círculo com uma mesa no meio. Os facilitadores escolherão quem será os números 1, 2, 3 e 4. Então entregarão as vendas e as amarras para amarrar os braços. Quando os grupos estiverem prontos, começar a contar o tempo, deixando que os grupos façam a atividade sem interrupção. O grupo deve resolver os problemas que surgirem durante a atividade sem a interferência dos facilitadores. Continuar

Cada grupo terá como tarefa desenhar um barco utilizando uma folha de papel e canetas coloridas. Cada participante fará uma ação de uma vez, passando em seguida o desenho para o outro participante e passando por todos um traço de cada vez até que o desenho esteja concluído ou tempo encerrado. Exemplo: o primeiro participante faz um traço, pára e próxima ação é de outro participante. Continuar

Os participantes terão também de obedecer as seguintes características individuais: Participante 1: é cego e só tem o braço direito; Participante 2: é cego e só tem o braço esquerdo; Participante 3: é cego e mudo; Participante 4: não tem os braços. Continuar

Socialização Em círculo, pedir para que cada participante defina em uma palavra como se sentiu durante a experiência. Processamento Apresentar um vídeo e um texto relacionado à confiança, cooperação, comunicação e empatia. Avaliação Perguntar a cada um do grupo o que achou da vivência e o que ficou da experiência. Voltar

Considerações Pessoais A vivência “O Barco da comunicação” foi muito boa, pois percebi a importância de valorizar os meus sentidos e na falta deles de poder contar com o grupo. Voltar

Pescaria em Grupo Descrição Metodologia Considerações Pessoais Sair

Descrição Pescaria em Grupo Público: 12 a 28 pessoas Objetivos: aprofundar o relacionamento a confiança e possibilitar a integração grupal. Recursos: Pincel para anotar a pontuação das equipes, relógio para marcar o tempo, fita crepe, CDs de músicas para alongamento, música para aeróbica e música sertaneja para desenvolvimento da vivência, aparelho de som, paçoquinha, bandeirinha, letras em papel cartão para colar na parede o enunciado da vivência: PESCARIA, 3 varas de pesca, três chapeis, serragem e 20 peixinhos de papel cartão em três cores: amarelo, verde e laranja. Para cada cor do peixinho, terá um valor de pontuação diferente. Amarelo: 5 pontos Verde: 3 pontos Laranja: 2 pontos Duração: 60 minutos Voltar

Metodologia Pescaria em Grupo 1º Momento: Aquecimento - 10 minutos Iniciar distribuindo os participantes na sala como se estivessem em uma academia, todos devem ficar em pé, ao som de uma música fazer alongamento. Em seguida, ao som de uma música mais rápida, fazer alguns exercícios aeróbicos. Após o término do exercício, fazer alongamento novamente. Continuar

2º momento: Ação 30 minutos Dividir a turma em grupos de três, colocarem no mesmo grupo aqueles que nunca desenvolveram trabalhos juntos. O próprio grupo escolherá quem iniciará a pescaria, a pessoa escolhida terá que usar o chapéu. Assim que acabar o tempo determinado passar a vês para o outro colega, e quem pescou deverá se assentar-se. Será marcado 1 minuto para cada pessoa pescar. O grupo que pescar o maior número de peixes será o vencedor e receberá a paçoquinha como premio. Continuar

4º Momento de Avaliação – 10 minutos 3º momento: socialização – 10 minutos Pergunte: Como você se sentiu durante a experiência? 4º Momento de Avaliação – 10 minutos Perguntar para todos que acharam da vivência e o que ficou como experiência. Voltar

Considerações Pessoais A pescaria em grupo foi muito divertida, desperto o espírito de equipe, e observei a importância de confiar nas pessoas que estão a minha volta. Voltar

Vencendo os Desafios Descrição Metologia Considerações Pessoais Sair

Descrição Vencendo Desafios Objetivo O objetivo desta brincadeira é mostrar como somos covardes diante de situações que possam representar perigo ou impotência. Devemos aprender que somos capazes de superar todos os desafios colocados a nossa frente, por mais que pareça tudo tão desesperador, o final pode ser uma feliz notícia. Recursos Gravuras, data show, cadeiras, vendas para os olhos, aparelho de som, cd de mensagem e de músicas, bombom, caixa e língua de sogra. Duração: 60 minutos Voltar

Metodologia Vencendo Desafios 1 Momento-Aquecimento Informar aos participantes que o objetivo desta vivência é a superação dos desafios, que possamos repensar nossas atitudes e comportamentos diante das diversidades das situações que vivenciamos no decorrer do dia-a-dia. Objetivo: Quebra-gelo Continuar

