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Mobilização Social nas PECs. Participantes: comunidade local – moradores, trabalhadores, entidades locais, especialmente aqueles já atuantes na comunidade.

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Apresentação em tema: "Mobilização Social nas PECs. Participantes: comunidade local – moradores, trabalhadores, entidades locais, especialmente aqueles já atuantes na comunidade."— Transcrição da apresentação:

1 Mobilização Social nas PECs

2 Participantes: comunidade local – moradores, trabalhadores, entidades locais, especialmente aqueles já atuantes na comunidade. Considerar todas as formas de organização já existentes na comunidade, institucionalizadas ou não; Entes federados: responsáveis pela qualidade da informação difundida à população; Aumentar a transparência e o controle social sobre a implantação da Praça; 1. PRINCÍPIOS

3 Possibilidade de deliberação da comunidade sobre sua programação e funcionamento. Considerar as dinâmicas políticas e sociais locais e as características da população a ser mobilizada; Não há fórmulas nem receitas a serem aplicadas em processos de mobilização social. As metodologias e o conjunto de ações aqui propostas devem ser adaptados a cada região do país e em cada comunidade. 1. PRINCÍPIOS

4 Promover o sentimento de apropriação Fortalecer e capacitar os gestores públicos e a comunidade para que possam exercer, em parceria, a gestão e o planejamento de usos e programação da Praça. Criar um espaço público de construção de agendas coletivas, visando potencializar a implementação da Praça dos Esportes e da Cultura e de políticas públicas locais. Fomentar a criação de redes 2. OBJETIVOS

5 3. AÇÕES As ações de Mobilização Social realizadas pelo ente federado, deverão prever: Mapeamento de lideranças Oficinas para formação de Grupo Gestor, planejamento da gestão, dos usos e da programação Ações de intervenção artística/ paisagística Reuniões de acompanhamento da implementação da Praça META: formação de Grupo Gestor (comunidade e gestores públicos locais) Serão disponibilizados R$ 21.950,00 por Praça e as atividades de Mobilização Social estão previstas para durar 18 meses

6 4. METAS -Mapear lideranças, grupos, iniciativas e agentes culturais, artistas e esportistas já atuantes na comunidade; -Constituir um Grupo Gestor para cada Praça dos Esportes e da Cultura, composto por membros da comunidade, de entidades e do poder público local; -Capacitar o Grupo para gestão do equipamento; -Trabalhar o Plano de Gestão para a Praça dos Esportes e da Cultura para os primeiros 12 meses de funcionamento do equipamento; -Planejar e executar uma ação de intervenção no edifício – painel, jardim, escultura, etc. - que enfatize a identidade local. -Formar a Rede Nacional de Praças dos Esportes e da Cultura - com participação da comunidade, entidades e poder público local.

7 5. CRONOGRAMA DE REFERÊNCIA

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