2ª Série - Literatura Prof. HIDER OLIVEIRA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Definições: 1. Na época primitiva a arte poderia ser entendida como o produto ou processo em que o conhecimento é usado para realizar determinadas.
Advertisements

Coordenação dos vários elementos que compõem uma Montagem Teatral
A REPRESENTAÇÃO E A QUESTÃO DO ESTILO
O GÊNERO CONTO Para o teórico Soares Amora:
NATURALISMO.
e Pós-Impressionismo no Brasil.
ANÁLISE LITERÁRIA O CORTIÇO BILLY ELLIOT.
O Naturalismo foi um movimento cultural relacionado às artes plásticas, literatura e teatro. Surgiu na França, na segunda metade do século XIX. Este.
Naturalismo O discurso.
Realismo - Naturalismo
Realismo e Naturalismo
TEATRO DRAMÁTICO.
Questão Coimbrã Questão Coimbrã foi o primeiro sinal de renovação ideológica do século XIX entre os defensores do statu quo, desatualizados em relação.
Início do Realismo O Realismo teve seu início na França em 1857, quando Gustave Flaubert publicou sua obra Madame Bovary, em que sua principal personagem.
Memórias de um Sargento de Milícias
Questão Coimbrã Questão Coimbrã foi o primeiro sinal de renovação ideológica do século XIX entre os defensores do statu quo, desatualizados em relação.
Vertentes Realistas.
REALISMO/NATURALISMO NO BRASIL 1881
REALISMO - NATURALISMO
Evolucionismo Positivismo Socialismo Determinismo Pessimismo
CONTO analisando a estrutura
Escola Palomar REALISMO - NATURALISMO Profª Leila Cordeiro
Expressionismo Van Gogh – Noite Estrelada
Aluisio de Azevedo.
Elementos da Narrativa
Professora Francisca Barros
PROFESSORA CAMILE BACCIN 1º ANO - LITERATURA
Naturalismo no Brasil.
EDER.
Reportagem Consiste em um texto que trata de um tema que fora estar fora da realidade imediata dos fatos, pois seu objetivo não é noticiar um fato ocorrido.
Naturalismo “Para os naturalistas, o homem é visto como um “caso” a ser cientificamente analisado.”
Contexto Histórico e Sociocultural em que se passa o Livro
Elementos da Narrativa
A sociologia de Florestan Fernandes
AULAS 27 E 28 CADERNO 4 AINDA!!!!.
Parnasianismo No Brasil.
GÊNEROS LITERÁRIOS.
Machado de Assis e o Realismo
Material de Literatura Prof. HIDER OLIVEIRA
Naturalismo Casa e capela de Antônio Raposo, de João Batista da Costa.
Grupo: Carlos Renato Elaine Gaeta Guilherme Galvão Rafael Freitas
REALISMO O realismo foi um movimento artístico e cultural que se desenvolveu na segunda metade do século XIX. A característica principal deste movimento.
ROMANTISMO / ROMANTISMO EM PORTUGAL
Profª. Taís Linassi Ruwer
Como fazer a leitura de obra de arte?
2ª Série Literatura Prof. HIDER OLIVEIRA
E.E. Leontino A. Oliveira ALUNOS: Bruna, Caroline, Izadora e Lucas
MATERIAL DE LITERATURA PROF. HIDER OLIVEIRA.  Transitar entre o Romantismo e o Realismo;  Não possuía um romantismo convencional;  Grande análise psicológica.
Começou a actuar profissionalmente ainda jovem, por volta dos 15 anos de idade. Trabalhou para um comerciante de arte da cidade de Haia. Com quase vinte.
REALISMO.
REDAÇÃO CIENTÍFICA Professora Angelica Rocha de Freitas
Eça de queiros.
Material de Literatura Prof. HIDER OLIVEIRA
NATURALISMO.
REALISMO / NATURALISMO
Memorias de um Sargento de Milícias
REALISMO Revolução Industrial
QUESTÃO COIMBRÃ / REALISMO / EÇA DE QUEIRÓS
NATURALISMO.
ROMANTISMO BRASIL SÉCULO XIX.
Machado de Assis Professora Sarah Medeiros..
Professor Jardson Brito
Diálogo da Biologia com a Língua Portuguesa
COMPORTAMENTO INSTINTIVO E PSICOLÓGICO
Características (Arte e Literatura) Naturalismo Alunos: -Bruno Correia, nº2 -Diogo Santos, nº4 Disciplina: Português Professora: Cristina Pimentel Ano.
ALL STAR & MONET.
Trabalho Realizado por: -Jonas Costa nº13 -Luís Filipe nº14 Disciplina de Português Professora Cristina Pimentel.
REALISMO E NATURALISMO
Teófilo Leite Beviláqua
Naturalismo BRASILEIRO
Transcrição da apresentação:

2ª Série - Literatura Prof. HIDER OLIVEIRA NATURALISMO 2ª Série - Literatura Prof. HIDER OLIVEIRA

Foi uma vertente do Realismo Foi uma vertente do Realismo. Diferencia-se deste por causa das teorias científicas (principalmente o Determinismo) e também a maior necessidade da denúncia da realidade. O QUE FOI O NATURALISMO?

CARACTERÍSTICAS DO NATURALISMO Procura analisar, documentar e dissecar a realidade; Tem pouco interesse por relatos históricos, focando em situações corriqueiras; Enxerga o homem como um animal, presa do seu destino, e que age de acordo com o seu contexto social; O indivíduo não tem livre arbítrio, agindo de acordo com o meio e com a hereditariedade; Vê como comuns as taras, as anomalias e as bestialidade humanas; O autor naturalista é indiferente ao destino de suas personagens; Por isso, a narração é impessoal, a linguagem é simples e, às vezes, coloquial. CARACTERÍSTICAS DO NATURALISMO

Suas publicações não foram extensas e suas obras continham muita polêmica; Talvez por isso, Caminha não tenha atingido um grande número de leitores; Suas obras mais sólidas são A NORMALISTA e BOM- CRIOULO; Em A NORMALISTA, são abordadas a prática do incesto e do adultério; A personagem-central, Maria do Carmo, entrega-se a seu padrinho, João da Mata, que equivalia a seu pai. Em O BOM-CRIOULO, é salientada a questão da homossexualidade. Havia uma crítica à Marinha da Guerra por achar que esta conservava várias hipocrisias; O negro Amaro acaba por ter um relacionamento com Aleixo, um jovem marinheiro loiro; Caminha não teve sua obra bem aceita pelo fato de trabalhar questões de perversões humanas. ADOLFO CAMINHA

Oscilou entre o Romantismo e o Naturalismo, porém é classificado como naturalista devido à qualidade e à maturidade de seus textos; Criticou a ação dos portugueses, denunciou a segregação racial, o clero e o provincianismo; Abordou as ações e o exterior dos seus personagens, sem dar ênfase ao perfil psicológico; Trabalhou bem com situações coletivas e, por isso, criava inúmeros personagens; Muitas vezes, o ambiente aparece como determinantes da situação; Suas obras mais importantes são O CORTIÇO, CASA DE PENSÃO e O MULATO. ALUÍSIO DE AZEVEDO

Em O ATENEU, há a revelação de um Raul Pompeia preocupado com a forma, no que diz respeito à correção gramatical e à formalidade; Há uma dificuldade em definir qual o estilo literário do autor; A narrativa de O ATENEU é agiu, com várias situações e poucos personagens; Procurou criticar o ensino no regime de internato; Na obra, há menções desonestidades escolares, traições, roubos, chantagens, explorações (inclusive sexuais) e outras mazelas humanas; O protagonista, Sérgio, depois de adulto, narra sua rotina na escola nos tempos de jovem; Os personagens são vistos, geralmente, de forma ruim e caricaturados. O Realismo está presente na crítica política; O Naturalismo está presente nas imoralidades presentes na narração. RAUL POMPEIA

Arte desenvolvida principalmente na pintura Arte desenvolvida principalmente na pintura. Defende a recriação da visão sobre o mundo por meio de uma interpretação subjetiva do artista, portanto, é interpretação irracional, feita pelo impulso individual, o qual altera a realidade. Usa traços e cores fortes e lembra artes primitivas. EXPRESSIONISMO

Arte de origem na pintura, defende a ideia de que objetos, pessoas e o mundo encontram-se sempre em processo de mudança, por força da ação da luz e, secundariamente, do tempo, logo a impressão momentânea é fonte para uma obra única, que resulta em visão imprecisa aos olhos do espectador. IMPRESSIONISMO