Continuar Procedimento 1º momento:Orientar o grupo que forme um círculo ao redor das cadeiras que estarão organizadas. 2º momento: De mãos para trás deverão iniciar voltas ao redor das cadeiras ao ouvirem o som da música, (dança das cadeiras). 3º momento: Será oferecida uma premiação ao ganhador. Continuar

Continuar 2 Momento-Ação: Material: Garrafas, colchonetes, cadeiras ou qualquer outro objeto que sirva de obstáculo, e lenços que sirvam como vendas para os olhos. Procedimento: Os obstáculos devem ser distribuídos pela sala .Os participantes devem caminhar lentamente entre os obstáculos sem a venda, com a finalidade de gravar o trajeto que percorrerão posteriormente. Os participantes deverão colocar as vendas nos olhos de forma que não consigam ver, devem permanecer parados até que lhes seja dado um sinal para iniciar a caminhada.As facilitadoras , imediatamente e sem barulho, tirarão todos os obstáculos da sala.A facilitadora insistirá que o grupo tenha bastante cuidado para não derrubar os obstáculos, em seguida pedirá para que caminhem mais rápido. Após um tempo a facilitadora pedirá para que todos tirem as vendas, observando que não existem mais obstáculos. Continuar

3 Momento- Socialização Dica: enquanto os obstáculos são retirados por outro facilitador é importante conversar com os participantes sobre o que será feito em seguida a fim de que eles não escutem pequenos ruídos que possam ser causados por algum descuido na retirada dos objetos. 3 Momento- Socialização Deixar as pessoas a vontade para expor seus comentários e sentimentos a partir da técnica vivenciada, promovendo uma troca de experiências e ponderações entre o grupo. Fazer perguntas ao grupo: O que vocês pensaram que fosse acontecer? Foi esperado? Quais sensações tiveram ao estarem com os olhos vendados? Etc... Continuar

4 Momento-Processamento Apresentar um clipe musical sobre a mudança de atitude. 5 Momento – Avaliação Disponibilizar gravuras,espalhando-as pelo chão. Cada pessoa escolhe uma gravura que representa em qual circunstância ela sente medo e sua avaliação sobre a vivência e faz um breve comentário explicando o motivo da relação. Voltar

Considerações Pessoais Nesta vivência pude perceber o quanto sou covarde diante de algumas situações e pude perceber o tanto que posso fazer para mudar este meu jeito de ser. Voltar

As Cores dos Sentimentos Descrição Metodologia Considerações Pessoais Sair

Descrição As Cores dos Sentimentos Objetivo Geral Promover a identificação pessoal, possibilitar de forma descontraída, o abrir-se para o outro, estabelecer contato, conhecer e refletir sobre o olhar para nós como pessoas em processo de crescimento. Perceber quais são os sentimentos que compõem um bom grupo (o respeito, o companheirismo, a compreensão, a força de vontade, saber ouvir, saber calar, o dinamismo, o apoio e a ajuda que faz o grupo crescer e produz um saber coletivo). Material: Vários jornais e ou papel craft, tiras de papel de varias cores, cartolinas, giz de cera de varias cores, um CD instrumental, Data Show, caixa de som e um mini system. Desenvolvimento: Chegada, apresentação e divisão das carteiras em pequenos grupos de 6 participantes, ou seja quatro mesas e 6 cadeiras, para compor 06 grupos. Voltar

Metodologia As Cores dos Sentimentos Aquecimento: 1. Dinâmica - ESQUENTADO OS MOTORES 1.1. Entregue uma folha de jornal para cada participante e solicite para que eles as coloque em sua frente. 1.2. O mediador pede para os participantes ficarem em pé sobre a folha de jornal e ao seu comando os participantes fazer o que é solicitado. 1.3. FORA os participantes pulam para fora do jornal. 1.4. DENTRO pula para cima do Jornal. 1.5. TROCAM DE LUGAR os participantes deve ir para o jornal do colega ao dada direito. 1.6. Após falar este comando por duas vezes o mediador retira um jornal e o participante que ficar sem, pisa junto com o colega. 1.7. Assim sucessivamente até que fique não cabem mais em um jornal. Continuar

Continuar Ação: 2. Dinâmica - AS CORES DOS SENTIMENTOS 2.1. Pedir para que os participantes fechem os olhos e procurem, dentro de si, associar o que estão sentindo com uma cor. 2.2. Passados 10 segundos peça que cada pessoa escolha no chão, em silencio, um tira de papel, relacionando a cor desse papel aos sentimentos do momento. 2.3. Formar subgrupos, de acordo com as cores das tiras de papel, as cores idênticas forma um pequeno grupo. 2.4. Cada participante pega um giz de cera diferente da que o(a) companheiro(a) escolheu. O objetivo desta dinâmica é fazer com que os grupos interagem e dê continuidade a arte do outro, é muito importante que todos participem e permitam experimentar, arriscar e sentir o que está troca provoca em cada um. Continuar

