COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS NO BRASIL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A ENERGIA.
Advertisements

FONTES DE ENERGIA NO BRASIL
GEOGRAFIA B AULA 03 FONTES DE ENERGIA
Etanol e veículos elétricos: mão única ou mão dupla?
Consumo de Diesel, Rotas Tecnológicas e Normatização
FONTES DE ENERGIA PROFESSOR EVERALDO 2011
FONTES DE ENERGIA PROF. Neno 2012
Petróleo Surgimento do petróleo
Evolução no uso das fontes de energia
Política e meio ambiente
Nova Tecnologia: E- Flex
A industrialização no Brasil
Brasil: a Arábia Saudita do Biodiesel
A QUESTÃO DO PETRÓLEO NO BRASIL.
Lívia Maria Pinheiro Gazzi
FONTES DE ENERGIA NO BRASIL
O que você deve saber sobre
Carlos Alfredo Barreto Guedes Rio de Janeiro - Novembro 2008
APRESENTAÇÃO NA FUP MUDANÇAS NO MARCO REGULATÓRIO DA INDÚSTRIA DO PETRÓLEO NO BRASIL Henrique Jäger (Subseção da FUP) Cloviomar Cararine (Subseção do SINDIPETRO-NF)
Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco
A visão da Petrobras no Etanol, H-Bio e Biodiesel
Prof. José Victor GayLussac
A Evolução da Extração de Petróleo no Brasil.
A auto-suficiência de petróleo pode transformar o Brasil em uma potência mundial? Quais as relações entre o óleo e as Guerras do Oriente Médio?
FÍSICA 3 ENEM 2007.
FUP – Federação Única dos Petroleiros
Fontes alternativas de combustíveis para automóveis disciplina: ciências do ambiente professora: Márcia Maria Rios Aluno: moisés pessoa nunes.
A atividade agrícola e o espaço agrário
MEIO AMBIENTE NO BRASIL
Mercado Produtor e Consumidor de Gás Natural no Brasil
Colégio Militar de Brasília 3º ano PREVEST Geografia
COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS NO MUNDO
Universidade Federal do Rio Grande do Norte UFRN PROGRAMA DE RECUROS HUMANOS DA ANP– PRH-ANP14 PETRÓLEO E GÁS NA MATRIZ ENERGÉTICA NACIONAL; GÁS NATURAL:
Seminário Cana de açúcar
Rio de Janeiro Pólo do Agronegócio Sustentável do Brasil.
Energia no Brasil.
SEMINÁRO NACIONAL DE PETRÓLEO E GÁS NO BRASIL: DESAFIOS E OPORTUNIDADES SENADO FEDERAL Senador MARCONI PERILLO.
RECURSOS MINERAIS NO BRASIL
Consumo de energia no Brasil
Capítulo 21 – A produção mundial de energia
Fontes de Energia.
Atenção!!! Você deverá fazer estas atividades e entregar dia 21/10, quarta-feira. Esta atividade será avaliada.
A exploração dos recursos naturais
PETRÓLEO Colégio Madre Francisca Lampel Disciplina: Geografia
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL Iniciou na Inglaterra nas últimas décadas do século XVIII onde substituía a mão-de-obra por maquinários.
BRASIL Matriz Energética. A Matriz energética brasileira é o conjunto de consumo de todas as fontes de energias possíveis no país. * A matriz energética.
ENEM 2004 AULA 04 PROFESSOR: CARLOS.
Fontes de Energia.
Indústria e Energia no Brasil
A PRODUÇÃO E O CONSUMO DE ENERGIA
Correcção da 3.ª ficha de avaliação
CAPACIDADE DE REALIZAR TRABALHO
A Revolução Energética
Principais produtos agrícolas
Mercado Mundial de Álcool e Flex Fuel Roberto Giannetti da Fonseca Fevereiro de 2004.
MUDANÇAS NO CLIMA DO MUNDO
Integração energética
FONTES DE ENERGIA (BRASIL) - Início do Séc.XX: A lenha era utilizada no preparo de alimentos. -Década de 20: Carvão mineral devido ao industrialismo. -Após.
Meio Ambiente e Relações Internacionais 4°RI Bruno Juliana S. Maila Natalia A. Víktor Wilson.
TIPOS E FONTES ALTERNATIVAS
Política de Desenvolvimento e Uso do Gás Natural
Carvão Mineral Uso em siderúrgicas e termoelétricas
PETRÓLEO CONSUMO BPD BPD PRODUÇÃO BPD BPD REFINO BPD BPD.
FONTES DE ENERGIA (BRASIL) - Início do Séc.XX: A lenha era utilizada no preparo de alimentos. -Década de 20: Carvão mineral devido ao industrialismo. -Após.
Desenvolvimento do Agronegócio José Gerardo Fontelles.
Conecte - Capítulo 9. Modelo de desenvolvimento vigente:  Baseado em recursos poluentes e não-renováveis. Desafio da sociedade atual:  Rever padrões.
Será que temos um aparato regulatório para o futuro do biodiesel? Guilherme Leite da Silva Dias IEA-Bioenergia, 9 de Novembro de 2006.
BENEFÍCIOS DA RENOVAÇÃO DA POLÍTICA PARA O GNV NO BRASIL Prof. Edmar de Almeida Instituto de Economia Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasília 2014.
Características da economia das Américas Central e do sul
Cresce o número de casais sem filhos no país, mostra IBGE Chamados de "dincs", sigla para Double Income and No Children (duplo rendimento e sem filhos,
Transcrição da apresentação:

COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS NO BRASIL Distribuição do consumo energético brasileiro: Setores com maior consumo: Industrial, Comercial e Transportes.

