- CAPITALISMO INDUSTRIAL.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A era dos impérios
Advertisements

A SEGUNDA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL E AS NOVAS TECNOLOGIAS
O Imperialismo e o colonialismo
A Segunda Revolução industrial
1914 – 1918.
SEGUNDA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
Definição: conjunto de transformações técnicas, econômicas e sociais caracterizadas pela substituição da energia física pela mecânica, da ferramenta pela.
Revolução Industrial.
PIB- Produto Interno Bruto
Unidade 1 A ERA DO IMPERIALISMO.
ÁFRICA A ERA DO IMPERIALISMO.
Formação do mundo atual
As origens do mundo atual
1. Substituição do ferro pelo aço;
1. Definição: domínio de vastas áreas do planeta por parte de nações industrializadas (ING, FRA, HOL, BEL, ALE, ITA, JAP, EUA, RUS). Onde? África e Ásia.
IMPERIALISMO.
IMPERIALISMO SÉCULO XIX OU NEOCOLONIALISMO
O IMPERIALISMO Prof. Ms. Wladmir coelho
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: O IMPERIALISMO OBJETIVOS ANALISAR.
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: A 2ª REVOLUÇÃO INDUSTRIAL OBJETIVOS.
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL Prof° Davi Ruschel.
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: A 2ª REVOLUÇÃO INDUSTRIAL OBJETIVOS.
O IMPERIALISMO NA ÁSIA E NA ÁFRICA
A II REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
‘’Trabalho de historia o imperialismo’’
O QUE É UMA REVOLUÇÃO ? - é uma mudança rápida e profunda que afecta as estruras de uma sociedade. - implica, por outro lado, uma aceleração no ritmo das.
Definição: conjunto de transformações técnicas, econômicas e sociais caracterizadas pela substituição da energia física pela mecânica, da ferramenta pela.
SÉCULO XIX – O SÉCULO DAS TRANSFORMAÇÕES
MUNDIALIZAÇÃO GLOBALIZAÇÃO.
Novas Tecnologias Ao longo do século XIX, pesquisas no campo da tecnologia permitiram que novos inventos chegassem às indústrias e impulsionassem a.
Imperialismo no Século XIX
IMPERIALISMO ( NEOCOLONIALISMO )
IMPERIALISMO DEFINIÇÃO: “ [...] dominação política e econômica, direta ou indireta, de uma nação mais rica e poderosa sobre outra mais pobre e fraca.
NEOCOLONIALISMO Prof. Anísio
MUDANÇA DO ESPAÇO URBANO
Multimídia em aulas de História
IMPERIALISMO E PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL Prof. Cap Queiroz.
A Segunda Revolução Industrial Séc. XIX
Revolução Industrial Aluno(a): Cassiane Côrtes Foletto
Neocolonialismo e o caso africano. O que é neocolonialismo? Durante o século XIX, principalmente em sua segunda metade, desenvolveu-se um processo de.
IMPERIALISMO Professor Ricardo Professor Ricardo.
IMPERIALISMO OU NEOCOLONIALISMO
O Capitalismo e a construção do espaço geográfico
"A burguesia não pode existir sem constantemente revolucionar os instrumentos de produção e, portanto, as relações de produção e, com elas o total das.
Evandro Albuquerque de Andrade
O imperialismo (Neocolonialismo)
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL Iniciou na Inglaterra nas últimas décadas do século XVIII onde substituía a mão-de-obra por maquinários.
Revolução Industrial na Europa (Séc. XVIII e XIX)
Imperialismo – neocolonialismo do séc XIX
Evandro Albuquerque de Andrade
A distribuição territorial das atividades econômicas
A partir do século XVIII
2ª REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL Século XIX – 2ª fase.
Professor Ulisses Mauro Lima
A ERA DOS IMPÉRIOS.
Neocolonialismo na áfrica e na ásia
Divisão Internacional do Trabalho
“O INÍCIO DO CAPITALISMO MODERNO”
IMPEIALISMO SEC. XIX 22/04/2017
O processo de desenvolvimento do capitalismo
Segunda Revolução Industrial. Terceira Revolução Industrial.
1° Guerra Mundial e Revolução Russa
O CAPITALISMO MONOPOLISTA E FINANCEIRO
A origem do subdesenvolvimento e do desenvolvimento Cap 3.
CAPITALISMO, COMUNISMO E SOCIALISMO
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL Prof° Israel Frois. Antecedentes Revolução Comercial → Expansão dos Mercados + Acumulação de Capitais Burguesia no poder político.
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL Aula 66 – Capítulo 32. Antecedentes Revolução Comercial → Expansão dos Mercados + Acumulação de Capitais Burguesia no poder político.
Geohistoriaenem.blogspot.com.br REVOLUÇÃO INDUSTRIAL DEFINIÇÃO:  TRANSFORMAÇÕES TÉCNICAS, ECONÔMICAS E SOCIAIS QUE ALTERARAM A ORGANIZAÇÃO DA PRODUÇÃO.
Século XIX ( ) Balanço Geral Prof. Alan.
Transcrição da apresentação:

- CAPITALISMO INDUSTRIAL. LEMBRANDO... No século XVIII , a 1ª Revolução Industrial aconteceu na Inglaterra; era a época do carvão da máquina à vapor, do ferro, das indústrias têxteis; o lucro das indústrias era reinvestido nas próprias empresas - CAPITALISMO INDUSTRIAL.

Mas de onde veio tudo isso?

- CAPITALISMO FINANCEIRO, MONOPOLISTA ou CONCORRENCIAL. A partir da 2ª metade do século XIX, o capitalismo europeu e norte-americano caracterizou-se pela formação de grandes empresas monopolistas e pela conquista de mercados coloniais, havendo a participação do capital bancário no processo industrial - CAPITALISMO FINANCEIRO, MONOPOLISTA ou CONCORRENCIAL.

Hoje também há grande concentração de capital, com a compra de empresas menores por grandes grupos econômicos...

Formando os TRUSTES, CARTÉIS e HOLDINGS.

- A partir da 2ª metade do século XIX : NOVAS INVENÇÕES / NOVOS AVANÇOS DA CIÊNCIA e NOVAS FONTES DE ENERGIA foram aplicados no processo industrial, levando a um AUMENTO DA PRODUÇÃO e DIMINUIÇAO DO TEMPO DO PROCESSO INDUSTRIAL – isto foi chamado de 2ª REVOLUÇÃO INDUSTRIAL, atingindo a Europa (principalmente a Alemanha), os Estados Unidos e o Japão.

A era do aço, da eletricidade e do motor a combustão permitiu o aperfeiçoamento das estradas de ferro, do automóvel, do telefone, da alimentação, da área médica e da industrialização, levando a um aumento da população.

A partir de então, os governos passaram a adotar medidas protecionistas e nacionalistas.

Imaginem toda essa produção...

“Tempos Modernos” Charles Chaplin

PARA QUEM VENDER. COMO SEGURAR A QUEDA DOS PREÇOS PARA QUEM VENDER? COMO SEGURAR A QUEDA DOS PREÇOS? COMO CONTINUAR INVESTINDO CAPITAIS?

Solução: IMPERIALISMO ou NEO-COLONIALISMO (1880-1914) As grandes potências capitalistas europeias dividiram entre si a África e a Ásia, dominando de forma econômica, política e cultural.

Obs – Na América Latina, o Imperialismo se deu em forma econômica que permitia a interferência dos Estados Unidos em assuntos políticos. Ex: Cuba e Nicarágua.

FATORES DO IMPERIALISMO: a) econômicos: busca de mercados consumidores; terras para escoar o excedente de produção, de capitais e de população. b) políticos: os governos usaram a campanha imperialista como propaganda política, incentivando o nacionalismo; desejo de aumentar o poder. c) sócio-cultural: “missão” do homem branco em civilizar e cristianizar os povos coloniais – DARWINISMO SOCIAL.

Surgiram divergências que foram discutidas na CONFERÊNCIA DE BERLIM (1884-85) e pelo uso da diplomacia ficou decidida a PARTILHA DA ÁFRICA.

Consequências do Imperialismo

Mesmo assim, as DISPUTAS TERRITORIAIS continuavam, os países se armavam, tornavam o serviço militar obrigatório, se ameaçavam e buscavam aliados “PAZ ARMADA”.

Ao mesmo tempo, a Europa vivia uma euforia cultural e artística – a “Belle Èpoque”. Danúbio azul – Colocar música

Concluindo: 2ª Revolução Industrial→ superprodução→ Imperialismo → ”Paz Armada”→ 1ª GUERRA MUNDIAL.