Engº Waldomiro Almeida Junior - MC-Bauchemie Brasil

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PATOLOGIA, DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO DAS ESTRUTURAS DE CONCRETO EM OBRAS INDUSTRIAIS SEMINÁRIO MÉTODOS CONSTRUTIVOS 16/06/2007.
Advertisements

Soluções Definitivas para aplicação de P.U. e EPÓXI
CORROSÃO E DEGRADAÇÃO DOS MATERIAIS
Edifícios Habitacionais de até 5 pavimentos Desempenho - Parte 2 Requisitos para os sistemas estruturais CB – 02 / ABNT Jan/07.
MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO I
Elementos Básicos de Operações
Aditivos para argamassas e concretos
EFICIÊNCIA ENERGÉTICA
Concreto de cimento Portland
AGREGADOS PARA CONCRETO DE CIMENTO PORTLAND
Alexandre Vaz de Melo Daniel Augusto de Miranda Paula Luciana Divino
TIPO DE CORROSÃO DE UMA BARRA DE AÇO IMERSA EM MEIO CONCRETO
Concreto de Alto Desempenho
SELEÇÃO DE BICOS DE PULVERIZAÇÃO
LIGAÇÕES ENTRE ELEMENTOS PRÉ-MOLDADOS
PRODUÇÃO DAS ESTRUTURAS DE CONCRETO PRÉ-MOLDADO
COMPONENTES DA LIGAÇÕES
Faculdade de Tecnologia de São Paulo
Materiais para a Indústria da Construção Civil
AULA 07 Prof: Elias Junior
REESCORAMENTO Engº JOSÉ LUIZ ARY Engº WILLIAN RODRIGUES.
Propriedade Gerais dos Materiais de construção
SOLUÇÕES para a MANUTENÇÃO INDUSTRIAL
Materiais cerâmicos Blocos
Patologias em Estruturas de Concreto Armado
Novas aplicações do cimento Aspetos da sustentabilidade
UNIDADES DE CONSERVAÇÃO
CORROSÃO EM CONCRETO FACULDADE PIO DÉCIMO ENGENHARIA CIVIL
Ronan Jacques Antonelli
Apresentação da Empresa
O QUE É CONCRETO PROTENDIDO, OU MELHOR, O QUE É PROTENSÃO ?
ALVENARIA ESTRUTURAL EM BLOCOS CERÂMICOS
Ninguém é melhor do que ninguém,
AMOSTRAGEM E PREPARAÇÃO DOS SOLOS
PROJETO INTEGRADOR II Autor: Marcos Banheti Rabello Vallim
Projeto de negócio Empresa Fibra de vidro Mármore sintético
Sistemas Estruturais II
Apresentação da Empresa
COMPARATIVO Concorrência Padrões
Aços na Construção Civil
Ajustador Automático de Freio
AULA 07 ENSAIOS NÃO DESTRUTIVOS PROF: Elias Junior.

Propriedades dos Materiais de Manejo da Pressão de Superfícies
UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP
VESTIMENTAS ANTICHAMA – UM CASO DE SUCESSO NA CHESF
Reservatórios elevados em concreto maciço
Fundada em 2007, a Crescer é formada por executivos com quinze anos de experiência no mercado imobiliário. Com atuação focada no setor residencial - segmento.
Apresentação Atuando há mais de 13 anos no mercado de software e implantação de sistemas de ERP e Business Intelligence, a Cyberpolos vem se consolidando.
Aspectos relevantes na impermeabilização
Peticionamento Eletrônico
ESCALE Engenharia FEICON (Março/2015)
CONCRETO E FORMAS Profa Lia L. Pimentel.
EXATA ENGENHARIA E ASSESSORIA SS LTDA
Pré-sinterização ativada por plasma
Impermeabilização como Forma de Proteção das Estruturas
Materiais de Construção I Concreto de Cimento Portland Aula II
VARIÁVEIS CRÍTICAS NO PROCESSAMENTO
Resina para Reparo de Correia Transportadora Scotchflex BR 17
Propriedades dos materiais
Grupo: Emanuele, Ismael, Breno, Luana, Vitor e Valdir.
Disciplina Vias de Comunicacao II
ESTUDO DA DOSAGEM DO CONCRETO POROSO
PAINEL DE MINERAÇÃO.
IMPACTO AMBIENTAL CONCRETO PVC
CÁLCULO ESTRUTURAL GESTÃO DE OBRAS E DA CONSTRUÇÃO CIVIL
Estudo de Caso: Economia na obra a partir da concepção do projeto Autores: Vinícius Almeida Caputo Dieyner Paganini de Souza Unidade: O-DSG Chefia imediata:
Universidade Estadual de Campinas Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo AVALIAÇÃO DA ADERÊNCIA ENTRE O CONCRETO E SISTEMA DE REFORÇO COM.
CLASSIFICAÇÃO DAS PONTES
Moldagem por injeção Prof. Luis Sidnei Machado.
Transcrição da apresentação:

Engº Waldomiro Almeida Junior - MC-Bauchemie Brasil SISTEMAS DE INJEÇÃO PARA ESTANCAMENTO DE INFILTRAÇÕES E RECOMPOSIÇÃO ESTRUTURAL DAS ESTRUTURAS DE CONCRETO DE USINAS HIDRELÉTRICAS Engº Waldomiro Almeida Junior - MC-Bauchemie Brasil

RESUMO O presente trabalho visa apresentar os sistemas de injeções flexíveis e injeções estruturais empregados, principalmente, para o estancamento de infiltrações e recomposição estrutural das estruturas de concreto de barragens e usinas hidrelétricas.

ESTRUTURAS DE CONCRETO DE OBRAS HIDRÁULICAS Estruturas Novas projeto, estudo das condições de lançamento, estudo e seleção dos materiais constituintes, estudos de dosagem, produção, transporte, lançamento, adensamento, cura, cobrimento da armadura, tratamento de juntas e controle tecnológico. Estruturas Antigas deterioração natural, sobrecargas, desgastes, erosões, reações expansivas, dilatações e retrações, acomodação das estruturas, altas pressões e vazões de água, corrosão de armaduras, falhas de veda-juntas, vibrações, etc.

Principais Problemas fissuras, trincas e fendas secas ou com infiltrações; juntas de concretagem e juntas frias com infiltrações; juntas de dilatação com veda-juntas vazando; vazios nas estruturas em regiões de blindagem; concreto com porosidade; infiltrações em tampões entre concreto e rocha e em adufas.

Sistemas de Injeção gel acrílico; INJEÇÕES FLEXÍVEIS selamento de fissuras, trincas, juntas de concretagem, juntas de dilatação, etc, de forma a garantir a estanqueidade da estrutura. Os produtos aliam características de alta aderência e elasticidade. Produtos gel acrílico; gel de poliuretano + espuma de poliuretano hidroativado.

INJEÇÕES ESTRUTURAIS (rígidas) Sistemas de Injeção INJEÇÕES ESTRUTURAIS (rígidas) são utilizadas normalmente para recomposição da monoliticidade das estruturas, preenchimento de vazios em regiões de blindagem, preenchimento de bainhas de protensão, estancamento de infiltrações com altas pressões e vazões, etc. Produtos microcimentos; resinas de epóxi; gel de poliuretano estrutural.

Produtos de Injeção - Flexíveis Viscosidade (mPa.s} Mínima abertura de fissura injetável (mm) gel de poliuretano 100 0,1 gel de poliuretano bv 90 espuma de poliuretano hidroativado 400 0,2 gel acrílico bv 5 0,05 gel acrílico polimérico 30

Produtos de Injeção - Estruturais Viscosidade/ Fluidez Maior tamanho de grão (µm) máx 5% Mínima abertura de fissura injetável (mm) mPa.s s gel de poliuretano e 200 - 0,2 resina de epóxi 180 resina de epóxi bv 95 0,1 resina de epóxi ia 320 microcimento 8 60 0,5 microcimento uf 6

Serviço de Injeção equipe de injeção bem treinada e experiente; - análise prévia da situação e consultar documentos de projeto; equipe de injeção bem treinada e experiente; fazer um estudo da furação para introdução dos bicos injetores de modo a interceptar o plano da infiltração/fissura; - bombas especiais de injeção de alta ou baixa pressão, monocomponente ou bi-componente, de acordo com o tipo do produto; produtos flexíveis e estruturais conforme o tipo de problema a ser tratado; bicos injetores especiais de acordo com o produto e a condição da obra; garantia do perfeito preenchimento da fissura/junta de concretagem/vazio.

Resultados Positivos - estanqueidade das estruturas de concreto; - garantia de ambientes internos sem infiltrações e umidade; recomposição da monoliticidade e capacidade resistente das estruturas; funcionalidade garantida das estruturas e áreas; segurança estrutural como um todo do empreendimento hidrelétrico; aumento dos padrões de durabilidade das estruturas; atendimento às exigências de projeto e da agência reguladora.

Considerações Finais (1) os sistemas de injeção são soluções consagradas há mais de 40 anos em inúmeras obras em todo mundo; as injeções flexíveis de géis de poliuretano e géis acrílicos recompõem a estanqueidade, principalmente, das estruturas de barragens; as injeções estruturais de microcimentos, resinas de epóxi de baixa viscosidade e resina de epóxi insensível à umidade garantem a recomposição da monoliticidade das estruturas; as injeções com os géis de poliuretanos rígidos recompõem, ao mesmo tempo, a monoliticidade das estruturas e também estanca infiltrações com grandes pressões e vazões através de grandes orifícios;

Considerações Finais (2) as soluções empregando os sistemas de injeções salvam estruturas, garantindo funcionalidade, segurança e durabilidade; as injeções comprovadamente são soluções eficazes e duradouras; os serviços de injeção são especializados e devem ser realizados, principalmente em barragens de concreto, por empresas que tenham equipes bem treinadas e experientes, além de possuírem necessariamente os equipamentos e acessórios adequados (bombas de injeção, bicos injetores, etc); os sistemas de injeção são as soluções mais rápidas e eficazes para os diversos problemas das estruturas de concreto tanto das usinas hidrelétricas novas como antigas (manutenção);

Considerações Finais (3) as estruturas de barragens são projetadas para durar 100 anos, portanto, os sistemas de injeção têm obrigatoriamente que ser considerados como as ferramentas principais para oferecer essa garantia de longevidade.

OBRIGADO PELA ATENÇÃO! Engº Waldomiro Almeida Junior Gerente da Divisão de Barragens, Usinas Hidrelétricas e Energia MC-BAUCHEMIE BRASIL Tel: (11) 8263-1574 E-Mail: waldomiro@mc-bauchemie.com.br Sites: www.mc-bauchemie.com.br / www.xypex.com.br