DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DOS TERRITÓRIOS RURAIS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Bases de Serviços de Apoio a Comercialização
Advertisements

BASES DE SERVIÇO DE COMERCIALIZAÇÃO – BSC’s caminhos e estratégias para constituição dos SISTEMAS ESTADUAIS DE COMERCIALIZAÇÃO – SECAFES.
SEMINÁRIO INTERNACIONAL
Algumas provocações para se pensar DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL
FÓRUNS DA AGENDA 21 Sempre em frente!.
Ministério do Desenvolvimento Agrário
(Diretor de Cooperativismo, Associativismo, Negócios e Comércio)
CIAT - ÓRGÃO COLEGIADO DO TERRITÓRIO (Provisório)
CIAT - COMISSÃO DE INSTALAÇÃO DAS AÇÕES TERRITORIAIS
TERRITÓRIO RURAL DA REFORMA -MS-
PROPOSTA GESTÃO E PLANEJAMENTO MST/CREATIO ASSISTÊNCIA TÉCNICA E PARCERIA NA GESTÃO DE PROGRAMAS E PROJETOS NO CENTRO DE TREINAMENTO DO MST DE VÁRZEA.
GESTÃO E PLANEJAMENTO DO PROJETO ATES INCRA/CREATIO
PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DE TERRITÓRIOS RURAIS
TERRITORIO DO CONESUL Articulador: ITAMAR MARIANI.
ASSESSORIA DE FORMAÇÃO Atividades: 1.Curso de Capacitação de Monitores e Dirigentes para atuar nos territórios: 15 a 18/03/2007 Público: 01 dirigente;01.
Formosa: Exercício de entender suas relações.
Cooperação e Governança
SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA AGENDA TERRITORIAL – EJA
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO
A Gestão Social pode ser vista como...
TERRITÓRIO CENTRO SERRA OFICINA TERRITORIAL ORGANIZAÇÃO COMO ELEMENTO DA GESTÃO SOCIAL MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO.
Gestão de Mídias Digitais na construção da cidadania
OPAS – Brasília, 02 e 03 de Setembro de 2008.
SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
Plano Nacional de Turismo 2003 – 2007 e Programa de Regionalização
PACTO PELA VIDA EM DEFESA DO SUS E DE GESTÃO
DIRETORIA DE GESTÃO DO PLANEJAMENTO E DESCENTRALIZAÇÃO DA SAÚDE
Os desafios de nossa realidade exigem uma nova articulação dos espaços e dos atores para construir o futuro. O conceito de poder local :protagonismo,
Plano Nacional de Cultura
Elaborado pela Equipe da Secretaria Adjunta de Agricultura Familiar
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
CONTAG Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura
Metodologia para Melhoria da Gestão em Organizações do Terceiro Setor
PLANO DE DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL, TECNOLÓGICO E DE COMÉRCIO EXTERIOR HORIZONTE 2008 Brasilia, 06 de julho de 2006 INICIATIVA NACIONAL DE INOVAÇÃO PROGRAMAS.
Desenvolvimento Regional Sustentável
I Reunião - Preparatória Coordenadoria da Mulher
Histórico Até 2003 Projetos de Financiamento pelo PRONAF Cama e Café
Ministério da Cultura.
Julho de 2007.
MPA – Ministério da Pesca e Aquicultura Política de desenvolvimento territorial da pesca e aquicultura Missão Superação das desigualdades regionais e sociais,
Reunião do Comitê Temático de Rede de Disseminação, Informação e Capacitação do Fórum Permanente das Micro e Pequenas Empresas 10 agosto 2011 Brasília-DF.
5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS 5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRAJOS PRODUTIVOS LOCAIS PRÉ-EVENTO 1º ENCONTRO DOS NÚCLEOS ESTADUAIS.
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
Sistema Universidade Aberta do Brasil
Brasília, agosto de 2012 PRONATEC CAMPO Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA.
17. Convenção FACIAP Foz do Iguaçu O que é uma ADR ? Papel / Serviços A rede das ADR´s no Paraná Importância.
1 1.
PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DE TERRITÓRIOS RURAIS
I ENCONTRO DE CAPACITAÇÃO DAS CÉLULAS DE ACOMPANHAMENTO E INFORMAÇÃO DA REGIÃO NORDESTE “REFLEXÕES SOBRE OS COLEGIADOS TERRITORIAIS” 05/08/2010 MINISTÉRIO.
AGENDA 2020 O Rio Grande que queremos. Crescimento econômico Elevação da qualidade de vida Eqüidade social e regional Referência em inovação e tecnologia.
EDUCADORES AMBIENTAIS
MAPA DO EMPREGO O perfil do trabalhador do Setor Terciário Privado do Mato Grosso do Sul.
BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 MEC/SEMTEC/PROEP GERÊNCIA TÉCNICO-PEDAGÓGICA BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO ESTADUAL DA EDUCAÇÃO.
 Econômica com destaque para a dinamização das economias locais, basedas nos princípios da economia solidária  Sociocultural, na qual sobressai o reconhecimento.
Click to edit Master subtitle style. Construir um Plano Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário – PNDRSS, com metas de curto, médio.
PROJETO EDUCAÇÃO AMBIENTAL E MOBILIZAÇÃO SOCIAL PARA O SANEAMENTO
Experiência desenvolvida pelo Município de Guarulhos - Brasil Etapas percorridas e processos de planejamento Capacitação dos gestores e dos jovens Luiz.
P RONATEC C AMPO Acadêmicos: Cristiano, Lenise, Jonathan, Rodrigo.
Mobilização Social nas PECs. Participantes: comunidade local – moradores, trabalhadores, entidades locais, especialmente aqueles já atuantes na comunidade.
Os Caminhos do COAP em MS Abril – Advento do Decreto 7508 em PDA Macrorregionais: 1.Fevereiro a Outubro de 2011 – Dourados 2.Outubro de 2011.
MARÇO 2015 CAMPO GRANDE - MS. A proposta tem por objetivo promover a formulação e implementação do Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes.
BOAS PRÁTICAS TERRITORIAIS – BPT
twitter.com/funasa José Antonio da Motta Ribeiro CGESA/DENSP/Funasa Poços de Caldas, 27 de Maio de 2015.
POLÍTICA DE APOIO À COMERCIALIZAÇÃO, AO ASSOCIATIVISMO E AO COOPERATIVISMO PARA A PRODUÇÃO AGROECOLÓGICA Ministério do Desenvolvimento Agrário Secretaria.
GRUPO DE PESQUISA EM RECURSOS HÍDRICOS DA AMAZÔNIA Desenvolvimento de Capacidades em Gestão Integrada de Recursos Hídricos na Região Hidrográfica Amazônica.
PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
SECRETARIA DE DIREITOS HUMANOS COORDENADORIA DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE REDE AQUARELA REDE AQUARELA/ PAIR ABRIL/10.
SISTEMA CONTAG DE ORGANIZAÇÃO DA PRODUÇÃO – SEC. DE POLÍTICA AGRÍCOLA - CONTAG –- 1 SISCOP SISCOP.
Núcleo Central e Pólos Regionais. Campo Grande Bandeirantes Camapuã Corguinho Dois Irmãos do Buriti Jaraguari Nova Alvorada do Sul Ribas do Rio Pardo.
Capacitação de Técnicos em Associativismo 12 de maio de 2016.
Transcrição da apresentação:

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DOS TERRITÓRIOS RURAIS Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) Secretaria de Desenvolvimento Territorial (SDT) Delegacia Federal do Desenvolvimento Agrário

Para enfrentar os problemas comuns, é necessário que as políticas públicas promovam o desenvolvimento articulando-se às demandas sociais, que pequenos “municípios rurais”, de economias e sociedades insipientes, aliem-se a outros municípios, em melhores condições de desenvolvimento, de forma a gerarem sinergias e maior efetividade nas políticas públicas de estímulo ao desenvolvimento sustentável

CONCEPÇÃO ATUAL Um conjunto de Municípios, denominado "territórios rurais", apropriando-se dos processos técnicos, sociais e políticos de desenvolvimento, para o que é necessário, dentre outros aspectos: (i) o desenvolvimento de capacidades locais; (ii) o fortalecimento das institucionalidades capazes de operarem os processos; (iii) a estruturação, a modernização e a diversificação das atividades econômicas; (iv) a implementação de iniciativas econômicas, sociais e institucionais que sejam inovadoras, demonstrativas e associativas, resultando na articulação das demandas sociais possam articular e das políticas públicas, em benefício da concretização da visão de futuro defendida pela sua população. .

MISSÃO DA SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL Apoiar a organização e o fortalecimento institucional dos atores sociais locais na gestão participativa do desenvolvimento sustentável dos territórios rurais e promover a implementação e integração de políticas.

AÇÕES DESENVOLVIDAS NO MATO GROSSO DO SUL 2003 e 2004

1. Identificação e Homologação dos Territórios (13 de julho de 2003) Território Rural da Grande Dourados 1 – CAARAPÓ 2 – GLÓRIA DE DOURADOS 3 – DEODÁPOLIS 4 – DOURADINA 5 – DOURADOS 6 – FÁTIMA DO SUL 7 – ITAPORÃ 8 – JATEÍ 9 – JUTI 10 – RIO BRILHANTE 11 - VICENTINA

Território Rural do Cone Sul 1 – ELDORADO 2 – IGUATEMI 3 – ITAQUIRAÍ 4 – JAPORÃ 5 – MUNDO NOVO 6 – NAVIRAÍ 7 – SETE QUEDAS 8 – TACURU

Território Rural da Reforma 1 –ANASTÁCIO 2 – DOIS IRMÃOS DO BURITI 3 – GUIA LOPES DA LAGUNA 4 – MARACAJÚ 5 – NIOAQUE 6 – SIDROLÂNDIA 7 - TERENOS

DESENVOLVIMENTO DAS AÇÕES DE FORMAÇÃO E SENSIBILIZAÇÃO OFICINA ESTADUAL: Uma B) OFICINAS TERRITORIAIS Territórios da: Grande Dourados e Cone Sul

AÇÕES DESENVOLVIDAS NO TERRITÓRIO RURAL DA REFORMA 2005

AÇÕES DE APOIO AO TERRITÓRIO RURAL DA REFORMA Oficina Territorial de Alinhamento Conceitual e Metodógico Maio de 2005 - Nioaque Junho de 2005 – Sidrolândia b) Oficina Territorial de Gestão e Planejamento Territorial Agosto de 2005 – Anastácio c) Oficina Territorial sobre Concepção Básica do Desenvolvimento Territorial Outubro de 2005 – Guia Lopes da Laguna

AÇÕES DE APOIO AO TERRITÓRIORURALDA REFORMA d) Oficina Territorial sobre Gestão, Monitoramento e Avaliação do Desenvolvimento Territorial Novembro de 2005 – Terenos e) Oficina Estadual de Monitramento das Ações Territoriais Novembro de 2005 – Campo Grande

Construção dos Projeto Territorial para o PROINF 2005 (Programa de Apoio à Infra-estrutura e serviços municipais) Projeto Territorial 2005 com 02 PLANOS DE TRABALHO: 1º) Aquisição de Duas VANs equipadas para Apoio à Formação e Mobilização do Território (proponente SDA) R$ 212.466,35 2º) Ações Custeio para Formação e Sensibilização dos agentes sociais do Território (IDATERRA) R$ 37.419,39

AÇÕES PARA O TERRITÓRIO RURAL EM 2006

AÇÕES DE APOIO AO TERRITÓRIORURAL DA REFORMA a) 02 Oficinas Territoriais de Monitoramento e Avaliação do PTDRS Abril de 2006 – Anastácio Maio de 2006 - Maracaju b) Curso de Formação Multiplicadoras para os Colegiados (Módulos I, II e III) Abril de 2006 – Dourados Maio de 2006 – Campo Grande

Projeto Territorial 2005 com Construção dos Projeto Territorial para o PROINF 2006 (Programa de Apoio à Infra-estrutura e serviços municipais) Projeto Territorial 2005 com 02 PLANOS DE TRABALHO: 1º) Construção da Unidade Benefiaciqamento de grãos e congêneres (Prefeitura de Nioaque) R$ 254.125,00 2º) Ações Custeio em Apoio ao Desenvolvimento do PTDRS (Fundação Cândido Rondon) R$ 13.273,39

TERRITÓRIO JÁ INSTALADO Redimensionamento - Novos Municípios Bonito Jardim Bela Vista (Bodoquena)

AÇÕES DE FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃO OFICINAS TERRITORIAIS Monitoria e Avaliação do PTDRS Ações de Capacitação e Mobilização CMDRS Colegiado do Território Capacitação de Multiplicadores Reuniões com Gestores Municipais Ações de Educação do Campo

PLANOS DE DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL SUSTENTÁVEL (PTDRS) O processo de Construção: Mobilização Capacitação Elaboração; Metas e cronograma

Monitoramento/avaliação Integração a outros níveis A INSTITUCIONALIDADE Consolidação Homologação Capacitação Monitoramento/avaliação Integração a outros níveis

ARTICULAÇÃO E INTEGRAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS Apoio e fomento Facilitação Comunicação Monitoramento/avaliação

AÇÕES COMPLEMENTARES PROJETOS Capacitação Associativismo e Cooperativismo Negócios e Comércio Infra-estrutura