Matriz Energética Brasileira Petróleo é o recurso energético que mais se destaca no consumo interno nacional; Descobrimento de novas jazidas (Pré Sal) tende a intensificar o petróleo na matriz energética nacional;

Utilização do Petróleo: Uso doméstico: gás liquefeito Transportes: gasolina, óleo diesel; Indústrias em geral: óleos e compostos sintéticos (plásticos).

Histórico do petróleo no Brasil: Década de 1910: primeiras pesquisas (infrutíferas); Década de 1930: descobrimento das jazidas nos campos de Lobato – Recôncavo Baiano e início da campanha “O petróleo é nosso”; 1938: criação do CNP – Conselho Nacional do Petróleo; 1953: criação da Petrobrás (monopólio); Década de 1970: crises internacionais do petróleo exigem gastos maiores com importações e obrigam a Petrobrás a criar programas de estímulo à atividade petrolífera nacional;

1996: Quebra do monopólio da Petrobrás e criação da ANP; 2007/08: declaração da auto suficiência; 2008/09: anúncio da descoberta dos campos do Pré Sal;

O PRÉ SAL

Plataformas de petróleo encontradas abaixo de uma imensa camada de sal encontrada no fundo oceânico a mais de 6 mil metros de profundidade, na costa leste sulamericana, costa oeste africana e golfo do México Localização: estende da costa do ES até SC, a uma distância média de 200km do litoral; Potencial: 10 bilhões de barris de petróleo (60% a mais que a atual produção da Petrobrás); Brasil pode figurar entre as 10 maiores potências mundiais do petróleo e Petrobrás pode se situar entre as 5 maiores empresas mundiais do ramo; Custo médio calculado: US$600 bilhões;

→ Carvão Mineral

Corresponde apenas a 6,3% da matriz energética nacional; Encontrado com maior abundância na região sul; Produção insuficiente para abastecer o mercado interno; Principal mercado exportador: China

Principais estados produtores: RS e SC Produção gaúcha: visa abastecer as siderúrgicas locais e auxilia na geração de energia termoelétrica; Produção catarinense: abastece as siderúrgicas locais e fornece a maior parte da produção à siderúrgicas do Sudeste;

Principais problemas enfrentados pela produção carbonífera brasileira: Escassez na produção; Baixa qualidade do produto (hulha); Distância dos principais mercados. → Gás Natural Brasil possui, na atualidade, reservas insuficientes ao consumo interno; 1996 – 2006: abastecimento garantido através do fornecimento do gás boliviano, efetuado pela Petrobrás e transportado pelo gasoduto Brasil – Bolívia;

2006 – nacionalização dos recursos naturais bolivianos efetuados pelo presidente Evo Morales; Fim das explorações brasileiras e fechamento do gasoduto, avaliado em 60 milhões de dólares; Atualmente, o Brasil é obrigado a importar o gás do Peru e Argentina, mas possui boas expectativas de exploração devido ao Pré Sal.

Fontes de energia Renováveis

→ Cana de Açúcar (etanol) Brasil: maior produção mundial de cana; Produção restrita à Zona da Mata nordestina durante o período colonial, hoje se espalha pelo norte do RJ (Campos), interior de SP, Triângulo Mineiro, Oeste do MS e norte do PR; 1975: Proalcool – Programa Nacional do Álcool – crises internacionais do petróleo obrigam o Brasil e buscar combustíveis alternativos; O álcool (etanol), proveniente da cana passa a ser um dos principais combustíveis dos automóveis brasileiros. 1986: maioria dos carros produzidos no Brasil eram movidos à etanol; 2000: tecnologia Flex passa a dominar o mercado de automóveis no Brasil

Brasil estimula a produção de etanol, visando expandir suas exportações a aumentar o domínio do mercado mundial dos combustíveis, com a iminente escassez de petróleo → Biodiesel (mamona, girassol) Nova alternativa entre combustíveis, provenientes do uso de óleos de plantas; Governo Federal vem estimulando produtores a cultivarem plantas oleaginosas, visando produzir Biodiesel; Muito governos municipais e empresas privadas subsidiadas vem implantando o Biodiesel em seus veículos (ônibus, tratores, caminhões, etc.)

→ Vantagens no uso de fontes de energia alternativas Fontes renováveis; Causam menores impactos ao meio ambiente; Brasil possui abundância nestes cultivos; Possibilidade de englobar uma fatia maior do mercados, etc. Desvantagem: desmatamento e crise alimentar.