JOÃO GUIMARÃES ROSA FEITICEIRO DAS PALAVRAS, CABOCLO UNIVERSAL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Acompanhemos o “Cordeiro de Deus” (Fauré) no caminho para a Cruz
Advertisements

A gota de água que precisava de tomar banho
O barbeiro Um homem foi ao barbeiro para cortar o cabelo como ele sempre fazia. Ele começou a conversar com o barbeiro sobre vários assuntos. Conversa.
“Que vos ameis uns aos outros, como eu vos amei”
O Senhor esteja convosco! Ele está no meio de nós.
O Senhor esteja convosco! Ele está no meio de nós!
JOÃO GUIMARÃES ROSA.
O barbeiro.
Tente ler sem chorar!!!.
Porque o Senhor Jesus é contigo... Ouça este hino e tenha fé...
Eu acho que a gente vive tão mal, que às vezes a gente precisa perder as pessoas pra descobrir o valor que elas têm. Às vezes as pessoas precisam morrer.
A Boneca e a Rosa.
O FLORICULTOR Apresentação e Montagem Luiz Carlos Peralva Música
A Cadeira.. A Cadeira.. A filha de um homem pediu a um sacerdote que fosse a sua casa rezar uma oração para o seu pai, que estava muito doente. Quando.
Definição de esquecimento: 1. Cessação da memória que se tinha. 1. Cessação da memória que se tinha. 2. m. Cessação do afecto que se tinha. 2. m. Cessação.
Homenagem ao Centenário de Mário Quintana .
O Senhor esteja convosco! Ele está no meio de nós!
Caim e Abel Já lemos a história de Adão e Eva e como eles foram expulsos do paraíso. Pois é. Agora, Adão e Eva não moram mais no lindo paraíso. Sua vida,
24 DO TEMPO COMUM Ciclo B DOMINGO
A BONECA.
ESPERO QUE ESTA MENSAGEM
Do Outro Lado da Cerca Letícia Thompson.
Uma professora de Nova York decidiu honrar cada um de seus alunos que estavam por se graduar no colegio, falando-lhes da marca que cada um deles havia.
SE EU MORRER ANTES DE VOCÊ
COMO VOCÊ ENCARA “SEUS PROBLEMAS”.
Eu acho que a gente vive tão mal, que às vezes a gente precisa perder as pessoas pra descobrir o valor que elas têm. Às vezes as pessoas precisam morrer.
Cedo ou tarde, toda pessoa que raciocina ficará curiosa em saber para onde irá depois da morte e onde passará a eternidade.
Verei Meu Jesus Melissa Barcelos.
NOSSOS IRMÃOS ANIMAIS NOSSOS IRMÃOS ANIMAIS Texto de Simone Nardi.
Um testemunho eficaz Lucas 7:1-10.
A CADEIRA VAZIA Apoie para começar. Cliquez pour débuter.
Leia e tente não chorar Exatamente na véspera de Natal, eu corri ao mercado para comprar os últimos presentinhos, que eu não havia conseguido comprar antes.
Jesus é a VIDA João
“Tudo o que aprendi se resume nisto: Deus nos fez simples e direitos, mas nós complicamos tudo.” Eclesiastes 7.29 NTLH.
Deus não muda seus planos Os planos de Deus não podem ser frustrados.
Uma Carta De Amor Uma Carta de Amor.
Ninguém gostava de mim, e eu me sentia profundamente deprimido, a tal ponto que eu pensava que o melhor que tinha a fazer era eliminar o meu pai e as.
Antes de ler esta mensagem respire fundo.
“Pode-se dizer que hoje não há uma arte, não há a poesia, mas há artes, há poesia. Cada arte se fragmentou em tantas artes quantos foram os artistas capazes.
 A Bíblia inteira nos foi dada por inspiração de Deus, e é útil para nos ensinar o que é verdadeiro, e para nos fazer compreender o que está errado em.
Literatura Guimarães Rosa O mágico das palavras
Quem está pensando neles?
Apresenta O Bordado da Vida Desconheço a Autoria Ligue o Som.
Jesus é a VIDA João
COLÉGIO MARIA IMACULADA – SP PROJETO – FEIRA DAS NAÇÕES 2012
 Renova o regionalismo e eleva a qualidade literária de nossa literatura.  Estréia oficialmente na literatura com o livro Sagarana – 1946  Romances,
Henry Ford “Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens” (Mt 4:19). Não se nasce pescador de peixe ou pescador de homens. E o preparo começa.
Ensina-nos a contar os nossos dias para que o nosso coração alcance sabedoria. Salmo NVI
ESTA DIZEM SER UMA HISTÓRIA REAL
Clique para passagem de slides – ligue o som
...Não tem erro, siga as placas...
Jesus Cristo a verdadeira alegria do Natal
Há lugares que eu tinha certeza que encontraria Deus...
Bom dia! Costumo no meio da tarde dar uma volta a pé, para refrescar as idéias (como dizem o pessoal do interior) e ontem saí dar uma volta e perto da.
A BASE DA VIDA É O AMOR Texto de Angela Maria, coletado
O verdadeiro pai Mateus 3.16 Pr. Carlos Marcelo.
1ª Carta do Apóstolo João à Igreja de
Não basta ser namorado By Silvana Duboc.
Venha conhecer a felicidade
AME ENQUANTO TIVER OPORTUNIDADE....
4 1 CANTOS E FINAL.
JESUS NO PRINCÍPIO DE TUDO
Era uma vez um homem que tinha uma floricultura e alguém que vivia entre as flores, só podia entender muito de amor. Verdade, ele entendia! Tinha histórias.
Se eu morrer antes de você Chico Xavier.
FICA CONNOSCO, SENHOR Os discípulos de Emaús.
Transcrição da apresentação:

