Paulo e os Atos dos Apóstolos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
UNIDOS PELA CRUZ EFESIOS
Advertisements

JOVENS COMO MODELOS DE DEUS
Igreja Evangélica Assembléia de Deus
Paulo e os Atos dos Apóstolos
A Família de José e Maria
A “conversão”.
INTRODUÇÃO ÀS CARTAS PAULINAS
Parábolas de Jesus.
Paulo e Jesus Paulo seguramente não viu o Jesus histórico e nem ouviu sua voz e suas palavras. Teve uma forte experiência do Cristo Ressuscitado (At. 9,3-9;
A “conversão” Os Atos relatam três vezes a conversão de Paulo, e as versões nem sempre são iguais. Antes, os relatos se complementam e se justificam. A.
IGREJA, COMUNIDADE TERAPÊUTICA. CUIDADO DOM A INFECÇÃO HOSPITALAR!
2ª Viagem missionária Atos 15:30-18:22.
Exemplos bíblicos de discipulado
Igreja Presbiteriana Filadélfia de Sorocaba Ministério de Células
Atos dos Apóstolos 18,1-8 Naqueles dias, Paulo deixou Atenas e foi para Corinto. Aí encontrou um judeu chamado Áquila, natural do Ponto, que acabava.
SEGUNDO RETIRO DIOCESANO
A Revelação e sua transmisão
As Viagens Missionárias de Paulo
A OBRA DE LUCAS “O caminho da Palavra”.
SENIB. SENIB SENIB AMANDO UNS AOS OUTROS POR QUE AMAR É IMPORTANTE? AMANDO UNS AOS OUTROS POR QUE AMAR É IMPORTANTE?
e, olhando para Jesus, que passava, disse: Eis o Cordeiro de Deus!”
SENIB DOUTRINAS 1.
Em busca da ovelha perdida. Jo
O Senhor esteja convosco! Ele está no meio de nós!
AS PROFECIAS DO VELHO TESTAMENTO
Batismo de Jesus.
ATOS DOS APÓSTOLOS.
A História de Deus Parte 3
SACRAMENTO DO BATISMO (1ª PARTE)
Igreja-Mãe.
8. SEGUINDO O EXEMPLO DE DORCAS HOJE
Comemoramos também o dia do Papa
“Não posso resolver as coisas...”
Atos 4: Pedro e João ainda estavam falando ao povo quando chegaram alguns sacerdotes, o chefe da guarda do Templo e alguns saduceus. 2 Eles ficaram.
CONSIDERAÇÕES FINAIS DE PAULO AOS ROMANOS
Primeira Carta do Apóstolo Paulo aos
A Missão "Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho"
Toda Igreja unida celebra
EVANGELHO segundo SÃO JOÃO Gotas de Crystal Evangelho São João
QUINTA-FEIRA, 19 DE ABRIL DE 2012
A COMPAIXÃO QUE DÁ VIDA: o Toque da Palavra
“A VIDA É MISSÃO”.
Restaurados por Cristo - Nicodemos
SENIB DOUTRINAS 1.
A RAZÃO DA NOSSA IGREJA.
Pastor Washington Roberto Nascimento.  1. O Evangelho segundo Mateus apresenta Jesus como, o filho de Abraão e o filho de Davi, o Rei dos Judeus (Mateus.
Um encontro em Samaria. O Renascer da Esperança. João 4: 4-24
1-Salvação ”Senhor, deixe a Salvação florescer dentro dos meus filhos, para que eles obtenham a Salvação de Cristo Jesus, com glória eterna.” (2 Timóteo.
A PRIMEIRA VIAGEM MISSIONÁRIA DE PAULO
Tente lembrar o que aprendemos na primeira viagem missionária de Paulo.  
De MULTIPLICAÇÃO ESPIRITUAL Discipulado 1 1.
INTEGRIDADE “Quando se perde as riquezas, nada se perdeu; quando se perde a saúde, houve alguma perda; porém, quando se perde o caráter, tudo está.
“Não posso resolver as coisas...”
13º DOMINGO COMUM - SOLENIDADE DE SÃO PEDRO E SÃO PAULO
1 Chegamos a Roma!. 1 Chegamos a Roma! Alvo da lição O aluno será capaz de saber sentir agir conhecer melhor a carta aos Romanos, incluindo a cidade,
A IGREJA EM ANTIOQUIA.
A mudança que o ministério de Jesus Cristo realiza
Compreendo o chamado divino
A Voz de Deus.
Teste’ testando aoifokn asdokn asokno asdlkn askmknm.
Lucas, o Evangelho da libertação
... nenhuma igreja partilhou comigo no que se refere a dar e receber, exceto vocês (Koinonia). Filipenses 4.15 (NVI)
Nos ensinar nos fazer compreender nos endireita nos ajuda  A Bíblia inteira nos foi dada por inspiração de Deus, e é útil para nos ensinar o que é verdadeiro,
Responsabilidades no Reino de Deus
Marta e Maria.
Ide e Evangelizai.
Evangelismo A palavra evangelismo quer dizer
 A Bíblia inteira nos foi dada por inspiração de Deus, e é útil para nos ensinar o que é verdadeiro, e para nos fazer compreender o que está errado em.
A Liturgia de hoje nos convida a refletir sobre a HOSPITALIDADE e o Acolhimento. Toda vez que nos reunimos para celebrar a Eucaristia, o Senhor nos.
Responsabilidades no Reino de Deus Atos 17:
Transcrição da apresentação:

Paulo e os Atos dos Apóstolos Paulo tornou-se o símbolo de todos os Missionários que souberam levar a Boa Nova de Jesus Cristo pelo mundo afora. Paulo sozinho não teria atingido seu êxito, se não fosse a grande ajuda de tantas pessoas que com ele abraçaram a fé, que o acolhiam em suas casas (At 16,15.34; 18,3.7);).

ou que contribuíram com alguma ajuda para as suas necessidades (Fl ou que contribuíram com alguma ajuda para as suas necessidades (Fl. 4,15-16; 2Cor 11,9); Lucas tentou resgatar a imagem e o trabalho evangelizador do Apóstolo. Paulo é, para Lucas, a figura ideal para representar o caminho do discípulo na história. Um caminho feito de testemunhos em meio aos conflitos.

Mostra que o caminho do discípulo não é diferente do caminho do Mestre (cf. o Evangelho de Lucas). Por isso, serve-se de alguns (não todos) os fatos marcantes da vida de Paulo, apresentando-os a seu modo e segundo sua visão. A estrutura dos Atos dos Apóstolos muitas vezes coincide com a do Evangelho de Lucas.

Nem sempre os Atos e as Cartas coincidem nas informações. E nesses casos, devemos dar mais crédito às Cartas. Dois exemplos comprovam isso. Comparando At. 17,17 e 18,5 com 1Ts 3,1a.6a.

Lucas afirma que “Enquanto Paulo esperava em Atenas, ficou revoltado ao ver a cidade cheia de ídolos... Quando Silas e Timóteo chegaram da Macedônia, Paulo se dedicou inteiramente à Palavra, testemunhando diante dos judeus que Jesus era o Messias”. (At. 17,17 e 18,5)

Paulo contudo, tem outra versão: “Assim, não mais podendo agüentar; resolvemos ficar sozinhos em Atenas, e enviamos a vocês Timóteo... Agora, Timóteo acaba de chegar da visita que fez a vocês, trazendo boas notícias sobre a fé e o amor de vocês”. (1Ts 3,1a.6a).

Outro exemplo vem de 2Cor 11,24-25, em que Paulo afirma: “dos judeus recebi cinco vezes os quarenta golpes menos um. Fui flagelado três vezes; uma vez fui apedrejado; três vezes naufraguei; passei um dia e uma noite em alto-mar”.

Olhando para o que Lucas diz de Paulo nos Atos, (At Olhando para o que Lucas diz de Paulo nos Atos, (At. 16,22-23)podemos perguntar: Onde estão as referências às cinco vezes em que Paulo afirma ter sido punido com pauladas? Lucas ignora completamente as inúmeras chicotadas que Paulo recebeu.

E onde os Atos falam de flagelações? Lucas contenta-se em narrar uma (At. 16,22-23), omitindo as demais. Por quê? Certamente porque em seus planos bastava narrar uma flagelação. Nos Atos não se mencionam as três flagelações.