2.5 Ao som da música, cada um inicia um desenho, procurando expressar o sentimento ou uma idéia. 2.6. Para a música e cada participante passa o desenho para a pessoa da direita, recebe o desenho da pessoa da sua esquerda (sem mudar a cor do seu lápis) e prosseguir a atividade, observando o que recebeu e completando o desenho com o que considerar oportuno para o enriquecimento da idéia ou do sentimento. 2.7. Quando a folha com a qual cada participante iniciou a atividade, retornar às suas mãos dê-se o inicio a socialização. Socialização: A minha cor foi importante para o outro? A cor do outro foi importante para mim? Continuar

Voltar Processamento: É muito bom permitir que o outro partilhe com você e que o(a) ajude. Se você for forte, nunca tenha tanto orgulho de sua força, a ponto de pensar que não precisa de apoio. Mesmo com uma cor escura no momento, você pode expressar bons sentimentos. A força interior existe! O mesmo lápis que escreve o ódio escreve AMOR. Cada um de nós tinha uma cor, mas o desenho que está conosco não tem apenas mais uma cor, tem outras cores. Quando estamos abertos para receber o outro, a vida é uma novidade vibrante cheia de sentimentos coloridos!!! Avaliação: Marque no quadro a carinha que corresponde com a sua satisfação, aproveitamento nesta Vivência. Voltar

Considerações Pessoais Escolhi as dinâmicas que estão falando de espírito de equipe e trabalho em grupo, está me fez conhecer e refletir sobre o olhar para nós como pessoas em processo de crescimento Voltar

As Velas Descrição Metodologia Considerações Pessoais Sair

Descrição As Velas Voltar Número de participantes: de 8 a 30 participantes Objetivo: Refletir sobre coisas que não conseguiu realizar e projetar a confiança em outra pessoa para realização futura daquilo que gostaria, mas não tem mais tempo. Recursos: apito duas velas: 01 nova e 01 usada bem pequena Duração: 1 h Voltar

AQUECIMENTO (10 minutos): Metodologia As Velas AQUECIMENTO (10 minutos): Colocar uma musica e pedir para o grupo dançar. O facilitador deverá pedir para agrupar-se em grupos de 2, 3, 4... e no término da musica separar a sala em duplas. Fazer duas rodadas com a dupla, onde cada um vai fazer o papel de obstáculo e objetivo de seu sonho. Continuar

Continuar AÇÃO (20 minutos): O facilitador deverá ter à mão, de forma visível, uma pequena vela, já quase no fim. A vela grande deverá estar guardada, sem que o grupo a veja. Orienta-se para o grupo que fique posicionado em circulo, sentado em cadeiras ou no chão. Acende-se vela pequena, informando ao grupo as seguintes instruções: Continuar

“Esta vela que está se acabando é você “Esta vela que está se acabando é você. Ela representa o final das nossas atividade aqui. Muitas coisas poderiam ter sido realizadas, mas não foram. Algumas nem foram ditas. Você está no seu instante final e esta é uma oportunidade única. É a sua despedida. O que gostaria de dizer ou a quem gostaria de se dirigir?” Continuar

Inicia-se por um voluntário Inicia-se por um voluntário. Este falará e passará o toco da vela para o vizinho da direita e, assim, sucessivamente, até todos terem falado. Acende-se então a vela grande (nova). Recomendando com o mesmo voluntário do inicio, dizendo o seguinte: “Esta vela é você em um novo começo, representando o que você não fez até hoje, mas gostaria de fazer. Que pessoa você escolheria par depositar toda a sua confiança e dar continuidade ao que você pôde realizar? Dirija-se até ela e passe a vela”. Continuar

MOMENTO SOCIALIZAÇÃO (10minutos): em círculo, deixar que os participantes livres para se dirigirem a quem quiser. Várias pessoas poderão ser escolhidas, e algumas poderão não ser escolhidas, tal qual é na vida real. MOMENTO PROCESSAMENTO (5 minutos): apresentar uma mensagem, falando da amizade. AVALIAÇÃO (5 minutos): Abrir para depoimentos adicionais – sentimentos, emoções recados, extras, etc... Voltar

Considerações Pessoais Esta foi a minha segunda vivência, ache mais fácil de preparar, mas tivemos alguns contratempos na execução. Para turma foi muito importante porque a galera estava tensa com outra situações. Foi muito boa e foi um aprendizado maior que a primeira, pois tivemos que fazer alterações na meio da vivência. Voltar