JOÃO GUIMARÃES ROSA FEITICEIRO DAS PALAVRAS, CABOCLO UNIVERSAL -Nonada. Tiros que o senhor ouviu foram de briga de homem não, Deus esteja. O senhor ri certas risadas... Olhe: quando é tiro de verdade, primeiro a cachorrada pega a latir, instantaneamente - depois, então, se vai ver se deu mortos. O senhor tolere, isto é o sertão. Uns querem que não seja: que situado sertão é por os campos-gerais a fora a dentro, eles dizem, fim de rumo, terras altas, demais do Urucaia. Toleima. Para os de Corinto e do Curvelo, então, o aqui não é dito sertão? Ah, que tem maior! Lugar sertão se divulga: é onde os pastos carecem de fechos; onde um pode torar dez, quinze léguas, sem topar com casa de morador; e onde um criminoso vive seu cristo-jesus, arredado do arrocho de autoridade. O Urucuia vem dos montões oestes. O gerais corre em volta. Esses gerais são sem tamanho. Enfim, cada um o que quer aprova, o senhor sabe: pão ou pães, é questão de opiniães... O sertão está em toda parte. Grande Sertão: Veredas                               

Vivo no infinito; o momento não conta Vivo no infinito; o momento não conta. Vou lhe revelar um segredo: creio já ter vivido uma vez. Nesta vida também fui brasileiro e e me chamava João Guimarães Rosa Quando escrevo, repito o que já vivi antes. E para estas duas vidas, um léxico só não é suficiente. Em outras palavras, gostaria de ser um crocodilo vivendo no rio São Francisco. Gostaria de ser um crocodilo porque amo os grandes rios, pois são profundos como a alma de um homem. Na superfície são muito vivazes e claros, mas nas profundezas são tranqüilos e escuros como o sofrimento dos homens.

Às vezes, quase acredito que eu mesmo, João, seja um conto contado por mim." Que nasci no ano de 1908, você já sabe. Você não deveria me pedir mais dados numéricos. Minha biografia, sobretudo minha biografia literária, não deveria ser crucificada em anos. As aventuras não têm princípio nem fim. E meus livros são aventuras; para mim são minha maior aventura.

Em 1967, João Guimarães Rosa seria indicado para o prêmio Nobel de Literatura. A indicação, iniciativa dos seus editores alemães, franceses e italianos, foi barrada pela morte do escritor. A obra do brasileiro havia alcançado esferas talvez até hoje desconhecidas. Quando morreu, em 19 de novembro de 67, Guimarães Rosa tinha 59 anos. Tinha-se dedicado à medicina, à diplomacia, e, fundamentalmente às suas crenças, descritas em sua obra literária. Fenômeno da literatura brasileira, Rosa começou a escrever aos 38 anos. Depois desse volume, escreveria apenas outros quatro livros. Realização, no entanto, que o levou à glória, como poucos escritores nacionais. Guimarães Rosa, com seus experimentos lingüísticos, sua técnica, seu mundo ficcional, renovou o romance brasileiro, concedendo-lhe caminhos até então inéditos. Sua obra se impôs não apenas no Brasil, mas alcançou o mundo.

"Não gosto de falar em infância "Não gosto de falar em infância. É um tempo de coisas boas, mas sempre com pessoas grandes incomodando a gente, intervindo, estragando os prazeres. Recordando o tempo de criança, vejo por lá excesso de adultos, todos eles, os mais queridos, ao modo de policiais do invasor, em terra ocupada. Fui rancoroso e revolucionário permanente, então. Gostava de estudar sozinho e de brincar de geografia. Mas, tempo bom, de verdade, só começou com a conquista de algum isolamento, com a segurança de poder fechar-me num quarto e trancar a porta. Deitar no chão e imaginar estórias, poemas, romances, botando todo mundo conhecido como personagem, misturando as melhores coisas vistas e ouvidas."

"Ficamos sem saber o que era João e se João existiu de se pegar" Carlos Drummond de Andrade