A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Diálogo da Biologia com a Língua Portuguesa

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Diálogo da Biologia com a Língua Portuguesa"— Transcrição da apresentação:

1 Diálogo da Biologia com a Língua Portuguesa

2 Biologia Após a análise, apresentamos na Tabela as habilidades selecionadas e as Situações de Aprendizagem do Caderno do Aluno em que elas podem ser trabalhadas na disciplina de Biologia. Tabela : Habilidades do SARESP não consolidadas das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática que estão relacionadas com as Situações de Aprendizagem (SA) do Volume 2 da disciplina de Biologia, por série, também exemplificadas por itens do SARESP presentes nos relatórios pedagógicos

3

4

5 H37 Organizar os episódios principais de uma narrativa literária em uma sequência lógica. (GII).
Narrativa é uma exposição de fatos, uma narração, um conto ou uma história. A história em quadrinhos, romances, contos e novelas, são, entre outras, formas de se contar uma história, ou seja, são narrativas. As narrativas são expressas por diversas linguagens: pela palavra (linguagem verbal: oral e escrita), pela imagem (linguagem visual), pela representação (linguagem teatral) etc.

6 Elementos da Narrativa
A narrativa é uma sequencia de fatos interligados que ocorrem ao longo de certo tempo e possui elementos básicos na sua composição: Fato – corresponde à ação que vai ser narrada (o que) Tempo – em que linha temporal aconteceu o fato (quando) Lugar – descrição de onde aconteceu o fato (onde) Personagens – participantes ou observadores da ação (com quem) Causa – razão pela qual aconteceu o fato (por que) Modo – de que forma aconteceu o fato (como) Consequência – resultado do desenrolar da ação

7 A narrativa se desenvolve em torno de um enredo, nome que se dá a sequência dos fatos. A partir do enredo chega-se ao tema, que é o motivo central do texto. O enredo apresenta situações de conflitos ou ações, que são divididos em quatro partes: Apresentação – vários elementos como as personagens, cenário, e tempo, são apresentados pelo narrador, para enquadrar o leitor relativamente aos fatos. Desenvolvimento - aqui o conflito tem origem, havendo o confronto entre os personagens. Clímax - é o expoente máximo do conflito, existindo uma enorme carga dramática e onde alguns fatos importantes atingem sua maior dramaticidade. Desfecho – é a parte final da narrativa que revela o resultado do clímax, sendo que o conflito pode ou não ter sido resolvido.

8 Os personagens de uma narrativa podem ser descritos do ponto de vista físico e psicológico, exercendo diversos papéis: Protagonista – é o personagem principal de uma narrativa, tem o papel mais importante no desenrolar da ação. Antagonista - aquele que se opõe ao protagonista, sendo o seu inimigo. Muitas vezes só é revelado como antagonista durante o clímax. Personagem secundária - apesar de ter um papel menos importante que o protagonista, é também importante para o desenvolvimento da ação. Figurante - tem como função ajudar a descrever um ambiente ou espaço do qual faz parte. O seu papel não tem influência na ação.

9 O que é Hipótese: Hipótese é uma palavra resultante da justaposição dos termos gregos "hypo" (debaixo) e "thesis" (tese), cujo significado nessa língua era atribuído ao que ficava como base ou princípio de sustentação das leis. Na língua portuguesa, uma hipótese designa qualquer suposição de algo verossímil, possível de ser verificado, a partir da qual se extrai uma conclusão. Popularmente, o termo é geralmente utilizado como sinônimo de "chance" ou "possibilidade" de algo acontecer, como por exemplo, na frase "o colega afirmou que já não havia nenhuma hipótese de trabalharem juntos". Na Matemática, as hipóteses são o conjunto de condições iniciais a partir das quais, com base num raciocínio lógico, é elaborada a demonstração de um determinado resultado, chegando a uma tese.

10 Hipótese científica As hipóteses científicas, em geral, são as premissas dentro de uma determinada teoria, que podem ser validadas com base em um método científico, contribuindo para a formulação de novas hipóteses. Uma hipótese científica é uma proposição especulativa que se aceita de forma provisória como ponto de partida de uma investigação. A verdade ou refutação da hipótese é determinada graças a raciocínios ou experiências. Na proposição: "Os cachorros e as sardinhas são peixes", existe uma afirmação falsa e uma verdadeira, sendo que é possível demonstrar que um cachorro é um mamífero e não um peixe. Se uma hipótese é confirmada, ela se transforma em uma fundamentação de uma teoria científica, se ela é refutada, se transforma em um contra-argumento.

11 SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 6 HISTÓRIAS DE VACINAÇÃO

12 Roteiro de aplicação da Situação de Aprendizagem Etapa 1 – Fatos e hipóteses Esta etapa da Situação de Aprendizagem trabalha com trechos da longa história da vacinação e foi dividida em sete capítulos. Para cada texto (capítulo), os alunos devem relacionar os fatos mencionados e formular uma hipótese para responder à pergunta que é apresentada ao final. Há exemplos de fatos e hipóteses relacionados após cada capítulo. Espera-se que, ao fim de cada um, seja feita uma discussão, para que os alunos exponham suas ideias e escutem as dos colegas. Inicialmente, peça aos alunos que descrevam o que entendem por fatos e hipóteses. Caso seja possível, solicite que pesquisem os significados em um dicionário.

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22 H36 Interpretar e construir tabelas e gráficos de frequências a partir de dados obtidos em pesquisas por amostras estatísticas. (GIII). Situação de Aprendizagem 8- Saúde, Uma Questão Individual e Coletiva- 1ª série do Ensino Médio, Volume 2

23

24

25

26

27

28

29

30


Carregar ppt "Diálogo da Biologia com a Língua Portuguesa"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google