Revivendo a Infância Considerações Pessoais Descrição Sair Metodologia

Descrição Revivendo a Infância Número de participantes: De 20 a 40 pessoas Objetivo: Despertar em cada equipe a emoção de reviver tempos da infância. Deixar todos os conflitos, stress, rotinas e tristezas de lado e se entregarem ao prazer do brincar. Relaxar o corpo, descontrair os músculos, elevar o pensamento ao espírito de concorrência nos tempos de crianças, brincando sem medo. Continuar

Voltar Recursos: 4 Sacos de lixo (preto) 100l 4 Colheres 4 Ovos cozidos 1 Pacote com 50 balões 8 Cochonetes ou almofadas 15 laranjas 1 Apito Aparelho de som 1 CD de música (de preferência infantil) Duração: 1 hora Voltar

Metodologia Revivendo a Infância AQUECIMENTO (10 minutos): Realizar a dança da laranja: Todos irão formar duplas e receberão uma laranja. A dupla terá que equilibrar a laranja na testa um do outro e dançando ao som de uma música que mudar de ritmo. Quem deixar a laranja cair fica fora da brincadeira. Cada um vai para um lado da sala (esquerda / direita). Essa tática ajuda a separar as “panelinhas”. Continuar

Continuar AÇÃO (25 minutos): Os grupos formados a partir do aquecimento (2 grupos) irão participar de uma gincana. A gincana contempla 3 provas, os dois grupos realizarão as provas ao mesmo tempo. Quem terminar primeiro ganha. O material e as regras devem ser lidas para todos os grupos. 1º Prova: Corrida do Saco Cada grupo receberá 2 sacos. Haverá um ponto de partida e um ponto de chegada, esse percurso deverá ser seguido pulando com o saco. Lembrando que deverão percorrer o espaço de dois em dois e quem ficar pra trás o companheiro terá que esperar para que cheguem juntos. Todos os integrantes do grupo devem participar. Continuar

2º Prova: Corrida do ovo na colher Cada grupo receberá 2 ovos e duas colheres. Haverá um ponto de partida e um ponto de chegada. Lembrando que deverão percorrer o espaço de dois em dois e quem ficar pra trás o companheiro terá que esperar para que cheguem juntos. Todos do grupo devem participar. Deverão correr com o cabo da colher na boca, equilibrando o ovo na colher. 3º Prova: Explode balão Cada grupo receberá 25 balões vazios. Haverá um ponto de partida e um ponto de chegada. O grupo deverá se organizar nesta atividade. Terão que encher os balões e de dois em dois percorrem o espaço marcado e no ponto indicado devem explodir os balões sentando em cima deles. Na dupla da vez, cada um explode o seu, o colega não pode explodir o balão do outro. As duplas podem repetir até que os balões acabem. O companheiro terá que esperar para que cheguem juntos. Todos do grupo devem participar. Assim que uma prova acabar o grupo imediatamente começa a outra. O grupo que acabar todas as provas primeiro ganha a gincana. Continuar

MOMENTO SOCIALIZAÇÃO (15minutos): Em círculo e sentados, pedir para que cada participante defina em poucas palavras o que sentiram em reviver esse momento. Pedir para que façam uma avaliação da vivência e de como foi conduzida. Voltar

Considerações Pessoais A dinâmica Revivendo da Infância foi muito legal, recordei a minha infância e lembrei as travessuras que eu fazia. A dinâmica me fez refletir sobres as brincadeiras de hoje em dia e como devo mudar isso na educação do meu filho e na minha vida. Voltar

Fato Significativo Sair O fato que marcou este semestre, foi a situação que tivemos com uma amiga da sala Eloisa. A mesma trazia a filha para a faculdade e algumas pessoas questionavam a atitude e outras davam apoio para a situação. Fiquei dividida, porque não concordava com a vinda da criança, mas ao mesmo tempo tive orgulho da atitude da Eloisa na persistência de terminar este semestre. Graças a Deus ela consegui vencer. Sair

Considerações Finais Sair Fazer o Diário de Bordo não foi difícil, a professora Gilca colaborou muito com a nossa aprendizagem. Foi complicado escolher as vivências, porque o grupo se esforçou bastante nas apresentações, outro fator foi o tempo, acho que deveriam ser menos vivências e mais tempo de apresentação das mesmas. Este semestre foi muito corrido, as disciplinas que mais contribuíram para minha aprendizagem foram: antropologia, Psicologia nas organizações, Informática aplicada 1 e Estudos Independentes III Sair