Radioatividade parte I

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
RAIO X Em 1895, físico Roentgen, em uma experiência observou fluorescência num cartão pintado com platino-cianureto de bário. A fluorescência era observada.
Advertisements

HISTÓRICO DA RADIOTERAPIA e NOÇÕES DE FÍSICA NUCLEAR
O TERCEIRO MODELO ATÔMICO
REAÇÕES NUCLEARES.
RADIOATIVIDADE.
RADIOATIVIDADE FENÔMENO EM QUE NÚCLEOS INSTÁVEIS EMITEM RADIAÇÕES : PARTÍCULAS (MATÉRIA) E ONDAS (ENERGIA MATÉRIA - PARTÍCULAS ALFA E BETA ENERGIA.
Uímica PROFESSOR B S O O C.
Profª. Norilda Siqueira de Oliveira
Comparação entre os tipos de reações:
O que é Átomo?.
Radioatividade.
Radioatividade A radioatividade ou radiatividade (no Brasil; em Portugal: radioactividade) é um fenômeno natural ou artificial, pelo qual algumas substâncias.
Radioatividade Prof. Alfredo Neto.
RADIOATIVIDADE.
Modelos atômicos Prof.: Nilsonmar/Erasmo.
Radioatividade O nome Radioatividade não era usado naquela época,este
RADIAÇÕES IONIZANTES.
Modelos Atômicos Profª.: Tatiana Lima Modelos Atômicos Profª.: Tatiana Lima 2009.
MODELO ATÔMICO: DO SIMPLES AO ELABORADO
Histórico – Livro p.52 Ordem cronológica da p.52 a 59 Profª Silviane
R A D I O A T I V I D A D E (I) Prof. Luiz Antônio Tomaz
COLÉGIO INEDI Prof. Luiz Antônio Tomaz
O que você deve saber sobre
OS RAIOS X E A RADIOATIVIDADE
CiÊNCIA E TECNOLOGIA Colisões.
OS RAIOS X E A RADIOATIVIDADE equipe de partículas – lapeF 2011
RADIOATIVIDADE.
Teoria Atômica De Dalton a Rutherford.
Radioatividade e Energia Nuclear.
O que significa o símbolo abaixo?
RADIOATIVIDADE E ESTRUTURA ATÔMICA
Evolução Atômica.
RADIOATIVIDADE.
RADIOATIVIDADE.
Radioatividade.
Radioatividade Classificação das radiações: Dois grandes grupos:
Química A Apostila 8 Prof Marcus
RADIOATIVIDADE.
CONSTITUIÇÃO DA MATÉRIA
MODELOS ATÔMICOS.
Radiação e Seus Riscos à Saúde no Ambiente de Trabalho
O que são átomos? De que são feitos?
Noções de Física Nuclear
Marcelo Polonio Muler Rodrigo Tosetto
Introdução à Radiação Eletromagnética
ENERGIA NUCLEAR.
ÁTOMOS, MOLÉCULAS E ÍONS
RADIOATIVIDADE.
RADIOATIVIDADE.
Universidade Federal de Itajubá
Não investir no ensino de Ciências equivale a investir na pobreza intelectual e material, e é um luxo que não podemos nos dar. A Ciência é uma arma carregada.
MODELOS ATÔMICOS Profa. Carla.
RADIOATIVIDADE E FÍSICA NUCLEAR
Modelos atômicos Prof°: Diego Mainardi Modelos atômicos.
A descoberta dos Raios X
Professor: Robinho AULA 3 – QMC E Radioatividade I.
ENERGIA E MEIO AMBIENTE Professor Elder Latosinski
ESTUDO DAS RADIAÇÕES Prof. Agamenon Roberto.
AS RADIAÇÕES NUCLEARES 4 AULA
 Radioatividade  A radioatividade é definida como a capacidade que alguns elementos fisicamente instáveis possuem de emitir energia sob forma de partículas.
Evolução Atômica. Os filósofos gregos Demócrito e Leucipo são considerados os primeiros a pensar na divisibilidade da matéria, como também são considerados.
MODELOS ATÔMICOS CONCEITOS RADIOATIVIDADE
Química Módulo 1- Modelos atômicos 01 Prof.: Silvio.
QUÍMICA GERAL E INORGÂNCIA
RADIOATIVIDADE O que você deve saber sobre É o fenômeno que ocorre no núcleo do átomo. Muitos núcleos atômicos são instáveis e, para adquirir estabilidade,
MODELOS ATÔMICOS.
RADIOATIVIDADE. Radioatividade Histórico: Em 1896, acidentalmente, Becquerel descobriu a radioatividade natural, ao observar que o sulfato duplo de potássio.
OS RAIOS X E A RADIOATIVIDADE
RADIOATIVIDADE.
RADIOATIVIDADE Prof. Vera. λ = c/f, c= veloc. da luz.
Transcrição da apresentação:

Radioatividade parte I Prof Bruno Santana lima

Como a radioatividade foi descoberta No ano 1986, ao físico Antoine-Henri Becquerel percebeu que um sal de urânio emitia radiações que ate então eram desconhecidas e a fenômeno ele denominou radioatividade Sulfato de potássio e uranilo( K2UO2(SO4) 2 ), causava manchas no papel fotográfico Raios que eram capazes de atravessar o papel, muito parecido com o raio X descoberto wilhelm um ano antes

Conceito de Radioatividade:   É a capacidade que certos átomos possuem de emitir radiações eletromagnéticas e partículas de seus núcleos instáveis com o objetivo de adquirir estabilidade. A emissão de partículas faz com que o átomo radioativo de determinado elemento químico se transforme num átomo de outro elemento químico diferente. Os raios do urânio eram capazes de ionizar os gases, provocando aparecimento de íons

O casal currie Em 1898, Pierre e Marie Curie identificaram o urânio, o polônio (400 vezes mais radioativo que o urânio) e depois, o rádio (900 vezes mais radioativo que o urânio). Ambos morreram por e efeitos da radiação Tempos depois, Pierre, Marie e Becquerel fizeram ensaios nos quais mostraram que os raios beta eram, de fato, idênticos às partículas com cargas negativa de Thomson.

Tipos emissão de partículas 1-Emissões alfa (α) : partículas com carga elétrica positiva, constituídas de 2 prótons e 2 nêutrons. Velocidade média : 20000 km/s . Poder de penetração : pequeno, são detidas por pele, folha de papel ou 7 cm de ar. Poder ionizante ao ar : elevado, por onde passam capturam elétrons, transformando-se em átomos de Hélio.

Tipos emissão de partículas 2-Emissões beta ( -1 β 0 ) : partículas com carga elétrica negativa e massa desprezível (elétrons atirados para fora do núcleo) . nêutron = próton + elétron + neutrino Os prótons permanecem no núcleo e os elétrons e neutrinos são atirados fora dele. Velocidade média: 95% da velocidade da luz. Poder de penetração : 50 a 100 vezes mais penetrantes que as partículas alfa. São detidas por 1 cm de alumínio (Al) ou 2 mm de chumbo (Pb).

Tipos emissão de partículas -Emissões gama(0γ0) : são ondas eletromagnéticas, da mesma natureza da luz, semelhantes ao raio X. Sem carga elétrica nem massa. Velocidade: igual à da luz= 300 000 km/s. Poder de penetração: alto, são mais penetrantes que raios X. são detidas por 5 cm de chumbo (Pb).

No começo do século XX, Rutherford criou uma aparelhagem para estudar estas radiações. As radiações eram emitidas pelo material radioativo, contido no interior de um bloco de chumbo e submetidas a um campo magnético. Sua trajetória era desviada: